SONS DO CERRADO E PROJETO PIXINGUINHA

SINVALINE
SONS DO CERRADO
2
Sinvaline · Uruaçu, GO
12/11/2007 · 154 · 17
 

Numa época onde as tradições se perdem e a natureza é depredada, um grupo musical tem a proposta de resgate dos valores culturais do cerrado, recuperando as manifestações folclóricas através da música.

É um trabalho que faz o mapeamento do panorama cultural do cerrado, coletando os sons entre as comunidades locais e realizando uma reeleitura de músicas e composições regionais, como Marimbondo Amarelo registrando tudo em DVD. Pelo interior da Bahia (Correntina) Goiás (Uruaçu, Jataí) e povos indígenas eles buscam as manifestações já quase perdidas, que são apresentadas com técnica, arranjos e instrumentações em linguagem moderna.

Segundo o professor Altair Sales Barbosa da UCG, também autor de algumas letras cantadas pelo grupo, como Cantiga para Maria Balão, o trabalho de pesquisa musical tem resgatado manifestações inéditas, conseguindo guardar a memória cultural de regiões isoladas no interior da Bahia e muitos outros locais.

É um trabalho que revela a vivência dos povos do cerrado a respeito de seu ambiente, suas crenças, seus costumes, e os costumes dos bichos e das raízes de cantarem o seu lugar. As músicas são em sua maioria, de domínio público e ainda com trechos originais de grupos folclóricos. As manifestações culturais como congada, catira, folias, sussia, chimite e outros servem de inspiração para o grupo, cujo trabalho já se destaca no cenário nacional. São reinterpretações que levam o ouvinte a um mundo mágico, misturando tradição, técnica e talento. Exemplo da música "Aboio".

Andréa Luiza Teixeira, componente do grupo, diz:

- Nossa intenção é produzir Cds e Dvds mapeando o panorama cultural de diversas regiões. Já fizemos nove volumes com esses sons coletados e adaptações da produção cultural de composições oriundas do cerrado.

O cd Alumeia, lançado recentemente, contou com a participação dos músicos Zeca Baleiro, Carlos Malta e Larissa Malty, que interpretando a Velha do Cerrado utiliza a arte como forma de sensibilizar e promover a educação ambiental. Brevemente postarei uma matéria especialmente sobre a Velha do Cerrado.

Selecionado para o Projeto Pixinguinha, o grupo Sons do Cerrado vai integrar a quarta caravana de artistas e vai se apresentar durante este mês de novembro, em diversas capitais do Nordeste acompanhado do violonista Yamandu Costa. A turnê será encerrada dia 21 no Rio de Janeiro, com a gravação de um DVD.

Essa participação do grupo no Projeto Pixinguinha representa a valorização de um trabalho sério realizado pela Universidade Católica de Goiás, através do Instituto Tropico Subúmido (ITS).

Músicos renomados como Djavan, Zé Ramalho, Zeca Pagodinho, Zélia Duncan e tantos outros se tornaram conhecidos através do Projeto Pixinguinha, e assim espero que seja com meus amigos goianos do grupo Sons do Cerrado. São eles: Alba Franco (cantora); Andréa Luísa Teixeira (Flauta); Verônica Aldé (Flautas) e Vagner Rosafá (piano e percussão); pelos instrumentistas Diego Amaral, Tio Quincas e S.Evaristo nas percussões, Gilvan Sem Doce na Sanfona e Ney Couteiro nos violões e viola; e com a direção musical do maestro e arranjador Jarbas Cavendish.

Parabéns ao grupo, que agora poderá mostrar ao Brasil essa musicalidade, divulgando com muita competência o som do interior, dos bichos, das árvores, dos velhos, das lavadeiras, das benzedeiras e especialmente do cerrado brasileiro.



Contato com o grupo:
sonsdocerrado@gmail.com

Telefone - (62) 39461708 / fax.(62) 39461711

Celulares – (62) 81474501 / (62) 99250209

compartilhe

comentários feed

+ comentar
suzana alde
 

Parabéns ao Sons do Cerrado, com o reconhecimento agora, na seleção do Projeto Pixinguinha.......além de terem sido selecionados também pelo Banco Itaú-Cultural!!!
Isso tudo, fruto de séria pesquisa musical que resgata a memória cultural do nosso povo, como tão bem assinalou você, Sinvaline.
Parabéns também a tão "antenada" colaboradora, que dá visibilidade aos nossos frutos da terra.
Continue a nos deliciar com notícias assim. Abração amigo

suzana alde · Goiânia, GO 10/11/2007 09:43
sua opinião: subir
azuirfilho
 

Sinvaline Poetisa empreendedora
Parabéns pelo Trabalho com essa Turma Admirável.
Trabalho e Turma de muita elevação.
Merecem todo elogio e consideração.
Abração

azuirfilho · Campinas, SP 10/11/2007 19:39
sua opinião: subir
Sinvaline
 

Azuir seu comentario é um incentivo, uma maneira cordial de juntar ideias, obrigada mesmo. Me avise de suas colaboraçoes, quero ler.
bjs
sinvaline

Sinvaline · Uruaçu, GO 10/11/2007 19:42
sua opinião: subir
Higor Assis
 

Oi sinva muito bacana sua colaboração, valeu mesmo!

Poderia fazer outra com a agenda do pessoa e dos shows e colocar lá na agenda, abraços...

Higor Assis · São Paulo, SP 10/11/2007 19:56
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Sinvaline
 

Sim, Hígor, ontem a Andrea me disse que ia colocar, mas nao vi, se ela nao postar até amanha, eu mesmo faço isso. Valeu a sugestão.
obrigada
Sinvaline

Sinvaline · Uruaçu, GO 10/11/2007 20:00
sua opinião: subir
katia kastro
 

"Parabéns Sinva,seus textos como sempre são uma verdadeira pintura e ao grupo sucesso do cerrado para o mundo.

katia kastro · Paraúna, GO 12/11/2007 09:26
sua opinião: subir
Filipini
 

Mais uma vez, parabéns pelo trabalho!

Filipini · Goiânia, GO 12/11/2007 09:31
sua opinião: subir
danielly linda
 

Oi vovó,parabéns pelo seu texto no overmundo, tambem vou escrever logo um texto e publicar aqui
beijos
danielly

danielly linda · Uruaçu, GO 12/11/2007 10:06
sua opinião: subir
Eckert
 

Minha amiga Sinvaline,
O cerrado é um grande produtor de inspirações, há muito tempo eu venho trabalhando com o projeto “As Aventuras do Zé do Cerrado”, e, o som do cerrado é maravilhoso, eu vivo no cerrado e sei disso, sou um grade defensor deste bioma tão lindo, rico, importante para o mundo todo, mas, (e esse é o primeiro “mas” da história), o cerrado cada dia que passa é mais fragilizado, desrespeitado, destruído, podemos até dizer, estuprado pelo próprio sistema e gananciosos, mas, (e esse e o segundo e derradeiro “mas” da história), surge algumas esperanças, pessoas como você, como o Grupo Som do Cerrado e tantos outros que procuram mostrar para as pessoas que o cerrado faz parte do pulmão do mundo, sem ele, certamente não vamos conseguir sobreviver muito tempo...
Valeu, votado, aprovado...
Um grade abraço

Antônio Ricardo Eckert

Eckert · Uruaçu, GO 12/11/2007 10:17
sua opinião: subir
Nivaldo Lemos
 

Sinvaline,
bacanas o seu texto e o trabalho dos Som do Cerrado que, como você, eu também espero tenha o talento reconhecido em todo o país. Parabéns. Votado.

Bjs

Nivaldo Lemos · Rio de Janeiro, RJ 12/11/2007 10:23
sua opinião: subir
Eliane Morena
 

Parabéns ! Adorei seus textos o projeto pixinguinha é muito importante para o tocantins,atraves do projeto conhecemos a cultural tocantinese.
Abraços

Eliane Morena · Palmas, TO 12/11/2007 10:31
sua opinião: subir
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

Querida Sinvaline:
Diante do seu relato não pude deixar de pensar em duas coisas: o quanto do nosso patrimonio já foi perdido e o quanto ainda há para ser resgatado. Daí, avancei um pouco mais e conclui que é preciso priorizar o que ainda pode ser feito em detrimento da atitude de chorar sobre o leite derramado.

O trabalho de grupos como o "Sons do Cerrado" é inestimável e deve fortelecer em nós a única atitude a tomar diante da tal globalização: Empedernida Resistência! Parabéns querida!
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 12/11/2007 10:32
sua opinião: subir
Rubenio Marcelo
 

Viva o cerrado. Viva o Grupo Sons do Cerrado. Viva os 30 anos do Projeto Pixinguinha. O Sons do Cerrado certamente mostrará com muita competência as manifestações musicais do nosso centro-oeste e encantará platéias por onde passar.
Sucesso sempre!

Rubenio Marcelo · Campo Grande, MS 12/11/2007 11:02
sua opinião: subir
Edleydson Medrado
 

Oi Sinva! Parabéns pelo texto. Parabéns por divulgar o cerrado. Parabéns por nos lembrar que, a cada dia precisamos lutar mais pelo nosso patrimônio, que passa também pela cultura.

Um super beijo.

Edy Júnior

Edleydson Medrado · Goiânia, GO 12/11/2007 20:57
sua opinião: subir
Sinvaline
 

Obrigado!estou bem feliz por voces votar em mim...

Sinvaline · Uruaçu, GO 14/11/2007 16:11
sua opinião: subir
azuirfilho
 

Sinvaline Admirável. Mestra.
Pixinguinha é do Santo para o Divino.
Seu trabalho é uma honra para todos nós.
Pra gente ler se emocionar e votar por amor.
Obrigado por voce existir.
Parabéns e abraço

azuirfilho · Campinas, SP 17/11/2007 20:40
sua opinião: subir
Fatima Paraguassu/Santa Cruz de Goiás
 

Oi Sinva, só agora vi essa matéria sobre estes gênios goianos.Sempre que os ouço reporto meus sonhos para minha infância em Santa Cruz de Goiás. Muitas imagens mostradas por eles durante os shows são retratos vivos de tudo que vivi no interior.
Prêmio merecido!
Parabéns à voce!

Fatima Paraguassu/Santa Cruz de Goiás · Santa Cruz de Goiás, GO 2/12/2007 20:31
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Alba Franco (cantora) Andréa(flautista)  Altair Sales (autor 2 letras musicas) zoom
Alba Franco (cantora) Andréa(flautista) Altair Sales (autor 2 letras musicas)
VELHA DO CERRADO (Int. Larissa Malty) zoom
VELHA DO CERRADO (Int. Larissa Malty)
Verônica (flautista) Jarbas Cavendish (maestro) zoom
Verônica (flautista) Jarbas Cavendish (maestro)
Vagner (pianista) e Alba Franco (cantora) zoom
Vagner (pianista) e Alba Franco (cantora)
Andréa, Gilvan e Nei zoom
Andréa, Gilvan e Nei
Andréia, Albinha e Verônica zoom
Andréia, Albinha e Verônica

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados