Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Sobre a Pintura

1
Amanda Jones · Belém, PA
2/5/2009 · 29 · 21
 

Desconsidero virtuose manual como Arte. O Valor Arte está muito além de meras experimentações de cor, textura, formas, suportes...
Mesmo os concretistas – que aparentemente eram superficiais em seus trabalhos - discutiam conceitos em suas pinturas! Engana-se quem considera que eles simplesmente falavam de cores e formas geométricas. Eles tratavam primeiramente de história da Arte e da nova visualidade trazida à sua sociedade pela industrialização. Eles também eram conceituais!
Arte Conceitual não é simplesmente parte de um movimento artístico brasileiro... É a essência da Arte! Todo valor artístico está [ou pelo menos deveria estar] inserido em uma matéria criada por fim de disseminar um conceito! Arte não é sentir; é pensar.
O quê é a pintura? Alguns acreditam que seja um movimento artístico, uma vertente da arte, uma forma de Arte. Discordo! Pintura é um meio e não o fim!
Pintura não é Arte. É simplesmente e unicamente uma técnica manual criada para se expressar algo. Desde informações sobre o interior de um ônibus até a simulação de idade nos cabelos de uma senhora. Pintura é algo que foi pintado! Assim como escultura algo que foi esculpido, texto algo que foi escrito etc. São formas de expressão descobertas por nós que podem ou não ser utilizadas para expressar um conceito artístico.
Pintura é uma mídia. Uma mídia tão utilizada na história da arte quanto antiga. Compreendamos a pintura como a televisão da idade média; a melhor forma de se divulgar uma informação [que na época era dominada pelo poder maior da sociedade; a igreja]. Hoje, na era da mídia televisão percebemos a semelhança quando observamos que o capitalismo – poder dominante de nossa sociedade – é dominante também nas informações reproduzidas em nossos aparelhos.
Eis aqui mais um exemplo de mídia; a Televisão [incluo ao termo televisão a idéia de cinema, VHS, DVD, computadores, Datashows, internet, youtube etc.] de possibilidades tão incontáveis quanto a pintura, [ou até mais] é mais uma das últimas mídias utilizadas para a expressão artística. Vídeos de diversos formatos, conceitos, utilizações, apresentações são todos os dias criados e divulgados pelos produtores de Arte de diversos lugares do globo. Talvez, estes estejam produzindo vídeos com tanta força quanto os nossos antigos colegas de profissão utilizavam a pintura em suas épocas. Agora, se depois de pensarmos sobre tais condições, ainda sim considerarmos a pintura como um forma de arte, devemos então agregar à lista de formas de arte a nossa tão conhecida televisão.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
etetuba
 

divulga isso, manda o link pros outros. bjs.

etetuba · Belém, PA 2/5/2009 20:05
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Concordo, tem tão pouca coisa aqui postado sobre artes, e um postado como este com explicações, didáticas mesmo deva ser divulgada.
Acredita no que escreve, manda para outros, peça para ler-lhes.
abraço
andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 3/5/2009 05:12
sua opinião: subir
Vasqs
 

Bom trabalho, sempre bom botar a arte em discussão.

Vasqs · São Paulo, SP 3/5/2009 15:25
sua opinião: subir
graça grauna
 

Um bom texto, mas senti falta de imagens já que o texto fala sobre..

graça grauna · Recife, PE 3/5/2009 15:28
sua opinião: subir
azuirfilho
 

Amanda Jones · Belém (PA) ·
a Pintura
Um texto bem feito que vem contribuir para a formação e a elevação da nossa gente e, que com toda a certeza animara a busca, ao exercício e a produção da Arte com consciência e mais didposição.
Parabéns.
Abração Amigo

azuirfilho · Campinas, SP 3/5/2009 15:43
sua opinião: subir
Juscelino Mendes
 

Belíssimo! Com prazer, conheço-a a ti a sua arte. Abs.

Juscelino Mendes · Campinas, SP 3/5/2009 16:29
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

Amanda,
Bem interessante seu texto
até agora a gente entendia pintura como
uma arte de se expressar tal como a poesia é uma arte...
parece que vc esta revolucionando esse conceito.
Minha filha faz quadros lindos e ao vê- los a gente tem vontade
de estender a mão e "sentir " a água escorrendo, ou seria
" pensar" na água escorrendo?
bjs

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 3/5/2009 17:33
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Roberto Costa Carvalho
 

Amanda, parabéns por seu excelente texto. Ele cuida de tema assaz importante para todos que pensam a arte.
Ele suscita, pelo menos, três questões importantes que deveriam ser abordadas, caso volte a escrever sobre o assunto: (1) Por que (ou quando) arte não é sentir e é só pensar? (2) O que é conceito artístico? (3) O que é expressão artística?

Faço questão de dar-lhe meu voto.
E que continue.

Roberto Costa Carvalho · Aracaju, SE 3/5/2009 19:33
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
ajursp
 

votado amigo um abraço ajur sp

ajursp · São Paulo, SP 3/5/2009 19:55
sua opinião: subir
ayruman
 

Belo texto reflexivo. Se é que tem como definir Arte, registro aqui meu parecer. A Arte é a Própria essência da Vida que emana diretamente da "Fonte Divina da Criação"...

A prática da experienciação artística em todas as suas modalidades é de extrema importância para a integridade do saber humano intuitivo-racional e só por este motivo, já é razão suficiente para que se dê maior atenção às áreas do conhecimento que extrapolem a obsessiva visão cartesiana do mundo e suas leis padronizadas. Visto por este âmbito, as diferentes modalidades artísticas, muito tem a acrescentar à nossa sociedade que oprimida e com carência, anseia por novas formas de se perceber e viver mais intensamente a Vida que ainda não perdeu a Poesia.

Luz e Paz. Sempre! jbconrado.

ayruman · Cuiabá, MT 3/5/2009 23:57
sua opinião: subir
menina_flor
 

Olá Amanda,
Prazer em conhecer você!
Belo texto e bela exposição.
Parabéns.
Beijos e voto
Patty

menina_flor · Rio de Janeiro, RJ 4/5/2009 00:56
sua opinião: subir
Mirtes Carvalho
 

Amanda, faço minhas as palavras de Roberto Costa Carvalho, Doroni e Ayruman. Os meios de expressar seu pensamento, seus sentimentos, o que queira dizer, como expressão de sua vontade é válido. Isso independe se A, B ou C venha a conceituar como arte ou não.
Votado. Mirtes Carvalho

Mirtes Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 4/5/2009 05:37
sua opinião: subir
Arimatéia Macêdo
 

Amanda,
Votado com louvor...
Um abraço.
Arimatéia.

Arimatéia Macêdo · Gurupi, TO 4/5/2009 11:25
sua opinião: subir
wancisco franco
 

Grande prazer conhecer suas idéias, Amanda.
A questão do pensar e do sentir, na arte, pra mim estão interligadas. A argúcia e sensibilidade de seu texto já o demonstram. Como, de resto, artistas como um Goya, um Pessoa, Boal (de recente perda), e tantos outros.
De qualquer forma, o debate vem em muito boa hora.
Avise-nos de suas próximas postagens.
Bj e voto.

wancisco franco · São Paulo, SP 4/5/2009 11:56
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Amanda, eu não sei se entendi bem sua posição: afinal, se pintura não é arte, o que ela é? e eu acho que a televisão também é arte. o design é arte. moda é arte. e tudo isso é também mídia. mídia é instrumento para arte.

Concordo que toda arte é conceitual, no sentido de que é produzida e consumida como conceito. e a pintura pode ter conceito, sim. É claro que não falo aqui da pintura artesanal ou, como vc falou, dos virtuoses dos pinceis, embora o artesanal em si possa, sim, ter conceito e ser arte.

Explica novamente ai o seu texto que eu não entendi!

Ilhandarilha · Vitória, ES 4/5/2009 13:44
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
kfarias
 

Aprendi muito, gostei do texto explicativo e elucidativo. Entendo que todo tipo de arte é expressão da alma que o autor de forma diversa demonstra a quem as ve, as le e as interpretam.
O grande problema e a insensibiolidade da maioria das pessoas (POR IGNORANCIA E FALTA DE EDUCAÇÃO ARTISTICA) que entendem ser besteira ou garatujas o que chamamos de artes ou expressões da alma.
Lógico, temos de ter a capacidade de entender que quem possui o dom de se expressar dessa forma esta muitas vezes recebendo do ALTO todas as orientações de que isso não podemos discutir....
Abraços, parabéns e continue, não desanime.

kfarias · Águas de Lindóia, SP 5/5/2009 08:26
sua opinião: subir
Amanda Jones
 

Bom, desculpem a demora na resposta, mas a vida online nao me anda muito acessivel...
Roberto, um texto digamos que 'complementar' ja esta sendo programado, acredito que semana que vem eu publique. Nele vou tratar das suas questoes..

Sobre a duvida do Ilhandarilha, como voce mesmo disse, "midia é um instrumento para a arte" assim como um pincel eh um instrumento para a arte, um buril, uma faca, um corpo... São todas ferramentas e nao propriamente a arte. Imagino ser algo um pouco complicado observando que fomos criados para acreditar que pintura é arte e nao apenas uma ferramenta para atingí-la...

Quanto ao dom, kfarias, acho que este é outro equivoco passado a nos pelo senso comum... Se considerarmos que quem produz arte nasceu com algum 'dom divino' deveremos considerar portanto que todos nos nascemos com este 'dom divino'... Arte não é o resultado de uma janela de comunicação entre seres superiores e nos meros mortais; é apenas uma densificação de conceitos, estudos, conhecimentos acumulados pela humanidade... Eu consideero a arte como uma especie de filosofia material... Afinal, arte é uma ciencia e como todas as outras, evolui atraves de estudos e experimentações...

Amanda Jones · Belém, PA 5/5/2009 19:32
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
llamar al pan
 

arte é sentir o sentido das coisas,
misturando cores,
sons,
FORMAS...
A arte, infinitamente,
O F E R E C E...

llamar al pan · Belo Horizonte, MG 5/5/2009 22:07
sua opinião: subir
sheila duarte
 

A arte alia conceitos a sensações. Arte sem conteúdo, arte sem emoção, arte sem criação? Não é arte. Bjos! Votado

sheila duarte · São Paulo, SP 10/5/2009 21:52
sua opinião: subir
Laryssa Gabrielle
 

Qual linguagem, pra você, é considerada arte? Se a pintura, não é? Qual seria?
Não concordo com o texto!

Laryssa Gabrielle · Brasília, DF 11/5/2009 18:46
sua opinião: subir
Renato Torres
 

amanda,

mais uma vez, bem atrasado, venho comentar o teu texto arguto e corajoso. há, como disse a roberta carvalho, diversas questões importantíssimas que o teu texto levanta, e que, sim, merecem ser desenvolvidas. teu texto não é insuficiente: é introdutório, percebes? tenho certeza que sim. e mesmo que tenha se construído à guisa de um possível brainstorm, de inquietações que precisaste, com urgência, por no papel, ainda assim ele não perde a pujança, a virilidade de idéias novas, de novas abordagens a questões que se cristalizaram, ou mesmo se engessaram no chamado senso comum - como a noção de "dom", por exemplo. acredito que terás grandes respostas se seguires adiante com tais perguntas, instigações, ou, como diria o meu amigo luizan, com essas provocações. parabéns!

beijo,

r

Renato Torres · Belém, PA 19/8/2009 13:00
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Instituto Overmundo pesquisa a cadeia produtiva da música no Rio de Janeiro

Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados