Sobre pré-história e ARTES PLÁSTICAS

Marcelo Uchoa
ilustração - sem título
1
Marcelo Uchoa · Aracaju, SE
28/10/2006 · 84 · 6
 

A fome levava os primeiros homens a habitar o planeta a caçar animais para suprir essa necessidade orgânica. Com armas rudimentares feitas a partir de pedras lascadas por atrito, eles lançavam-se a sorte ao enfrentar feras maiores e mais poderosas que eles. Era necessário encontrar mecanismos que pudessem lhes ajudar nessa guerra diária pela sobrevivência.

Os registros rupestres encontrados nas cavernas de Niaux, Font-de-Gaume e Lascaux, na França e Altamira, na Espanha parecem indicar, segundo os estudiosos da História, uma das soluções encontradas pelo homem primitivo para ajuda-lo a enfrentar o problema. Segundo a hipótese mais aceita essas pinturas possuíam um certo sentido mágico que dotava seus executores com certos poderes de dominação sobre o animal desenhado. Ao esboçar o contorno dos animais nas paredes de argila das cavernas, acreditavam esses homens adquirir poder sobre os animais ali representados, o que facilitaria seu abate nos dias seguintes. Com cores bastante reduzidas, sendo originárias da argila, do carvão e do óxido de manganês, que funcionava como um aglutinante quando misturado à gordura ou ao sangue de animais, representavam os animais ora isolados, ora em grupo ou sendo atacado pelo grupo de homens.

Dessa forma, a Arte nasce dentro de uma função pragmática, isto é, sendo utilizada para alcançar um fim não artístico. Seu desenvolvimento e valorização existe só como meio para se alcançar uma outra finalidade não artística. Ao desenhar o animal na parede da caverna o homem criava uma função prática para o
desenho ali realizado: protegê-lo e dotá-lo de poderes contra a fera que ele teria que abater para suprir suas necessidades de alimento.

Quando entretanto, passa a domesticar os animais, a tê-los sempre a seu alcance, bastando para isso manter a manada, os desenhos feitos por esses homens perdem essa função mágica e passam a servir a outro fim. A perda desse sentido mágico não acarreta o fim do ato de produzir imagens, somente sua produção assumi outra finalidade; representar cenas do cotidiano da comunidade,
registrando fatos de sua época nas paredes de pedra e argila.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
apple
 

Marcelo,

Você anexa cada imagem fantástica nos seus textos! Você mesmo que desenha? Deve ser, lógico...

Pena que o vandalismo tenha destruído alguns desenhos rupestres. Teve casos de erros de pessoas que estavam limpando cavernas de pixações e que confundiram alguns desenhos rupestres com pixações. Ouviu falar?

Curiosa a relação do homem primitivo com os desenhos rupestres. Fico impressionado com o uso que fizeram dos desenhos para terem motivação, força, coragem, ... É psicologicamente interessante. Demonstra o homem buscando se favorecer internamente...

apple · Juiz de Fora, MG 28/10/2006 08:21
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Marcelo Uchoa
 

Cris, acho super legal encontrar suas contribuições aos meus textos........ é muito gratificante. Quanto as gravuras são feitas por mim. Quero disponibilizar, isto é, me colocar a disposição para ilustrar textos de outros autores aqui do overmundo. Quem quiser me transmite sobre o q é o texto e eu faço a gravura com o maior prazer do mundo. Pense nisso, e caso queira é só dizer. Um beijão enormeeeeeeeeeeeeee.

Marcelo Uchoa · Aracaju, SE 28/10/2006 13:23
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcelo Rangel
 

Grande Uchoa!!! Ótima essa sua disponibilidade, as colaborações parecem mais interessantes quando são ilustradas, né? Que tal você falar dessa sua disposição para a Helena ? Creio que ela vai gostar da idéia e pode registrar lá no Observatório pra informar para todo o pessoal. O que acha?
(eu mesmo já vou querer te alugar, pois não curto deixar meus posts "purinhos"... hehe)

Marcelo Rangel · Aracaju, SE 28/10/2006 13:45
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
apple
 

Marcelo Uchoa,

Adorei a sua idéia! Só espero que você não fique sobrecarregado.
Quando for registrar um texto, aviso para você. Se puder ilustrar, ficarei super feliz.


Marcelo Rangel,

Parece que a monitorização do site é eficiente mesmo, hein? Quanto empenho, interesse, envolvimento, ...
O ruim é que fico com vergonha das besteiras que escrevo...

Um abraço para vcs
Tudo de bom

apple · Juiz de Fora, MG 28/10/2006 21:49
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Marcelo Rangel
 

Eu é que fiquei com vergonha agora... só queria espalhar a notícia... e o xará é um grande amigo, gosto de ler o que ele escreve e incentivá-lo a participar.. sem essa de monitorizar... rsrs
vou até me policiar.. rsrsrs

Marcelo Rangel · Aracaju, SE 30/10/2006 04:14
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
linney
 

Linda imagem,e o texto muito bom.

linney · Canoas, RS 19/6/2007 13:58
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados