A cena acima é muito familiar para os amantes desse jogo: uma mesa bagunçada, cheia de papéis e de pessoas em volta dela escrevendo, jogando dados e conversando.
RPG é a sigla para Role Playing Game, ou jogo de interpretação de personagens, em português. O RPG é considerado por muitos um "jogo demoníaco" (talvez devido ao tratamento que a mídia deu aos casos de assassinato supostamente relacionados ao jogo). Porém, quero deixar isso de lado e tratar de outro aspecto: o estímulo à criatividade.
Há várias formas de se jogar RPG. A forma mais tradicional e conhecida é reunir vários amigos, eleger um como narrador (ou mestre) e começar a contar histórias e rolar dados. O narrador começa a contar a história, e os outros participantes do jogo são personagens dessa história e suas ações podem modificar o rumo dos acontecimentos.
Ao contrário da maioria dos jogos, ninguém ganha (ou, pensando de outra forma, todos ganham) a "partida" de RPG. É um jogo cooperativo, no qual os participantes agem juntos para enfrentar os desafios encontrados em cada aventura. E o que vale é a diversão.
No jogo, a criatividade é o aspecto mais importante. Criar novas histórias, novos personagens, desenvolver as características desses personagens e interpretá-los tal qual foi proposto não é uma tarefa fácil, embora seja bastante divertida.
Nesse sentido, o RPG é bastante semelhante a um exercício de improvisação no teatro. Os jogadores devem aprender a lidar com as mais variadas situações, não agindo como eles mesmos agiriam, mas como personagens criados por eles.
Para que as aventuras fiquem mais interessantes, conta muito as experiências do grupo em literatura, cinema e artes em geral. Geralmente, um rpgista (como são chamados os jogadores) gosta muito de ler e procura sempre histórias interessantes para incrementar as aventuras e os personagens construídos nas histórias. A cada aventura, uma nova história é contada.
Qualquer tipo de aventura pode ser aproveitado em mesas de RPG, desde a já tradicional fantasia medieval até investigação policial, terror, ou até mesmo fatos históricos. Sim, é possível aprender história a partir do jogo. Há muitas iniciativas sérias sobre a inclusão do RPG no processo de educação. Para ficar em poucos exemplos, cito o Histórias Interativas e a Jogo de Aprender. Há também uma comunidade no orkut sobre o tema.
Meu primeiro contato com o RPG foi na escola, em Jataí. Um amigo jogava, e logo montamos um grande grupo, com umas dez pessoas. Com o tempo, o grupo se firmou em uns cinco ou seis integrantes, surgiram novos grupos e conhecemos outros grupos de jogadores mais antigos.
Foi muito importante para os grupos a troca de experiências com o jogo e até o intercâmbio de jogadores entre os grupos, que ajudou a difundir bastante o RPG na cidade (mesmo com a desconfiança dos pais, com medo da possível má influência que o jogo poderia causar). Hoje, conheço cerca de dez grupos de jogadores/ex-jogadores em Jataí, alguns formados por jogadores muito jovens.
Em goiânia, há uma tradicional livraria voltada para RPG e card games, a Solo Sagrado, que reúne sempre os fãs do jogo em busca de novos livros e revistas sobre o assunto. Até pouco tempo atrás, havia espaço para jogar na livraria, mas retiraram. Recentemente fiquei sabendo que tem um pessoal que se reúne no shopping Bougainville para jogar. Várias mesas são ocupadas por jogadores. No CEFET de goiânia sempre tem uma oficina de RPG para os calouros todo início de ano. Como se vê, o movimento dos rpgistas na capitar é bem maior...
Há vários encontros nacionais e regionais no Brasil, entre eles o Encotro Nacional de RPG. Para maiores informações, visitem o site rede rpg ou um dos sites citados no final do texto.
RPG é isso: um jogo de contar histórias. Uma história inventada coletivamente.
Obs.: para maiores informações sobre o jogo, visitem o site da Devir Livraria e da revista Dragão Brasil, ambas especializadas no assunto.
oi glilco: não seria bacana você falar sobre a cena de RPG aí em Goiás?
Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 8/5/2006 00:28modificado. Obrigado pela sugestão...
Murilo Ferraz Franco · Jataí, GO 9/5/2006 09:09
Oi Glilco, legal a sua visão sobre o jogo. Só uma correçãozinha: não sei se quando você fala dos grupos que se reúnem no shopping Bouganiville, imagina a localidade exata desses encontros porque o shopping está fechado para reforma há mais de seis meses.
Abraço,
EW, Goiânia.
Oi Glilco, legal a sua visão sobre o jogo. Só uma correçãozinha: não sei se quando você fala dos grupos que se reúnem no shopping Bouganiville, imagina a localidade exata desses encontros porque o shopping está fechado para reforma há mais de seis meses. Sugiro só acrescentar algo do tipo "não se ainda estão por lá, já que o shopping está fechado para reforma". Isso, claro, se as reuniões rolarem dentro do recinto. Mas continue por aqui trazendo as boas novas que tiver de Jatai e do estado.
Abraço,
EW, Goiânia.
infelizmente, o texto já saiu da fila de edição... não posso mais editar... não sabia que o shopping estava fechado, mas antes de entrar em reforma vários grupos se reuniam lá...
Murilo Ferraz Franco · Jataí, GO 9/5/2006 20:13A uns 6 anos atrás eu jogava muito RPG, agora já não jogo mais, mas gostei de ver a sua visão sobre jogo, que tem a imagem defasada pela mídia. Bom texto!!!
Galfano · Goiânia, GO 9/5/2006 22:11
po, me deu maior saudades do meu grupo inativo de RPG. Conversando com um amigo e integrante desse mesmo grupo ele me contava sobre a crise, ao menos de vendas, que o RPG vive, ao menos em BH.
Ok, acho que nunca foi um ramo de ganhar muita grana mesmo. Mas pelo que o cara da livraria disse pra ele, depois que a TSR foi comprada pela Wizard e lancou a 3ª edição, a vendagem de livros (inclusive os traduzidos) aqui no Brasil caiu bastante...
O preço final é muito alto... e acaba empurrando todo mundo pra procurar os pdfs na internet.
Mas taí, parabéns pelo primeiro texto sobre RPG no Overmundo. Tava faltando.
ah, mais algumas coisas.
Acho o RPG muito importante na educação e deveria ser incentivado nas escolas. Eu posso dizer que, beeem no minimo, eu ao menos melhorei bastante meu inglês e economizei muita grana com cursinhos.
O RPG vive sendo acometido por ignorâncias. Uma das mais recentes aconteceu aqui em MG, em Ouro Preto. Onde uma menina foi assassinada num ritual que supostamente estava ligado a uma partida de Vampire.. Aí voltaram com essa historia de demonizar o RPG, que é uma má influencia. O mesmo tipo de ligacao idiota que fazem entre violencia de adolescentes e jogos tipo GTA.
Outra coisa interessante que acontece com o RPG hoje em dia é o ELEVADISSIMO numero de RPGs on-line que andam surgindo (os MMORPGs). Não é a mesma coisa, pois na versão virtual nao tem tanta interatividade, nao há tanta relação entre personagens como no jogo de dados e papel. Mas acho que as coisas evoluirao e vao superar o modo (matar e pilhar) que é jogado on-line.
opa, empolguei...
Sou um apaixonado pelo RPG d mesa! Há anos que não jogo porque meu grupo se desfez (com a faculdade, foi cada um pro seu canto) e não encontrei outro grupo aqui em gyn. Encontrei uns caras que jogam aqui, mas nunca tive tempo de jogar com eles (é... faculdade é correria).
Nunca estive por dentro desse lance de vendagem de livros e tals... Até reclamaram comigo das editoras, que não traduzem os livros e não sei o que mais, mas não quis colocar isso no texto porque não domino essa parte.
Pessoal, muito obrigado pelos comentários! estou até emocionado! pensei que o texto fosse morrer nos porões do Overblog...
Joguem RPG!
Senhor Glilco,
Antes, gostaria de salientar que qualquer manifestação inteligente a favor do RPG é bem vinda, pois muito já foi feito para rotulá-lo como um vetor de vilania.
O texto que você escreveu é, portanto, um novo analgésico bem vindo para combater a dor de cabeça que os RPGistas ganharam após a exposição danosa que o RPG sofreu na mídia nacional nos últimos anos.
Agora... Já que foi dado o primeiro passo na criação de artigos sobre RPG no Overmundo, que tal escrever sobre o histórico mundial do RPG? Se habilita, senhor Glilco Caneca? Hein? Hein?
Fica então o recado de seu velho companheiro de aventuras, Dwarfel, o elfo-anão
Olá, velho companheiro de aventuras! Acho que não seria legal colocar um texto assim aqui no Overblog. A proposta do Overmundo é falar do que é produzido no Brasil.
Murilo Ferraz Franco · Jataí, GO 12/5/2006 08:59Parabéns pelo ótimo texto glilco. Já está passando da hora de as pessoas começarem a perceber que o RPG não é "o jogo do demônio".
Alcy Filho · Jataí, GO 12/5/2006 10:20seu texto me causou sentimentos bons, de velhos tempos que um dia talvez possamos resgatar agora ja adultos mas sempre em volta de uma mesa e brigando com o mestre ulderico para ele inventar uma aventura logo. em suma\ esse seu textome dispertou um sentimento de saudosismo que me remente a boas lembrassas da minha adolecencia como rpgista nao posso diser mais nada do que parabens por este seu texto e muito obrigado por me fezer relembrar desses bons tempos
Cortez · Goiânia, GO 12/5/2006 11:01Um ótimo texto, muito bem escrito e muito bem pensado também. Parabéns. Infezlimente o RPG em Goiânia, como no resto do Brasil, imagino, anda muito parado. Em parte por motivos já citados em outro comentário, em parte pela extrema FALTA DE DIVULGAÇÂO. Os donos de lojas de RPG nunca se esforçaram tanto quanto poderiam para popularizar o hobby em suas cidades, e os próprios jogadores de gostavam de manter o clima "underground" ao invés de lutar contra a discriminação em manifestações (sim manifestações, oras, porque ficar calado e aceitar ser chamado de monstro assassino e demoníaco?). É notável também que os card games (como Magic) dominaram o mercado porque vendem muito melhor e dão muito mais dinheiro, tornando a venda de livros de RPG um mau negócio. É o capitalismo nos atingindo onde menos esperávamos. Mas foi ótimo ler seu artigo, boa sorte, e vida longa ao RPG!
Janos Biro · Goiânia, GO 17/5/2006 14:08
Jogo RPG desde os 11 anos. Tenho 27. Tenho um grupo que joga eventualmente e é muito divertido. Criamos um sistema novo, chamado INFINITUM. Os mais novos do grupo não querem nem jogar mais outros sistemas! Espero no futuro publicar o livro jogo de INFINITUM e ajudar a estimular esta criatividade e rapidez de raciocínio que este jogo infinito nos proporciona.
abs!
Paulo, poderia publicad o Infinitum no Overmundo! Eu ficaria feliz em poder testar mais um bom sistema brasileiro :D
Murilo Ferraz Franco · Jataí, GO 13/11/2007 17:43
Sem dúvida Murilo! Assim que conclui-lo. abs!
Paulo Esdras · Brumado, BA 20/11/2007 18:29Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!