Sólon, o Pastor Tsapa

Marcelo Cabral
?Minha maior influencia é o Zé do Caixão, referência máxima?
1
Marcelo Cabral · Maceió, AL
19/11/2006 · 147 · 9
 

Sólon Ferreira é o líder do grupo Pastor Tsapa e Os Mutantes Idiotas, produz vídeos, é agitador cultural, e provavelmente dono do maior acervo áudio visual do cenário artístico independente de Maceió dos últimos 15 anos.

Morador do distante bairro do Village Campestre, Sólon vive cercado de vinis, filmes antigos, cartazes de show, gravações caseiras das bandas locais, e entre suas produções estão filmes toscos e cults em Maceió como “Os Irmãos Exóticos”, 1 e 2, filmados em meados dos anos 90 e estrelados por Sólon, pelo compositor Wado, pelo Glauber Xavier, mentor do grupo performático multimídia Saudáveis Subversivos, e o Siri, do Santo Samba e Fino Coletivo, em atuações hilárias na tragicômica história de um traficante de coentro.

Sólon possui uma grande quantidade de imagens brutas de um momento muito fértil da música independente local, dos anos 90 até hoje, shows, ensaios, gravações de discos, conversas... Se esse material for editado um dia, daria um bom documentário sobre o cenário musical de Alagoas nesse período.

Ele não é um grande cantor, nem nunca estudou cinema. Sólon é artista por insistência e liberdade poética pra sê-lo, antes de tudo, é um grande humorista, um comediante nato e impossível de descrever, só vendo e ouvindo as qualidades de coisas que ele diz.

Ao mesmo tempo em que é o rei do trash em Maceió, Sólon é figura respeitada no meio artístico da cidade, os shows da sua banda trazem sempre novos integrantes, músicos conceituados da cena local que participam das suas loucuras performáticas. Tem show que ele junta uma turma que faz som pesado, metal, hardcore, e faz as versões das suas músicas nesses estilos, com direito a capa preta, gritões guturais e gritinhos falsete. Em outro momento apresenta uma banda com formação mais funk, ou jazz, ou rock’n’roll, Sólon mostra as suas músicas em diferentes gêneros. Genial.

Certa vez, em um show dos Mutantes Idiotas na Universidade Federal de Alagoas – Ufal - o Pastor Tsapa, personagem que encarna no palco, estava com um cabelo amarelo interessantíssimo, que ele raspou em um ritual durante a apresentação, trabalho este realizado por seus asseclas. Aconteceu que a máquina de cortar cabelos estava velha e quebrada, e praticamente arrancava, puxando, os cabelos do pobre pastor. Um verdadeiro show de mutilação não programada.

A música mais cantada nas apresentações, chamada simplesmente “Sólon”, diz “tão herói que quebrou o pé”, em referência ao acidente ocorrido nas filmagens das cenas de vôo do clipe “Spectroboi” (assista aqui!), inspirado no personagem de ficção japonês Spectreman, no qual o próprio Sólon encarna o herói, e realmente, quebrou o pé devido à carência de tecnologia para os efeitos especiais. Algo como a versão alagoana do personagem nipônico.

Isso é que é dar o sangue, o osso do pé e o cabelo pintado de amarelo pela arte.

Sólon promove, todos os anos, a festa “Boca do Lixo” em um puteiro (não me ocorre nenhuma nomenclatura mais adequada) no centro de Maceió, onde convida outras bandas locais e também se apresentam os Mutantes Idiotas, com direito a streap-tease e tudo (não deles).

Entusiasta do cenário musical de Maceió, Sólon já realizou coletâneas para divulgar a produção dos artistas locais, ele conta, “durante o tempo que trabalhei na casa noturna Kuarup, tive oportunidade de entrar em contato com a maioria das bandas da cidade, daí surgiu a idéia de coletâneas de divulgação, com distribuição gratuita pro público, imprensa e produtores, tivemos um bom retorno em revistas nacionais de música”.

Nessa época, os contatos resultaram na participação de Sólon no festival/fórum Nordeste Independente, na Paraíba, representando Alagoas. “Fiquei um pouco decepcionado por estar lá sozinho, enquanto que outros estados traziam ônibus cheios de artistas e produtores, acho que Alagoas precisa criar um maior intercambio com os outros estados do nordeste”.

Sólon é atualmente um empreendedor do audiovisual com sua empresa Exóticos Philmes, a idéia, segundo ele, é agregar amadores e profissionais do audiovisual e da música independente na realização de experiências livres nessas áreas. “Tenho os equipamentos e a vontade, me tragam idéias, roteiros, projetos. Daí é só fazer acontecer.”

Enquanto isso, faz DVDs de grupos de forró-eletro-brega, como a banda Saga, além de casamentos e festas de criança. “Dá pra tirar uma grana que possibilita realizar as minhas próprias produções” diz o empresário/câmera.

Segundo Sólon, a próxima produção autoral, em fase de edição, é um documentário sobre a cidade de Arapiraca e seus personagens, a ser exibido no evento Curta Arapiraca, que será promovido em janeiro de 2007 pelo projeto Salas de Música, onde também se apresentará com Os Mutantes Idiotas.

Sólon participou da produção dos documentários “Nelson”, de Tales Gomes, que conta a história de um menino na cidade de Capela, cujo pai foi morto vítima do coronelismo impune. E “Timotinho”, realizado coletivamente por Tales Gomes, Sólon e Siri, que retrata um dia na vida do vigia de uma galeria de arte.

Isso mostra que nem tudo é trash nas produções do pastor. Mas voltando ao tema, em breve a Exóticos Philmes vai lançar “A Cachaça”, estrelado por Sólon e Juca Araújo, sobre um homem que depois de um dia cansativo de trabalho, tem três desilusões, política, futebolística e religiosa, e se entrega ao álcool até o momento em que encontra um anjo e os dois travam um debate que só vendo.

Ao assistir ao trailer de “A Cachaça”, perguntei a ele o que usou pra cuspir na cena do vômito, ele respondeu “é vômito de verdade, eu quero autenticidade, realismo fantástico, entornei 2 litros de leite e muita água, misturado com o que já tinha lá no estômago, adquiriu a consistência e a realidade que eu precisava”.


Discografia:

Sem Futuro 89-99
Pastor Tsapa e os Mutantes Idiotas
Pastor Tsapa e os Mutantes Idiotas – Gravações
Pastor Tsapa e os Mutantes Idiotas – Vértice do Triangulo (versão do diretor (!) do primeiro disco, com músicas ao vivo e restos de estúdio).

Filmografia:

Os irmãos exóticos 1
Os irmãos exóticos 2
Spectraboi
A cachaça

Co-produções:

Timotinho
Nelson


Coletivo base dos Mutantes Idiotas:

Pastor Tsapa: Voz, pífano desafinado e câmera
Cobra Zumbi: Contrabaixo/violão/viola
Ula Ula: Guitarra
Bueiro: Bateria/baixo
Perde Chave: Baixo-metal-do-mal

(Respectivamente: Sólon, Magal, Eduardo Bahia, Fernando Coelho e Mirofucker).

Trilha sonora de “A Cachaça”: Jones e Mutantes Idiotas

Mais informações e músicas do Pastor pra baixar aqui.

Contato Exóticos Philmes: 82 8844 6766

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Aldo Jones
 

MESTRE É MESTRE!!!!

Aldo Jones · Maceió, AL 16/11/2006 23:51
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Jarmeson de Lima
 

Grande pastor tsapa! Continue firme nessa batalha que um dia será recompensada.

Jarmeson de Lima · Camaragibe, PE 19/11/2006 12:48
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cilo Roberto
 

Lembro de várias vezes do Solon nos Shows, acho até que ele participou de um clipe "meio tosco" do Ôxe.
o cara é um grande artista mesmo.
Um abraço Marcelo e que a Força esteja com vc Solon!!!!

Cilo Roberto · Maceió, AL 19/11/2006 18:37
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Erika Morais
 

grande Solon!
além de tudo que o Marcelo falou, é também o Mestre do "motherfucker".

Erika Morais · São Paulo, SP 20/11/2006 12:41
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcelo Cabral
 

Isso mesmo Erika, "Motherfucker" é um jogo de cartas popular entre os discípulos do Pastor.
Abraços a todos.

Marcelo Cabral · Maceió, AL 20/11/2006 13:43
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
antonella
 

ouvi o streaming, vi o vídeo e já tô de plantão pra comprar o livro e o santinho do pastor. vcs, pessoas, sabem rir. muita saudadee.

antonella · Brasília, DF 20/11/2006 18:51
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcelo Cabral
 

È Antonella, a fuleiragem reina, hehe.
Reza a lenda que sai um livro, com os ensinamentos e preceitos do pastor...
Ótimo te encontrar aqui, beijão!

Marcelo Cabral · Maceió, AL 22/11/2006 00:43
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
arnaldo
 

Muito legal a matéria mas faltou comentar que o Pastor muito gentilmente deu a mior força na gravação do clipe do Marcelo Cabral, que já está em fase de edição aqui no Rio. Abrço Grande a todos.

arnaldo · Rio de Janeiro, RJ 28/11/2006 15:55
sua opinião: subir
Felipe Pereira Barros
 

Essa criatura e suas criações são um exemplo para deixar o bla bla bla e fazer acontecer, melhor ainda quando se faz coisas boas como o Solon. Vamo q vamo garoto!!!!

Felipe Pereira Barros · São Paulo, SP 21/10/2008 14:07
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Capa de A Vértice do Triângulo zoom
Capa de A Vértice do Triângulo
Após o show de mutilação não programada zoom
Após o show de mutilação não programada
Primeiro disco zoom
Primeiro disco
Pastor Tsapa ao Vivo zoom
Pastor Tsapa ao Vivo
...Seu Pife desafinado, dentro da sua mente... zoom
...Seu Pife desafinado, dentro da sua mente...

áudio

"Sólon" Pastor Tsapa e Os Mutante Idiotas

Instale o Flash Player para ver o player.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados