sobre No assoalho duro, de Ronald Augusto

1
ronaldo machado · Porto Alegre, RS
12/9/2007 · 191 · 12
 

por Ronaldo Machado

O título do último livro de Ronald Augusto (editora Éblis, 2007) é catafórico da poética que o sustenta: uma escrita vigorosa, severa, dura e mesmo ríspida na sua função poética, no seu constitutivo estético. Leia-se esta aspereza na perspectiva de sua produtividade textual, na sua potência de invenção e intervenção sobre a linguagem. E, justamente ai, é que se encontra toda a expertise do poeta. No assoalho duro é um livro onde a escritura se faz entre corrosiva e escarificante do senso-comum poético.

Um conjunto - um assoalho xadrez - de 18 poemas fricativos, escritos entre 1988 e 2006 dão volume ao magro livro.

jejum ergo coroa destronante/ jejum disse jesucristo enquanto/ levava à testa renhidos picos// cesto vazio seco sem o pão ázimo/ nem azia nem pedrarias beco/ básico câmara contraespiã// movediça e especular/ desdobrando braços no mais íntimo/ do palácio elísio de kublai khan (p.5)

Como a filosofia de Nietzsche, do qual Ronald é insistente leitor, No assoalho duro é um livro para espíritos livres e que poderia trazer em epígrafe a seguinte confissão: Doravante solitário e maldosamente desconfiado de mim tomei dessa forma, não sem desgosto, partido contra mim e por tudo o que precisamente a mim fazia mal e me era duro (...) (Nietzsche, Humano, demasiado humano, § 4)

A lírica de Ronald é solitária, desconfiada, descontente, partida contra si, mas..., mas que se deixa partilhar, que se deixa confiar, que contenta no descontentamento. No poema a seguir isso se evidencia:

caminho cerrado trecho de via interior/ mergulho por escadaria/ meus faróis disparam um túnel na treva porosa/ fachopaco não alcanço nunca a desembocadura// ao longo/ pegadas no arco dessa não-parede/ impregnada de úmida música muda/ pequenas solertes pessoas/ só olhos flutuantes/ lagartixas de cera (p.11)

O ritmo poético constrói a imagem mesma da comunicação poética do livro: a miopia da linguagem que busca seu leitor por uma estreita via da selva obscura e porosa (lacunar e corrosiva), que busca a experiência estética pelo túnel de degraus úmidos da escritura/leitura, cuja saída esta sempre aquém e além do aqui-agora.

Entenda-se: a miopia é inventada na lucidez, na vertigem do fazer poético. No assoalho duro é um livro marcado pelo signo de Lúcifer. Um livro onde a lucidez amarra imagem-ritmo-idéia e se exige no leitor, ensinando, ainda, que a poesia não é fácil e nem é facilitadora, mas que é convite à condição pensante:

(...) eu pratico/ rendilhados de prata e ouro onde/ não há sequer/ limalha de ouro migalha alguma/ que disfarce a prata barata/ da casa// e bebo a verde esmeralda salut/ cifra da mater natura num/ frasco de bolso a meio de xerez/ em troca/ da pérola mórbida doença - afecção/ a que me afeiçôo - de um marisco/ moribundo (...) (p.17)

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Benny Franklin
 

Pô cara!
Como tomar um exemplar desses, para mim?
Tenho baita curiosidade de ler Ronald.
Abçs. Benny.

Benny Franklin · Belém, PA 10/9/2007 15:19
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
ronaldo machado
 

Benny: veja no site da editora Éblis: http://editoraeblis.blogspot.com
Abçs.

ronaldo machado · Porto Alegre, RS 10/9/2007 15:59
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
RonaldAugusto
 

grande surpresa!
abraços!

RonaldAugusto · Porto Alegre, RS 10/9/2007 23:36
sua opinião: subir
Ricardo Silvestrin
 

Isso daí!

Ricardo Silvestrin · Porto Alegre, RS 10/9/2007 23:39
sua opinião: subir
Juliaura
 

Eu vou deixar meu nomi aqui na galeria dos mais mais ban-bans que é pra mostrar pros meus netinhos daqui uns 80 anos que essas figurinhas faziam os versos mais porretas do overmundo e de mundo afora.
E que eu lia e falava com eles...
Fã, e daí?
Ninguém vai acreditar seu eu disser lá na aula.
Ronald, tava esperando há muito que pintasse uma prosa legal em cima dos teus versos.
E Ronaldo não perde nem pro Ronaldinho contra os mexicanos.
Dá de rebenque.
E, Benny, pega teu exemplar logo, que já tenho um aqui que o Bauer mo emprestou.
Beijin guris

Juliaura · Porto Alegre, RS 12/9/2007 23:23
sua opinião: subir
Jessyca. .maasfe.
 

Já estou a providenciar meu exemplar!
Ph_odasticOo

Jessyca. .maasfe. · São Paulo, SP 13/9/2007 09:07
sua opinião: subir
Aldo Votto
 

Beleza Ronaldo,
Grande iniciativa e ótimo texto! Salve Ronald!
Abraço,
Aldo
PS.: só pra não perder a oportunidade: existe mesmo, depois de tantos movimentos e vanguardas, um "senso-comum poético"?

Aldo Votto · Florianópolis, SC 13/9/2007 18:59
sua opinião: subir
ronaldo machado
 

Aldo, existe sim o senso-comum poético. Tanto com a cara provincianca, como com a coroa cult. No primeiro caso, basta ver as antologias "cooperativadas" que se lançam por ai a fora. No segundo, veja-se o acerto na mosca deste artigo aqui: lugares comuns da poesia contemporânea. Seguimos o papo. Diz ai.

ronaldo machado · Porto Alegre, RS 15/9/2007 23:16
sua opinião: subir
Aldo Votto
 

Caro Ronaldo,
Tens razão! 'Caiu a ficha'! Por minha condição menos de autor e mais de diletante que já apontei numa outra "Conversa" aqui do Overmundo, reflito apenas sobre poética que me alcança, o que é muito diferente de manter-se atualizado com a produção país afora. Por isso, entre outras razões, tenho apreciado sobremaneira os artigos do Ronald aos quais, agora, acrescentarei este teu.
Mas, como dizia, ao começar a freqüentar um pouco mais o mundo da poesia contemporânea brasileira fui conduzido, sim, a estas duas faces da moeda!!! Talvez pela ingenuidade, pelo descompromisso, e incapacidade [no caso da "coroa cult"] de andarilho, por não me sentir um habitante deste universo não me fixei a nenhuma das duas...
Valeram a orientação e a indicação do artigo do Ronald!
Abraço,
Aldo

Aldo Votto · Florianópolis, SC 18/9/2007 18:43
sua opinião: subir
Renato de Mattos Motta
 

Ronaldo,
parabéns pelo texto e pelo tema!
O Ronald é um dos cérebros mais pensantes da poesia atual, além de músico com talento extraterrestre!

Renato de Mattos Motta · Porto Alegre, RS 26/6/2008 11:57
sua opinião: subir
camuccelli
 

Gostei!

camuccelli · Rio de Janeiro, RJ 1/7/2008 10:37
sua opinião: subir
Sandra Santos -
 

um excelente texto sobre um ótimo poeta!

Sandra Santos - · Porto Alegre, RS 6/7/2009 14:24
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados