Tonton Macoute – O bicho papão do rock de Brasília

Divulgação
1
Daniel Cariello · Brasília, DF
2/9/2006 · 153 · 25
 

Brasília tem dessas coisas.

De vez em quando surge uma banda em que todo mundo aposta. É ouvida, comentada, os shows são legais e elogiados. Mas, por alguma tramóia do destino, acaba não dando certo. Os anos 80 produziram pelo menos duas clássicas na capital: o Escola de Escândalos e o Tonton Macoute.

A história da primeira é bem conhecida por quem acompanha o rock candango. Só pra dar uma situada básica, vale dizer que em 1987 o grupo assinou com a EMI e gravou uma demo produzida pelo plebeu Philippe Seabra. Mas, por motivos diversos, nunca conseguiram lançar o esperado disco de estréia. E o grupo acabou antes do fim da década.

O Tonton Macoute é o outro da safra. O nome foi roubado da polícia repressora do Haiti, no governo Papa Doc, e significa bicho papão, em francês. A formação inicial tinha o vocalista/letrista Cau, a tecladista/backin´ vocal Cláudia, o trompetista Flama e o baixista Maurício. Cadê a guitarra? Não tinha. O quarteto era completado por uma (hoje) arcaica bateria eletrônica.

Drum’n’bass nos anos 80? Hein?

A primeira demo mostrava que, em épocas de Legião, Capital e Plebe no auge, tinha gente na cidade disposta a fazer música diferente. Completamente diferente. O som eletrônico tinha vocais em português, inglês e alemão, muito mais recitados do que cantados, teclados inspirados por grupos como Ranaissance, baixo preciso e o incrível trompete. Isso tudo fazia da banda a única do gênero. Aliás, que gênero? Não dava pra classificar.

E muito antes do Rotomusic de Liquidificapum, o 1º disco do Pato Fu, as programações da bateria Roland do Tonton já chamavam a atenção. Animais, uma das primeiras composições, era praticamente um drum´n´bass. E A Pele era algo como um acid jazz. Isso em 1986.

A fita demo do grupo foi parar nas mãos da Fluminense FM, uma conhecida rádio de vanguarda do Rio. Pra vocês terem uma idéia, foi a mesma rádio que tocou Legião Urbana antes de todo mundo. As músicas Electric Light e A Pele ficaram, respectivamente, em 1º e 2º lugar durante um bom tempo.

Quando a banda começava a decolar, o trompetista Flama decidiu tentar vôos maiores. Saiu pra tocar em uma orquestra no Rio de Janeiro. E logo depois o baixista Maurício saiu também.

Tempo de reformulações

Entra Sérgio Couto, percussionista do Obina Shock, histórico grupo de Brasília que estourou nacionalmente com a música Vida. Abre parênteses. A estréia do Obina em vinil, com músicas em português, francês, inglês e dialetos africanos, influenciou diretamente os Paralamas a compor o disco “Selvagem?”. Fecha parênteses. Entra também o baixista Dedé, egresso da banda Fama. Volta Maurício.

Com novos membros e dois baixistas, um tocando eventual guitarra, o agora quinteto buscou um caminho um pouco mais pop. Mas isso não significou perda de qualidade. Mesmo sem Flama, o som continuava original. A segunda demo, com músicas como A Bruxinha e Mr. DeJohnette, uma homenagem ao baterista de jazz Jack DeJohnette, era tão boa quanto a primeira.

Mas o tempo foi passando e as expectativas de gravação de um disco foram por água abaixo quando Collor assumiu a presidência e cortou as verbas da cultura. Um tempo de trevas para os artistas brasileiros. E os primeiros que dançaram foram os que não se enquadravam no duvidoso gosto do ex-presidente.

Sem perspectivas, o grupo acabou. Cláudia e Sérgio Couto casaram-se e foram pra Varsóvia. Cau se mandou pro Rio. E assim terminou uma das mais criativas e originais bandas da história da cidade, avançada pra época e até hoje atual. Duvida? Ouça o mp3 de Electric Light logo ali no início da matéria, ou busque outras músicas deles no Banco de Cultura, e tire suas próprias conclusões.

compartilhe

comentrios feed

+ comentar
Fábio Fernandes
 

Caceta!! Isso é sensacional, Daniel! Como todo bom egresso dos eighties, eu já ouvi o Escola e o Obina Shock, mas não conhecia (catzo!) o Tonton Macoute. Agora, cadê os MP3s? Os links só aparecem quando a colaboração for publicada em definitivo? Quero ouvir!

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 30/8/2006 16:16
sua opinio: subir
Daniel Cariello
 

Fábio (F/Nazca?), já tem um mp3 aqui. Vou colocar mais no banco de cultura. Aproveite!!!

Daniel Cariello · Brasília, DF 30/8/2006 16:29
2 pessoas acharam til · sua opinio: subir
Daniel Duende
 

Putz... coisa muito boa mesmo! Como apaixonado quase tardio os oitentas (sou fiote dos 77, curtí os 80 nos 90...), não tem como o jovem duende não gostar disso! Isso me lembra... me lembra... me lembra muitas coisas, mas não estou conseguindo associar nomes às referências agora. Algo pós-punk, sem dúvida.

Valeu por nos devolver o Tonton Macoute, tirando-o dos abismos do esquecimento candango.

E... em tempo... parabéns pela estréia dos recursos de imagem e multimídia. Ótima matéria.
Abraços do verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 30/8/2006 16:41
sua opinio: subir
Daniel Duende
 

Dei uma olhada lá nas outras músicas que vc postou no Banco de Cultura...

A Pele é mesmo bem legal. Gostei do ritmo, e há um interessante elemento de "ponte" entre algo que era bem característico da época e algo que parece pertencer a um momento musical mais recente. Coisa boa!

E não é que há um algo de "DrumBa" mesmo em O Circo? Mas aquela bateria eletrônica não nega... é coisa boa de dançar vinda dos oitentas. Coisa boa mesmo!

Daniel Duende · Brasília, DF 30/8/2006 16:55
sua opinio: subir
Fábio Fernandes
 

Daniel, não sou o meu ilustre xará da F/Nazca. Sou o jornalista, ex-Prosa e Verso (O Globo), ex-Tribuna da Imprensa, atualmente com exclusividade na Web (Webinsider e Overmundo).
Mas valeu, agora consegui visualizar o MP3. Vou conferir!

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 30/8/2006 17:31
sua opinio: subir
Saulo Frauches
 

Achei seu texto um achado. Até por desconhecer totalmente os caras, as músicas publicadas no banco também foram uma ótima sacada.

Saulo Frauches · Rio de Janeiro, RJ 30/8/2006 17:46
sua opinio: subir
ronaldo lemos
 

Muito bacana Daniel. Será que nessa onda de retornos das bandas dos anos 80-90 (Pixies, Gang of Four, Scritti Politti e outras) o Tonton Macoute não se anima a uma ressurreição ao vivo não?

ronaldo lemos · Rio de Janeiro, RJ 30/8/2006 18:04
sua opinio: subir
Daniel Cariello
 

Ronaldo, eu já tentei isso com eles. Mas, por enquanto, nada. Quem sabe agora, com a fama mundial a caminho (via Overmundo), eles não repensam isso?

Fábio, sou leitor da Webinsider também. Conheci o Bruno Rodrigues e fiquei amigo dele uns anos atrás, quando ele veio a Brasília. Gente fina o cara...

Xará, eu já toquei Electric Light em uma festa. Todo mundo dançou, mas sem entender direito o que estava tocando. Depois vieram me perguntar.

Daniel Cariello · Brasília, DF 30/8/2006 18:17
3 pessoas acharam til · sua opinio: subir
Daniel Duende
 

Eu acho que tenho que ir mais às suas festas então, xará.

"Coloque na agenda Overmundo, e eles irão..." :)

Daniel Duende · Brasília, DF 31/8/2006 11:12
sua opinio: subir
Fábio Fernandes
 

É isso aí! E contem comigo quando eu for a Brasília!

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 31/8/2006 11:22
sua opinio: subir
Daniel Duende
 

Lá vão os links das duas músicas...

A Pele está aqui: http://www.overmundo.com.br/banco/tonton-macoute-a-pele

E "O Circo" está aqui: http://www.overmundo.com.br/banco/tonton-macoute-o-circo

E a nova, postada também pelo xará Cariello, chamada "Mr. Dejohnette" está aqui: http://www.overmundo.com.br/banco/tonton-macoute-mr-dejohnette

Por último, também uma cortesia de nosso arqueólogo dos oitentas brasilienses, meu xará Cariello, temos também "A Bruxinha", também do Tonton Macoute. Esta está aqui: http://www.overmundo.com.br/banco/tonton-macoute-mr-dejohnette


Abraços do verde. :)

Daniel Duende · Brasília, DF 1/9/2006 17:15
2 pessoas acharam til · sua opinio: subir
Daniel Duende
 

ops... o link de A Bruxinha saiu errado. (é nisso que dá fazer dez coisas ao mesmo tempo, duende!)

o link certo é este aqui: http://www.overmundo.com.br/banco/tonton-macoute-a-bruxinha

Daniel Duende · Brasília, DF 1/9/2006 17:16
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
Ana Murta
 

Daniel,
Adorei conhecer Tonton Macoute. E adorei o texto.
Obrigada mesmo. Vou conferir lá no banco de cultura.
Mas fiquei na mesma pilha que o Ronaldo, uma apresentação Volta dos Mortos Vivos...

Ana Murta · Vitória, ES 2/9/2006 00:32
sua opinio: subir
Daniel Cariello
 

Faltou linkar uma, xará.
Essa é 'Animais': http://www.overmundo.com.br/banco/tonton-macoute-animais

Daniel Cariello · Brasília, DF 2/9/2006 11:55
sua opinio: subir
joaomacdowell
 

Oi Daniel, super legal a materia sobre o Tonton Macoute. que bom q vc existe e ta trabalhando pra preservar a memoria desse momento. fico contente em ver q ainda tem importancia a musica da primeira banda em que participei na vida.

Acho q reuniao por enquanto vai ser dificil, eu to morando en Nova York, a Claudia no rio e o Flama em Brasilia... mas a musica nao parou pra nenhum de nos.

a claudia lancou dois discos solo e continua compondo, eu tive a felicidade de produzir o primeiro. Flama eh professor regente da banda do Marista em brasilia.
se alguem quiser ver o q tenho feito, da uma olhada no site:

www.joaomacdowell.com

felicidade.


joao
www.joaomacdowell.com
You can find joao macdowell's music on iTunes!
The Traveling Man and His Music Box"

joaomacdowell · Brasília, DF 2/9/2006 17:27
2 pessoas acharam til · sua opinio: subir
Rodrigo Teixeira
 

Parabéns Daniell! Preservar a memória é estilo de vida e para poucos. Quantas bandas já se foram não, mas deixaram suas pegadas para sempre! abs

Rodrigo Teixeira · Campo Grande, MS 2/9/2006 20:04
sua opinio: subir
velot wamba
 

achei, na real, um som bem fraco. mas beleza, nunca achei rock brasileiri nada de especial admito. eu tava pensando em coisas de brasília que tiveram e tem efeito duradouro numa cultura maior, a do hip hop, como x, gog dentre outros, q fizeram e fazem teu som e criaram até um mercado autosustentável a margem das corporações de mídia. parece-me esta a vocação do site não? e o quesito "flores aos rebeldes que falharam" houve na década de 1990 uma cena anarco punk em brasília bem nonsense, contrariando frontalmente o anarcopunk de sampa e rio...

velot wamba · Pouso Alegre, MG 3/9/2006 14:04
sua opinio: subir
Daniel Duende
 

Poisé, xará... eu acabei esquecendo de linkar uma delas, na pressa frenética que estava anteontem...

E que agradável surpresa a aparição do JoãoMcdowell. Fiquei curioso pra ver o trabalho do resto do grupo também...

E o Flama é o regente do Marista?!
Como dá voltas este mundo... :)

Abraços do verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 3/9/2006 14:17
sua opinio: subir
Daniel Cariello
 

Oi, Velot. Eu não entendi bem esse seu comentário de "tiveram efeito duradouro numa cultura maior". O que significa cultura maior?

E mesmo que você não goste, é inegável que o rock brasiliense teve e tem efeito duradouro. Olha aí a Legião Urbana, que vende e toca em rádios até hoje. E você vê adolescentes que ainda eram crianças quando o Renato Russo morreu usando camisetas da banda. E ainda tem o Capital Inicial, que já está na 2a geração de fãs. Um fato louvável (mas eu só gosto dos dois primeiros discos).

Daniel Cariello · Brasília, DF 3/9/2006 15:23
sua opinio: subir
Daniel Cariello
 

Cau, seria bacana ver umas contribuições suas aqui no Overmundo, como músicas e poesias. Eu sei que você continuou produzindo bastante desde que saiu do Tonton.

Daniel Cariello · Brasília, DF 3/9/2006 15:54
sua opinio: subir
Andre  Intruso
 

Brasilia......a veia rocker mais verdaderia e natural pelas bandas do pais...

Andre Intruso · Jaboatão dos Guararapes, PE 28/11/2006 20:13
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
Mão Branca
 

É uma espécie de Zig Zig Sputnik (é assim que escreve?). É meio bobinho e certamente chato com a bateria eletrônica. Agregava, ainda, um som progressivo que deve ter arrepiado os cabelos do povo.
Inda mais num momento rocker pós-punk, esse tipo de som estava fadado ao fracasso. Mesmo hoje, com essa febre eletrônica, duvido que chamasse atenção. Pelo menos não a minha.
É engraçado como alguns amam o que a gente odeia. E vice versa.

Mão Branca · Brasília, DF 4/4/2007 10:08
sua opinio: subir
Daniel Cariello
 

Mas vou dizer uma coisa: eles estão gravando um disco, finalmente, 20 anos depois!!!
Eu tô louco pra escutar.

Daniel Cariello · Brasília, DF 4/4/2007 19:30
sua opinio: subir
Marcelo PS
 

Tnho uma gravação em k7 em algum lugar na casa da minha mão de um show deles no Circo Voador, gravado direto da mesa. O som tá perfeito. Foi um show maravilhoso, a tarde, com o Saara Saara completando o dia.

Marcelo PS · Rio de Janeiro, RJ 25/2/2013 15:12
sua opinio: subir
manoel afonso
 

Sou do RJ e ouvi a Rádio Fluminense até ela fechar. Tenho um casset com a música Eletric Light dessa banda mas, gostaria de ter algo mais duradouro. Sabe como são os cassetes...Alguém sabe como baixar um MP3 dessa música? Não encontrei nem no youtube.

manoel afonso · Duque de Caxias, RJ 14/2/2015 10:07
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Tonton Macoute zoom
Tonton Macoute

udio

Electric Light

Instale o Flash Player para ver o player.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados