Elogio á Mestiçagem, Democracia Racial e outros picantes ingredientes
“ O Neguinho gostou da filha da 'madame'
Que nós tratamos de Sinhá.
Senhorita também gostou do Neguinho
Mas o Neguinho não tem dinheiro pra gastar
A 'madame' tem preconceito de cor
Não pode aceitar este amor.
Senhorita foi morar lá na 'Colina'
Com o Neguinho
Que hoje é compositor.â€
(Samba de Noel Rosa de Oliveira, e Abelardo da Silva, anos 60)
Existem várias analogias culinárias que podem ser feitas quando se fala das diferenças sócio culturais existentes na composição da população de um paÃs e suas diversas possibilidades de mistura, amálgama, (no Brasil uma questão tornada particularmente complexa por conta de nossa peculiar estratificação sócio racial). Já foram tentadas várias receitas para tão ansiada refeição mas, até agora, nenhuma realmente apeteceu à clientela.
A primeira - e mais óbvia- analogia que me ocorre é a do Omelete, aquela que diz que para fazer um é preciso 'quebrar os ovos' . É a mais radical e cruel porque cria um problema terrÃvel para a galinha, mãe eventual dos pobres pintinhos que nasceriam. A outra, mais 'light' é a da Vitamina, na qual um liquidificador mistura tudo numa pasta uniforme, fazendo os ingredientes originais, geralmente frutas ou legumes da estação, perderem inteiramente a, digamos assim, identidade. Para mim, a mais pertinente é mesmo esta que uso agora, principalmente por causa da certa dose de ironia que ela contém: A Salada Mista. Nela os ingredientes se misturam, partilham algum tempero comum, mas mantêm-se Ãntegros, apesar de estarem picados em muitos pedacinhos. Acho a Salada Mista uma boa analogia para Diversidade Cultural.
Esta questão, a nosso ver, mãe de quase todas as contradições e conflitos brasileiros, está na discussão sobre as influências exercidas pelas culturas ditas 'hegemônicas' sobre culturas ditas mais frágeis (ingrediente principal da xenofobia). Neste 'conversê' sem fim sobre preservar ou não preservar a nossa 'cultura popular', ainda chamada por alguns de 'Folclore (esta palavrinha tão vã que mais esconde do que explica o que quer mesmo dizer ‘Cultura do povo’). Está na violência urbana, na contagem de corpos e nas balas perdidas que animam nossos debates cotidianos (afinal, quem morre mais, o favelado trabalhador quiçá traficante ou a classe média trabalhadora quiçá consumidora de drogas?). Está até nas conversas sobre o futuro de nossas crianças (afinal, um negão de 13 anos, com um metro e oitenta de altura merece ou não ser tratado como uma criança?). Está, em suma, contaminando todos os espaços do nosso cada vez mais tenso dia a dia.
O tema, passeando cada vez mais pelas entrelinhas deste nosso site, talvez seja hoje a mais importante questão brasileira: Entender, timtim-por-timtim, a maneira como, dividindo o Brasil em castas raciais se construiu (e se mantêm até hoje) uma das sociedades mais desiguais do planeta e, de como agora, extremamente divididos, porém, perdidos no mesmo 'mato sem cachorro', vamos nos livrar da arapuca social na qual, por pura babaquice e egoÃsmo nos metemos.
A conversa passeia também – e principalmente até- pelas centenas de subterfúgios e ‘panos quentes’ que boa parte de nossa elite bem pensante, a nossa indefectÃvel Academia (ou 'inteligentsia', para usar, na falta de outro melhor, um termo já bem arcaico) e mesmo a nossa sociedade como um todo, se utilizam para desconversar, tergiversar e manter as coisas exatamente como estão.
Como estamos falando de gente, de cultura humana, a esta altura deve caber bem a pergunta: Qual receita seria a mais recomendada para conseguirmos (em se tratando de Brasil, é claro), uma sociedade sem conflitos sócio culturais tão violentos? (O garçom mais próximo pode fazer a pergunta:)
_ 'Omelete, Vitamina ou a Salada Mista, freguês?’
A VITAMINA
Descrevendo as receitas
...â€Ao que parece o termo (Democracia racial) foi usado pela primeira vez por Arthur Ramos (1943), em 1941, durante um seminário de discussão sobre a democracia no mundo pós-fascista (Campos 2002). Roger Bastide, num artigo publicado no Diário de S. Paulo em 31 de março de 1944, no qual se reporta a uma visita feita a Gilberto Freyre, em Apipucos, Recife, também usa a expressão, o que indica que apenas nos 1940 ela começa a ser utilizada pelos intelectuais. Teriam Ramos ou Bastide cunhado a expressão ou a ouvido de Freyre? Provavelmente, trata-se de uma tradução livre das idéias de Freyre sobre a democracia brasileira. Este, como é sabido, desde o meados dos 1930, já falava em “democracia social†com o exato sentido que Ramos e Bastide emprestavam à “democracia racialâ€; ainda que, nos seus escritos, Gilberto utilize a expressão sinônima “democracia étnica†apenas a partir de suas conferências na Universidade da Bahia, em 1943.
(Texto-tese de Antonio Sérgio Alfredo Guimarães -Departamento de Sociologia /Universidade de São Paulo)
Dos anos mais efervescentes do movimento abolicionista no Brasil á década de 30 do século seguinte, uma nova iguaria apeteceu a certa bem apessoada rapaziada: Elegantes em seus librés (logo depois envergando vistosos fraques em conferências internacionais), estes jovens rapazes gritariam em coro para o garçom:
_ ‘A vitamina, senhor! Vitamina para todos!’
É que preconizavam com um empenho falsamente cÃvico o que de melhor se poderia fazer com os escravos: desaparecer com aquela ‘mancha negra’ transformando os africanos, progressivamente (num processo de cem anos, diziam os mais cartesianos), em seres mistos, nem brancos nem pretos, mestiços (as teorias não explicam se no preparo da receita desapareceriam também os brancos).
A história da tese que ficou conhecida como ‘elogio á mestiçagem’, irmã dileta desta outra tese controversa, a 'Democracia Racial' é antiga. Ela esteve muito em voga até os anos 30 do século passado (na verdade ainda hoje é defendida por alguns seguidores). Seus principais formuladores, de uma ponta á outra, foram intelectuais como Silvio Romero, Graça Aranha, Joaquim Nabuco e, já no século 20 também entre outros, o sociólogo oficial do Brasil Gilberto Freyre. Como se sabe, estas paradigmáticas teorias nasceram, pelo menos como conceito, como uma proposta que resolveria o problema gerado por aquela massa enorme de seres humanos negros que o sistema de trabalho escravo arrancou da Ãfrica e espalhou pelo mundo, uma massa humana liberta por injunções muito mais econômicas do que humanitárias e, portanto a boca pequena considerada ainda pouco mais que escória.
Lentz, um dos personagens centrais do livro Canaã de Graça Aranha afirma a certa altura:
_"O homem brasileiro não é um factor do progresso: é um hÃbrido. E a civilização não se fará jamais nas raças inferiores" (...) "Não acredito que da fusão com espécies radicalmente incapazes resulte uma raça sobre que se possa desenvolver a civilização. Será sempre uma cultura inferior, civilização de mulatos, eternos escravos em revoltas e quedas. Enquanto não se eliminar a raça que é o produto de tal fusão, a civilização será sempre um mistério, o artificio (...) Até agora, não vejo probalidade da raça negra atingir a civilização dos brancos".
Ao Milkau, o personagem antagonista contrapunha, fazendo o seu ‘elogio da mestiçagem’:
_â€O tempo da Ãfrica chegará. As raças civilizam-se pela fusão; é no encontro das raças adiantadas com as raças selvagens, que está o repouso conservador, o milagre do rejuvenescimento da civilização "(...) Eu tenho para mim que o progresso se fará num evolução constante e indefinida"
O mito do homem mestiço: Eis aqui o que parece ser enfim a chave de tudo para esta corrente de pensamento. A quem interessaria tamanha utopia? A inexistência total de diferenças biotipicas ou (‘estético-raciais’) seria cientificamente possÃvel? A simples padronização ‘racial’ das pessoas removeria, num passe de mágica, as diferenças sociais? Se não, para que serviria então?
É preciso, contudo, situar a questão em seu devido contexto histórico porque, se no campo da precária biologia do século 19, se considerava cabal a existência de superioridade racial entre seres humanos (que justificaria a assimilação - ou a diluição - de uma raça pela outra), hoje até o próprio conceito absoluto sobre a existência de raças humanas está superado. Assim, propor ou sugerir a 'mestiçagem' como solução para tão candente problema social, não era naquela época, uma idéia tão absurda assim. Menos mal.
É nesse contexto que devem ser considerados, por exemplo, certos aspectos bem sucedidos da sociologia de Gilberto Freyre (o que não deve redimir, de forma alguma, a perniciosidade e os equÃvocos clássicos de sua ideologia)
O OMELETE
(Pobres dos pintinhos)
Assim, ali por volta de 1930, 40, alguns europeus de bigodinhos, reunidos numa mesa ao fundo, ao serem inquiridos pelo garçom responderiam excitados:
_'Omeletes, senhor!' De sobremesa, Vitaminas!’
É que para uns não havia jeito melhor de melhorar a raça humana do que separar os espécimes 'superiores', os 'puro sangue', os de ‘pedigree’ e desaparecer com o resto, inclusive os ‘vira-latas’, transformando a ralé em torrada, num forno crematório qualquer.
Para outros contudo, o desaparecimento dos ‘inferiores’ deveria se dar por meio de métodos mais cientÃficos ou ‘humanitários’: Um liquidificador genético resolveria o problema. Um projeto que, como veremos a seguir, não tinha mesmo nada de cientÃfico (e muito menos de humanitário).
(Aqui, antes de tudo, uma necessária afirmação de firme e ampla discordância diante dos partidários da Vitamina ou da Mestiçagem. É preciso - me permitam - fazer uso da ênfase nesta hora, á este ponto de uma questão que é por razões óbvias, crucial).
Frisemos que o contexto onde atuaram Gobineau, Lombroso, Chamberlain, Nina Rodrigues e, porque não dizer, Gilberto Freyre, foi o mesmo que gerou as teorias nazistas na década de 30. Não foram idéias apenas 'simplificadoras' ou 'evolucionistas'. Foram idéias profunda e claramente interessadas em criar um novo paradigma de civilização, um método ‘cientÃfico’ para a classificação e a sujeição de pessoas, num novo ambiente geopolÃtico denominado Colonialismo.
Apenas para exemplificar o alto grau de assumida perniciosidade destas idéias, basta citar o trabalho militante do próprio Gilberto Freyre, no final da década de 30 do século 20, a serviço do governo ditatorial de Antonio de Oliveira Salazar, como um dos ideólogos que contribuiu para a criação e a implantação de um sistema institucional de controle e subjugação das populações das colônias de Angola, Moçambique e Guiné Bissau e PrÃncipe denominado 'Lei do Indigenato', código similar aquele engendrado pelos africâners, na Ãfrica do Sul, que dispensa comentários: o insidioso 'Apartheid'.
O antropólogo angolano José Maianga, em texto publicado pela Revista afro-lusitana Ãfrica, a este respeito nos esclarece cabalmente o seguinte:
“O indigenato, institucionalizado pelo regime salazarista (‘Estatuto dos IndÃgenas Portugueses das ProvÃncias da Guiné, Angola e Moçambique’) era um diploma aplicado apenas à s situações jurÃdicas dos indÃgenas africanos num paÃs que, constitucionalmente, se dizia subordinado ‘à moral ao direito e à s garantias e liberdades individuais’. Este diploma traduzia, sem dúvida, a sujeição plena dos africanos ao colonizador e a uma prática assimiliacionista que se afundava no mar de contradições por onde navegava...â€
...†repudiada a prática assimilacionista, Portugal engendrou, então, uma nova fórmula, o integracionismo, teoria baseada no luso-tropicalismo do sociólogo brasileiro Gilberto Freyre e que, não era mais do que a forma capciosa que o regime colonial usava para esconder o verdadeiro assimilacionismo.â€
As afirmações não são de forma alguma novas. Alguns estudiosos estão no momento fazendo uma ampla revisão da obra de Freyre neste mesmo sentido. As idéias originais dele no entanto, impregnadas em quase tudo que se escreveu sobre o negro – e os pobres- do Brasil -, estão infelizmente, ainda em voga por aà e, o que é pior, defendidas por novas teorias e embasamentos que tentam afirmar Freyre como uma espécie de gênio mal lido e incompreendido.
Não é possÃvel portanto, entender os processos de evolução da cultura brasileira, por exemplo, dissociando-os deste contexto sombrio que o cineasta Ingmar Bergmam, muito apropriadamente chamou num filme clássico de “O Ovo da Serpenteâ€
No Haiti não existem 'brancos'. Lá, a classe média 'mulâtre' oprime os 'mais' negros. O nazismo separava pessoas absolutamente brancas e as mandava á morte, baseando-se em diferenças fÃsicas cosméticas: um nariz mais adunco, olhos pretos, etc. Claro que racismo não tem nenhum fundamento 'cientÃfico' ou 'biológico'. Se baseia em pretextos, desculpas esfarrapadas.'Mitos' em suma. Um cuidado que deve ser observado por todos que se dedicam a este assunto.
Ingênuas, marcadas talvez por certa dose de crueldade e frieza sim mas, de modo algum absurdas para a época, as propostas que animaram os sociólogos da primeira metade do século perderam a força exatamente quando se soube o que de fato elas representavam: Grosseiros equÃvocos. É isto que torna mais surpreendente o fato de existirem ainda hoje correntes de pensamento defendendo propostas semelhantes no Brasil, em pleno século 21, quando a panela de pressão da nossa conturbada sociedade já apita o sinal óbvio que diz:
_‘Cuidado! Abra a válvula que estamos prestes a explodir’.
A SALADA MISTA
e a sabedoria dos gibis
Há também, pode se observar embutida na argumentação, uma forçada e esdrúxula associação entre 'nacionalismo retrógrado' (de novo a xenofobia) e a 'admissão de que há racismo no Brasil'. Admitir ou sugerir com um pouco mais de ênfase a existência de racismo no Brasil seria um comportamento ‘ultrapassado’, 'de modè, expediente muito usado como uma - muito eficiente inclusive- tática para se desqualificar discursos antagônicos.
Esta questão, aliás, traz á luz o que parece ser o segundo eixo da questão: Afinal, porque será que em certos setores de nossa 'inteligentsia', se nega tanto e de forma tão estranhamente peremptória (com argumentos tão mal fundamentados), a existência de racismo no Brasil? Existiriam intenções nessa negativa tão insistente?
Negar a existência do monstro, todo mundo sabe, não vai jamais matar o bicho.
É preciso aprofundar também outros aspectos cruciais do racismo brasileiro (na verdade de todos os racismos). O fato de cientificamente não existirem raças não significa que não exista racismo. Não é um argumento pertinente nem mesmo aceitável. Vamos combinar, francamente: Racismo é um estúpido instrumento de dominação social, uma praga da humanidade. A sociedade brasileira é altamente excludente, certo? Não é preciso ser uma sumidade acadêmica para identificar qual é o instrumento de exclusão mais eficiente utilizado por aqui. Bingo para quem disser Racismo.
E vamos acabar também com esta falsa dicotomia: Problema Racial e Problema Social não são conceitos opostos ou divergentes. Um é a carne, o outro é a unha. Um não poderia, de modo algum, existir sem o outro.
Para qualquer um que sofre racismo 'na pele' fica evidente que o racista usa apenas um pretexto covarde, para discriminar: É fácil: Basta destacar uma diferença biológica qualquer e subestimá-la, demonizá-la, impondo uma marca, um estigma para identificar os portadores daquela suposta ‘deficiência’. O fisicamente diferente é declarado inferior e pronto. Do ponto de vista de quem quer discriminar, dependendo de seu interesse, 'negros' serão portanto, todos aqueles que, visivelmente, não se parecerem com 'brancos'. No exercÃcio da discriminação não existem 'mulatos', 'mestiços', 'pardos', todos são' marrons', inferiores, não por terem este ou aquele tom de pele, mas porque 'não são brancos'. Ponto
Quando em minoria, no entanto, diante de algum interesse, alguma vantagem a ser obtida junto aos 'marrons', a hierarquização das ‘cores’ passa a ser muito proveitosa para a ‘raça’ hegemônica (a que está no poder). Pura polÃtica. A história humana está cheia de estratagemas como estes, nos quais com a finalidade de obter vantagens junto a um grupo estranho, nos associamos a um amigo ‘nativo’. É uma prática recorrente demais para não ser notada. Até mesmo nos saudosos gibis da infância de alguns de nós o arquetÃpico estratagema aparece.
Quem não sacou isto na função dramática do Ãndio ‘Tonto’, amigão do Zorro norte americano ou na fidelidade á toda prova do gigante ’Lotar’, guarda costas do Mandrake. Quem não notou esta solidariedade esperta, interessada, no olhar do Fantasma, 'Espirito- Que- Anda' para o pigmeu Guran, seu fiel aliado, do alto do seu trono na caverna da caveira?
Descontando a paranóia nacionalista de alguns, no âmbito de nossa cultura contemporânea isto pode estar ocorrendo também com alguma freqüência. Você louva, aprende, assimila e pratica a cultura que um dia foi exclusiva (não que o pobre coitado quisesse se isolar) do negro ou do Ãndio, do nordestino - tanto faz- mas não se importa muito que ele permaneça ad infinitun socialmente excluÃdo, lá 'no morro', na selva ou no sertão. No processo você aprende a fazer Samba, Maracatu, a tomar chá do Santo Daime e a ficar doidão sem culpa. É bom. É politicamente correto. Dá a você um certo charme democrático, uma espécie de certificado de ‘responsabilidade social’ mas, e daÃ?
O problema é que ‘Ele’, o ‘Outro’, continua lá no seu canto, estressado de carências, fazendo o seu Funk pesadão. Cria-se assim (colocando os não brancos todos no mesmo saco) uma espécie de 'Cultura negra sem negros' e a gente não sabe muito bem no que isto vai dar. Se o cara não ficar rico fazendo Hip Hop, pode um belo dia dar um tiro em você.
Se for mesmo, como julgamos, além de uma mistificação cultural, uma impossibilidade genética em termos (não existem raças humanas, lembram-se?), A Mestiçagem, como conceito democratizador não passa mesmo é de um cruel sofisma. E esta tem sido a lógica do Sistema de castas ‘raciais’ no Brasil.
Todas as receitas de democracia racial (com ou sem eufemismo) em voga atualmente contêm um mesmo e azedo ingrediente, um mal crônico que lhes tira todo o sabor: Redistribuem valores culturais, garantindo a um certo grupo certas vantagens deles advindas, sem mudar as pessoas de lugar na pirâmide. Os que possuem quase tudo passam a possuir mais ainda. É a lógica fria de nossa elite predadora. A lei do mais forte. Qual é a novidade nisto a�
(Agora, sem maniqueÃsmos, por favor)
Todo mundo sabe que este comportamento não é uma coisa assim percebida, exercida individualmente mas, é um procedimento, praticado pela grande maioria dos 'brancos' do Brasil, diariamente, muitas vezes até de forma ingênua, um comportamento padrão, arraigado, especializado por séculos de prática.
E saibam também que não é uma coisa fácil de extirpar não. É exatamente este o conteúdo subreptÃcio, a essência de conceitos como a chamada 'democracia racial' e seus sucedâneos: dar sustentação, argumentos, justificativa teórica para esta deslavada contradição.
(Cabe aqui inclusive duas perguntinhas pra lá de capciosas: Ao propor a miscigenação geral como panacéia para os males do Brasil, da mesma forma que o ‘negro’, o ‘branco’ também desapareceria? Propor assim, de forma tão efetiva o desaparecimento de uma ou de outra ‘raça’ não é, classicamente, o mesmo que exercer racismo?)
Teorias... Um perigo latente para qualquer democracia, ainda mais a nossa que está patinando em sua reconstrução.
Como sempre - e pra finalizar- o melhor é dizer isto tudo com um Samba.
“Todo mundo era bom
todo mundo era legal
lá só dava gente bem
madame e fulano de tal
quando no meio da festa
reclamei com o Samuel:
Você diz que esta gente é honesta?
Já roubaram meu chapéu!
Não fico mais
em sua casa ô Samuel
aqui só tem eu de preto
mas não faço este papel
Não fico mais
em sua casa ô Samuel.
Você vai pagar meu chapéuâ€.
(Samba muito popular nos anos 70)
Utilidade pública:
O samba em epÃgrafe lá no inÃcio é o "O Neguinho e a Senhorita" de Noel Rosa de Oliveira (o outro, do Salgueiro) e Abelardo da Silva gravado originalmente por Noite Ilustrada e regravado por Elza Soares.
Spirito,
Talvez a rubrica correta seja "cultura e sociedade", não? Você deixou automaticamente "música"...
Valeu, Egeu!
Não tive tempo de terminar a edição ainda. Lembrar a autoria dos sambas foi um gol de placa.
Grande abraço
legenda para foto do Zorro ( que o programa não quer salvar): 'No original 'The Lone Ranger' (O cavaleiro Solitário') Editado pela Ebal em 1970'
SpÃrito Santo · Rio de Janeiro, RJ 30/3/2007 13:40Aos menos afoitos e meticulosos recomendo a leitura deste link (aliás á inserido acima, no próprio post sobre a rubrica 'Diversidade Cultural)
SpÃrito Santo · Rio de Janeiro, RJ 30/3/2007 19:06
Problema número 1:
Para ver afinal o que significa a marca 'Colaboração fora de lugar?' (Uma pergunta, certo?) Tive que clicar no link. Ao ler a nota, observei que, ao que parece, isto me fez confirmar, automaticamente, com um 'sim, esta colaboração está fora de lugar'. É assim mesmo, galera? Eu não acho que a colaboração está fora de lugar. Ela deve ter algum outro problema que eu agradeceria que alguém me dissesse exatamente qual.
Oi Spirito, quando a gente clica no link vai pra um texto que pede ao final para confirmar (clicando em outro link) se entendemos que a colaboração está realmente fora do lugar. Atrapalha um pouco essa coisa do pessoal não ler ou usar a leitura dinâmica (a gente acaba perdendo o entendimento às vezes). Espero ter colaborado...
Bia Marques · Campo Grande, MS 1/4/2007 10:24Spirito, primeiro você só vê o botão ("fora de lugar") se você estiver "logado" (ou ligado?). Segundo, você só clica nele se você achar que a colaboração está fora de lugar.. Ai então você lê toda argumentação e se você concordar que realmente o post está fora de lugar você confirma. O post terá que receber um número considerável de confirmações para ser retirado (e arquivado no perfil de cada um). Isso só deve acontecer caso o post tenha atravessado as 48 horas de Edição sem as correções que tenham sido sugeridas e discutidas amplamente.
Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 1/4/2007 11:49Não é o caso de sua contribuição!! : ))
Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 1/4/2007 11:50
Bia e Egeu,
Valeu mesmo. Já li o post da Helena e o catatau de comentários que ele gerou. o que voc~e diz aqui = Isso só deve acontecer caso o post tenha atravessado as 48 horas de Edição sem as correções que tenham sido sugeridas e discutidas amplamente. não ocorreu no meu caso. A marca apareceu quando o post já estava na lista de votação.
Vou lá no post da Helena comentar isto.
Abs, Brigadão aos dois.
Mas é assim mesmo Spirito. Enquanto está na edição, o pessoal passa por lá, comenta e dá a dica (olha fica melhor no banco ou sei lá onde e tals). Se o colaborador não leva essa dica em consideração nem muda a colaboração de lugar, chegando à votação há a possibilidade de (mais de um overparticipante é claro) marcar que a colaboração está fora de lugar, entendeu?
Bia Marques · Campo Grande, MS 1/4/2007 12:20
Bia,
Entendi sim, Bia. Direitinho (sei lá. Agora você me deixou na dúvida). Ocorre que, com exceção do Egeu (cujas sugestões são sempre técnicas, muito pertinentes e seguidas á risca), nenhuma sugestão ou ponderação foi feita ao meu post. Ele não foi marcado por ninguém como 'fora de lugar'.
Enfim. Já comentei isto no post da helena.
De qualquer modo obrigado.
(Marcado na fila de edição, bem entendido) Foi só na fila de votação que a anônima marca de 'fora de lugar' apareceu, sem nenhuma dica, restrição ou sugestão alguma para mim considerar aliás, você ja´sabe que, ao que parece, a regra é genérica?)
Spirito:
Para esclarecer, espero que definitivamente:
TODAS as colaborações recebem AUTOMATICAMENTE o botão de alerta (para ser clicado ou não).
E TODAS elas só recebem o botão na FILA DE VOTAÇÃO.
A idéia é:
CASO algum post não tem sido "bem editado" na Sala de Edição (depois de comentários, sugestões e debates) e ele tenha passado para a Sala de Votação (as vezes por desleixo do postante que não atendeu as mensagens postadas em sua colaboração), neste caso extremo a comunidade tem a possibilidade de se posicionar votando para a retirada do post (que ficará no perfil correspondente).
Um abraço!
Repetindo: o botão de alerta não aparece em alguns posts. Ele aparece em TODOS. E somente na Sala de votação.
Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 1/4/2007 13:00
E mais:
o botão de alerta só aparece para os inscritos no Overmundo e que estejam logados (ligados). A massa de navegantes (500 mil por mês) não tem acesso e nem vê esse sinal de alerta...
Valeu, Egeu
Legal o teu empenho em me exclarecer as dúvidas mas, repito: já entendi tudo (e discordo) até agora. O problema é que, sobre este assunto, parece que as dúvidas continuarão pipocando por um bom tempo.
Grande abraço,
O sistema está em testes. Vamos ver na prática.
abraço!
P.S.: Estive com Gilberto na Rocinha no dia posterior... : ))
Eus sei. A visita que fizemos lá foi supimpa. Coisa de gravar. Talvez eu faça uma matéria aqui contando a tour do Klaus e do Carlos no Rio. Foi antológica.:)))
SpÃrito Santo · Rio de Janeiro, RJ 1/4/2007 13:27Quando for fazer alguma visita ou passeio, me chama! : ))
Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 1/4/2007 13:34Talvez a gente vá (última visita da tour) ao 'Synval Silva' do Felipe e do ALÃpio, no pé do 'Formiga'. Se rolar te mando e.mail na véspera (ou pode acessar o Felipe também). :))
SpÃrito Santo · Rio de Janeiro, RJ 1/4/2007 15:19
Pai,
O link correto é http://www.overmundo.com.br/overblog/salada-mista
e não
http://www.overmundo.com.br/noticia_fora_do_lugar/salada-mista
O que realmente chama atenção é a falta de comentários a um artigo tão cheio de questões a serem debatidas. Eu tô chegando bem atrasado, é verdade, mas me causou estranheza esse texto ser tão pouco comentado.
Spirito, eu enxergo exatamente o que você quis dizer e entendo que o problema não será resolvido com teorias, por mais rebuscadas ou bem intencionadas sejam.
A elite branca tenta se reparar com argumentos que são dignos do provérbio "pior a emenda que o soneto". É patético. O reconhecimento do racismo, exercido de forma direta e velada, é fundamento básico para a discussão da democracia brasileira. As teorias mestiças confundem a compreensão do que está realmente em jogo na discussão.
Bela exposição
Voto atrasado mas dado com a consciência de quem vê que as questões abordadas ainda precisam ser reconhecidas como pertinentes. Vamos descascar o abacaxi ou não overmanos?
Mansur
Mansur,
Boa esquentada no papo. Até porque, abacaxi é bom pra caramba depois de descascado.
Grande abraço.
Olá SpÃrito,
antes de tudo, muito obrigado pelo convite para ler este post.
Posso dizer que concordo plenamente com as idéias que você
tão bem soube expressar. As metáforas são muito felizes, os argumentos muito bem sustentados. Uma aula sobre o tema, concordando com você, mais atual nesse Brasil de hoje. Uma coisa que me chamou a atenção, porque já fui muito criticado por usá-lo, é o termo 'Racismo Brasileiro'. Acho extremamente apropriado já que aqui o racismo (concordo também que há racismo mesmo que o conceito de raça seja uma falácia) tem uma caracterÃstica bastante diferente do que se vê em outros paises ou culturas. Em parte isso também se deve à cultura e ao catoliscismo ibérico. Penso especialmente no que aconteceu com o candomblé, na Bahia (o sincretismo) que, na minha opinião, seria impossÃvel num paÃs de tradição protestante. Aliás, eu tenho uma tese, sem muita profundidade ainda, de que a extrema flexibilidade, humanismo e a necessidade de sobrivência candomblé, evitaram um conflito mais direto com a igreja católica, que seria inconcebÃvel se os nossos colonizadores fossem tão dualistas (Deus e o Diabo bem definidos, sem santos como intermediários) como são os protestantes e os praticantes do islamismo. Não é por acaso que dois dos principais lÃderes negros nos EUA, Luther King e Malcom X, eram batista e islamita respectivamente. No Brasil, acredito, faltou essa liderança religiosa, que o sincretismo tornou impossÃvel. Vejo aqui na Inglaterra, por exemplo, que a grande a expectativa que a liderança negra vá surgir brevemente do meio das igrejas batistas. Os grandes lÃderes mulçumanos aqui também são religiosos. Acho que este é uma assunto que merece ser discutido.
SpÃrito - obrigada por este texto maravilhoso e tão necessário. Às vezes ainda fico surpreendida com a ausência desses assuntos nas discussões públicas (e ao mesmo tempo, essa ausência não me surpreende nem um pouco).
Krista K · Salvador, BA 19/12/2007 01:00Pois é, Krista. Você já disse. Aliás estou com um novo post sobre este assunto aqui. tudohttp://www.overmundo.com.br/overblog/cinema-em-preto-branco-take-3
SpÃrito Santo · Rio de Janeiro, RJ 19/12/2007 06:55
Oi Spirito. Gostei muito de ler seu texto. Ele é uma palestra sobre esse importante tema. Escreve de um jeito legal e irônico.
Enquanto não colocarmos o dedo nessa ferida, e cutucarmos para provocar reflexões, essas questões continuarão sendo empurradas com a barriga. Os vários usos e abusos dos discursos de mestiçagem, funcionam como uma névoa que encobre as reais manipulações feitas com a cor da pele como marcador corporal de diferenciação, e auxiliam na justificativa da perpetuação de desigualdades. Muito bom mexer nessa salada mista, porque tem fruta estragando e o mal cheiro vai ficando insuportável.
São questões a serem pensadas por todos, porque as soluções para essas encruzilhadas são problemas de todos os brasileiros. Tanto negros como brancos experimentam seu gênero, classe e sexualidade através da “raçaâ€. A racialização da subjetividade branca não é muitas vezes percebida pelo grupo branco, porque “branco†é um significante de dominância, mas isso não torna o processo de racialização menos significativo.
Essa desconstrução é importante para decifrar como e por que os significados dessas palavras mudam de simples descrições a categorias hierarquicamente organizadas em certas circunstâncias econômicas, polÃticas e culturais.
Um abraço e obrigada pela leitura.
Para quem gosta do assunto (racismo) e acredita nas teorias de Darwin (tem quem gente que duvida), um excelente texto sobre o que O cara achava sobre a escravidão no Brasil e a maneira estúpida como se tratava (e ainda se trata) os descendentes de africanos por aqui
Abs
Herr Halder,
Fico embasbacado com a estupidez arrogante de gente como tu.
Fazer o que? O Brasil é livre, a internet é livre e cada cabeça dá a sua sentença, fala as babauices que quiser.
(Herr Halder não deve saber que ariano é um conceito sociológico usado de forma genérica para definir esta ilusão que ele tem de que existe neste mundo uma raça 'superior'. babaquice.
Herr Halder não deve saber que, é exatamente por ter vivido lá, na terra do Adolf (já falei até um alemão razoável) que eu escrevo estas coisas assim, de boca cheia.
herr hans não sabe que este papo de antropometria, eugenia estas coisas são falsa ciência (quem não sabe?) baboseiras desmolralizadas desde o século 19.
Saiba o kleines herr que eu fiz até uma penca de amigos por lá na sua germania (na Ãustia, na Alemanha, na SuÃça), todos 'louros de olhos azuis' e não fui enjeitado coisÃssima alguma (a não ser por uma minoriazinha neonazista que existe lá como aqui)
Pô, Hans, vai estudar rapaz! Vai pegar uma praia, pegar uma gatas, tomar umas cachaças e me deixa em paz.
Sai encosto!
Em tempo:
O comentário acima dizia respeito a duas mensagens de um rapazinho (presumo) neo nazista com todas as letras, que se assinou como se vê 'Hans Halder'.
O texto dele, apologético, exaltando o arianismo e falando de um suposto herói da Luftwafe (a Força Aérea nazista na segunda guerra) nascido no sul do Brasil era muito curioso para quem quer saber como pensam (?) os neo nazistas do Brasil.
Contudo, em respeito às regras do site, denunciei o papo do Hans como 'ofensivo' etc. e tal (me chamava de 'boçal', sub raça, estas coisas)
pena que não copiei para mostrar a vocês. Agora sugiro que se exclua também o meu comentário anterior (e este também, quem sabe?) Ficou fora de contexto.
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