Sem eira nem bandeira!

Bandeira da Inconfidência e do Estado de Minas Gerais - Fonte: Wikipédia
Coisa rara de se ver! A suposta bandeira da Inconfidência e a de Minas Gerais.
1
O de Andrade · Alemanha , WW
4/4/2009 · 169 · 10
 

Antes fosse este relato uma mera brincadeira de primeiro de abril!*

A bandeira de Minas Gerais, outrora bandeira da fatídica Inconfidência Mineira, acreditava eu até pouco ser um símbolo do Estado corroborado por uma suposta unanimidade popular e uma „função histórica“, que a justificaria como um elemento de unidade e representação de Minas no Brasil e no Mundo.

Ledo engano! Há mais de 7 anos distante de minha terra, açoitado pela saudade e movido – admito – por uma certa inveja de outros brasileiros, que em terras germânicas exibem com orgulho suas bandeiras estaduais ao lado da nacional, pedi a minha mãe para me enviar ou trazer – por ocasião de uma visita em 2007 – algo bem simples: uma bandeira de Minas Gerais.

Quão grande fora o espanto e a decepção - não só minha – não se acha bandeiras de Minas Gerais para comprar em Belo Horizonte!? Exclamei admirado perguntando minha mãe, já cansada de percorrer e telefonar para os fabricantes e distribuidores de bandeiras da capital mineira.

„_Temos do Rio, de São Paulo, Bahia, Pernambuco…Amapá(!) mas de Minas Gerais não…“

„Ah tá em falta?“

„_Falta, não minha senhora…não temos mesmo. Quem vai querer uma bandeira dessas!(sic)

Foi apenas um dos inúmeros diálogos beirando o surreal, que minha progenitora – mineiríssima de nascença - teve de suportar até ficar „indignada“ como ela costuma dizer quando desapontada…

„Bandeira de Minas Gerais aqui meu filho só se eu for pedir uma o governador emprestado! Por que nas lojas tem gente que nem sabe que bandeira que é!"

_ Nunca vi! É aquela com NEGO escrito é?


_A com listas brancas e pretas e o mapa do Brasil do lado…

_Uai num é a com „Trabalha e Confia“?

Curioso é que aprendi na escola a pintar a bandeira do Estado…será que não o fazem mais?

O fundo branco com o triângulo vermelho (que teria, acreditam alguns, sido originalmente verde) no centro.
Há quem diga que ele representa os três pilares da revolução francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade…outros mais religiosos preferem acreditar numa menção a „santíssima trindade“ além dos que acreditam ser um símbolo secreto da maçonaria...tem explicação para todos os gostos!

Mas fora o trecho dos versos da Bucolica de Virgílio: „Libertas quæ sera tamen respexit inertem" (Liberdade, a qual, embora tarde, viu inerte) que me encantara tanto! Minha terra trazia na sua bandeira as palavras que um poeta romano da antiguidade colocara nos lábios do pastor Titiro! Que honra! Quem mais poderia afirmar o mesmo?

Mas pelo jeito isso não interessa muito os meus conterrâneos. Seria ufanismo mostrar a bandeira do Estado? Tê-la hasteada no quintal ou exposta na janela? Colocada como adesivo no vidro ou na traseira do carro?

Distante e saudoso das minhas Minas Gerais pensei nesse símbolo como uma forma de marcar visualmente o elo indissolúvel que há entre minha terra natal e a minha pessoa…infelizmente os mineiros locais não demostram ter a mesma intimidade com a bandeira mineira.

Minha mãe foi categórica…“eu mesma vou bordar nossa bandeira para você, meu filho…só não sei quando, pois tempo é o que menos tenho no momento!“

Pelo jeito terei de esperar mais alguns anos até ter uma bandeira de Minas Gerais…a pergunta amarga, que permanece é: será que eu terei coragem de hasteá-la, posto que ninguém parece disposto a fazê-lo?

Bem, como gosto de ser inconvencional e detesto seguir „tendências“ e pegar „ondas do momento“ acho que seria bom para fugir do padrão.

Além do mais uma raridade dessas não se vê por aí todos os dias!


*Este texto foi acrescentado à lista de edição no dia 1° de abril.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Viktor Chagas
 

Opa, O de Andrade,
Curioso você falar desse assunto na semana em que eu consegui finalmente adquirir minha sonhada blusa com a bandeira do meu estado, Pernambuco. :)
Pois saiba que eu conheço alguns paulistas e cariocas que correm muito atrás da bandeira mineira. É um símbolo de resistência marcante. Aliás, como é também a bandeira de Pernambuco, originária da Revolução Republicana de 1817.

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 1/4/2009 17:42
sua opinião: subir
vinirusso
 

Coincidentemente, esse paulistano sou eu. Acho as bandeiras de Minas e Pernabuco lindas e ricas de simbolismo e história. Acho uma pena que, por ex. aqui na 25 de Março, não haja comércio de camisetas da bandeira do meu estado. Se algum confeccionista ler isto, por favor, tome a iniciativa! :)

vinirusso · São Paulo, SP 1/4/2009 18:20
sua opinião: subir
graça grauna
 

Gostei demais doseu texto. Bjos

graça grauna · Recife, PE 2/4/2009 02:28
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Gostei do texto. E das colocações. Mas não se escandalize, também a algum tempo não consegui em sp, uma bandeira do Pi. (Não me recordo se tinha de Minas).
abraço
andre

Andre Pessego · São Paulo, SP 4/4/2009 00:01
sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

Acabei de ver na tevê uma multidão de 60 mil mineiros em um show de música de bandas baianas desafiando o recorde do Guines de quantidade de casais beijando simultâneamente.
Não vi bandeira de minas, nem camisea com sequer o triãngulo, que também muito admiro.
Se algum comerciante em Minas mandar frazer a bandeira do estado, colada na do Atlético, do Cruzeiro, do América, mesmo do Ipatinga, e oferecer nas esquinas em dias de derby ou clássicos, fica milionário.
Teu bom texto, sentido, de um amor saudoso evidente, deixa sensível qualquer que tenha um dia carregado uma bandeira... qualquer que ela seja.
Se achar uma do Piauí, me avisa, Mestre André! Também gostaria de tê-la, mesmo em miniatura.

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 4/4/2009 16:00
sua opinião: subir
Ivette G.M.
 

Que o André não tenha conseguido uma bandeira do Piaui em São Paulo, até não dá para escandalizar. Mas um mineiro não encontrar sua bandeira em Minas? Essa é demais e você tem toda razão, Andrade, de trazer sua indignação a público. Faço coro com você nesta indignação. De uma paulista, um abração.
Ivette G M

Ivette G.M. · Cotia, SP 4/4/2009 20:38
sua opinião: subir
victorvapf
 

Amigo, faz um desenho e manda confeccionar ai mesmo...tecido alemão, mas tem que ser puro algodão!
Minas agradece,

abraços

victorvapf · Belo Horizonte, MG 5/4/2009 20:23
sua opinião: subir
victorvapf
 

Estive pensando! Esta bandeira soa um tanto revolucionaria...quem sabe estao boicotando... sei la...tudo e possivel...

victorvapf · Belo Horizonte, MG 5/4/2009 20:29
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

Salve lindo pendão da esperança
Salve simbolo augusto da paz...

PAZ é o que teve que ter sua maezinha...
ESPERANÇA é o que VOCE deve ter !...rsrs

LIbertas quae..."Hic et Nunc" !

Inacreditável !...Ecce Brasilis !

( abusei do latin, não por pedantismo, mas pq SUA BANDEIRA reclama !...rs)

abraço

joe_brazuca · São Paulo, SP 6/4/2009 16:28
sua opinião: subir
Suraia
 

Mas que boa idéia! vou mandar fazer uma pra mim tb, que sou mineira vivendo há vinte anos no Rio. Aliás, mineiro é o que mais há por este mundo.

Suraia · Rio de Janeiro, RJ 25/4/2009 11:53
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados