Tokyoites

(C)Ricardo Yamamoto 2006
A moçavestida de forma peculiar era, na verdade, um rapaz. Harajuku, Tóquio 2006
1
ricardo yamamoto · São Paulo, SP
23/1/2007 · 111 · 8
 

Venho fazendo um ensaio fotográfico sobre a cidade de Tóquio, para onde me mudei em julho do ano passado. Já apresentei anteriormente no Overmundo um pequeno e improvisado trabalho sobre o tema, mas agora tenho um material que penso ser mais adequado para uma publicação impressa. Como proposta, aqui vai parte deste ensaio.


Tóquio é o maior sonho do explorador urbano. Como todas as grandes metrópoles, é um conclomerado; uma contradição de modernidade e tradição, de feiúra em larga escala e detalhes meticulosos. E, naturalmente, é muito divertida.

No distrito mais tradicionalmente japonês da cidade, Asakusa, o cotidiano fica de pernas para o ar a cada realização do maior carnaval verde e amarelo fora do Brasil, o Asakusa Samba Carnival. Chocados e deslumbrados por tamanha folia sonora e visual, espectadores munidos de habilidades e equipamentos variados apontam e ajustam, regozijantes, suas lentes. No outro lado da cidade, em Harajuku, a fotogenia continua mas o cenário muda radicalmente, agora colorido de bandas punk, performers, poodles e gente à toa cultuando sua liberdade de expressão, tão oprimida no ambiente de trabalho japonês. As famosas "cossupure" (moças que encarnam originais figurinos, semelhantes às heroínas dos animês) de Harajuku transitam ombro a ombro com os adultos de gosto requintado da elegante Omotesando, a apenas um quarteirão dali. Disparidades assim existem também em outras cidades do mundo, mas o respeito pelo espaço alheio no Japão garante paz e longevidade deste fabuloso parque de diversões.

E além, no avesso de suas fachadas mil, o contigente humano que move tudo isso; milhões de incansáveis trabalhadores renovando, uso após uso, a magia pré-fabricada dos mais variados ambientes. No detalhe, camareiras de hotéis contabilizam preservativos enquanto assistem aos recatados personagens das novelas e garçons empurram garganta abaixo seu rápido almoço, em obscuras saídas de emergência dos restaurantes onde trabalham. Nas visões panorâmicas, florestas de prédios, terraços povoados por hortinhas, incontáveis exaustores de ar-condicionado e bandos de corvos gordos pairando em círculos sobre chaminés encapadas de gordura. Embaixo, a interminável fila de clientes anda ao ritmo do coro: "Irashaimasse!*"



*Irashaimasse é o comprimento de boas vindas que recebemos infalivelmente ao entrar em qualquer estabelecimento japonês.

ricardo yamamoto

compartilhe

comentários feed

+ comentar
dansudansu
 

Muito legal, Ricardo. A atmosfera da foto que retrata os prédios ficou excelente. Dá vontade de explorar. Parabéns pelas fotos e pelo post!

dansudansu · Rio de Janeiro, RJ 22/1/2007 15:49
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Tom Damatta
 

Gostei, Ricardo, sobretudo da opção pelo P&B.

Tom Damatta · Araguaína, TO 23/1/2007 00:12
sua opinião: subir
ricardo yamamoto
 

é, aqui tem bastante coisa interessante. Isso é o embrião de um ensaio extenso, já que pretendo morar aqui por alguns anos e há tanto para conhecer e mostrar.

ricardo yamamoto · São Paulo, SP 23/1/2007 00:57
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Fernando Mafra
 

Ricardo, mais uma vez ótimas fotos combinada com um ótimo relato. Fico sempre na espera de suas novas contribuições.

Fernando Mafra · São Paulo, SP 23/1/2007 17:03
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Antonio Rezende
 

Gosto de cenas urbanas em que aparecem pessoas cujos gestos saltam aos olhos. No Japão, pela forma como se vestem, os jovens se mostram em cores e formas vibrantes, mesmo que a captura seja em preto e branco. Vou viajar no link, Ricardo.

Antonio Rezende · Palmas, TO 23/1/2007 18:26
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Higor Assis
 

Parabéns Ricardo.

Muito boa a idéia que passa para quem não conhece o japão e melhor ainda a matéria, me senti lá.

Higor Assis · São Paulo, SP 24/1/2007 16:39
sua opinião: subir
Sergio Rosa
 

Cossupure é o modo japonês de falar Cosplay?

Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 14/2/2007 20:19
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
ricardo yamamoto
 

Sim Sergio. Vem do 'Costume Player'. Aqui eles abreviam tudo o que é palavra de origem estrangeira... Então, 'cossupure'.

ricardo yamamoto · São Paulo, SP 14/2/2007 21:56
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Prédio da Asahi Beer. Asakusa, Tóquio 2006. zoom
Prédio da Asahi Beer. Asakusa, Tóquio 2006.
Salão de beleza. Ueno, Tóquio 2006 zoom
Salão de beleza. Ueno, Tóquio 2006
Diego, modelo brasileiro em seu apartamento. Shibuya, Tóquio 2006. zoom
Diego, modelo brasileiro em seu apartamento. Shibuya, Tóquio 2006.
Numa manhã de domingo.Tóquio, 2006. zoom
Numa manhã de domingo.Tóquio, 2006.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados