TEM CINEMA NO GINÁSIO!

Casa da Cultura de Machado
Antigo projetor do Colégio São José, em Machado /mg ANOS 60
1
tarokid · Machado, MG
11/2/2007 · 80 · 4
 

TEM CINEMA NO GINÁSIO !

O Ginásio São José mantinha um regime de internato, semi-internato e externato. Todos os garotos tinham uma rígida e digna educação. Muitos eram filhos de pessoas importantes como banqueiros e políticos do Rio de Janeiro. Vários alunos vinham de outras regiões. Para oferecer uma boa distração, a diretoria, encabeçada pelo irmão Albano Constâncio, providenciou a reforma do salão nobre para a inauguração do Cine São José. Uma cabina foi construída para a instalação de um projetor sonoro de 16mm que passou a ser operado pelos próprios irmãos.
Segundo o Prof. José Maria do Amaral Rezende (ex-interno), os alunos de regime externo tinham que pagar a entrada (contribuição) para ver os filmes. Já os alunos internos tinham os preços das entradas incluídos na matrícula. Ao contrário do Cine Limeira, os filmes eram livres e vinham sem cortes, contudo, tinham que ser liberados pelos irmãos. Clássicos como, Quo Vadis, Suplício de uma Saudade, Átila, o Huno; Tico-Tico no Fubá e as comédias de Jerry Lewis vinham da Rede de Colégios La Salle.
Um detalhe acrescentar: os alunos da Escola Profissional não podiam participar nos campeonatos de futebol dos internos. Seus campeonatos eram realizados separadamente. Embora causasse um certo desconforto, isso era uma norma do Ginásio”. Entre os alunos, um se tornaria conhecido em todo Brasil, através da música “Tá Todo Mundo Louco”. Seu nome era Sílvio Brito, natural de Varginha, que aos 10 anos, já tinha se apresentado no Cine Limeira. Por algum tempo, o Cine São José ficou inoperante. Mas, em meados da década de sessenta, voltou a exibir filmes para os alunos.


fonte : Revista do Cinema Machadense ( de minha autoria). Como não consegui colocar a revista inteira nem no word e tampouco no pdf, vou colocar os artigos aos poucos.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Marcelo Rangel
 

É impressionante como a igreja comnadava as projeções pelo Brasil (e até pelo mundo) né? Achei interessante a informação, só senti falta de saber como/se funciona hoje o cinema.

Marcelo Rangel · Aracaju, SE 10/2/2007 16:05
sua opinião: subir
Roberto Real
 

Fui aluno do São José em 1962 e fiquei surprêso ao procurar pelo Google Earth o Colégio. Simplesmente não há referências a ele. Nem no site do La Salle ! Parece que foi exorcizado...Aliás tenho péssimas lembranças de lá : existia um clima de hostilidade constante contra o pessoal do Rio. De resto me lembro do frio intenso e banho frio no inverno - na piscina de água corrente ! Somente 3 tomavam banho : eu, um japonês e um cara de Rio Pardo/SP. Parabéns pelas informações.

Roberto Real · Rio de Janeiro, RJ 21/9/2010 15:15
sua opinião: subir
Luiz Gonzaga
 

Também fui aluno de 1959 a 1962, gostaria de entrar em contato com meus colegas.
meu email: luiz_fidelix_4@hotmail.com
Roberto Real.......será que nos conhecemos?

Luiz Gonzaga · Vila Velha, ES 19/11/2010 09:41
sua opinião: subir
Adirson de Oliveira
 

Também fui aluno em 1962, sou o cara de Rio Pardo/SP mencionado pelo Roberto, lembro de quase todos e tenho fotos.
meu email: adirsondeoliveira@hotmail.com

Adirson de Oliveira · São José do Rio Pardo, SP 25/1/2014 17:11
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados