Sintonize e aumente o som

Karla Gohr
Marielle Loyola e Helinho Pimentel à frente do projeto ‘Acústico Mundo Livre’
1
Karla Gohr · Curitiba, PR
5/8/2008 · 159 · 22
 

Todo domingo, às 18 horas, sintonize e aumente o som na rádio Mundo Livre 93,9 FM em Curitiba para ouvir as bandas independentes da cidade (quem for de outras localidades pode acessar o site: http://mundolivrefm.rpc.com.br ).

O novo programa Acústico Mundo Livre mostra a performance dos grupos, além de trazer um bate-papo contando a história e os planos da banda entrevistada naquele dia.

Com a direção artística do já conhecido da cena, Helinho Pimentel, e da apresentação e direção musical da roqueira, Marielle Loyola, o programa quer proporcionar um novo espaço para diferentes estilos musicais na rádio.

Toda semana um grupo entra no Nico’s Studio para gravar dez músicas em formato acústico. Desta captação soma-se ao próximo programa com outra banda em estúdio num encontro quinzenal no palco do Jokers Pub Café.

Isso mesmo, além do grupo gravar seu som, vai ter a chance de tocar na mesma noite com uma outra banda diferente de seu estilo para o público presente no bar.

Quem deu o ponta pé no programa foi o Terminal Guadalupe. Com cinco anos de estrada e quatro discos gravados, o quinteto liderado por Dary Jr mostrou uma desconstrução musical caprichada nos mínimos detalhes na estréia. Como foi o caso de "Pernambuco Chorou", que ficou refrescante com a nova roupagem que o quinteto deu à canção.

No próximo domingo quem faz o som no Acústico Mundo Livre é o Black Maria. Daí sim, no dia 15 de agosto acontece a festa onde une – neste primeiro evento – Terminal e Black no palco do Jokers.

A idéia de juntar o programa na rádio e o show no bar já estava nos planos de Helinho há quase um ano e agora com o suporte de parceiros – o programa Plug, da RPC; o bar Jokers; o Nico’s Studio e o jornal Gazeta do Povo –, finalmente o projeto saiu do papel. “Encontramos o formato, o dia do programa, selecionamos as bandas, o estúdio, as principais coisas foram conseguidas. Agora o nosso próximo desafio é ter um registro bacana, diferente da banda ir gravar num lugar convencional onde edita. Aqui não, é a gravação ao vivo”, conta o competente criador do projeto, que já tem no currículo a fundação da rádio Estação Primeira, Rock FM, além da direção do primeiro festival Lupaluna que aconteceu em abril que contou com a participação de O Rappa, Skank, NX Zero, Cláudia Leitte, Lulu Santos, além de artistas locais como a Relespública, Namastê e Regra 4.

Helinho garante que a escolha para a gravação em formato acústico foi proposital devido aos bons resultados que este projeto consegue ter. “A gente viu carreiras que estavam em baixa e com o som acústico acabaram tendo uma boa exposição, dando um impulso enorme aos novos trabalhos. A Mundo Livre é uma rádio que toca muita coisa acústica do U2, The Cure, Neil Young, Bob Dylan, artistas nacionais, que é uma releitura dos trabalhos desses músicos”, diz o diretor que com este material vai entrar na programação normal da Mundo Livre e que as bandas também poderão usar o trabalho gravado para que possam tocar em outras rádios.

Sobre os critérios para a seleção das bandas estarem neste projeto, a líder do Cores D Flores e apresentadora Marielle Loyola, que já possui uma extensa bagagem no rock nacional com a Volkana, Arte no Escuro e Escola de Escândalo, diz que foi através do trabalho de cada um que chamou sua atenção para o convite no programa. “Vi as bandas que estão tendo maior destaque na cena. A escolha foi por aí: grupos que estejam trabalhando, que tenham disposição para pegar este material e usar. Porque não adianta você pegar uma banda que é legal hoje, mas que amanhã não quer mais tocar”, conta a roqueira.

Ao todo nesta primeira parte do projeto foram selecionadas 50 grupos. Mas outros artistas, que não foram escolhidos nesta 1ª etapa, podem mandar o material para a rádio. “A idéia foi trazer bandas que além de terem uma produção musical interessante, tenha uma estrutura armada. A partir dessa fase inicial, a gente começa abrir o leque para trabalhos novos”, garante Helinho.

Segundo o organizador, o sucesso do evento depende muito dos grupos que estão tendo agora a oportunidade de mostrar o som em formato acústico. “A gente tem batido nessa tecla: ‘Se esforcem para as coisas acontecerem’. Porque é fundamental o esforço que a banda faça para atingir o público. E para os grupos que vão se inscrever, a gente avisa: vai se organizando, montando uma estrutura, convidam o tio, a tia, os amigos do colégio para dar uma força. Divulguem no orkut, myspace. Você tem que ter um núcleo”.

Entrar no estúdio e fazer um unplugged das músicas já pode ter sido bastante singular. Agora subir ao palco e tocar na mesma noite com um outro grupo diferente de seu estilo pode soar ainda mais curioso, porém não menos interessante. “Analisei o projeto ‘Estúdio Coca-Cola’. Aí conversei com o Carlos Miranda, um dos produtores, que é meu amigo e ele disse que a mistura das sonoridades traz coisas inovadoras para o público. O show é individual, mas a idéia é que as duas bandas façam pelo menos uma jam session”, revela Marielle.

Com todo esse aparato sendo feito, a dupla ainda encontra novos saltos para o Acústico Mundo Livre. “Eu vou criar um myspace para o evento. Vou deixar duas, três músicas de cada banda e o pessoal pode ir conferindo o material na internet”, conta a apresentadora que afirma que este registro vai ser passado gratuitamente para os artistas. “Pela relação contratual com os grupos, a gente pode ter condições de usar o material para eventuais coletâneas que de repente a gente queria lançar”, revela Helinho.

Por mais que Curitiba já tenha tido anos atrás alguns programas de rádio voltados aos artistas da cidade, o diretor do Acústico Mundo Livre alega que há algo novo neste meio. “Isso aqui não é uma invenção, mas é uma invenção na regionalização do produto”, diz Helinho quando é complementado pela veterana artista do rock’n’roll. “Nunca teve um programa com este perfil e eu não tenho medo do desafio, porque confio nos caras e vou cobrar união. Compro as idéias do Helinho e sinto que os artistas acreditam nele também. Eu boto fé”. Na mesma sintonia de Marielle, o criador do projeto acha que o programa vai dar certo. “Agora é colocar a competência das bandas no estúdio ao vivo e contar com a presença do público nos shows. O resto está tranqüilo”.

Já a apresentadora enfatiza outro lado da questão cultural da cidade. “O mais importante é fazer dessas festas quinzenais um centro de encontro. Não só para ver a banda no palco, mas para que elas se encontrem e troquem informações”.

É neste momento que Helinho mete o pé na porta e destaca ainda mais o que a Marielle falou. “É também um desafio para que os músicos participem da festa. Porque são eles que sempre reclamam da oportunidade. Então é legal que quando o Terminal, o Black Maria estiver tocando, que a Relespública, o Djambi e outras bandas estejam prestigiando o evento. Se não há interesse daqueles que fazem a cena musical, aí fica difícil”.

Recado dado pela dupla e o convite feito: todo domingo, às 18 horas, na Mundo Livre 93,9 FM, você pode ouvir as bandas de Curitiba tocando suas versões em formato acústico. E a cada 15 dias, no Jokers, é a vez de conferir os shows dessa moçada que faz da música independente da cidade uma festa pra ninguém botar defeito.

* Quem quiser ou estiver fora de Curitiba, basta acessar o site da rádio para ouvir o programa: http://mundolivrefm.rpc.com.br/

www.myspace.com/91cenandependente
www.myspace.com/acusticomundolivre

Abaixo segue algumas datas e as bandas que vão tocar na rádio e os dias dos shows:

Datas dos programas que vão ao ar na Rádio Mundo Livre:
03/08 – Terminal Guadalupe
10/08 – Black Maria
17/08 – Regra 4
24/08 – Relespública
31/08 – Nuvens
07/09 – Mestre Dalma
14/09 – Motorocker
21/09 – Anacrônica
28/09 – Djambi
05/10 – Hevo 84
12/10 – Real Coletivo Dub
19/10 – Poléxia

Shows no Jokers Pub Café:
15/08 – Black Maria e Terminal Guadalupe
29/08 – Regra 4 e Nuvens
12/09 – Relespública e Mestre Dalma
26/09 – Motorocker e Anacrônica
10/10 – Djambi e Real Coletivo Dub
24/10 – Hevo 84 + Poléxia

compartilhe

comentários feed

+ comentar
EdimoGinot
 

Karla

Este tipo de informação eu adorei. Acho que sou quase sósia do Helinho. Interessante.
Um abraço

EdimoGinot · Curitiba, PR 4/8/2008 09:34
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

Excelente...tudo que fala de musica "alternativa" e boa, deve ser difundido sempre...
votadaço !
bj
Joe

joe_brazuca · São Paulo, SP 4/8/2008 09:52
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Olá EdimoGinot, haha, sósia? Pq? Valeu pelo comentáio!

Karla Gohr · Curitiba, PR 4/8/2008 10:55
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Joe, obrigada por comentar! Música independente e com qualidade... Beijo, valeu!

Karla Gohr · Curitiba, PR 4/8/2008 10:56
sua opinião: subir
Luiz Fernando Ribeiro
 

Parabéns pela reportagem. Legal esse espaço para nossas bandas locais.

Bjs Karla

Luiz Fernando Ribeiro · Curitiba, PR 4/8/2008 11:24
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Olá Luiz, obrigada pelo comentário. Beijo.

Karla Gohr · Curitiba, PR 4/8/2008 12:32
sua opinião: subir
victorvapf
 

Belez... viu Karla! Beijos

victorvapf · Belo Horizonte, MG 4/8/2008 15:05
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Valeu Victor! Beijos.

Karla Gohr · Curitiba, PR 4/8/2008 15:09
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

ERRATA:
dia 29/08 - Regra 4 e Relespública
dia 12/09 - Nuvens e Mestre Dalma

Karla Gohr · Curitiba, PR 4/8/2008 15:21
sua opinião: subir
graça grauna
 

parabens pela dica de programa e sobretudo pelos detalhes da informação. Abraços.

graça grauna · Recife, PE 5/8/2008 06:09
sua opinião: subir
Nélio Castro
 

Que bom que pode ser ouvido pela Internet! Pena que aqui na Bahia não temos um programa como este. Vou passar a ser ouvinte de Curitiba :).

Nélio Castro · Salvador, BA 5/8/2008 08:02
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Olá Graça, obrigada pelo comentário! Abçs.

Karla Gohr · Curitiba, PR 5/8/2008 10:23
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Gostei, Hélio, ouça mesmo e espero que vc goste. Abç.

Karla Gohr · Curitiba, PR 5/8/2008 10:23
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

que bom reencontrar a Marielle aqui na capa do Overmundo - beijos para ela!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 5/8/2008 19:27
sua opinião: subir
Andre  Intruso
 

grande atitude! minha banda...


www.bandasdegaragem.com.br/intrusos

www.myspace.com/intrusosrock

Andre Intruso · Jaboatão dos Guararapes, PE 5/8/2008 20:17
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Nossa, que surpresa ter o seu comentário na matéria! OBRIGADA, Hermano, uma honra, sabia? Pois é, a D. Marielle é uma pessoa sem palavras: excelente profissional e que merece todo o reconhecimento de sua longa trajetória dedicada à música!

Karla Gohr · Curitiba, PR 6/8/2008 10:42
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Olá André, obrigada! Vou dar uma olhada nos links que passou sim!

Karla Gohr · Curitiba, PR 6/8/2008 10:43
sua opinião: subir
Téo Ruiz
 

Oi Karla, que bacana! Se não for só o "pessoal do rock", também gostaríamos de participar! Conhecemos o Helinho, na verdade, mas ele só conhece nosso trabalho anterior. Se for um formato que a gente se encaixe, podemos pensar em alguma coisa. Seria bacana.

Beijos!

Téo Ruiz · Curitiba, PR 6/8/2008 15:51
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Com certeza! Tomara que possa haver um leque maior nos estilos. Obrigada pelo comentário, beijo.

Karla Gohr · Curitiba, PR 6/8/2008 17:08
sua opinião: subir
Téo Ruiz
 

Blza Karlinha, obrigado! Beijão!

Téo Ruiz · Curitiba, PR 7/8/2008 09:04
sua opinião: subir
Paulo Esdras
 

Ok, Karla! Muita luz para o Mundo Livre!

Paulo Esdras · Brumado, BA 21/8/2008 16:54
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Olá Paulo, valeu!!!!! Ouça, hein?

Karla Gohr · Curitiba, PR 22/8/2008 10:01
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados