Em 1952, depois de ter participado dos cursos de verão de Darmstadt e de ter entrado em contato com o serialismo integral e ter desenvolvido um trabalho nesse sentido ao elaborar suas primeiras concepções sobre uma estética "pontilista" (Kreuzspiel), Karlheinz Stockhausen (então com seus 24 anos) vai a Paris estudar estética e rÃtmica com o compositor Olivier Messiaen. Paralelamente, trabalhando junto ao Grupo de Música concreta da Estação de Rádio Francesa, empenhava-se em em estudar os fenômenos acústicos em sua "essência", analisando processos de manipulação sonora até então insuspeitos. Nesse perÃodo chegou a realizar um primeiro estudo (Étude) de música concreta como resultado de seu frutÃfero ano de investigações.
Retornando a Colônia, em 1953, passou a trabalhar no Estúdio de Música Eletrônica da Rádio do Noroeste da Alemanha, onde produziu dois estudos eletrônicos (Studien I e Studien II) utilizando sons senoidais e técnicas de sÃntese aditiva ou subtrativa desenvolvendo com isso uma nova maneira de trabalhar com os materiais sonoros produzidos em estúdio gerando polêmica entre os praticantes da música concreta criando uma espécie de dicotomia entre duas vertentes: "música concreta" - construÃda a partir da manipulação de sons gravados das mais diversas fontes e "música eletrônica" - que utilizava como material de base sons produzidos "artificialmente" e sob controle em estúdio. De um lado um universo de materiais ilimitado mas pouco controlável que era visto como uma "molecagem" inconsequente pelos músicos eletrônicos e de outro, um tratamento rigoroso e medido criticado pela pouca variedade do material disponÃvel e dos princÃpios de tratamento deste. de fato, podemos especular, sem as técnicas do serialismo integral, o desenvolvimento desse gênero de música ficaria seriamente restrito.
Gesang Der Jünglinge, composição eletrônica realizada entre os anos de 1955 e 1956, surge como resposta a esse conflito. Seu material de base provém tanto de fontes "concretas" - uma gravação de um fragmento do texto apócrifo do terceiro Livro de Daniel da BÃblia "Gesang Der Jünglinge im Feuerofen"(Cântico dos Adolescentes na Fornalha Ardente) cantado por um menino cantor da Catedral de Colônia; como de fontes eletrônicas - sons senoidais, ruÃdos produzidos eletronicamente e "impulsos" eletrônicos. Stockhausen acaba "inaugurando" o conceito de "música eletroacústica" pois havia criado uma obra que confundiu tanto concretos como eletrônicos. Algo indefinÃvel na época mas que veio a ser utilizado como fundamento de composição até os dias de hoje.
A peça havia sido produzida a fim de ser estreada na Catedral de Colônia, o que não foi possÃvel devido à recusa do bispado local de permitir dentro da Catedral uma música tocada por instrumentos eletrônicos.
O Gesang inaugura mais um importante conceito: o da espacialidade dos sons como elemento estrutural da música. Vale dizer que, nesse momento Stockhausen está produzindo sua obra "Gruppen" para 3 orquestras, dispostas em 3 palcos envolvendo a audiência. Uma espécie de "música estereofônico-instrumental". No Gesang a platéia é envolvida por 4 conjuntos de caixas acústicas dispostos nos pontos cardinais, com um quinto altofalante disposto acima.
Stockhausen, para estruturar o Canto dos Adolescentes, procurou criar diversas "escalas" para organizar e serializar o material que possuÃa à disposição. Tinha como objetivo mesclar os sons vocais e os sons eletrônicos. Cada fonema era considerado pela sua qualidade timbrÃstica e possuÃa correspondência com algum elemento eletrônico. desse modo, as palavras são tratadas mais como permutações de fonemas, ficando o entendimento do texto como mais um parâmetro a ser explorado. serializou os fonemas segundo categorias fonológicas; os timbres individuais pelas suas qualidades espectrais ou "graus de desordem"; o relacionamento entre todas as "categorias de timbres"; as intensidades e as alturas; a formação de texturas, além da organização espacial dos sons nos altofalantes.
ConstruÃda sobre um texto inteligÃvel (para quem entende a lÃngua alemã) e conhecido, foi possÃvel ainda, trabalhar o Gesang utilizando-se das variações de significados de cada uma das "permutações de fonemas" gerando novas palavras sobre contextos familiares ou realizando modificações nesse contexto, realocando as palavras, transformando-as recriando ou reafirmando significados oriundos do texto. Tal prática assemelha-se, segundo J. Harvey à da poesia concreta desenvolvida por Augusto e Haroldo de Campos aqui no Brasil.
Gesang Der Jünglinge é um importante marco na música do Séc.XX. Peça madura, construÃda e realizada com um tipo de tecnologia hoje em dia superada e que exigia do compositor um esforço e concentração extremos. Um fruto consistente e exemplar das virtudes do rigor e da complexidade do serialismo integral e da música realizada por meios eletrônicos nas mãos de um compositor como Karlheiz Stockhausen.
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BIBLIOGRAFIA
Stanley, Sadie The New Groves Dictionary of Music and Musicians Oxford, 1980;
Johnathan Harvey The Music of Stockhausen;
Stockhausen Courses of Kürten (folder com catálogo e breve biografia do compositor);
A obra de Karlheinz Stockhausen (apostila de curso ministrado no Estúdio PANaroma - SP 2° semestre de 1998 - elaborada pelo prof. Flo Menezes)
Sugiro a separação dos parágrafos com dois "enter", visto que não há margem de parágrafo. Fica melhor de ler.
Fabinca · Bento Gonçalves, RS 16/12/2006 20:57obrigado pela sugestão, Fabinca
Valério Fiel da Costa · São Paulo, SP 17/12/2006 11:10
Oi, Valério.
Mais uma vez você nos traz um texto claro, conciso e esclarecedor; trazendo à tona figuras marcantes na música do século XX.
Parabéns pela iniciativa.
Uma sugestão: tendo em vista o seu domÃnio sobre o assunto, que tal produzir um texto sobre a "influência" (ou não) da música concreta/eletrônica/eletro-acústica sobre os compositores brasileiros?
Oi Caçapa.
Obrigado pela confiança, mas acho que não sou o mais indicado para falar sobre isso. Me parece que há no ar, desde os anos 80, por parte de colegas compositores de 40-50 anos, uma vontade de enquadrar-se nas problemáticas estético-ideológicas européias do pós-guerra aqui no Brasil (falando em termos de música eletroacústica).
Mas nós, que temos 30 e poucos anos, não estamos mais tão interessados assim em tais modelos (estou falando por mim e pela dúzia de compositores que concordam comigo).
Prefiro pensar na nossa atual disposição em usar qualquer meio (eletrônico ou não; digital ou analógico) para fazer música, sem se preocupar com as "demandas" da música franco-germânica.
Abraço
Olá Valério. Muito interessante seus posts, ainda mais no âmbito do Overmundo, no qual não raro tende-se a abstrair a relevância cultural de muitas atividades artÃsticas fora de um certo entendimento pseudo-brasileiro.
Leonardo Martinelli [ www.outramusica.org ] · São Paulo, SP 12/2/2007 22:08Fico muito agradecido pelo artigo. Claro e conciso.
Wesley I.P. · Campo Grande, MS 9/6/2009 16:56Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
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