para que serve um blog de ficção cientÃfica recheado de histórias de qualidade duvidosa que pouca gente visita? para pouca coisa. para passar o tempo, talvez... ou para deixar alguma marca nessa confusão que se chama "mundo" e que não compreendemos muito bem, para dizer a verdade bem mal. acho que bem pesado e bem medido, não serve para coisa alguma.
ainda assim insisto em publicar o sub-literatura, penosamente, regularmente, como se fosse uma espécie de louco, pelo menos naqueles minutos em que dedico minha mente a criar enredos sem pé nem cabeça sobre invasões extra-terrestres, mundos múltiplos e sondas espaciais inteligentes.
o sub-literatura é uma espécie de lobo solitário. chega até a margem do rio para beber um pouco de água e foge em seguida para o meio da mata. assustado e assustador. alguns afirmam tê-lo visto. mito ou realidade?
procuro sempre divulgá-lo de alguma maneira. não é a primeira vez que escrevo sobre ele aqui no overmundo. emails seguem para amigos a cada atualização, a cada lampejo de história que deixo na web. já mandei alguns emails para eminentes criaturas dos meios de comunicação mais amplos, ditos de massa, e penso em seguida: estou querendo fazer literatura? não deveria. ainda bem que eles ignoram.
aceito o destino marginal e inútil do sub-literatura. de fato seus poucos leitores são amigos Ãntimos dessa sombra, que se divertem, para o bem ou para o mal, com os textos que vou enfileirando e que nascem das dezenas de filmes ruins que tive a oportunidade de assistir, quadrinhos de segunda categoria e conversas fantasmagóricas madrugada adentro com amigos que não vejo a muitos anos.
o sub-literatura tem vocação pop. é como uma música que toca no rádio do carro, de madrugada, quando voltamos de uma festa. às vezes pode ser sombria.
sim... mas, para que serve o sub-literatura? somente apara assombrar alguns leitores de vez em quando, quando eles lembram do vermelho (r: 204 / g: 0 / b: 0) prodominante na tela. também de vez em quando escrevo naquelas páginas e também me assombro, ou caio na gargalhada por imaginar que fui capaz de escrever semelhantes estranhezas.
......................................................................
o sub-literatura está no endereço www.sub-literatura.com e é atualizado com alguma regularidade. às vezes está cheio de histórias novas e de repente... o silêncio. nesses momentos recomendamos a releitura do que já está publicado enquanto as novidades fermentam, sabe deus onde...
......................................................................
no overmundo:
no guia
a urgência da ficção cientÃfica
Por que não conheci o sub-literatura antes!? Ficção cientÃfica com final que deixa uma interrogação na cabeça é a mistura perfeita. Talvez um fundo mais claro...
vdepizzol · Ibiraçu, ES 26/11/2007 20:09
a todos... relamente ainda tenho dúvidas da pertinência da publicação desse etxto aqui no overblog, ou mesmo no overmundo. gostaria de ouvir algo a esse respeito.
questiono-me muito sobre isso, até que ponto o sub-literatura, e mesmo a ficção cientÃfica, como tema, se encaixam na proposta editorial de um site como overmundo.
obrigado, amigo!
bem-vindo como leitor.
espero ler seus comentários por lá.
grande abraço.
Muito massa o blog, cabra. Mas o vermelho dele é coisa de ficção cientÃfica mesmo. É pra dar alucinações, é? Tô copiando os textos pro Word pra poder ler. Mas tô lendo. Parabéns.
Estrangeiro · Rio de Janeiro, RJ 28/11/2007 14:02
Toinho, ADOREI! aDOREI O SUB-LITERATURA!
eu mesma tenho um blog que tb só tem nonsense... haouauhaouoha. mas é totalmente diferente.
filosofandonapotato.blogspot.com
=]
AMEI, e assim que o layout novo do meu (to mudando o servidor) ficar pronto, te linko... adorei.
Salve, Toinho Castro!!
Este espaço chamado Overblog, aqui no Overmundo, é para isso mesmo. Falar SOBRE a cultura produzida no Brasil ou fora dele por brasileiros. Esteja à vontade. Se você quiser postar suas histórias, aà o espaço é outro: é o Banco de Cultura, onde são postados os trabalhos autorais em literatura, imagens, etc.
De qualquer maneira fique à vontade para perguntar, todos os colaboradores estão aà para te ajudar. Sê bem-vindo!
Bem interessante, mas aquele fundo vermelho, força a vista e tira um pouco da atençao do texto. Um abraço
j.alves · São Paulo, SP 29/11/2007 20:15
Toinho, pelo que li não ia lá, mas pelo que li dos que foram, fiquei maluquinha pra ja ir.
Então, parece que daqui só eu li umas receitas de como tratar de blógui, que dizia lá nos mandamentos que não era para se falar mal do blógui da gente a agente mesmo, porque...
Bem, parece que a receita abatumou o bolo, ou era pura ficção, sem ciência.
Penso, no entanto, que blógui é...
...
...
Aquela antiga gaveta da gente aberta ao vento
(tem gente com ventilador ligado aÃ?)
beijin
Grande Toinho, maravilha. Invasão de marcianos também neste Overmundo. Me diverti lendo os textos e fiquei feliz de ver a repercussão com gente de vários estados. Abraço!
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 30/11/2007 10:35
RE:
estrangeiro, o vermelho é dando mesmo! mas não abro mão dele!
:)
vermelho de marte! fico feliz que você esteja lendo assim mesmo, copiando no word! aguardo suas opiniões e idéias!
carol, já visitei seu blog e já me diverti!! já sou leitor. vou colocar o link para ele lá no sub-literatura!
rangel, entendo bem esse papel do overmundo. mas às vezes sinto-me como um elemento estranho em meio aos textos publicados.
é como se o sub-literatura fosse mesmo uma inserção marciano nesse cenário cultural tão brasileiro que permeia o overmundo. mas sinto-me à vontade por estar entre amigos!
j.alves... o maldito fundo vermelho! quem sobreviverá a ele?! haha... mas ele já é parte fundamental da identidade do blog! faz como o estrangeiro, copia para o word. o que você não pode é deixar de ler. grande abraço!
juliaura! mas olha que não estou falando mal do sub!! é que ele é isso mesmo, eu assumo. na verdade o criei para ter um espaço em que eu pudesse me divertir.
é a minha gaveta de quinquilharias!! :) quero mais leitores como vocês aqui!
ah, minha querida helena!! que bom te ouvir. obrigado pela leitura e não me abandone, heim!? o sub-literatura ainda vai decolar... pra saturno!!!!
Uma dica para quem quer tirar o fundo vermelho-sangue da página é, no Firefox, ir em Exibir > Estilo da página > Nenhum Estilo. Além disso, costumo aumentar o texto da página para tornar a leitura mais confortável (em Exibir > Tamanho do Texto). ;)
vdepizzol · Ibiraçu, ES 1/12/2007 19:12
boa dica! outra coisa que eu faço é selecionar o texto com o cursor. fica azul com letras brancas... veja que eu mesmo não consigo ler direito ali!!!!
:)
Quando li o tÃtulo, pensei que fosse referência a meus trabalhos.
Que susto!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!