Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Sermão da Universidade

Disponível em: www.olhares.com
Lost People
1
Joana Eleutério · Brasília, DF
17/9/2007 · 107 · 27
 

Parábola da Prepotência (ou um desabafo necessário)

Joana Eleutério

E a professora, paramentando-se com sua vestimenta habitual, a sua costumeira arrogância, subiu à montanha de sua prepotência e decretou:
Bem-aventurados os alunos tontos que concordam com tudo. E eles serão aprovados.
Bem-aventurados os alunos covardes e hipócritas que dizem, fazem e até pensam como eu ordeno porque permitirão que eu faça o mesmo. E eles serão generosamente saciados.
Bem-aventurados os alunos cabisbaixos que nunca levantarão os olhos e eu poderei fitá-los na sua insignificância. E eles se tornarão invisíveis.
Bem-aventurados os alunos humildes, mesmo que falsos. Cordeiros que ficarão cegos com o meu brilho. E eles serão consolados.
Bem-aventurados os alunos mansos. E eles herdarão minha cátedra.
Exultai-vos e alegrai-vos, vocês serão devidamente recompensados. E eles serão os futuros professores da universidade.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Sérgio Franck
 

Muito bacana, Joana. Volto para o voto.

Abraço.

Sérgio Franck · Belo Horizonte, MG 13/9/2007 13:06
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Joana Eleutério
 

Obrigada, Renato! Ninguém é de ferro. Daí a necessidade deste desabafo. Mas meu Sermão tem endereço certo - duas professoras que trombei pela frente nestes últimos tempos. Graças a Deus são espécimes raras na minha trajetória.
Porém, é também verdade que, muito facilmente, mesmo as grandes cabeças se deixam bicar pelo bichinho da vaidade e têm critérios muito questionáveis quando o assunto é carreira acadêmica.
Eu, que já sou bastante madura (para não dizer idosa), no meio da moçada, fico mesmo é preocupada com a turma. Muitos valores precisam ser resgatados, se é que um dia prevaleceram. Do que tenho minhas dúvidas. Um beijo mineiro bem grandão.

Joana Eleutério · Brasília, DF 13/9/2007 17:32
sua opinião: subir
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

Querida Joana:
Bravo! muito legal o teu sermão! E que belissima foto você arrumou! Coloque a tag reminiscências-de-escola que pode até ser que a gente use no livro.
beijos e abraços
do Joca Oeiras,o anjo andarilho

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 13/9/2007 17:48
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Joana Eleutério
 

Joquinha,
Jà fiz a alteração que você sugeriu. Gracias! Gracias! Gracias!!!!
Beijo grande.

Joana Eleutério · Brasília, DF 13/9/2007 18:59
sua opinião: subir
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

Querida Joana:
Quero ressaltar que, além do "Sermão" adorei a foto (já salvei-a com o nome de "caminhos e descaminhos")
+beijos e+ abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 13/9/2007 19:58
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Joana Eleutério
 

Joca,
A maioria destas fotos são do www.olhares.com. Você conhece? No momento da edição, sempre coloco esta referência. No meu arquivo pessoal, às vezes mudo o nome também, como você fez. Esta está com o nome original.
Adoro fotografia, mas como nem tenho um máquina descente fico viajando de carona. Quando estou muito cansada pego este trilho e vou longe.... Beijinhos e Bjocas

Joana Eleutério · Brasília, DF 13/9/2007 20:17
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Rynaldo Papoy
 

Boa, Joana.

Rynaldo Papoy · Guarulhos, SP 14/9/2007 15:23
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Brilhante, Joana! Viví em BSB nos anos de chumbo e tive amigos presos na PF só porque planfletavam contra a ditadura do Reitor da Universidade...Chumbo grosso!
BJS
CRIS

crispinga · Nova Friburgo, RJ 15/9/2007 11:33
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Joana Eleutério
 

Obrigada, Cris. Infelizmente é assim. O mundo andou, mas muita coisa não evoluiu e algumas cabeças já nascem nadando nessas águas tão sujas... Logo vai lhes faltar oxigêncio. Bjim

Joana Eleutério · Brasília, DF 15/9/2007 11:45
sua opinião: subir
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

Querida Joana:
O primeirão a votar!
beijos e abraços
do joca oeiras,o anjo andarilho

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 15/9/2007 13:12
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Joana Eleutério
 

Joca, obrigada. De novo. Esta paráfrase tirou um osso da minha garganta. Pena que as duas musas inspiradoras e destinatárias possivelmente nem tomarão conhecimento dela.
A Adélia realmente tem razão: a poesia nos protege.
Beijo grande.

Joana Eleutério · Brasília, DF 15/9/2007 13:46
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Sabia que já tinha visto esta florzinha em algum lugar...
BJS

crispinga · Nova Friburgo, RJ 15/9/2007 16:52
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
victorvapf
 

Certa vez o Mestre disse para o discipulo: Varra o pateo! O discipulo vareu e depois perguntou ao Mestre: Esta bom? O Mestre nao respondeu...Continuou a varrer, varrer , varrer, novamente perguntou: Esta bom? Novamente o Mestre nao respondeu...Resolveu entao se esforcar ao maximo: Varreu, varreu, e ja estava anoitecendo, cansado, se dirigiu ao Mestre: E agora?..Esta bom? O Mestre entao, balancou todas as arvores, deixou cair as folhas e disse: -Agora esta bom !!!

victorvapf · Belo Horizonte, MG 15/9/2007 17:55
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
j.alves
 

Muito bom Joana.

j.alves · São Paulo, SP 15/9/2007 19:28
sua opinião: subir
Joana Eleutério
 

Gente, muitíssimo obrigada. Cada qual no seu estilo, mas todos me fizeram sentir acariciada e perdoada pela poesia-desabafo. Foi muito bom. Obrigada mesmo, de coração!!!! Beijos.

Joana Eleutério · Brasília, DF 15/9/2007 19:50
sua opinião: subir
Atila Naddeo
 

Tomara que todo desabafo fosse assim. Muito bom. Joana.

Atila Naddeo · Brasília, DF 16/9/2007 20:55
sua opinião: subir
Joana Eleutério
 

Brigado, Átila! Tenha uma bela segunda-feira! Bjs

Joana Eleutério · Brasília, DF 17/9/2007 07:23
sua opinião: subir
Juliaura
 

Poisé... Algumas pessoas sequer chegam a ser pessoas e vão ensinar, esquecendo que as pessoas mesmas são quem aprende e de que pra isso tem que saber que a outra também sabe ainda que seja de modo diferente ou sobre outras coisas das existência.

Juliaura · Porto Alegre, RS 17/9/2007 12:15
sua opinião: subir
Higor Assis
 

Todo dia ela faz tudo sempre igual..

É assim por onde estou Joana, mas custo em agradar eles. Insisto na nota baixa por fazer de um modo diferente. Agradecido demais com teu texto, abraços.

Higor

Higor Assis · São Paulo, SP 17/9/2007 12:16
sua opinião: subir
crispinga
 

Parabens Joana!

crispinga · Nova Friburgo, RJ 17/9/2007 12:56
sua opinião: subir
Joana Eleutério
 

Para agradecer a cada um de vocês, vou deixar uma frase de Edgar Morin, de seu livro A CABEÇA BEM FEITA:

"... nos ensinam a isolar os objetos (de seu meio ambiente), a separar as disciplinas (em vez de reconhecer as suas correlações), a dissociar os problemas (em vez de reunir e integrar). Obrigam-nos a reduzir o complexo ao simples, separar o que está ligado; a decompor, e não a recompor; e a eliminar tudo que causa desordens ou contradições em nosso entendimento."

Não sabem ou não dão conta de saber que é o caos que nos possiblita a ordem...
E f oi na fragilidade e na vulnerabilidade que encontrei minha força. Gracias! Muchiíssimas Gracias!!!!

Joana Eleutério · Brasília, DF 17/9/2007 14:01
sua opinião: subir
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

Alguns esclarecimentos sobre o Projeto "Reminiscências de escola":

Já há algum tempo, alguns overmanos e overminas são testemunhas disto, eu vinha pensando no aproveitamento mais a fundo do caráter colaborativo do Overmundo. Tendo pensado uma vez alto (num tópico do observatório) fui esclarecido de que tentativas anteriores tinham se frustrado por não haver quem se responsabilizasse por juntar os fios e tecer a malha.

Foi o que resolvi fazer: propor um mote que tivesse o condão de ser comum a todos (ou quase todos) e chamar para mim a responsabilidade de dar um formato final a um livro sobre reminiscências de escola resultante das contribuições individuais de cada um. A Ize não apenas me estimulou a prosseguir (quando eu estava a ponto de jogar a toalha), como se dispôs a assumir uma parcela da responsabilidade o que, sem dúvida, teve o efeito imediato de devolver-me o entusiasmo e conferir maior credibilidade ao nosso intento
A partir deste momento só temos visto crescer o interesse pelo acalentado plano, que recebeu incentivo de muitos overmanos e minas – inclusive do Hermano Viana, muito importante para nós – o que, de um lado, nos empolgou ainda mais e, de outro, conferiu ainda maior confiabilidade à proposta. Estou repisando estas teclas, o binômio entusiasmo-credibilidade, porque dele é que vai depender, basicamente, o sucesso da empreitada.

Gostaría de ressaltar, ainda, que o apoio de todos, seja através da postagem de textos e fotos, seja através do valioso auxílio à edição por intermédio dos comentários, é imprescindível para que o livro de fato saia. A quantidade e a qualidade dos textos já enviados mostra, felizmente, que a fase do "será que pega" passou. O carro saiu, ainda em primeira, mas já, nesta altura, pedindo a segunda.

O "manual" abaixo, assinado por mim e pela Ize, traz algumas diretrizes que podem auxiliar a produção dos textos que integrarão o livro, cujo objetivo é mapear as experiências escolares de overmanos e minas.

Vamos a ele
Beijos e abraços,
Do Joca Oeiras, o anjo andarilho

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 17/9/2007 15:32
sua opinião: subir
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

“Reminiscências de Escola” (título provisório): Diretrizes Editoriais

1- O livro em tela, fruto do trabalho de overmanos e overminas não pertence a A ou B mas ao Overmundo. Se vier a ser publicado em papel, independentemente da remuneração pelo trabalho autoral e editorial, o site deverá ser destacado como seu produtor coletivo.

Por isto mesmo é condição sine-qua-nom para figurar no livro que cada colaboração individual venha a ser publicada – isto é, obtenha mais de 60 votos– no Overblog.

Algumas pessoas ponderaram, e delas não tiramos a razão, que este tipo de texto caberia melhor como “não ficção” no Banco de Cultura. Gostaríamos de obter a compreensão de todos para o fato de que o overblog, com a possibilidade de postagem iconográfica, é muito mais cômodo para o trabalho editorial.

2- O projeto editorial em tela terá tanto maior sucesso, e disto os editores estão cientes, quanto maior for a diversidade (em todos os sentidos que se possa entender) das contribuições recebidas.

Por outro lado, quanto maior for a capacidade dos editores de agrupar as semelhanças, isto é, quanto maior (ou mais evidente) for a lógica interna do livro, maior será o sucesso dos editores.

Por isto estamos pedindo aos colaboradores, sempre na estrita medida do possível, é claro, que procurem nos fornecer os seguintes dados que nos permitam balizar as contribuições:

a) Ano em que a experiência ocorreu;
b) Espaço geográfico em que a experiência ocorreu: estado/município;
c) Informações sobre se a escola era da rede pública ou privada; se da rede privada, se era laica ou religiosa;
d) Informações sobre os prédios escolares;
e) Composição social do alunado;
f) Serão benvindas informações que contribuam para a contextualização da experiência, como por exemplo, dados do município no que se refere ao tamanho, à economia, às políticas de educação...

Com relação às temáticas, como não podia deixar de ser num projeto que trabalha com reminiscências, fica a cargo do(a) colaborador(a) discorrer sobre as experiências que mais lhe marcaram, como por exemplo: grade curricular, metodologias de ensino, relação professor/aluno, disciplina, avaliação, relação escola/comunidade, relação escola/famílias, orientação religiosa da escola, amizade entre alunos, o que mais houver.

3- Com relação à iconografia, quanto mais rica e pertinente ela for, tanto melhor, sendo ideal, quando possível, que ela seja digitalizada num CD. O acesso ao maior número possível de fotos facilita a escolha das melhores e das mais significativas. As fotos antigas, nem é preciso dizer, enriquecem sobremodo um livro de memórias.

4- Ainda não temos, no momento, previsão exata de data para o fechamento do livro, uma vez que isso depende do fluxo de envio dos textos. Mas pensamos em duas possibilidades: 15 de novembro próximo, caso se decida pelo lançamento no Natal ou 15 de janeiro, se decidirmos, o que é mais provável, lançá-lo no início do período escolar de 2008. A data será comunicada no início de outubro.

5- Por ter crescido a nossa responsabilidade – temos que ver cada parte pensando no todo – pedimos paciência conosco se nossos comentários forem muito minuciosos e não propriamente amenos: editor nunca foi flor que se cheire!

6- As contribuições até agora recebidas muito nos alegraram e reforçaram a nossa esperança de que haja ainda muita coisa muito boa por vir.

Mãos à obra!

Overmundo, 16 de setembro de 2007

Joca Oeiras, o anjo andarilho e Ize

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 17/9/2007 15:34
sua opinião: subir
André Teixeira
 

Salve Joana!!!

Que Sermão!!! Não pretendi a Academia por motivaações que hoje parecem menores quanto às supostas beneces. Hoje penso que devemos estar lá dentro para moldar(?)criar(?)exigir(?)modelar(?) melhores formas de sociabilização das informações.

GRANDE abraço!!!

André Teixeira · Aracaju, SE 17/9/2007 17:57
sua opinião: subir
Lindomar
 

Votado joana. Comungo com a indignação, de vez em quando sou 'professor' e começo dizendo que estamos em sala de aula para descontruir e reconstruir saberes. Abraço e obrigado pelo seu voto.

Lindomar · São Luís, MA 20/10/2007 22:50
sua opinião: subir
Joana Eleutério
 

Obrigada André e Lindomar!!
Lembrar que somos seres inacabados, como pregava Paulo Freire, nos dá a coragem serena de assumir a postura de quem descontrói e reconstóri todo o tempo. Principalmente quando o assunto é Educação. Bjs.

Joana Eleutério · Brasília, DF 20/10/2007 23:03
sua opinião: subir
Joana Eleutério
 

Lendo um texto nesta manhã, vi uma frase que me lembrou deste Sermão:
Alguns alunos sem dúvida conseguem manter seus planos e ideais, suas metas e trajetórias, reagindo contra estas imposições e buscando seus próprios caminhos. Geralmente serão penalizados por baixos conceitos e notas, já que não seguem as regras da instituição. Os demais
se verão forçados a deixar adormecer suas iniciativas, algumas vezes marcando de forma profunda suas personalidades.

Grande abraço a todos/as.

Joana Eleutério · Brasília, DF 2/3/2011 09:35
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados