Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Sorria! Você está sendo filmado!

Montagem - Matosinhos Mateus de Andrade
Rastreado por satélite.
1
mmateus · Brasília, DF
12/7/2007 · 36 · 3
 

Acompanhado de uma carinha amarela, sempre tem uma mensagem bem emocionante: "Sorria. Você está sendo filmado." A partir deste momento tudo passa a ser monitorado. Locais visitados, pessoas com quem encontrou, quando entrou e saiu do banheiro, a marca do chopp.

Do momento em que entra até quando sai do estabelecimento, está tudo registrado por várias câmeras estrategicamente distribuídas.

Qualquer questionamento, a resposta é sempre a mesma. O conteúdo das câmeras de segurança é protegido por lei, fornecido somente a justiça, por decisão judicial.

No estacionamento, outras câmeras dispostas por todo lado. Elas já captaram as imagens desde a chegada e continuarão a captá-las até a saída. Passa uma sensação de segurança ao mesmo tempo de que alguém está vigiando.

Saiu do estacionamento e vai para a via pública. Entram em cena as câmeras do Sistema Integrado de Vigilância. Em vários pontos da cidade elas estão lá observando. Não monitoram todos os passos, mas é possível saber quem ou quais carros passaram por ali. Tudo registrado. Novamente o sigilo é garantido. As imagens são fornecidas somente com autorização judicial.

Vai ao caixa eletrônico. Quem está lá observando? As câmeras de vigilância novamente. Colocadas de forma a manter o sigilo dos dados do cliente elas observam e registram que entrou, quanto tempo ficou, quais os movimentos fez, se conversou com alguém.

Quem nunca consultou o Google Earth? Sim, aquele mapa enorme, tridimensional feio por satélite e câmeras poderosas. É usado para localizar lugares em qualquer lugar do planeta, por meio de GPS. Lá embaixo casas, piscinas, carros, estradas. Pensar o que?

Já que estamos falando em GPS, saem as câmeras e entra outra forma de monitoramento. Quem nunca leu nos caminhões a mensagem "Veículo rastreado por Satélite" As empresas de segurança usam dispositivos para encontrar caminhões roubados ou fora de rota, com precisão. Mais segurança.

No ano passado o Contran aprovou o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav), que prevê a implantação de CHIP nos veículos com informação de RENAVAM, placa, número de chassis para implantar ações de combate a roubo e furto de automóveis e cargas, além de administração do controle de tráfego.

Como uma verdadeira Lenda Urbana, dia a dia os sistemas de monitoramento ficam cada vez mais eficientes. GPS, nas ruas, nos shopping, nos condomínios, localização por meio da rede de telefonia celular (GPRS), CHIP nos carros.

Privacidade mesmo, só dentro de casa.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Leandróide
 

E qualquer dia nem dentro de casa. Muito interessante teu texto.
Abr.,
Leandroide.

Leandróide · Florianópolis, SC 10/7/2007 16:48
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcos Paulo
 

oi mmateus: teu texto me lembrou o livro do Orwell, 1984. A invasão das "teletelas" no cotidiano das pessoas, até dentro de casa.

Liberdade é Escravidão
Guerra é Paz
Ignorância é Força

Agora inventaram, em São Paulo, como já existe em Londres, uma voz que reprime (a princípio de forma educativa) as pessoas que fazem qualquer "estripulia" na rua.

Estamos chegando, se não vivendo, a Era do Grande Irmão.

Abraços.

Marcos Paulo · Porto Velho, RO 13/7/2007 11:12
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
catengo
 

Para mim, começamos a viver uma mistura de "1984" com "Admirável Mundo Novo".

catengo · Brasília, DF 16/7/2007 09:45
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados