Sugestão para Kassab: Vamos Grafitar São Paulo!

revista Made in Japan
grafite de Gerson Shiroma
1
Fábio Fernandes · São Paulo, SP
7/3/2007 · 374 · 54
 

Foi na semana passada, em um canal de TV: uma matéria elogiando a lei Cidade Limpa, que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, fez passar para eliminar os outdoors e a mídia externa nos prédios da cidade. A matéria tinha um tom visivelmente chapa-branca, ou seja, quase uma matéria paga de tão favorável. Os repórteres diziam (e mostravam, através de simulações por computador) como a cidade tinha ficado mais limpa, mais "clean" até (palavras de uma entrevistada no meio da rua).

Claro que a visível subjetividade foi inteligentemente equilibrada (não muito, mas valeu a tentativa) por uma observação, quase ao final da matéria: como substituir os anúncios por algo que embeleze a cidade? A matéria procurou responder a esta pergunta exibindo alguns exemplos de arte nos prédios que já existe na cidade - a saber, trabalhos de Tomie Ohtake e Maurício Nogueira Lima. Tudo muito bonito. E necessário.

Pois, paradoxalmente, a cidade ficou mais cinzenta e triste com a retirada dos outdoors e dos anúncios nos prédios - e aqui cabe uma observação: o secretário de turismo do município afirmou, na matéria, que São Paulo é praticamente a última grande cidade do mundo a se livrar da mídia externa, porque nenhuma delas faz mais isso. Sou obrigado a dizer que o secretário disse uma inverdade, pois Tóquio, Nova York e Barcelona não se desfizeram de suas mídias externas - Barcelona, depois de SEIS anos de negociações, só conseguiu liberar o centro histórico da cidade. Tóquio e Nova York nem isso.

Mas não vou discutir aqui a validade ou não da lei do Sr. Prefeito: passou, foi sancionada, então é lei - seja justa ou não. Também não vou criticar nem defender os donos das empresas de mídia externa, muito embora a maioria esmagadora deles não estivesse agindo contra a lei até essa lei específica ser aprovada. E também não esperem que eu ataque ou defenda o Sr. Prefeiro Gilberto Kassab - embora eu, como toda pessoa com um mínimo de bom senso, tenha ficado chocado com o piti histérico e absolutamente fora de controle que o prefeito deu há algum tempo, agredindo verbal e fisicamente um ex-empresário de mídia externa que procurava fazer uma manifestação (justa ou não, uma manifestação só era recebida na porrada nos tempos da ditadura, daí o meu espanto e a minha surpresa).

Este pequeno texto tem outro objetivo: uma proposta aberta ao Sr. Prefeito Gilberto Kassab. Obras de grandes artistas plásticos são belas e necessárias - mas por que só elas, ou, por outra, por que só artistas consagrados deveriam ter esse espaço? Por que não o grafite, que é uma das marcas registradas da cidade?

Sugiro isso logo depois de passar pelo túnel de acesso à Avenida Paulista, que foi recentemente repintado por grafiteiros para homenagear o centenário da imigração japonesa. O projeto, que teve a curadoria do grafiteiro Binho Ribeiro e contou com a participação de artistas do grafite reconhecidos internacionalmente, como Titi Freak e Kboco, foi uma realização do Projeto Sol Nascente, do qual participam a Prefeitura de São Paulo e a agência de cultura japonesa Yanus Quality. Incrivelmente, não existe um site específico exibindo os grafites - a imagem que ilustra esta matéria foi retirada da Revista Made in Japan (todos os direitos reservados).

São Paulo foi a cidade onde ocorreu a explosão do grafite brasileiro na década de 1980, com o saudoso Alex Vallauri. A ele, em pouco tempo, se juntaram nomes como John Howard, Hudinilson Jr, Celso Gitahy, Rui Amaral e, mais recentemente, Os Gêmeos, Donato, Binho Ribeiro, Cobra e uma infinidade de artistas urbanos. A cidade foi aos poucos ficando menos cinza, mais colorida, mais bonita. Os grafiteiros estão conseguindo conquistar um espaço cada vez maior na cidade - mas esse espaço ainda é pequeno, e na cidade cabem todos os artistas: de Tomie Ohtake aos Gêmeos (sem comparação de qualidade, notem bem).

Fica aqui, portanto, a sugestão aberta ao prefeito de São Paulo: Sr. Kassab, vamos grafitar São Paulo! Vamos colorir e embelezar nossa cidade com os grafites! A cidade e os cidadãos agradecem.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Fernando Mafra
 

Fábio, estava querendo falar da retomada do "buraco da paulista", mas acabei empurrando com a barriga. Que bom que alguém preencheu essa lacuna.
Mas podia ter mais algumas fotos da nova decoração no buraco, que acha?

Fernando Mafra · São Paulo, SP 5/3/2007 14:11
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Salve, Fernando!
Pois é, eu estou tentando achar outras fotos, mas as poucas que achei até agora são de péssima qualidade. Vou ver se até amanhã consigo achar algumas - ou tentar eu mesmo tirar algumas (mas antes tenho de pedir uma máquina digital emprestada).

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 5/3/2007 14:16
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Fernando Mafra
 

Fábio, trabalho ao lado do buraco, posso tentar tirar alguma amanhã de manhã e te passar por e-mail, se vc curtir posta. Que tal?

Fernando Mafra · São Paulo, SP 5/3/2007 14:33
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Pô, demorou! Fica uma overparceria bacana, Fernando!!
Vá em frente e me mande que até amanhã à tarde eu posto!

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 5/3/2007 14:49
sua opinião: subir
Higor Assis
 

Bacana o texto Fábio.

Mas faltou muita gente boa no meio ai e que com certeza estava no encontro.

Higor Assis · São Paulo, SP 5/3/2007 15:10
sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Claro, Higro, claro. Mas se eu fosse escrever sobre todo mundo faria um livro. O objetivo do texto, como você viu, é outro.
Abraço forte!

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 5/3/2007 15:24
sua opinião: subir
Higor Assis
 

Firmeza mano!

É que quando leio alguém escrever sobre o graffiti me aguça demais. É muito baana o tema, porém esta começando a virar cliche.

Valeu Fábio

Higor Assis · São Paulo, SP 6/3/2007 15:18
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Claro, claro, Higor, normal.
Acho até bacana que você tenha esse olhar sacado. Então, fica o convite: por que você não escreve algo a respeito para complementar o que eu escrevi? Quanto mais melhor - e, não sendo clichê, aí seria sensacional!
Abraço!

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 6/3/2007 17:10
sua opinião: subir
Fernando Mafra
 

Fábio, queria pedir desculpas mas acabei não conseguindo tirar a foto. A semana pra variar está impossível e esqueci a câmera. Mil desculpas. Mas o texto já se segura sozinho, minhas fotos seriam só enfeite.

Fernando Mafra · São Paulo, SP 6/3/2007 17:24
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Saulo Frauches
 

Só pelo recorte da foto dá para imaginar que o grafite está lindaço...

Saulo Frauches · Rio de Janeiro, RJ 6/3/2007 18:54
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Salve, Fernando!
Tudo bem, não tem problema. Neste momento ainda tenho 16 horas para efetuar alterações - vou ver se até esta madrugada consigo achar fotos mais bacanas, ou então posso colocar outros grafites de artistas legais para ilustrar a matéria como exemplos do que seria interessante ver enfeitando a cidade.

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 6/3/2007 21:14
sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Saulo, você não faz idéia. O túnel todo ficou lindo - estou chocado por não conseguir encontrar fotos (bem tiradas, pelo menos - achei várias com flash que estourou, ou sem flash que ficaram escuras demais...)

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 6/3/2007 21:15
sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

consegui só mais uma, no apagar das luzes (faltam agora 2 minutos para entrar na sala de votação!!)

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 7/3/2007 13:18
sua opinião: subir
Fê Pavanello
 

Putz!! Mas essa foto ficou ANIMAL!!! Da última vez que estive em SP não passei por ali!! Absurdo, porque é bem perto da casa da mamãe (hehehe), mas adorei saber que que está tão lindo!
De fato reparei que a cidade estava mais cinza que o normal. Nunca imaginei que sentiria falta de tantas propagandas...

Fê Pavanello · Brasília, DF 7/3/2007 13:53
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Higor Assis
 

Só preciso ir em uma copiadora para levar as fotos que tenho de graffitis, acredito que o pessoal do Overmundo vai ficar chocado, pois os poucos que entendem sobre o graffiti só vem trabalhos como estes fotografados.

São tidos como painéis, grandes graffitis, grandes encontros promovidos por orgãos públicos que aparentemente se dizem a favor desta cultura da periferia.

Higor Assis · São Paulo, SP 7/3/2007 17:51
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Letícia Lins
 

Fábio, o texto tá ótimo...
Higor, não vejo a hora, sou mais uma fã do graffiti, é a streeart "abalando" SP, rs...

Letícia Lins · São Bernardo do Campo, SP 8/3/2007 00:20
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Fernando Mafra
 

Graffiti é a tomada do espaço público pelo povo ao invés das grandes empresas. Eles não tentam vender nada além de suas idéias. Não entendo nada do assunto, mas apóio 100%

Fernando Mafra · São Paulo, SP 8/3/2007 11:01
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Tranquera
 

Muito bom! Quem não lembra das botinhas do Alex Vallauri?

Tranquera · São Paulo, SP 8/3/2007 11:49
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
eduardo ferreira
 

a arte foi para as ruas. viva o povo arteiro. sou fã da arte-graffite. grande sugestão fábio.

eduardo ferreira · Cuiabá, MT 8/3/2007 11:51
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

É exatamente o que eu penso, Fernando.

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 8/3/2007 14:05
sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Tranquera, e a Rainha do Frango Assado, você lembra?
E os lábios?
O Alex era um barato!!!

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 8/3/2007 14:06
sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Edu, arte urbana é arte cidadã, do povo para o povo.
Esse é o grande barato na grande e variegada cidade que é Sampa - para estimular a integração e banir de vez qualquer tipo de preconceito. Faço coro contigo: Viva o povo arteiro!

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 8/3/2007 14:07
sua opinião: subir
FILIPE MAMEDE
 

O grafiti e outras manifestações tipicamente urbanas são muito válidas, até porque são bem aceitas e respeitadas por àqueles que depedram o patrimônio, seja ele público ou não. Trocando em miúdes, os pichadores não agridem muros ou fachadas grafitadas, isso é fato.

FILIPE MAMEDE · Natal, RN 8/3/2007 15:34
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Zéduardo Calegari Paulino
 

Ô Fábio, aqui em Campo Grande o grafitte está em franca ascensão.. e devo dizer que além de lindo, tira várias crianças da rua, já que a prefeitura e o estado tem um projeto para que meninos em risco de exclusão social aprendam a grafitar e o façam em lugares determinado. Então, a arte do grafite tem várias vantagens: embelezar a cidade, diminuir a exclusão social, lançar novos artistas e registrar a cultura contemporânea. Acho que o problema é os artistas se reunirem num objetivo comum e começarem a se organizar, com sites, exposições, etc. Sinto que muitos grafiteiros não se levam a sério, o que é uma pena... preferem as guerras de grafite pra ver quem picha mais alto. Talvez seja hora de levar estima e consciência pra essa galera. Alguem se habilita a começar um projeto legal sobre isso ai? Aqui em Campo Grande tá dando certo, e o contato é fácil pra trocar figurinhas...

Zéduardo Calegari Paulino · Campo Grande, MS 8/3/2007 17:16
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
marimbondo_rnw
 

Grafitar, dar sentido ao caos visual desordenado da cidade, de certa forma criar uma "unidade" visual, comentar em imagens o convívio na metrópole ou apenas revelar a estética do Caos, transcender o expressionismo umbilical do artista para um comentário a contemporaneidade, vamos espalhar afrescos por essas vias, esqueçamos os outdoores, às propagandas, desviam a atenção, servem pra porrra nenhuma.

adelante
abraços esqueléticos ao Fábio e toda turma que quer subverter o condicionamento do espaço público

marimbondo_rnw · São Paulo, SP 8/3/2007 17:26
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Zéduardo, aqui em Sampa os grafiteiros são bastante unidos, toda hora estão participando de vários projetos juntos, inclusive de inclusão social. Acho que só falta mesmo a Prefeitura assumir isso para si em caráter mais definitivo, e abrir mais espaço para o grafite na cidade - inclusive porque o túnel da Paulista foi um projeto em parceria com a Prefeitura, então suponho que o prefeito não tenha nada contra grafiteiros... ;-)

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 8/3/2007 17:45
sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Abraços esqueléticos pra ti também, Marimbondo!

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 8/3/2007 17:46
sua opinião: subir
ARCA
 

É isso aí, acho que o grafiti não é só para "tapar buraco" quando o comerciante deseja se livrar de pichações. O grafiti é arte e como tal deve ser respeitado.
As artes plásticas não vivem só de nomes consagrados.
Abraços

ARCA · Ribeirão Pires, SP 8/3/2007 18:08
sua opinião: subir
Hélio Filho
 

Seria uma bela saída, literalmente bela.
Será que alguém se habilita a tomar a frente?

Hélio Filho · São Paulo, SP 8/3/2007 18:31
sua opinião: subir
Thiago Perpétuo
 

Bravo, bravíssimo! Grafite neles. Aqui, pelas bandas da Capital Federal, de muito bom grado receberíamos mais e mais grafites, mais ainda dos que já se pode ver, nos pontos mais cinzas da cidade. Grafite + muro = tinta a óleo + tela.

Thiago Perpétuo · Brasília, DF 8/3/2007 18:55
sua opinião: subir
Francinne Amarante
 

Muito legal esse post, parabéns Fábio!
beijão
fran

Francinne Amarante · Brasília, DF 9/3/2007 04:18
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Higor Assis
 

Pelo visto muita gente por aqui não sabe de onde vem o instinto do grafiteiro, por isso tem varias suposições sobre o assunto.

Hoje o grafite é unanimidade, mas nem sempre foi assim e o pior as pessoas "acham" que a coisa é simples. Provavelmente a maioria acredita também que o cara que vai fazer grafite no muro pede para o dono rs...

Jogar conversa fora não vale a pena...

Higor Assis · São Paulo, SP 9/3/2007 09:09
sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

É isso aí, Arca!

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 9/3/2007 10:55
sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Thiago, torço por Brasília. Que ela se embeleze! :-)

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 9/3/2007 10:55
sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Valeu, querida Fran!
Beijos mil!

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 9/3/2007 10:56
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

"Pelo visto muita gente por aqui não sabe de onde vem o instinto do grafiteiro, por isso tem varias suposições sobre o assunto."

Prezado Higor:
você tem toda a razão. É para isso que o Overmundo existe. Para que a gente possa trocar informações. Como eu já te sugeri anteriormente, talvez fosse bom que você escrevesseum bom artigo sobre o graffitti. Afinal, só criticar é fácil, não é? ;-)

E concordo novamente com você numa coisa: jogar conversa fora não vale a pena. A melhor coisa contra os espíritos de porco é escrever e contar nossa versão dos fatos. Faça isso também: vai ser legal ler o que você tem a dizer.

Abraço forte!!

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 9/3/2007 10:58
sua opinião: subir
Higor Assis
 

Seu e-mail foi respondido caro Fábio.

Higor Assis · São Paulo, SP 9/3/2007 12:30
sua opinião: subir
Ale Youssef
 

Maravilha Fabio! Tava esperando alguém falar da retomada do burado. Demorou pra caramba! Quando era coordenador de juventude da Prefeitura fizemos o SP CAPITAL GRAFITTI, que além do buraco viabilizou arte em centenas de mega muros envolvendo mais de 1000 grafiteiros. Pena que a mudança de gestão parou o projeto. Que bom que as coisas voltam a acontecer. Pra quem quer conhecer mais muros coloridos, indico um livro espetacular: SÃO PAULO: CIDADE ILUSTRADA do Márcio Scavonne, que registrou todo esse projeto com fotos incríveis. Apesar das dificuldades, acho que SP é a cidade mais grafitada do mundo. Sempre pensei em fazer um roteiro turistico so com o melhor de nossa arte urbana!

Ale Youssef · São Paulo, SP 9/3/2007 13:00
sua opinião: subir
Ale Youssef
 

Ah! E para os interessados, segunda feira, dia 12/3, a partir das 22h lançaremos no STUDIO SP a exposição LAS TABLAS. Serão 25 pranchas de surfe customizadas e pintadas por 25 artístas diferentes. Vários dos grandes grafiteiros da cidade estão participando. Apareçam!

Ale Youssef · São Paulo, SP 9/3/2007 13:03
sua opinião: subir
Débora Medeiros
 

É realmente uma ótima sugestão! Por mais que representem uma certa poluição visual, as mídias externas eram também vívidas, coloridas, interessantes. Ou tentavam ser. Imagino que a cidade tenha ficado até um pouco impessoal com a retirada completa delas.

Ações extremas são sempre uma faca de dois gumes: podem ser boas e ter efeitos colaterais ruins ou péssimas e dar alguns bons frutos, não é verdade?

Débora Medeiros · Fortaleza, CE 9/3/2007 16:49
sua opinião: subir
dudavalle
 

Conhece esse livro Fábio ?
Discutindo ateh que ponto pichação pode ou não ser arte.
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?isbn=8599307088&sid=117113244913096523384325

dudavalle · Rio de Janeiro, RJ 9/3/2007 17:34
sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Matéria muito bacana, meu caro cara Fábio! Algumas cidades muito cinzentas, como São Paulo e Brasília, PRECISAM mesmo de mais grafites. Concordo também com várias outras coisas ditas no comentário como (por exemplo): A dimensão artística e expressiva da pixação, a demanda por grafitti em Brasilia (o Thiago está Perpetuamente certo, como de constume), a importância de se escrever mais a respeito do Grafitti por aqui por estas bandas, etc...

Abraços apertados do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 9/3/2007 18:15
sua opinião: subir
Márcia de Oliveira
 

Fábio,
Sua idéia é ótima e seria realmente legal ver São Paulo assim. Eu tb viajo na paçoca quando vou a SP. Viajo especialmente nas árvores onde, em cada tronco podado, vejo uma moldura com rostos de figuras da cidade. Um dia quem sabe a gente faz tudo isso. "Ah esta Terra ainda vai cumprir seu ideal...",...Valeu!

Márcia de Oliveira · Marília, SP 9/3/2007 22:36
sua opinião: subir
toinho.castro
 

gosto de graffitti... mas acho que o espaço urbano pede mais que grafitti. outras manifestações artísticas, como a poesia, a música, instalações e outras provocações podem ocupar as ruas. sei que é uma conversa sobre a questão visual que surge com a retirada de outdoors e outras mídias publicitárias, mas acredito no potência de transformação da perspecitiva visual que temos das coisas, uma cidade, por exemplo, quando uma música ou performance interfere no espaço.

que venha o grafitti e uma conexão mais ampla entre as várias produções para trazer essa nova percepção visual numa cidade que perdeu os espelhos da publicidade.

abraço a todos.

toinho.castro · Rio de Janeiro, RJ 10/3/2007 02:16
sua opinião: subir
andruchak
 

A tentativa de "limpar" a cidade deveria ser louvável, mas ainda não foi, faltou talvez, atitude, uma participação maior de artistas e grafiteiros nas discussões que resultaram nos fatos. Muita coisa valeu a pena, porém, lindos grafites, verdadeiras obras de arte, foram destruídos pelos "apagadores" da nova ordem. Uma pena. Mas tudo ainda pode ser reconstruído. O entorno do tema precisa justamente destas manifestações e de novas propostas para a manutenção da arte visual de São Paulo, embora eu pense que o rio devesse ser a primeira entre as coisas a ser resolvida...
__________________________________
Andruchak - artista plástico pintor, professor de arte na UMC, UNIP e UNITAU, doutor pela ECA-USP e Coordenador de Arte do Espaço Cultural UMC. www.andruchak.com.br

andruchak · São José dos Campos, SP 15/11/2007 04:37
sua opinião: subir
Letícia Lins
 

Sei que é um assunto que se passou, mas tenho uma dica de um projeto e aí vai ele:

http://www.desprojeto.net/

Letícia Lins · São Bernardo do Campo, SP 16/1/2008 12:19
sua opinião: subir
GEJO- O MALDITO
 

olá a todos .
eu pintei no "evento " do buraco da paulista , tanto da imigraçao japonesa ,quanto no evento que o yussef se refere do sp capital graffiti , mas para falar a verdade eu gostei mais da época que fazia lá sem autorização, onde eu podia falar sobre o que eu quisesse e não conduzido por entidades .
todos artistas de rua sabem que o kassab é um filho bastardo de são paulo , por isto está com os dias contados. além de apagar centena sde graffitis da epoca dos primeiros writers de sp , apagam obras que os writer gastaram uma pequena fortuna para realizar e perde-se em minutos .
masssss por outro lado tambem é uma maneira de continuar a verdaderia essencia do graffiti ,
transgressividade ( locais que seriam impossiveis de pedir autorizaçao
gratuidade ( os writers embelezam a cidade e não cobram por isto ,simplesmente pelo prazer de pintar na rua e acabam com a farra das empresas que querem se aproveitar de artistas em suas açoes de marketing ( 80 % )
anonimo -( por ser uma batalha , pouco tempo para fazer ,não compensa nem assinar , ou então mudam de nome para dar mais volume a produçao nas ruas e não ser identificado ,caso seja perigoso o suporte . né GEJO ???? ) KKKKKKK.


bom achei que tava faltando alguem aqui que ve a cena diretament da rua mesmo e não por fotos ou coberturas jornalisticas .

se alguem quiser saber mais sobre isto , podem entrar em contato pelo flickr.

www.flickr.com/gejo

msn- sp9370@yahoo.com.br

NÃO ROUBE , O GOVERNO NÃO GOSTA DE CONCORRENCIA .

GEJO- O MALDITO · São Paulo, SP 23/3/2008 15:56
sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Salve, Gejo!!

Cara, eu não sou da cena do graffiti, mas não fiz por terceiros não. Eu passei lá no buraco no dia da pintura da imigração japonesa - só que não tinha pintado a idéia de falar a respeito para o Overmundo, aí tive de escrever a matéria meio de lembrança, meio de pesquisa. Mas teu toque é do cacete! Por que você não aumenta esse comentário e escreve um artigo sobre a transgressividade do graffiti? É por aí mesmo, cara!!

Abraço forte!!!

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 23/3/2008 19:07
sua opinião: subir
GEJO- O MALDITO
 

olá fabio
valew o post ,com certeza.
o canal para disussão com pessoas
" normais "( rsrsrs) é muito reduzido , então o overmundo entra como um parceiro para estas discussões .
então eu ja escrevi aqui no overmundo sobre o tema ,foi um texto muito usado em teses tanto no brasil como no exterior .
não vi mais este texto , mas acho que se vc pesquisar por " graffiti,píxaçao e bla ,bla, bla .
na verdade ando meio cansado do lance de escrever sobre o tema , mas quando eu tiver tempo ,com certeza vou estar ai com novidades.
ah ,para conhecer meu trablho ,vc pdoe entra no site
www.flickr.com/gejo
onde apesar de estar em galerias tem total liberdade de falar sobre o que eu quiser e com quem eu quiser ,doa a quem doer,
uma das caracteristas do graffiti de rua .
valew
gente se fala
GEJO

"FILHO DO SERTÃO, VEIO PARA SP E FOI MORAR EMBAIXO DO MINHOCÃO "

GEJO- O MALDITO · São Paulo, SP 23/3/2008 23:01
sua opinião: subir
GEJO- O MALDITO
 

hello fabio , achei o link no overmundo
passe la para ver ,depois me diz o que achou .
valew

gejo

'''4 gravatas louis viton , 24 hs detençao...1 lata de manteiga ,2 anos de dentenção !!! '''

GEJO- O MALDITO · São Paulo, SP 24/3/2008 00:40
sua opinião: subir
Rose Canazzaro
 

Concordo!! A cidade colorida ganha vida!!

Rose Canazzaro · Andradina, SP 14/4/2008 23:47
sua opinião: subir
Pedro Monteiro
 

Grafite é arte, e o Prefeito não difere dos governantes tradicionais, arte jamais.
Abraços

Pedro Monteiro · São Paulo, SP 15/4/2008 00:59
sua opinião: subir
Johab Silva
 

E bem interessante quando se fala em relacao ao graffiti na cidade de Sao Paulo.
Atualmente moro em Virginia, EUA e a cena do graffiti aqui e bem diferente. Faco graffiti deste 1998 na cidade de Sao Paulo e em alguns paises vizinhos. Muita historia foi apagada e a luta continua para que esta historia seja contada pelos novos e pelos grafiteiros antigos.
Como acontece na mairoria das vezes; o artista e sua arte so e lembrada e valorizada quando ele morre.

Parabens para o prefeito por pintar a cidade de cinza! So mais uma sugestao; porque ele nao usou um pouquinho mais de cores para que a cidade mostrasse um pouco mais de vida.

Abracos e os grafiteiros agradecem por sua voz e manifestacao.

Johab Silva
www.johabsilva.com

Johab Silva · Estados Unidos da América, WW 11/1/2009 12:30
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Grafite de Binho Ribeiro, in progress zoom
Grafite de Binho Ribeiro, in progress

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados