Teatro do Oprimido: Brasil a dentro, mundo a fora

Centro de Teatro do Oprimido - CTO
Augusto Boal
1
Ney Motta · Rio de Janeiro, RJ
22/7/2008 · 131 · 7
 

Está em curso o maior programa de formação de Multiplicadores do Teatro do Oprimido já experimentado no mundo: o TEATRO DO OPRIMIDO DE PONTO A PONTO, realizado pelo Centro de Teatro do Oprimido em parceria com o programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, em oito pólos no Brasil, com grupos de dezesseis estados, e dois pólos na África: Moçambique e Guiné-Bissau, com grupos de quinze províncias. As atividades começam em julho, pela Paraíba, Minas Gerais e Guiné-Bissau, simultaneamente. Em agosto, será aplicado no Ceará, Goiás, Paraná, Maranhão e Bahia. Também em agosto acontece o Festival de Teatro-Fórum em Dakar, Senegal, com apresentação do Grupo (africano) de Teatro do Oprimido GTO-Bissau. A etapa do Rio de Janeiro acontece em setembro e em novembro será a vez de Moçambique. Pretende-se formar, até março de 2009, aproximadamente trezentos artistas-Multiplicadores, com função pedagógica, para atuarem nos Pontos de Cultura, grupos culturais e movimentos sociais.

Na África, o "Teatro de Boal" é praticado em línguas, culturas e territórios diversos. Em países como Egito, Sudão, Burquina Faso, Senegal, Mali, Guiné-Bissau, Angola, Etiópia, República Democrática do Congo, Quênia, Uganda, Moçambique e África do Sul, entre outros, o Teatro do Oprimido tem sido Arte Marcial, em zonas de conflito e ferramenta eficaz tanto na prevenção quanto convivência com a AIDS. O Grupo de Teatro do Oprimido GTO-Bissau é um dos grupos africanos beneficiados pelo programa de formação do Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto. Entre 20 e 25 de Julho, Bárbara Santos e Cachalote Mattos, da equipe do CTO, estarão em Bissau para apresentar as técnicas da Estética do Oprimido, a mais recente pesquisa de Boal, que prepara mais um livro sobre o tema. No Senegal, a equipe do CTO e o GTO-Bissau participam da quarta edição do Festival de Teatro do Oprimido de Dakar, de 26 a 30, produzido pelo grupo Kàddu Yaarax, responsável pela difusão do Método do Teatro do Oprimido no país. Cada vez mais presente em todo o continente, o Teatro do Oprimido, sem perder sua essência democrática e humanista, tem encontrado seus muitos jeitos africanos de ser.

Criador do Teatro do Oprimido, o teatrólogo AUGUSTO BOAL está indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2008.

Leia mais no www.ctorio.org.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Compulsão Diária
 

Nossa! Augusto Boal, prêmio Nobel da Paz? ele merece todos os prêmios!
Saudades dele no Brasil, somos todos "especta-dores"!!!

Compulsão Diária · São Paulo, SP 20/7/2008 02:41
sua opinião: subir
MarcilioMedeiros
 

Ney,
Muito bom ver o Boal aqui e o programa de cursos será um sucesso. Eu torço!
Abs,

MarcilioMedeiros · Aracaju, SE 20/7/2008 15:30
sua opinião: subir
Nic NIlson
 

Boal cravou seu nome no teatro do mundo com este seu método. E se o mundo o aplaude é pq ele tem valor.

Nic NIlson · Campinas, SP 20/7/2008 18:37
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

Augusto Boal, carrega em seus ombros e mostra em seu teatro, o lado obscuro ( no sentido da opressão e miséria sofridas por massacres sociais...) da humanidade...Onde as "burguesias" endêmicas não querem ver e não podem alcançar...Augusto Boal é um ariete de intelecto privilegiado e despojado de todo preconceito, a "espetar" as eleites ditas "dominantes" e seus padrões estéticos pré-formatados e obsoletos, que por séculos calou o grito das grandes massas menos afortunadas, as quais oprimiu ( e ainda oprimem...) ao seu bel-prazer e às suas "necessidades"....
VIVA BOAL !!!
Seu artigo-informativo veio muito a calhar e a nos "sacudir", caro Ney Motta !...esplêndido !!!...votado !
abs
Joe

joe_brazuca · São Paulo, SP 22/7/2008 09:53
sua opinião: subir
Lauro Gueluta
 

Descobri Boal e o Teatro do Oprimido recentemente e encontrei muito do que buscava, porque como ele também entendo o Teatro como libertação e comunicação direta entre todos, e não mero 'espetáculo'...
Fantástico que estejam havendo esses cursos, pena não passar por aqui, Rio Grande do Norte, mas outras oportunidades haverão.

Obrigado por nos trazer notícias, Ney.
o/

Lauro Gueluta · Natal, RN 22/7/2008 10:05
sua opinião: subir
Jair Jnusi
 

Muito bom q aconteçam esses cursos, votado e aplaudido de pé!

Jair Jnusi · Rio de Janeiro, RJ 22/7/2008 20:14
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Legal, boa e oportuna inserção.
abraço
andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 22/7/2008 22:57
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados