As boas idéias só precisam de um empurrãozinho para ganharem o mundo. E isso foi comprovado quando o jornalista Joaquim Ferreira dos Santos noticiou na coluna Gente Boa, do jornal O Globo, que um publicitário gaúcho tinha criado um Super Trunfo baseado em santos católicos. Sim, foi isso o que você leu: Eduardo Menezes, 25 anos, residente da cidade de Porto Alegre, pesquisou a vida de 29 santos para criar uma nova versão do baralho que muita gente já brincou na infância. Depois disso, jornais, sites e revistas do Brasil inteiro atestaram a genialidade da coisa, mas eu sempre vou achar que ela merece mais.
A idéia surgiu no ano de 2004, em meio a um papo descontraÃdo de amigos de faculdade, provavelmente meio bêbados. O jornalista e também gaúcho, Antenor Savoldi, 24 anos, jogou a idéia e Menezes comprou. Sim, porque Menezes é famoso em seu mundinho por não apenas idealizar muitas coisas, como também por colocá-las em prática. O publicitário foi, então, à cata da história dos santos, dos mais populares como São Francisco aos mais "quietinhos", como São Gerônimo. Antes do boom da Wikipedia, Menezes teve que recorrer até aos folhetos distribuÃdos nas igrejas para tornar sua pesquisa o mais verossÃmil possÃvel.
Com o material recolhido, Menezes estabeleceu os quesitos para o jogo: fé, milagres atribuÃdos, número de devotos, ano de canonização e RPM ou Reação ao Pecado e à Mentira. Este, uma alusão clara à s Rotações Por Minuto que vinham especificadas nos Super Trunfos de carros e motos. Assim como o RPM, o quesito fé foi deduzido, mas não foi tirado do nada. São Tomé, por exemplo, só levou 2% por ser desconfiado e só acreditar no que via. São José, pai de Jesus, chegou à cotação máxima das cartas, 99%, por crer que Maria engravidou virgem. Tudo tem um fundamento, como os outros quesitos que foram extraÃdos de dados oficiais, ou quase.
Feita a pesquisa e dado o posto de Super Trunfo a Jesus Cristo, Menezes enviou o material para o designer Pablo Bohrz, 28 anos, que diagramou as belÃssimas cartas – sim, além da boa idéia, o Super Trunfo vale visualmente, com as cartas revestidas por papel camurça – e mandou para a gráfica. Impressa, a primeira leva de 300 exemplares acabou em semanas, graça ao boca a boca, à popularidade do blog que Menezes mantém no coletivo Insanus.org e a toda a repercussão na imprensa que uma simples nota gerou. Menezes mandou imprimir mais mil e segue a venda de seus baralhos por R$20.
*****
Para saber mais sobre Eduardo Menezes, visite o blog do moço, onde ele publica e divulga grande parte de suas idéias. Além do Super Trunfo, Menezes tem uma editora chamada Ãrabe Luther que lançou textos como o Nó Cego, disponibilizado no Overmundo pelo Eduardo EGS. Há três anos, Menezes escreveu uma versão em português para o hino russo (não, ele não fala a lÃngua da Sharapova, apenas pegou as palavras e substituiu por fonemas semelhantes para o idioma de Camões) que foi parar em um estúdio, com 20 marmanjos vestidos de vermelho engrossando a voz para cantar o Basta de Estopa (sim, foi como o tÃtulo do hino ficou em português) e fazer uma versão das velhinhas que dão milho aos pombos da praça Vermelha. Entre tantas idéias, que deram certo ou não, Menezes não pode ser acusado por não ter tentado. Todas elas saem do papel. Para ganharem o mundo, dependem só do tal empurrãozinho.
Foto por favor!!!!! Preciso ver isso! :)
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 6/9/2006 18:07já coloco, preciso pegar e editar a foto no meu computador! e estou beeeeem longe dele
Liv Brandão · Rio de Janeiro, RJ 6/9/2006 18:08
Meu Deus, eu estava há pouco tempo resgatando meus super trunfos do fundo duma caixa empoeirada, e agora você me conta essa? Preciso desse super trunfo... Tem versão para Deuses Hindus ou do Panteão Grego???
Agora, um pedido especial, queria uma fotinho, tem?
Olha, as cartas ficaram realmente lindas.
É impossÃvel não querer jogar!
Bota o e-mail do Menezes no serviço :D
Natália Dantas · Recife, PE 6/9/2006 18:23ou todo mundo se emocionou e postou os comentários duas, três, quatro vezes ou então o sistema deu pau!
Liv Brandão · Rio de Janeiro, RJ 6/9/2006 18:24cara, que bom humor!! São Tomé se deu mal, coitado.
Thiago Camelo · Rio de Janeiro, RJ 6/9/2006 19:17
Fantástico! o mundo precisa de mais gente como esse eduardo!Ou não...
:o)
Oi, Liv. Imagino que você esteja se referindo ao montão de emails avisando q sua colaboração foi comentada q você deve estar recebendo, não?
É q, ao menos por enquanto, cada colaboração SUA q você COMENTA, gera dois emails de aviso pelos comentários: um, pq é sua, outro pq você comentou. Você pode desabilitar qq uma das opções no seu perfil.
No mais: adorei a foto! As cartas são realmente muito bacaninhas...
Não, Viktor, todos os comentários apareceram duplicados, triplicados ou até quadruplicados, como no caso do Egs. Depois as cópias desapareceram, mas até os meus se repetiram :)
Liv Brandão · Rio de Janeiro, RJ 7/9/2006 10:27Ah! Tá acontecendo isso direto comigo! Achei que eu fosse retardada e impaciente e tivesse apertando o botão duas vezes mesmo e publicando a mesma mensagem duas vezes...
Ana Cullen · BrasÃlia, DF 7/9/2006 12:24hahaha! maravilhoso isso. adorei mesmo, quero um!
Bruno Nogueira · Recife, PE 7/9/2006 14:48Ai pessoal. Valeu pelos comentário amáveis.
Eduardo Menezes · Porto Alegre, RS 9/9/2006 19:28Há muitas formas de divulgar a fé. Essa do Eduardo Menezes foi ótima. Ótima também é a colaboração da Liv Brandão.
ignis liberati · Porto Velho, RO 10/9/2006 00:55Imaginem se a moda pega... ficaria muito bom em várias religiões... como o Candomblé.
Thiago Perpétuo · BrasÃlia, DF 10/9/2006 08:10Putz,que criatividade desse Eduardo,vistei o blog do cara,mas o joguinho com os santos,sem comentários...e vc Liv,muito legal teu texto... por nos apresentar o Eduardo e por fazer que nem São Tomé(só acredita vendo)...ao longo do texto,foi colocando uns lincks e nos fazendo beber na fonte...
ca_co · Juazeiro, BA 10/9/2006 11:16
Que lindas as cartas!! Adorei!
Parabens pela materia e ao Eduardo pela ideia fantastica!
Liv, eu quero MUITO jogar isso. MUITO.
Lia Amancio · Rio de Janeiro, RJ 10/9/2006 20:00Lia, bora marcar alguma coisa que eu levo o meu baralho!
Liv Brandão · Rio de Janeiro, RJ 10/9/2006 21:21Muito bom, parabéns pela idéia e execução, ficou muito bonito.
Eduardo Neves · Teresina, PI 11/9/2006 08:39idéia fantástica! quero um super-trunfo católico!
Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 11/9/2006 10:32Boa Liv! Sensacional!
Ale Youssef · São Paulo, SP 11/9/2006 14:39Muito bacana. Gostaria de ver um do candomblé.
Daniel Cariello · BrasÃlia, DF 11/9/2006 14:54
Sem bancar o indelicado, acho a idéia criativa, mas que merece uma atenção fundamental. Será que jogar imagens de santos pra lá e pra cá vai ser a próxima diversão do boteco?
Alguém sabe a direção desse projeto?
O texto ficou ótimo!
E, novamente, não levem a mal minha observação?
:)
Ai pessoal. Meu e-mail é arabe.luther@gmail.com - só pedir.
Mais uma vez, valeu pelos comentário!
Muito bom, o texto e a idéia. Estão todos de parabéns. Cada dia me surpreendo mais e mais.
achr · Porto Alegre, RS 12/9/2006 02:24Parece que a mania de "Super Trunfos" customizados está se alastrando. Acabo de descobrir um outro, dessa vez baseado em polÃticos brasileiros. O brinquedo se chama Golpe e o mais legal é que ele é licenciado em Creative Commons, ou seja, qualquer pessoa pode imprimir as cartas e jogar quando quiser. Imagino o que acontece se alguém misturar as cartas do Super Trunfo católico com o polÃtico...
ronaldo lemos · Rio de Janeiro, RJ 12/9/2006 03:14UAHUAHUAHAUHAUHAUAHUAHAUHAUHAU
sudou · Acrelândia, AC 12/9/2006 06:52Mais ou menos nesse sentido que eu quis deixar claro no comentário anterior. Ha-ha-ha-ha!!!
Marcos Paulo · Rio de Janeiro, RJ 12/9/2006 09:37
Quero comprar, quero comprar! quero vender também, quer um vendedor-filial em Maceió?
Genial!
por favor, nem comparem esse Golpe com o Católico do Menezes... coisa mais sem criatividade... o pessoal da Nova Corja é que devia elaborar um e encaminhar prum designer de respeito como o Pablo.
Rômulo Ar. · Porto Alegre, RS 12/9/2006 15:55
Se os católicos aderirem ao Super Trunfo vai acontecer uma verdadeira guerra entre os devotos dos santos... vai acontecer a disseminação da discórida entre os devotos...rs
Só uma brincadeira da minha parte! Ótima sacada do Menezes!
Muito bom!!! Também gostaria de ver isso com as outras religiões; o candomblé, o hinduÃsmo... Seria muito legal. kkkkk
Claudiocareca · Cuiabá, MT 14/9/2006 12:20Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!