Tapebas aprendem audiovisual com Xavantes

Xavantes no Ceará ensinam vídeo para índios tapebas
1
jsonsol · Fortaleza, CE
5/1/2010 · 57 · 3
 

Uma abordagem própria, onde a etnia possa se identificar verdadeiramente com o conteúdo dos audiovisuais produzidos. Este é um dos principais objetivos do Encontro Entre Aldeias, uma oficina ministrada pelos índios Xavantes, do Matogrosso, aos Tapebas, em Caucaia, Ceará. O curso iniciado, na última segunda-feira (04;09), está sendo desenvolvido na Escola Estadual Ãndio Tapeba, segue até o próximo dia 11. Estão no Ceará, para este trabalho, os xavantes Hiparidi Top Tiro, formado em Ciências Antropológicas na USP, autor de quatro roteiros de vídeo; Tsretó, que já produziu três filmes e tem 15 anos de experiência com produções audiovisuais; João Lucas Awao, formado em Tecnologia em Logística pela Uninove, São Paulo e César Awao, editor e diretor de filmagens
Hiparidi, na abertura da oficina, considera que é uma possibilidade positiva a apropriação das tecnologias audiovisuais pelos indígenas. Segundo comentou, nas produções realizadas pelo homem branco não é dada a visão do índio sobre si próprio. Não há o tratamento respeitoso que alguns objetos ou ritos sagrados deveriam ter. Ao olhar do índio, as suas próprias produções têm essa preocupação, tornando natural a identificação entre o conteúdo mostrado e a visão que cada um tem de si mesmo.
O Xavante também observou que a produção audiovisual não é nenhum resgate de uma cultura que se perdeu ao longo do tempo, mas a busca pela preservação do pensamento, das formas de rituais e das tradições para os índios que ainda nem sequer nasceram. Por isso, os índigenas mais antigos têm participação destacada nas produções dos xavantes. Durante a oficina, os Tapebas também aprenderão a forma indígena de como se roteirizar os documentários.
O Diálogo Entre Aldeias é promovido pela ONG Aldeia Digital, com o apoio do Ministério da Cultura, Secretaria de Educação do Estado e Funai. O evento segue até o próximo dia 11, com a

seguinte programação:

6 de janeiro
9h – Oficina de Introdução ao Roteiro Documental
11h – Discussão de temas para roteiros
14h – Oficina de Introdução ao Roteiro Documental
15h – Práticas de roteiro

7 de janeiro
9h – Análise de roteiro para gravação
11h – Formação e organização de equipes para realização em vídeos
14h – 17h – Produção para gravações

8 de janeiro
9h – 12h – Gravações de vídeos
14h – 17h – Gravações de vídeos
9 de janeiro

9h – Oficina de Edição
11h – Práticas de Edição (Decupagem)
14h – 18h – Edição de vídeos

10 de janeiro
9h – 11h – Edição de vídeos
14h – 18h – Edição de Vídeos

11 de janeiro
17h – Avaliação das atividades
18h – Exibição dos vídeos
19h – Encerramento

Contatos:
Kalu Chaves – 9112.6012 Coordenadora do Projeto
Valdo Siqueira - 9983.8767 Coordenador técnico
Julio Sonsol - 8804.7133 Assessor de imprensa

.


compartilhe

comentários feed

+ comentar
Hermano Vianna
 

que bacana a união de dois povos indígenas via o ensino do vídeo - seria ótimo ver os trabalhos da oficina publicados também aqui no Overmundo! bom curso para todos!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 6/1/2010 11:47
sua opinião: subir
jsonsol
 

A nossa idéia é exatamente essa Hermano. Hoje vai ser a apresentação dos vídeos, em seguida, pretendemos publicá-los na net.

jsonsol · Fortaleza, CE 8/1/2010 09:36
sua opinião: subir
Claudia Almeida
 

Lido,bj.

Claudia Almeida · Niterói, RJ 9/1/2010 10:09
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados