TEM CINEMA NO GINÃSIO !
O Ginásio São José mantinha um regime de internato, semi-internato e externato. Todos os garotos tinham uma rÃgida e digna educação. Muitos eram filhos de pessoas importantes como banqueiros e polÃticos do Rio de Janeiro. Vários alunos vinham de outras regiões. Para oferecer uma boa distração, a diretoria, encabeçada pelo irmão Albano Constâncio, providenciou a reforma do salão nobre para a inauguração do Cine São José. Uma cabina foi construÃda para a instalação de um projetor sonoro de 16mm que passou a ser operado pelos próprios irmãos.
Segundo o Prof. José Maria do Amaral Rezende (ex-interno), os alunos de regime externo tinham que pagar a entrada (contribuição) para ver os filmes. Já os alunos internos tinham os preços das entradas incluÃdos na matrÃcula. Ao contrário do Cine Limeira, os filmes eram livres e vinham sem cortes, contudo, tinham que ser liberados pelos irmãos. Clássicos como, Quo Vadis, SuplÃcio de uma Saudade, Ãtila, o Huno; Tico-Tico no Fubá e as comédias de Jerry Lewis vinham da Rede de Colégios La Salle.
Um detalhe acrescentar: os alunos da Escola Profissional não podiam participar nos campeonatos de futebol dos internos. Seus campeonatos eram realizados separadamente. Embora causasse um certo desconforto, isso era uma norma do Ginásioâ€. Entre os alunos, um se tornaria conhecido em todo Brasil, através da música “Tá Todo Mundo Loucoâ€. Seu nome era SÃlvio Brito, natural de Varginha, que aos 10 anos, já tinha se apresentado no Cine Limeira. Por algum tempo, o Cine São José ficou inoperante. Mas, em meados da década de sessenta, voltou a exibir filmes para os alunos.
fonte : Revista do Cinema Machadense ( de minha autoria). Como não consegui colocar a revista inteira nem no word e tampouco no pdf, vou colocar os artigos aos poucos.
É impressionante como a igreja comnadava as projeções pelo Brasil (e até pelo mundo) né? Achei interessante a informação, só senti falta de saber como/se funciona hoje o cinema.
Fui aluno do São José em 1962 e fiquei surprêso ao procurar pelo Google Earth o Colégio. Simplesmente não há referências a ele. Nem no site do La Salle ! Parece que foi exorcizado...Aliás tenho péssimas lembranças de lá : existia um clima de hostilidade constante contra o pessoal do Rio. De resto me lembro do frio intenso e banho frio no inverno - na piscina de água corrente ! Somente 3 tomavam banho : eu, um japonês e um cara de Rio Pardo/SP. Parabéns pelas informações.
Roberto Real · Rio de Janeiro, RJ 21/9/2010 15:15
Também fui aluno de 1959 a 1962, gostaria de entrar em contato com meus colegas.
meu email: luiz_fidelix_4@hotmail.com
Roberto Real.......será que nos conhecemos?
Também fui aluno em 1962, sou o cara de Rio Pardo/SP mencionado pelo Roberto, lembro de quase todos e tenho fotos.
meu email: adirsondeoliveira@hotmail.com
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!