SimCity e a política

1
Vinicius Frigeri · Londrina, PR
15/3/2006 · 85 · 5
 

Para um debate entre candidatos a prefeito (ou a qualquer outro cargo político) eu proponho o seguinte: que seja dado um cd-rom com o jogo SimCity a cada um. Nesse 'game' (perdoe-me o estrangeirismo, mas o jogo é inteiro em inglês), o jogador é o prefeito de uma cidade virtual.

Você (o jogador) é quem constrói ruas, praças, redes de água, prédios públicos, enfim, toda a cidade. Você determina qual será o zoneamento nas diversas regiões. Por exemplo, indústrias de alta densidade não devem ficar perto de residências pois poluem muito e, conseqüentemente, afetam a qualidade de vida da vizinhança. Antes de instalar estas áreas industriais, veja o impacto ambiental que causarão.

Esteja preparado para ouvir críticas - muitas vezes duras - de seus secretários à sua forma de atuação. Cada um deles (finanças, educação, saúde, energia, segurança, meio ambiente etc.) tem algo a lhe dizer sobre sua administração.

Para saber a situação da cidade, você pode lançar mão de mapas que indicam todos os problemas da cidade. Quais são as áreas mais violentas, as ruas mais congestionadas, locais onde falta água, onde a poluição do ar é preocupante.

A responsabilidade sobre como gastar os impostos é inteiramente sua. (Talvez os políticos estranhem, mas no SimCity não há como fazer caixa 2, desvio de verbas e outras práticas ilícitas) Você decide quais serão os setores que receberão mais verbas, quais serão as obras prioritárias e quais serão as políticas públicas adotadas - desde o incentivo de jovens ao esporte à conscientização para que se reduzam agentes poluentes.

O prefeito também definirá o sistema viário. Se não houver um sistema de transporte coletivo razoável (com ônibus, trem, metrô), as ruas ficarão congestionadas e terão de ser alargadas ou avenidas terão de ser construídas.

Se há poucas escolas, os cidadãos reclamam. Poucas áreas verdes, idem. Você pode saber direto do habitante o que ele espera do seu governo. No SimCity não há Câmara de Vereadores e o Poder Judiciário é fraco. Quem manda, de verdade, é o Executivo.

Se sua administração não for boa, os moradores abandonarão a cidade até que não reste mais ninguém. (No SimCity não há impechment. Mesmo que seu governo seja péssimo, você vai até o fim - não do mandato, mas da cidade.)

______________________________________


Ao fim desse teste, as cidades virtuais serão analisadas. Se elas prosperarem, os aspirantes a prefeito poderão começar suas campanhas. Se as cidades não progredirem, o candidato nem deverá perder tempo e dinheiro numa campanha.

______________________________________

Pensando bem, isso não daria certo porque: ou alguns candidatos perguntariam: "o que é cd-rom? " ou aquela molecada de 10 anos, viciada em computador, se julgaria capaz de ser prefeito de verdade.

Eu, sinceramente, fico com o moleque de 10 anos.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Inês Nin
 

haha, eu já pensei muito sobre isso. na minha infância aprendi como era o funcionamento de uma cidade, estado, país (porque afinal o que varia é o grau de responsabilidade) através do simcity, em sua primeira versão. e acho a reflexão feita no texto pertinente, considerando as diferenças entre o virtual e o real, que possibilitam comportamentos extremamente duvidosos neste plano real...

Inês Nin · Rio de Janeiro, RJ 15/3/2006 23:59
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Alesbier
 

Pena que o jogo foi feito para ser "facil" de obter sucesso... áh se fosse mais realistico e nao tão arcade.

Alesbier · Curitiba, PR 19/3/2006 15:51
sua opinião: subir
Bruno Badia
 

Muito Bom!
Mas, será que dá para chamar o Marcus Valério para ajudar?!
No jogo as pessoas podem mudar de cidade, aqui no Brasil mudamos para as favelas!
Acho que os politicos não passariam da primeira fase!

Bruno Badia · Rio de Janeiro, RJ 31/3/2006 20:48
sua opinião: subir
Gus
 

Realmente...pensei exatamente isso qdo joguei simcity pela primeira vez...kra...tipo assim...vc faz tudo sozinho...era isso de q os políticos deveriam se sentir....fazendo TUDO!!! Na pele pra colocar um cano d'agua conetando à população...preparar aterro, e principalmente cuidadar da educação...porque no jogo...sem isso a cidade ñ anda no sentido de progresso de empresas dee maior tecnologia...q É O Q PRECISAMOS!!! E Ñ MULTINACIONAIS comandando tudo e tomando conta do mercado...bom...é isso q eu acho...vlw.

Gus · Rio de Janeiro, RJ 20/4/2006 00:30
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Fernando Mafra
 

Jogo SimCity desde a primeira versão, e acho o experimento bastante válido. Mas deveria ser feito com o jogo em velocidade ultra rapida, pois a necessidade ser multitarefa seria mais realista.

Fernando Mafra · São Paulo, SP 21/12/2006 11:39
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados