Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

SANTO ANTÔNIO

Menina do Mar
Santo Antônio
1
Sinvaline · Uruaçu, GO
15/6/2009 · 27 · 19
 

Dia 13 de Junho é comemorado o dia de Santo Antônio. É o santo da lenda e das tradições populares, no mundo inteiro é conhecido e venerado como o santo que ressuscita mortos, cura doenças, alivia os bolsos, traz de volta as coisas perdidas, protetor dos viajantes e ainda o santo casamenteiro.

Santo Antônio nasceu em Lisboa em 15 de Agosto de 1195, filho de pais religiosos Fernando de Bulhões (verdadeiro nome de Santo Antônio), aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde provavelmente se ordenou. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana onde passava muitos dias em meditação e oração em lugares solitários, era amante da natureza e segundo a história, quando as pessoas não lhe ouviam, falava às aves e aos peixes.

Num momento de oração recebeu a visita do Menino Jesus e por isso sua imagem é representada carregando o Menino Jesus nos braços. Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório IX.

No dia de 13 de Junho esse santo é relembrado de várias formas: missas, festejos, simpatias, palestras e outras.Na região norte de Goiás há novenas com muita reza regada a bolos e doces tradicionais.

Em Portugal, próximo da casa e Igreja de Santo Antônio, no local das cavalariças da Sé de Lisboa, há um culto na forma de exposição onde são exibidas milhares de peças, cada uma mostrando a visão dos artistas representados, é a exposição “Santo Antônio – De Lisboa a Pádua”, uma iniciativa da loja galeria “A arte da Terra”.

Aqui no Brasil a fé em Santo Antônio leva muitas pessoas, principalmente no interior goiano, a apostar em milagres com simpatias até mesmo bizarras, porém o que pode ser bizarro para um, não é para o outro.

Algumas simpatias mais conhecidas:

Para descobrir o nome do futuro marido pegar um facão e a meia noite do dia 12 de junho, cravá-lo numa bananeira. O líquido que escorrer da planta deve formar a letra do primeiro nome do futuro marido. Outra forma é escrever o nome dos candidatos em vários papeis deixando um em branco e à meia noite do dia 12 de junho colocar esses papéis em cima de um prato com água e deixar ao relento a noite toda. No outro dia o papel que estiver mais aberto indica o nome escolhido, se for o papel em branco a moça será sempre solteirona.

Para arrumar um namorado rapidamente é só pegar a imagem do santo e lhe tirar o Menino Jesus do colo, prometendo devolve-lo só depois que arrumar o namorado. Ou então virá-lo de cabeça para baixo até que o namorado apareça. A simpatia funciona melhor se o santo for roubado de outra pessoa.

Há também a simpatia de amarrar um fio de cabelo seu ao do namorado e colocar nos pés do santo e assim logo sairá o casamento.

Para nunca perder o namorado, pegar foto do casal de corpo inteiro e colá-las uma de frente para outra enrolando com linha vermelha em cruz. Depois colar no verso do quadro da imagem de Santo Antônio e colocar na parede do quarto, bem à cabeceira da cama.


A sabedoria popular diz que as simpatias evocadas no nome de Santo Antônio dão certo, mas claro que são superstições, coisas do povo brasileiro e da mistura das raças e crenças. Porém diante de uma necessidade urgente as pessoas apelam para essas crenças e fazem suas simpatias, algumas até muito engraçadas, como essa contada pela dona Faustina, 78 anos de idade, da cidade de Alto Horizonte em Goiás.

Ela conta de uma amiga solteirona, a Lázara, que no desejo de arrumar casamento apelou para Santo Antônio. Dona Faustina lhe ensinou a colocar o santo de cabeça para baixo dentro de um copo com água, e todo dia pela manhã chegar bem perto do copo e dizer:

- Meu santinho te respeito muito, mas só tiro o sinhô desse copo dispois que trazê um casamento pra mim... Oia só, to seno chamada de titia, de sorteirona, biata... tenha dó meu santo, me ajude!

Mesmo assim nada de casamento aparece e a moça entra num estado de tristeza total. Quando dona Faustina vai visitá-la, sentam-se na varanda onde o feijão cozinha sob as chamas trepidantes no fogão à lenha. Enquanto conversam, Lázara levanta várias vezes para atiçar o fogo.

Nisso Dona Faustina percebe um barulho diferente: alguma coisa fervia dentro do feijão e subindo na ebulição batia na tampa do caldeirão.

- Lázara, o que tá batendo tanto assim na tampa do caldeirão, tem pedra no seu feijão?

- Não Faustina, é o barulho mermo do fogo...

Curiosa, dona Faustina levanta destampa o feijão e dá um grito:

- Nossa Lázara, num faz isso não! Ocê ta cuzinhano o Santo Antônio, vai ser castigada.

Lázara começa a chorar enquanto dona Faustina trata de tirar Santo Antônio daquele suplício...

Nesse dia 13 de Junho o Brasil todo comemora Santo Antônio, o homem que segundo a história deixou a pompa, a riqueza e se tornou um religioso, taumaturgo e escritor, se destacando pelo seu amor à natureza e ao silêncio.

Viva Santo Antônio!


compartilhe

comentários feed

+ comentar
Fatima Paraguassu/Santa Cruz de Goiás
 

Ai Santo Antonio tenha pena tenha dó....

Fatima Paraguassu/Santa Cruz de Goiás · Santa Cruz de Goiás, GO 13/6/2009 13:04
sua opinião: subir
Fatima Paraguassu/Santa Cruz de Goiás
 

Não adianta cozinhar, por de cabeça pra baixo, se tiver de ficar encalhada nem Santo Antonio dá jeito

Fatima Paraguassu/Santa Cruz de Goiás · Santa Cruz de Goiás, GO 13/6/2009 13:20
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

boa colaboração para o dia de hoje! Viva Santo Antônio

e continuo aqui fazendo apelo para aquela minha idéia antiga de um mapeamento de festas de santos pelo Brasil afora - por exemplo: seria ótimo ter aqui nos comentários simpatias para Santo Antônio de diferentes regiões brasileiras!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 13/6/2009 15:56
sua opinião: subir
Sinvaline
 

Hermano a idéia é boa, mas aqui tem tanta festa tradicional, não posso acompanhar todas (tempo e grana), mas as que consigo vou postando, daqui uns dias vc verá que beleza a festa do Caju, que é a festa de São Pedro maior por aqui..

bjs e obrigada

Sinvaline · Uruaçu, GO 13/6/2009 17:03
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

oi Sivaline: você já colabora muito e sempre com coisa muito boa! Minha sugestão não era para você e sim para os outros leitores de outras cidades, para todo mundo chegar junto na construção colaborativa de um guia realmente nacional das festas brasileiras. Há muita coisa para se descobrir pelo país (e muitas cidades ainda sem nenhuma colaboração no Overmundo!)

Beijos e eu que agradeço!

PS: já fiquei curiosíssimo sobre esta Festa do Caju!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 13/6/2009 17:28
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

desculpa Sinvaline, comi um N no seu nome no comentário acima!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 13/6/2009 17:30
sua opinião: subir
Sinvaline
 

A sugestão é para que as pequenas cidades conhecessem o Overmundo e postassem sobre a cultura local. Nas minhas andanças pelo norte goiano vejo que quase ninguem conhece o overmundo, divulgo, deixo o link, porém há a dificuldade das pessoas mais simples postarem, algumas não sabem lidar com a internet e quando sabem acham dificil descrever suas manifestações. O interessante é que essas pessoas gostam de apresentar e contar sobre essas manifestações. Até sugeri à UEG de mandar alunos do curso de História a essas festas e registrar tudo.
Quem sabe um dia a universidade vá realmente para a comunidade?
bjs e obrigada
sinva

Sinvaline · Uruaçu, GO 13/6/2009 17:37
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

Sinva, muito boa a colaboração.

Abraços.

Marcos Paulo Carlito · , MS 13/6/2009 19:53
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Essa história da Lázara me lembrou o delicioso filme do André Klotzel, A Marvada Carne, onde o personagem da Fernanda Torres (menininha ainda) tem díalogos hilários com Santo Antônio. Esse é um filme que tem muito da cultura caipira brasileira, uma pequena pérola da cinematografia nacional.
Ah, e no caso da personagem, Santo Antônio ajudou direitinho.
Ótima lembrança a sua, Sinva.
beijos

Ilhandarilha · Vitória, ES 13/6/2009 20:47
sua opinião: subir
Luiz de Aquino
 

Sinvaline, que prazer me dá a lembrança das tradições da nossa terra... Pena que tudo está tão mudado, né? Parabéns pelo texto!

Luiz de Aquino · Goiânia, GO 13/6/2009 23:05
sua opinião: subir
Claudia Almeida
 

Sinva, Viva Santo Antonio, hoje a procissão passou aqui na rua onde resido, foi lindo,parabéns,bjs.

Claudia Almeida · Niterói, RJ 14/6/2009 00:10
sua opinião: subir
Alexonia Padilha
 

Sinva que bom saber mais sobre este Santo.
Tive a oportunidade de estar em Lisboa em 2008 e passar a noite pelas ruas a festejar o dia do famoso santo casamenteiro.
Puxa vida nao tinha certesa onde ele tinha nascido.
Mas em Portugal tem gente que jura que ele e italiano rsr.
Mas interessante que as gravidas em Portugal tem por tradicao sentarem nos famosos lugares que o Santo descansou pois reza a lenda que da a elas uma boa hora no parto.
Pronto este Santo ajuda a casar e ainda a dar uma mao para aumentar a familia.
Para o ano vou cozer o Santo.
Um abraco e obrigada pelas informacoes.

Alexonia Padilha · Reino Unido , WW 15/6/2009 08:17
sua opinião: subir
Sinvaline
 

Olá tudo bem? Que bom saber mais sobre o santo, tire umas fotos dele ai, das rezas, procissões, igreja e envie pra nós

E ai, quando volta?
Sinva

Sinvaline · Uruaçu, GO 15/6/2009 08:19
sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Interessante essa força do Santo Antônio no Brasil, único país - até onde eu sei - em que se comemora o Dia dos Namorados em função da véspera de Santo Antônio. Normalmente, o Dia dos Namorados é no dia de São Valentim.

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 15/6/2009 12:17
sua opinião: subir
Onivaldo Paiva
 

Viva Santo Antônio!
Gostei muito desta simpatia:
Para arrumar um namorado rapidamente é só pegar a imagem do santo e lhe tirar o Menino Jesus do colo, prometendo devolve-lo só depois que arrumar o namorado. Ou então virá-lo de cabeça para baixo até que o namorado apareça. A simpatia funciona melhor se o santo for roubado de outra pessoa.

Viva Santo Antônio!
E viva às festas juninas! fogueiras, doces, rezas e namoros.
E por falar em simpatias, tenho muito mais simpatia por festas juninas, autenticamente brasileiras, do que por esses costumes importados para "colonizar" nossas crianças "educadas" e condicionadas pela televisão,como aquela festa, que prolifera em escolas, cujo nome não me lembro agora, algo assim o Dia das Bruxas.
As festas juninas são muito mais folclóricas, e falam à alma do povo simples das pequenas cidades e zonas rurais.
Que belo texto e imagens, Sinvaline. É um resgate de nossa história e de nossos melhores costumes.

Onivaldo Paiva · Uberlândia, MG 16/6/2009 13:31
sua opinião: subir
Onivaldo Paiva
 

"Quem sabe um dia a universidade vá realmente para a comunidade?" pergunta-se a Sinvaline...
Que bom se fosse em vez de ficar encastelada!

Onivaldo Paiva · Uberlândia, MG 16/6/2009 13:35
sua opinião: subir
Ricardocostamar
 

Sinvaline,

Gosto muito do que você escreve... Cheiro de gente. Ricardocostamar

Ricardocostamar · Novo Gama, GO 16/6/2009 20:24
sua opinião: subir
Anderson Frasão
 

Estimada:

que gostoso saber um pouco mais da história do Santo que nomeia minha rua e que, desde o dia primeiro de cada mês de junho recebe uma novena toda especial, ornada e bem agraciada por todos.
É prazeroso perceber que essas tradições são bem fincadas no bem fazer popular que, ao seu modo, banha o Santo as suas "necessidades" e sendo a fé tão forte, acabam agraciados. Gostei deveras do relato de dona Faustina, pessoas como ela me fazem estabelecer um forte elo com minha querida vó e outras pessoas que festejavam devoções ao Santo.

Grande beijo,

Anderson Frasão.

Anderson Frasão · Canhotinho, PE 17/6/2009 12:44
sua opinião: subir
azuirfilho
 

Sinvaline · Uruaçu (GO)

SANTO ANTÔNIO

Parabéns Mestra Sinvaline um Trabalho muito alegre e bonito trazendo santo Antonio para o Coração da gente.
Libertando a gente do risco e do perigo da desumanização.
Um trabalho muito belo e de Utilidade Pública pra gente não embrutecer e em meio ao encantamento desfrutar um pouquinho da felicidade, que o seu trabalho agita em nossos corações.
Abração Amigo

azuirfilho · Campinas, SP 5/7/2009 18:04
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados