Salvador Shopping: a arquitetura da nudez

divulgação Salvador Shopping
Sua mensagem é o silêncio
1
Yuri Almeida · Salvador, BA
14/8/2007 · 41 · 3
 

“ A arquitetura pós-moderna declara o fim de todos os sistemas de significados”. (Castells)

Foi a única conclusão que cheguei após o contato com o Salvador Shopping. Em “A sociedade em rede”, Castells abordou a questão da arquitetura pós-moderna e sua relação com o espaço x tempo e as influencias sobre a reconfiguração da sociedade.

Para ele “a arquitetura escapa da história e cultura de cada sociedade e torna-se refém do novo e admirável mundo imaginário das possibilidades ilimitadas que embasam a lógica transmitida pela multimídia”

Multimídia, palavra-chave para conceituar o novo shopping. O design é ultra-moderno, certamente inspirado no MegaZord dos Power Rangers, com altas dosagens de 3D. Diria até, que ao entrar no Salvador Shopping a experiência é como atravessar um portal que leva-nos a outra dimensão.

Apesar de existirem fotos na parte externa do empreendimento, que caracterizam a Bahia, sem falar no nome, o projeto reafirma a tese de Castells quando aponta que o objetivo da arquitetura pós-moderna “é a de criar um estilo de vida e de projetar formas espaciais para unificar o ambiente simbólico da elite em todo o mundo, conseqüentemente substituído a especificidade histórica de cada local”.

No espaço destinado à alimentação conversei com uma senhora, que assim como eu, visitava pela primeira vez o Salvador Shopping. A sensação que o local despertou nela foi narcotizante, uma fuga da realidade. A gente que é acostumada a ver lixo e buraco, quando chegamos aqui é como se fosse outro mundo, tudo limpinho, organizado, gostei muito, disse comparando a sua realidade com a anti-realidade (representada aqui com o Salvador Shopping). Para alguns amigos cosmopolitas, que transitam em outros países, nenhum a novidade. É como se estivessem em shopings da Espanha, Alemanha...enfim..

Volto ao Castells. “O espaço de poder e riqueza é projetado pelo mundo, enquanto a vida e a experiência das pessoas ficam enraizadas em lugares, em sua cultura, em sua história”.

Preferi caminhar até o ponto de ônibus pelo lado de fora buscando entender o que representava aquele imenso monumento faraônico. Em mente só o conceito “arquitetura da nudez” do Casltells.

“A arquitetura cujas formas são tão neutras, tão puras, tão diáfanas, que não pretendem dizer nada. E ao nada dizer, elas comparam a experiência com a solitude do espaço de fluxos. Sua mensagem é o silêncio”.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

Querido Yuri:
Não sei qual é a tua formação, isto é, não sei se você é arquiteto. Sei que não sou. Sei também que os shopping centers são a mais completa representação de um mundo globalizado. Então, não fico nas referências estéticas: para mim trata-se da construção de um modelo de sociedade cujas referências culturais sejam as menos diversificadas o possíveis é isto só se consegue destruindo e desmoralizando as culturas nacionais em escala global.
Quando, paulistano, estive pela primeira vez em Teresina fiquei chocado quando me perguntaram se já conhecias "Os Shoppings". Será que alguém acha que eu vou sair de São Paulo para conhecer os shoppings de Teresina, pensei, justamente por que Shopping é tudo igual. Hoje sou menos sectário pois entendo que é um lugar onde se encontram as pessoas (mas eu não conhecia ninguém, quem tanto quereria encontrar?
beijos e abraços do
Joca Oeiras,o anjo andarilho

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 14/8/2007 16:05
sua opinião: subir
osvaldocosta
 

Yuri, gostei muito do seu texto: citações precisas com uma costura inteligente!!!

osvaldocosta · Quixeramobim, CE 15/8/2007 22:34
sua opinião: subir
Nelson Maca
 

Pananóia ou mistificação?
Passo sempre em frente ao Salvador Shopping,
será o mesmo, ou o meu olhar entortou?

Nelson Maca

Nelson Maca · Salvador, BA 15/8/2007 22:39
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados