A Acolhida na Colônia é uma associação de agricultores de Santa Catarina, criada em 1998, com a proposta de valorizar o modo de vida no campo através do agroturismo. Está integrada à rede francesa Accueil Paysan e desenvolve uma proposta alternativa ao modelo de desenvolvimento intensivo de agricultura e turismo.
O programa chegou ao Brasil com a engenheira agrônoma, Thaise Guzzatti. Em 1997, ela foi convidada pelo Centro de Estudo e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro) para um estágio na França, com o objetivo de conhecer projetos de turismo rural. O contato feito com a Accueil Paysan resultou em um acordo de cooperação e, hoje, a Acolhida funciona como uma filial.
- A idéia era buscar soluções que pudessem ser aplicadas na nossa região. O trabalho seguinte foi adaptar o conceito a ser desenvolvido. Atualmente, somos a experiência mais bem sucedida fora da França - explica Thaise.
O serviço de hospedagem é feito na casa dos agricultores afiliados, no Território das Encostas da Serra Geral. Com diferentes sugestões de roteiros, é possível conhecer o modo de vida, a culinária típica, além de explorar a bela geografia da região.
Os programas oferecem hospedagens simples e aconchegantes (o preço médio da diária é R$ 46,00) e o cuidado com o meio ambiente é destacado através da promoção da agricultura orgânica e de atividades que não agridem a natureza. Dessa forma, o visitante pode compartilhar, em harmonia, o modo de vida, as tradições e a cultura local.
Anitápolis, Santa Rosa de Lima, Rancho Queimado, Grão Pará e Gravatal oferecem, principalmente, roteiros com atividades ecológicas, além de visitas a museus e propriedades rurais. Em breve, os visitantes poderão descobrir novos destinos como o "Vale das Cachoeiras", em Presidente Getúlio ou a "Acolhida em Imbituba", no litoral Sul Catarinense. Outros municípios como São Joaquim e Ibirama serão os próximos participantes.
Essa maré de expansão da Acolhida não veio à toa. Além do esforço da associação, a indústria do turismo vem sofrendo significativas mudanças. Foi-se o tempo em que as pessoas tinham somente como opção aqueles pacotes “para inglês ver”, com roteiros manjados e pasteurizados. Hoje, tem muita gente cansada de visitar os pontos turísticos convencionais.
Este novo turista não quer conhecer um local somente na superficialidade. Ele quer ter um contato mais próximo com a realidade que o cerca. Ele não quer mais visitar o Rio de Janeiro, por exemplo, e conhecer somente o Cristo e o Pão de Açúcar. Ele também quer freqüentar os bares que o carioca freqüenta, passear por ruas anônimas e descobrir outros shows que vão além das mulatas e do samba.
E é aí que a Acolhida tem todo o seu mérito, pois ela oferece múltiplas possibilidades ao turista que busca estar mais próximo das pessoas e quer ter uma troca de vivências. Fora que o Território das Encostas por si já é um baita programão.
- Nosso objetivo é expandir o programa para todo o estado e temos forte apoio do governo estadual, através do Órgão Oficial de Turismo de Santa Catarina (Santur) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Praticamos uma atividade de baixo investimento e ainda vale destacar que mais de 90% da agricultura do estado é familiar, ou seja, ainda temos muitas possibilidades a serem exploradas - acredita Thaise.
- Esta matéria foi publicada no Boletim do Instituto Souza Cruz nº 27, lançado em julho de 2007. Aqui, o texto encontra-se ampliado.
- Leia o texto feito pelo Obrer, sobre a Acolhida na Colônia, no Guia.
CARO MATTOSO!
Quem mostra a natureza merece elogios multiplicados por mil...
O Brasil tem solução: turismo ecológico...
Estou mapeando o Brasil de Norte ao Sul...
Se precisar de imagens ou detalhes: escreva...
Aplausos para a natureza e para Mattoso!
Abraços.
Lailton
Olá Laiton!
A proposta da Acolhida é sensacional! Torço muito para que o projeto avance para outros estados.
Nossa, sensacional, mesmo!
Conhecer qualquer lugar assim é mais interessante. Tomara mesmo que a idéia se espalhe pelo Brasil inteiro.
Olá Mi,
A Acolhida é uma boa opção para as férias!
MATTOSO...
Acabei de votar...
Abraços.
Lailton
grande laiton!
obrigado! que bom que curtiu o texto.
abs,
mattoso.
Adorei, Guilherme!!
deve ser bom demais viajar assim!!
beijo pra você
Olá, Guilherme!
Conheço o belo projeto.
A região sul só não é mais bela em virtude da mineração do carvão mineral e o uso de veneno nas lavouras...
Agradecido.
Valeu pelo convite Guilherme. Esse lance de turismo 'sustentável' é muito bacana. Quanto à essa questão dos roteiros 'pasteurizados', realmente quando tenho a oportunidade de viajar, procuro fazer meus próprios roteiros. As fotos estão muito boas. Abraço,.
FILIPE MAMEDE · Natal, RN 27/7/2007 09:05
Ola Guilherme.
Muito Obrigado pelo convite, nossa que imagem maravilhosa. Um verdadeiro convite a mãe natureza.
Muito bacana o projeto. Sobre o que você fala do turismo padrão, sempre fico pensando em como se poderia promover roteiros mais personalizados... Aqui no Rio, há tanta coisa interessante para ver e fazer para além dos pontos turísticos...
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 27/7/2007 15:48
Helena, desde que existe o Overmundo, eu uso o guia para montar meus próprios roteiros por onde passo. =)
Mi [de Camila] Cortielha · Belo Horizonte, MG 27/7/2007 16:06
pois é! no guia do overmundo só tem achado, mi!
Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 29/7/2007 13:14Realmente uma ótima idéia. Tomara que se expanda e chegue a todas as regiões de Santa Catarina. O oeste do Estado também tem muito a oferecer além da boa hospitalidade e clima. Parabéns aos idealizadores do projeto e obrigado ao Guilherme por compartilhar o texto.
Olavio · Bom Jesus do Oeste, SC 23/5/2009 21:49
olavio,
estive no oeste catarinense no início do mês. conheci chapecó, são miguel do oeste, guaraciaba... em breve teremos novidades da sua região aqui no overmundo!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!