Está em curso o maior programa de formação de Multiplicadores do Teatro do Oprimido já experimentado no mundo: o TEATRO DO OPRIMIDO DE PONTO A PONTO, realizado pelo Centro de Teatro do Oprimido em parceria com o programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, em oito pólos no Brasil, com grupos de dezesseis estados, e dois pólos na Ãfrica: Moçambique e Guiné-Bissau, com grupos de quinze provÃncias. As atividades começam em julho, pela ParaÃba, Minas Gerais e Guiné-Bissau, simultaneamente. Em agosto, será aplicado no Ceará, Goiás, Paraná, Maranhão e Bahia. Também em agosto acontece o Festival de Teatro-Fórum em Dakar, Senegal, com apresentação do Grupo (africano) de Teatro do Oprimido GTO-Bissau. A etapa do Rio de Janeiro acontece em setembro e em novembro será a vez de Moçambique. Pretende-se formar, até março de 2009, aproximadamente trezentos artistas-Multiplicadores, com função pedagógica, para atuarem nos Pontos de Cultura, grupos culturais e movimentos sociais.
Na Ãfrica, o "Teatro de Boal" é praticado em lÃnguas, culturas e territórios diversos. Em paÃses como Egito, Sudão, Burquina Faso, Senegal, Mali, Guiné-Bissau, Angola, Etiópia, República Democrática do Congo, Quênia, Uganda, Moçambique e Ãfrica do Sul, entre outros, o Teatro do Oprimido tem sido Arte Marcial, em zonas de conflito e ferramenta eficaz tanto na prevenção quanto convivência com a AIDS. O Grupo de Teatro do Oprimido GTO-Bissau é um dos grupos africanos beneficiados pelo programa de formação do Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto. Entre 20 e 25 de Julho, Bárbara Santos e Cachalote Mattos, da equipe do CTO, estarão em Bissau para apresentar as técnicas da Estética do Oprimido, a mais recente pesquisa de Boal, que prepara mais um livro sobre o tema. No Senegal, a equipe do CTO e o GTO-Bissau participam da quarta edição do Festival de Teatro do Oprimido de Dakar, de 26 a 30, produzido pelo grupo Kà ddu Yaarax, responsável pela difusão do Método do Teatro do Oprimido no paÃs. Cada vez mais presente em todo o continente, o Teatro do Oprimido, sem perder sua essência democrática e humanista, tem encontrado seus muitos jeitos africanos de ser.
Criador do Teatro do Oprimido, o teatrólogo AUGUSTO BOAL está indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2008.
Leia mais no www.ctorio.org.br
Nossa! Augusto Boal, prêmio Nobel da Paz? ele merece todos os prêmios!
Saudades dele no Brasil, somos todos "especta-dores"!!!
Ney,
Muito bom ver o Boal aqui e o programa de cursos será um sucesso. Eu torço!
Abs,
Boal cravou seu nome no teatro do mundo com este seu método. E se o mundo o aplaude é pq ele tem valor.
Nic NIlson · Campinas, SP 20/7/2008 18:37
Augusto Boal, carrega em seus ombros e mostra em seu teatro, o lado obscuro ( no sentido da opressão e miséria sofridas por massacres sociais...) da humanidade...Onde as "burguesias" endêmicas não querem ver e não podem alcançar...Augusto Boal é um ariete de intelecto privilegiado e despojado de todo preconceito, a "espetar" as eleites ditas "dominantes" e seus padrões estéticos pré-formatados e obsoletos, que por séculos calou o grito das grandes massas menos afortunadas, as quais oprimiu ( e ainda oprimem...) ao seu bel-prazer e às suas "necessidades"....
VIVA BOAL !!!
Seu artigo-informativo veio muito a calhar e a nos "sacudir", caro Ney Motta !...esplêndido !!!...votado !
abs
Joe
Descobri Boal e o Teatro do Oprimido recentemente e encontrei muito do que buscava, porque como ele também entendo o Teatro como libertação e comunicação direta entre todos, e não mero 'espetáculo'...
Fantástico que estejam havendo esses cursos, pena não passar por aqui, Rio Grande do Norte, mas outras oportunidades haverão.
Obrigado por nos trazer notÃcias, Ney.
o/
Muito bom q aconteçam esses cursos, votado e aplaudido de pé!
Jair Jnusi · Rio de Janeiro, RJ 22/7/2008 20:14
Legal, boa e oportuna inserção.
abraço
andre.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!