Trailer do filme Brega S/A já está na internet

Divulgação
DJ Juninho no comando da aparelhagem Superpop
1
Vladimir Cunha · Belém, PA
21/10/2008 · 241 · 11
 

Gravado entre os anos de 2006 e 2008, com recursos próprios e sem o auxílio de leis de incentivo e renúncia fiscal, o documentário Brega S/A fala sobre a cena tecnobrega de Belém do Pará. Feito por artistas pobres, gravado em estúdios de fundo de quintal e com relações profundas com a pirataria e a informalidade, o tecnobrega é a trilha sonora da periferia da cidade, uma espécie de adaptação digital da música romântica dos anos 70 e 80.

No filme vemos qual a relação entre o tecnobrega e a popularização da tecnologia a partir do final da década de 90, bem como a maneira como esse estilo musical se associou à pirataria para criar uma rede de distribuição alternativa ao modelo proposto pelas grandes gravadoras.

Entre os principais personagens estão o MC de tecnobrega Marcos
Maderito, o "Garoto Alucinado", inventor do 'eletromelody' e que
afirma manter contato com os espíritos de Cazuza e Renato Russo; DJ Maluquinho, uma espécie de Iggy Pop brega da periferia de Belém que jamais lançou um disco por uma gravadora e fatura milhares de reais por mês; e os DJs Dinho, Ellysson e Juninho, ídolos das aparelhagens, enormes sistemas de som que realizam festas itinerantes pelos bairros mais pobres da cidade.

O trailer pode ser visto em http://www.vimeo.com/1993239

Brega S/A - ficha técnica:

Direção, roteiro e edição: Vladimir Cunha e Gustavo Godinho
Direção de fotografia: Gustavo Godinho
Produção executiva: Priscilla Brasil
Produção: Teo Mesquita
Assistente de direção: Rafael Guedes
Auxiliar de produção: Carlos Lobo e Bruno Régis
Som direto: Fábio Carvalho
Uma produção Greenvision Filmes

compartilhe

comentrios feed

+ comentar
Helena Aragão
 

Vlad, estou muito curiosa para ver o filme todo. Mas me chamou atenção a música que vocês escolheram para o trailer... Por que essa opção? Abraço

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 21/10/2008 14:31
sua opinio: subir
Vladimir Cunha
 

Oi, Helena
Escolhemos a música porque vemos uma conexão muito forte entre o punk e o tecnobrega, no sentido do "faça você mesmo". Além disso, a letra da música fala sobre um tema que faz parte do universo do documentário, que é a relação entre artista e gravadora e como uma gravadora pode manipular a arte e o mercado. Além disso, por se tratar de um documentário urbano e pop, náo queríamos estilizá-lo demais usando tecnobrega na trilha. Pelo menos náo por enquanto.

Vladimir Cunha · Belém, PA 21/10/2008 18:46
sua opinio: subir
Kowalsky
 

Eu gostei da combinação Clash/imagens no trailer. O deslocamento ficou até interessante. E também concordo com o aspecto DIY. Mas na mesma medida que me dá desgosto, e também uma certa vergonha pelo alheio, ao ver bandas e mais bandas de rock surgirem cantando (quase sempre) em inglês no Brasil, me daria gosto ver esse trailer potencializado pelo próprio som do tecnobrega – que tem seu lado abrasivo. Acho que só fortaleceria o documentário e seu tema - em seu próprio ambiente, em sua própria soberania como cena musical - ao invés de vincular a interpretação a um outro contexto. Enfim, ao contrário do que você disse, Vladimir, usar Clash na trilha é, na minha opinião, estilizar.

Kowalsky · Belo Horizonte, MG 21/10/2008 21:27
sua opinio: subir
Gledson Shiva
 

Pois é, também acho que a trilha para o trailler deveria ser o proprio tecnobrega, ou varios tecnobregas, ou as origens, a tal da musica romantica dos anos 70, 80.

Olhe, tem um puta potencial de publico se for lançar em cinema, se que pra ir para as salas dos shopping center precisará de uma distribuidora, e acho que ela vai exigir determinados documentos da produção com relação aos direitos autorais das musicas que são executadas no filme. VAi ser muito interessante ver uma distribuidora (e pode ser, porque o q elas querem mesmo é lucro, foda-se se o direito autoral vai está sendo abdicado) oficial lançar um filme com uma tematica cultural... culturalmente "pirata".

A outra opção (e acho que é isto que está na mente de vocÇEs) é lançar no DVD pirata básico 1,99 nos centros urbanos da maioria das cidades brasileiras, dá pra faturar legal, né não?... o mesmo modelo de negócio do CD, da aparelhagem, o brega... muito massa. Estou anciossíssimo para VERRRR

Gledson Shiva · Fortaleza, CE 21/10/2008 22:36
sua opinio: subir
Diego Madih
 

MA-RA-VI-LHA

Diego Madih · Rio de Janeiro, RJ 21/10/2008 23:41
sua opinio: subir
joe_brazuca
 

è isso aí !...cinema a toda prova...sem grana...sem estrutura...e de ótima qualidade e conteúdo.
Quem disse que não dá pra fazer ?
Taí o corpo estendido no chão !
Muito bom, moçada !...pau na moviola !...manda ver !
abraço

joe_brazuca · São Paulo, SP 22/10/2008 10:23
sua opinio: subir
Helena Aragão
 

Bacana, Vlad. Fiquei encasquetada porque não lembro de ter visto o crédito no final. Mas achei interessante também, causa um estranhamento legal, apesar de achar que quem não conhece o tecnobrega vai ao trailer justamente para ouvir um pouquinho. Se bem que essa pode ser a melhor tática pra fazer a pessoa ficar curiosa para ver o filme inteiro...:)

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 22/10/2008 11:17
sua opinio: subir
Vilorblue
 

Parabéns Vladimir e equipe.
Gosto do clima underground, além do mais discute problemas sérios. Acho que arte financiada e patrocinada não é arte, onde a grana invade a arte é assassinada .
É por ai....

Vilorblue · Colombo, PR 22/10/2008 13:40
sua opinio: subir
Tranquera
 

Muito interessante!

Tranquera · São Paulo, SP 22/10/2008 20:02
sua opinio: subir
Compulsão Diária
 

Uma idéia (ou várias ) na cabeça e uma digital na mão. Brilhante.

Compulsão Diária · São Paulo, SP 22/10/2008 21:18
sua opinio: subir
agito pop(equipe explosão)
 

boa tarde vladimir, meu nome é fabricio mais conhecido como "agito" da equipe explosão pop da aparelhagem superpop, queria saber se nenhuma equipe vai fazer alguma participação nesse documentario e se for qual vai ser. espero a resposta obrigado pela atenção!!!

agito pop(equipe explosão) · Belém, PA 24/11/2008 14:24
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados