|
home · overblog · sugestão para kassab: vamos grafitar são paulo! |
Observatório
A história do Overmundo na memória de seus colaboradores O Overmundo foi pensado para trazer à luz a cena cultural brasileira, independente da grande indústria cultural e que, justamente por ser independente, não costumava figurar com destaque nos grandes meios de comunicação. Algum tempo passado, constatamos que ainda há muito o que fazer e que, a cada dia – sobretudo com o advento da internet colaborativa e de ferramentas de autopublicação... > leia
|
| |
Sugestão para Kassab: Vamos Grafitar São Paulo!
|
| |
|
|
grafite de Gerson Shiroma
Imagem
Grafite de Binho Ribeiro, in progress
Foi na semana passada, em um canal de TV: uma matéria elogiando a lei Cidade Limpa, que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, fez passar para eliminar os outdoors e a mídia externa nos prédios da cidade. A matéria tinha um tom visivelmente chapa-branca, ou seja, quase uma matéria paga de tão favorável. Os repórteres diziam (e mostravam, através de simulações por computador) como a cidade tinha ficado mais limpa, mais "clean" até (palavras de uma entrevistada no meio da rua).
Claro que a visível subjetividade foi inteligentemente equilibrada (não muito, mas valeu a tentativa) por uma observação, quase ao final da matéria: como substituir os anúncios por algo que embeleze a cidade? A matéria procurou responder a esta pergunta exibindo alguns exemplos de arte nos prédios que já existe na cidade - a saber, trabalhos de Tomie Ohtake e Maurício Nogueira Lima. Tudo muito bonito. E necessário.
Pois, paradoxalmente, a cidade ficou mais cinzenta e triste com a retirada dos outdoors e dos anúncios nos prédios - e aqui cabe uma observação: o secretário de turismo do município afirmou, na matéria, que São Paulo é praticamente a última grande cidade do mundo a se livrar da mídia externa, porque nenhuma delas faz mais isso. Sou obrigado a dizer que o secretário disse uma inverdade, pois Tóquio, Nova York e Barcelona não se desfizeram de suas mídias externas - Barcelona, depois de SEIS anos de negociações, só conseguiu liberar o centro histórico da cidade. Tóquio e Nova York nem isso.
Mas não vou discutir aqui a validade ou não da lei do Sr. Prefeito: passou, foi sancionada, então é lei - seja justa ou não. Também não vou criticar nem defender os donos das empresas de mídia externa, muito embora a maioria esmagadora deles não estivesse agindo contra a lei até essa lei específica ser aprovada. E também não esperem que eu ataque ou defenda o Sr. Prefeiro Gilberto Kassab - embora eu, como toda pessoa com um mínimo de bom senso, tenha ficado chocado com o piti histérico e absolutamente fora de controle que o prefeito deu há algum tempo, agredindo verbal e fisicamente um ex-empresário de mídia externa que procurava fazer uma manifestação (justa ou não, uma manifestação só era recebida na porrada nos tempos da ditadura, daí o meu espanto e a minha surpresa).
Este pequeno texto tem outro objetivo: uma proposta aberta ao Sr. Prefeito Gilberto Kassab. Obras de grandes artistas plásticos são belas e necessárias - mas por que só elas, ou, por outra, por que só artistas consagrados deveriam ter esse espaço? Por que não o grafite, que é uma das marcas registradas da cidade?
Sugiro isso logo depois de passar pelo túnel de acesso à Avenida Paulista, que foi recentemente repintado por grafiteiros para homenagear o centenário da imigração japonesa. O projeto, que teve a curadoria do grafiteiro Binho Ribeiro e contou com a participação de artistas do grafite reconhecidos internacionalmente, como Titi Freak e Kboco, foi uma realização do Projeto Sol Nascente, do qual participam a Prefeitura de São Paulo e a agência de cultura japonesa Yanus Quality. Incrivelmente, não existe um site específico exibindo os grafites - a imagem que ilustra esta matéria foi retirada da Revista Made in Japan (todos os direitos reservados).
São Paulo foi a cidade onde ocorreu a explosão do grafite brasileiro na década de 1980, com o saudoso Alex Vallauri. A ele, em pouco tempo, se juntaram nomes como John Howard, Hudinilson Jr, Celso Gitahy, Rui Amaral e, mais recentemente, Os Gêmeos, Donato, Binho Ribeiro, Cobra e uma infinidade de artistas urbanos. A cidade foi aos poucos ficando menos cinza, mais colorida, mais bonita. Os grafiteiros estão conseguindo conquistar um espaço cada vez maior na cidade - mas esse espaço ainda é pequeno, e na cidade cabem todos os artistas: de Tomie Ohtake aos Gêmeos (sem comparação de qualidade, notem bem).
Fica aqui, portanto, a sugestão aberta ao prefeito de São Paulo: Sr. Kassab, vamos grafitar São Paulo! Vamos colorir e embelezar nossa cidade com os grafites! A cidade e os cidadãos agradecem.
tags: São Paulo SP artes-visuais grafite graffitti sao-paulo gilberto-kassab avenida-paulista centenario-da-imigracao-japonesa lei-cidade-limpa prefeitura
|
|
 |
comentários  |
postar novo comentário |
 |
| |
 |
Fábio, estava querendo falar da retomada do "buraco da paulista", mas acabei empurrando com a barriga. Que bom que alguém preencheu essa lacuna.
Mas podia ter mais algumas fotos da nova decoração no buraco, que acha?
Fernando Mafra · São Paulo (SP) · 5/3/2007 14:11
2 pessoas acharam útil
Sua opinião:
|
 |
Salve, Fernando!
Pois é, eu estou tentando achar outras fotos, mas as poucas que achei até agora são de péssima qualidade. Vou ver se até amanhã consigo achar algumas - ou tentar eu mesmo tirar algumas (mas antes tenho de pedir uma máquina digital emprestada).
Fábio Fernandes · São Paulo (SP) · 5/3/2007 14:16
1 pessoa achou útil
Sua opinião:
|
 |
Fábio, trabalho ao lado do buraco, posso tentar tirar alguma amanhã de manhã e te passar por e-mail, se vc curtir posta. Que tal?
Fernando Mafra · São Paulo (SP) · 5/3/2007 14:33
1 pessoa achou útil
Sua opinião:
|
 |
Pô, demorou! Fica uma overparceria bacana, Fernando!!
Vá em frente e me mande que até amanhã à tarde eu posto!
Fábio Fernandes · São Paulo (SP) · 5/3/2007 14:49
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Bacana o texto Fábio.
Mas faltou muita gente boa no meio ai e que com certeza estava no encontro.
Higor Assis · São Paulo (SP) · 5/3/2007 15:10
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Claro, Higro, claro. Mas se eu fosse escrever sobre todo mundo faria um livro. O objetivo do texto, como você viu, é outro.
Abraço forte!
Fábio Fernandes · São Paulo (SP) · 5/3/2007 15:24
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Firmeza mano!
É que quando leio alguém escrever sobre o graffiti me aguça demais. É muito baana o tema, porém esta começando a virar cliche.
Valeu Fábio
Higor Assis · São Paulo (SP) · 6/3/2007 15:18
1 pessoa achou útil
Sua opinião:
|
 |
Claro, claro, Higor, normal.
Acho até bacana que você tenha esse olhar sacado. Então, fica o convite: por que você não escreve algo a respeito para complementar o que eu escrevi? Quanto mais melhor - e, não sendo clichê, aí seria sensacional!
Abraço!
Fábio Fernandes · São Paulo (SP) · 6/3/2007 17:10
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Fábio, queria pedir desculpas mas acabei não conseguindo tirar a foto. A semana pra variar está impossível e esqueci a câmera. Mil desculpas. Mas o texto já se segura sozinho, minhas fotos seriam só enfeite.
Fernando Mafra · São Paulo (SP) · 6/3/2007 17:24
1 pessoa achou útil
Sua opinião:
|
 |
Só pelo recorte da foto dá para imaginar que o grafite está lindaço...
Saulo Frauches · Rio de Janeiro (RJ) · 6/3/2007 18:54
2 pessoas acharam útil
Sua opinião:
|
 |
Salve, Fernando!
Tudo bem, não tem problema. Neste momento ainda tenho 16 horas para efetuar alterações - vou ver se até esta madrugada consigo achar fotos mais bacanas, ou então posso colocar outros grafites de artistas legais para ilustrar a matéria como exemplos do que seria interessante ver enfeitando a cidade.
Fábio Fernandes · São Paulo (SP) · 6/3/2007 21:14
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Saulo, você não faz idéia. O túnel todo ficou lindo - estou chocado por não conseguir encontrar fotos (bem tiradas, pelo menos - achei várias com flash que estourou, ou sem flash que ficaram escuras demais...)
Fábio Fernandes · São Paulo (SP) · 6/3/2007 21:15
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
consegui só mais uma, no apagar das luzes (faltam agora 2 minutos para entrar na sala de votação!!)
Fábio Fernandes · São Paulo (SP) · 7/3/2007 13:18
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Putz!! Mas essa foto ficou ANIMAL!!! Da última vez que estive em SP não passei por ali!! Absurdo, porque é bem perto da casa da mamãe (hehehe), mas adorei saber que que está tão lindo!
De fato reparei que a cidade estava mais cinza que o normal. Nunca imaginei que sentiria falta de tantas propagandas...
Fê Pavanello · Brasília (DF) · 7/3/2007 13:53
1 pessoa achou útil
Sua opinião:
|
 |
Só preciso ir em uma copiadora para levar as fotos que tenho de graffitis, acredito que o pessoal do Overmundo vai ficar chocado, pois os poucos que entendem sobre o graffiti só vem trabalhos como estes fotografados.
São tidos como painéis, grandes graffitis, grandes encontros promovidos por orgãos públicos que aparentemente se dizem a favor desta cultura da periferia.
Higor Assis · São Paulo (SP) · 7/3/2007 17:51
1 pessoa achou útil
Sua opinião:
|
 |
Fábio, o texto tá ótimo...
Higor, não vejo a hora, sou mais uma fã do graffiti, é a streeart "abalando" SP, rs...
Letícia Lins · São Bernardo do Campo (SP) · 8/3/2007 00:20
1 pessoa achou útil
Sua opinião:
|
 |
Graffiti é a tomada do espaço público pelo povo ao invés das grandes empresas. Eles não tentam vender nada além de suas idéias. Não entendo nada do assunto, mas apóio 100%
Fernando Mafra · São Paulo (SP) · 8/3/2007 11:01
2 pessoas acharam útil
Sua opinião:
|
 |
Muito bom! Quem não lembra das botinhas do Alex Vallauri?
Tranquera · São Paulo (SP) · 8/3/2007 11:49
1 pessoa achou útil
Sua opinião:
|
 |
a arte foi para as ruas. viva o povo arteiro. sou fã da arte-graffite. grande sugestão fábio.
eduardo ferreira · Cuiabá (MT) · 8/3/2007 11:51
2 pessoas acharam útil
Sua opinião:
|
 |
É exatamente o que eu penso, Fernando.
Fábio Fernandes · São Paulo (SP) · 8/3/2007 14:05
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Tranquera, e a Rainha do Frango Assado, você lembra?
E os lábios?
O Alex era um barato!!!
Fábio Fernandes · São Paulo (SP) · 8/3/2007 14:06
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Edu, arte urbana é arte cidadã, do povo para o povo.
Esse é o grande barato na grande e variegada cidade que é Sampa - para estimular a integração e banir de vez qualquer tipo de preconceito. Faço coro contigo: Viva o povo arteiro!
Fábio Fernandes · São Paulo (SP) · 8/3/2007 14:07
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
O grafiti e outras manifestações tipicamente urbanas são muito válidas, até porque são bem aceitas e respeitadas por àqueles que depedram o patrimônio, seja ele público ou não. Trocando em miúdes, os pichadores não agridem muros ou fachadas grafitadas, isso é fato.
FILIPE MAMEDE · Natal (RN) · 8/3/2007 15:34
1 pessoa achou útil
Sua opinião:
|
 |
Ô Fábio, aqui em Campo Grande o grafitte está em franca ascensão.. e devo dizer que além de lindo, tira várias crianças da rua, já que a prefeitura e o estado tem um projeto para que meninos em risco de exclusão social aprendam a grafitar e o façam em lugares determinado. Então, a arte do grafite tem várias vantagens: embelezar a cidade, diminuir a exclusão social, lançar novos artistas e registrar a cultura contemporânea. Acho que o problema é os artistas se reunirem num objetivo comum e começarem a se organizar, com sites, exposições, etc. Sinto que muitos grafiteiros não se levam a sério, o que é uma pena... preferem as guerras de grafite pra ver quem picha mais alto. Talvez seja hora de levar estima e consciência pra essa galera. Alguem se habilita a começar um projeto legal sobre isso ai? Aqui em Campo Grande tá dando certo, e o contato é fácil pra trocar figurinhas...
Zéduardo Calegari Paulino · Campo Grande (MS) · 8/3/2007 17:16
2 pessoas acharam útil
Sua opinião:
|
 |
Grafitar, dar sentido ao caos visual desordenado da cidade, de certa forma criar uma "unidade" visual, comentar em imagens o convívio na metrópole ou apenas revelar a estética do Caos, transcender o expressionismo umbilical do artista para um comentário a contemporaneidade, vamos espalhar afrescos por essas vias, esqueçamos os outdoores, às propagandas, desviam a atenção, servem pra porrra nenhuma.
adelante
abraços esqueléticos ao Fábio e toda turma que quer subverter o condicionamento do espaço público
marimbondo_rnw · São Paulo (SP) · 8/3/2007 17:26
3 pessoas acharam útil
Sua opinião:
|
 |
Zéduardo, aqui em Sampa os grafiteiros são bastante unidos, toda hora estão participando de vários projetos juntos, inclusive de inclusão social. Acho que só falta mesmo a Prefeitura assumir isso para si em caráter mais definitivo, e abrir mais espaço para o grafite na cidade - inclusive porque o túnel da Paulista foi um projeto em parceria com a Prefeitura, então suponho que o prefeito não tenha nada contra grafiteiros... ;-)
Fábio Fernandes · São Paulo (SP) · 8/3/2007 17:45
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Abraços esqueléticos pra ti também, Marimbondo!
Fábio Fernandes · São Paulo (SP) · 8/3/2007 17:46
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
É isso aí, acho que o grafiti não é só para "tapar buraco" quando o comerciante deseja se livrar de pichações. O grafiti é arte e como tal deve ser respeitado.
As artes plásticas não vivem só de nomes consagrados.
Abraços
ARCA · Ribeirão Pires (SP) · 8/3/2007 18:08
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Seria uma bela saída, literalmente bela.
Será que alguém se habilita a tomar a frente?
Hélio Filho · São Paulo (SP) · 8/3/2007 18:31
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Bravo, bravíssimo! Grafite neles. Aqui, pelas bandas da Capital Federal, de muito bom grado receberíamos mais e mais grafites, mais ainda dos que já se pode ver, nos pontos mais cinzas da cidade. Grafite + muro = tinta a óleo + tela.
Thiago Perpétuo · Brasília (DF) · 8/3/2007 18:55
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Muito legal esse post, parabéns Fábio!
beijão
fran
Francinne Amarante · Brasília (DF) · 9/3/2007 04:18
1 pessoa achou útil
Sua opinião:
|
 |
Pelo visto muita gente por aqui não sabe de onde vem o instinto do grafiteiro, por isso tem varias suposições sobre o assunto.
Hoje o grafite é unanimidade, mas nem sempre foi assim e o pior as pessoas "acham" que a coisa é simples. Provavelmente a maioria acredita também que o cara que vai fazer grafite no muro pede para o dono rs...
Jogar conversa fora não vale a pena...
Higor Assis · São Paulo (SP) · 9/3/2007 09:09
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
É isso aí, Arca!
Fábio Fernandes · São Paulo (SP) · 9/3/2007 10:55
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Thiago, torço por Brasília. Que ela se embeleze! :-)
Fábio Fernandes · São Paulo (SP) · 9/3/2007 10:55
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Valeu, querida Fran!
Beijos mil!
Fábio Fernandes · São Paulo (SP) · 9/3/2007 10:56
1 pessoa achou útil
Sua opinião:
|
 |
"Pelo visto muita gente por aqui não sabe de onde vem o instinto do grafiteiro, por isso tem varias suposições sobre o assunto."
Prezado Higor:
você tem toda a razão. É para isso que o Overmundo existe. Para que a gente possa trocar informações. Como eu já te sugeri anteriormente, talvez fosse bom que você escrevesseum bom artigo sobre o graffitti. Afinal, só criticar é fácil, não é? ;-)
E concordo novamente com você numa coisa: jogar conversa fora não vale a pena. A melhor coisa contra os espíritos de porco é escrever e contar nossa versão dos fatos. Faça isso também: vai ser legal ler o que você tem a dizer.
Abraço forte!!
Fábio Fernandes · São Paulo (SP) · 9/3/2007 10:58
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Seu e-mail foi respondido caro Fábio.
Higor Assis · São Paulo (SP) · 9/3/2007 12:30
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Maravilha Fabio! Tava esperando alguém falar da retomada do burado. Demorou pra caramba! Quando era coordenador de juventude da Prefeitura fizemos o SP CAPITAL GRAFITTI, que além do buraco viabilizou arte em centenas de mega muros envolvendo mais de 1000 grafiteiros. Pena que a mudança de gestão parou o projeto. Que bom que as coisas voltam a acontecer. Pra quem quer conhecer mais muros coloridos, indico um livro espetacular: SÃO PAULO: CIDADE ILUSTRADA do Márcio Scavonne, que registrou todo esse projeto com fotos incríveis. Apesar das dificuldades, acho que SP é a cidade mais grafitada do mundo. Sempre pensei em fazer um roteiro turistico so com o melhor de nossa arte urbana!
Ale Youssef · São Paulo (SP) · 9/3/2007 13:00
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Ah! E para os interessados, segunda feira, dia 12/3, a partir das 22h lançaremos no STUDIO SP a exposição LAS TABLAS. Serão 25 pranchas de surfe customizadas e pintadas por 25 artístas diferentes. Vários dos grandes grafiteiros da cidade estão participando. Apareçam!
Ale Youssef · São Paulo (SP) · 9/3/2007 13:03
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
É realmente uma ótima sugestão! Por mais que representem uma certa poluição visual, as mídias externas eram também vívidas, coloridas, interessantes. Ou tentavam ser. Imagino que a cidade tenha ficado até um pouco impessoal com a retirada completa delas.
Ações extremas são sempre uma faca de dois gumes: podem ser boas e ter efeitos colaterais ruins ou péssimas e dar alguns bons frutos, não é verdade?
Débora Medeiros · Fortaleza (CE) · 9/3/2007 16:49
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Matéria muito bacana, meu caro cara Fábio! Algumas cidades muito cinzentas, como São Paulo e Brasília, PRECISAM mesmo de mais grafites. Concordo também com várias outras coisas ditas no comentário como (por exemplo): A dimensão artística e expressiva da pixação, a demanda por grafitti em Brasilia (o Thiago está Perpetuamente certo, como de constume), a importância de se escrever mais a respeito do Grafitti por aqui por estas bandas, etc...
Abraços apertados do Verde.
Daniel Duende · Brasília (DF) · 9/3/2007 18:15
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
|
Fábio,
Sua idéia é ótima e seria realmente legal ver São Paulo assim. Eu tb viajo na paçoca quando vou a SP. Viajo especialmente nas árvores onde, em cada tronco podado, vejo uma moldura com rostos de figuras da cidade. Um dia quem sabe a gente faz tudo isso. "Ah esta Terra ainda vai cumprir seu ideal...",...Valeu!
Márcia de Oliveira · Marília (SP) · 9/3/2007 22:36
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
gosto de graffitti... mas acho que o espaço urbano pede mais que grafitti. outras manifestações artísticas, como a poesia, a música, instalações e outras provocações podem ocupar as ruas. sei que é uma conversa sobre a questão visual que surge com a retirada de outdoors e outras mídias publicitárias, mas acredito no potência de transformação da perspecitiva visual que temos das coisas, uma cidade, por exemplo, quando uma música ou performance interfere no espaço.
que venha o grafitti e uma conexão mais ampla entre as várias produções para trazer essa nova percepção visual numa cidade que perdeu os espelhos da publicidade.
abraço a todos.
toinho.castro · Rio de Janeiro (RJ) · 10/3/2007 02:16
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
A tentativa de "limpar" a cidade deveria ser louvável, mas ainda não foi, faltou talvez, atitude, uma participação maior de artistas e grafiteiros nas discussões que resultaram nos fatos. Muita coisa valeu a pena, porém, lindos grafites, verdadeiras obras de arte, foram destruídos pelos "apagadores" da nova ordem. Uma pena. Mas tudo ainda pode ser reconstruído. O entorno do tema precisa justamente destas manifestações e de novas propostas para a manutenção da arte visual de São Paulo, embora eu pense que o rio devesse ser a primeira entre as coisas a ser resolvida...
__________________________________
Andruchak - artista plástico pintor, professor de arte na UMC, UNIP e UNITAU, doutor pela ECA-USP e Coordenador de Arte do Espaço Cultural UMC. www.andruchak.com.br
andruchak · São José dos Campos (SP) · 15/11/2007 04:37
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Sei que é um assunto que se passou, mas tenho uma dica de um projeto e aí vai ele:
http://www.desprojeto.net/
Letícia Lins · São Bernardo do Campo (SP) · 16/1/2008 12:19
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
olá a todos .
eu pintei no "evento " do buraco da paulista , tanto da imigraçao japonesa ,quanto no evento que o yussef se refere do sp capital graffiti , mas para falar a verdade eu gostei mais da época que fazia lá sem autorização, onde eu podia falar sobre o que eu quisesse e não conduzido por entidades .
todos artistas de rua sabem que o kassab é um filho bastardo de são paulo , por isto está com os dias contados. além de apagar centena sde graffitis da epoca dos primeiros writers de sp , apagam obras que os writer gastaram uma pequena fortuna para realizar e perde-se em minutos .
masssss por outro lado tambem é uma maneira de continuar a verdaderia essencia do graffiti ,
transgressividade ( locais que seriam impossiveis de pedir autorizaçao
gratuidade ( os writers embelezam a cidade e não cobram por isto ,simplesmente pelo prazer de pintar na rua e acabam com a farra das empresas que querem se aproveitar de artistas em suas açoes de marketing ( 80 % )
anonimo -( por ser uma batalha , pouco tempo para fazer ,não compensa nem assinar , ou então mudam de nome para dar mais volume a produçao nas ruas e não ser identificado ,caso seja perigoso o suporte . né GEJO ???? ) KKKKKKK.
bom achei que tava faltando alguem aqui que ve a cena diretament da rua mesmo e não por fotos ou coberturas jornalisticas .
se alguem quiser saber mais sobre isto , podem entrar em contato pelo flickr.
www.flickr.com/gejo
msn- sp9370@yahoo.com.br
NÃO ROUBE , O GOVERNO NÃO GOSTA DE CONCORRENCIA .
GEJO- O MALDITO · São Paulo (SP) · 23/3/2008 15:56
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Salve, Gejo!!
Cara, eu não sou da cena do graffiti, mas não fiz por terceiros não. Eu passei lá no buraco no dia da pintura da imigração japonesa - só que não tinha pintado a idéia de falar a respeito para o Overmundo, aí tive de escrever a matéria meio de lembrança, meio de pesquisa. Mas teu toque é do cacete! Por que você não aumenta esse comentário e escreve um artigo sobre a transgressividade do graffiti? É por aí mesmo, cara!!
Abraço forte!!!
Fábio Fernandes · São Paulo (SP) · 23/3/2008 19:07
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
olá fabio
valew o post ,com certeza.
o canal para disussão com pessoas
" normais "( rsrsrs) é muito reduzido , então o overmundo entra como um parceiro para estas discussões .
então eu ja escrevi aqui no overmundo sobre o tema ,foi um texto muito usado em teses tanto no brasil como no exterior .
não vi mais este texto , mas acho que se vc pesquisar por " graffiti,píxaçao e bla ,bla, bla .
na verdade ando meio cansado do lance de escrever sobre o tema , mas quando eu tiver tempo ,com certeza vou estar ai com novidades.
ah ,para conhecer meu trablho ,vc pdoe entra no site
www.flickr.com/gejo
onde apesar de estar em galerias tem total liberdade de falar sobre o que eu quiser e com quem eu quiser ,doa a quem doer,
uma das caracteristas do graffiti de rua .
valew
gente se fala
GEJO
"FILHO DO SERTÃO, VEIO PARA SP E FOI MORAR EMBAIXO DO MINHOCÃO "
GEJO- O MALDITO · São Paulo (SP) · 23/3/2008 23:01
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
hello fabio , achei o link no overmundo
passe la para ver ,depois me diz o que achou .
valew
gejo
'''4 gravatas louis viton , 24 hs detençao...1 lata de manteiga ,2 anos de dentenção !!! '''
GEJO- O MALDITO · São Paulo (SP) · 24/3/2008 00:40
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Concordo!! A cidade colorida ganha vida!!
Rose Canazzaro · Andradina (SP) · 14/4/2008 23:47
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Grafite é arte, e o Prefeito não difere dos governantes tradicionais, arte jamais.
Abraços
Pedro Monteiro · São Paulo (SP) · 15/4/2008 00:59
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
E bem interessante quando se fala em relacao ao graffiti na cidade de Sao Paulo.
Atualmente moro em Virginia, EUA e a cena do graffiti aqui e bem diferente. Faco graffiti deste 1998 na cidade de Sao Paulo e em alguns paises vizinhos. Muita historia foi apagada e a luta continua para que esta historia seja contada pelos novos e pelos grafiteiros antigos.
Como acontece na mairoria das vezes; o artista e sua arte so e lembrada e valorizada quando ele morre.
Parabens para o prefeito por pintar a cidade de cinza! So mais uma sugestao; porque ele nao usou um pouquinho mais de cores para que a cidade mostrasse um pouco mais de vida.
Abracos e os grafiteiros agradecem por sua voz e manifestacao.
Johab Silva
www.johabsilva.com
Johab Silva · Estados Unidos da América · 11/1/2009 12:30
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
|
|
|
| |
Adicione seu comentário: para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
|
|
 |
|
 |
|
|
|
| |
|
|