TV Digital e TV Brasil: é bom prestarmos atenção

1
Fabricio Kc · Salvador, BA
6/12/2007 · 127 · 6
 


Domingo, 2 de dezembro de 2007, foi dia de dupla estréia no panorama estrutural da TV brasileira com os lançamentos da TV Digital e da TV Brasil: a primeira é um novo modelo tecnológico; a segunda, uma nova emissora pública. Espera-se que a TV Digital proporcione excelente qualidade de imagem e som além da aclamada ‘interatividade’ - embora haja o risco de vermos suas vantagens reduzidas a novas ferramentas de marketing, de publicidade e de estímulo ao consumo, em detrimento da democratização da produção de conteúdos e da pluralidade de canais e pontos de vista na TV. No que se refere a TV Brasil, a expectativa é que a emissora ofereça novas alternativas de programação e nova dinâmica de produção da informação como ‘bem público’ - diferenciada daquela que rege as empresas de mídias privadas, cujas receitas se baseiam, ao fim e ao cabo, no volume de audiência.

Entretanto, embora o discurso seja claro e correto - estabelecer o caráter público da TV Brasil - a emissora é quase que exclusivamente vinculada ao Governo Federal, e este é, afinal, quem vai ‘pagar as contas’. Esta é uma diferença crucial entre modelos de financiamento de TVs Públicas que deram certo em outros países, como a Inglesa BBC, cuja receita provém de taxas anuais pagas por cada domicílio com aparelho de televisão. No Brasil, considerando a alta carga tributária, tal modelo não seria viável, e o financiamento da nova TV Pública, enfim, depende de políticos. A vantagem da BBC, considerando a sua fonte e modelo de financiamento, é que a emissora - uma das mais respeitadas do mundo - sabe bem quem é o seu ‘dono’ e exatamente a quem deve prestar contas. Aqui, visto que quem ‘pagará as contas’ da TV Brasil é o Poder Executivo, será difícil para qualquer governo resistir a tentação de interferir na gestão da emissora. Caberá aos dirigentes da recém-criada Empresa Brasileira de Comunicação - EBC (à qual está vinculada a TV Brasil) e ao seu Conselho Curador (15 representantes da sociedade civil nomeados pelo Presidente da República), estabelecer a necessária e fundamental isenção editorial, e anular as possíveis tentativas de interferência governamental.

Afinal, o Governo paga, mas nós é que damos o dinheiro - é bom prestarmos alguma atenção.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Thiago Camelo
 

Ei Fabrício, bacana sua colaboração! Está rolando uma discussão bem interessante sobre TV digital aqui. Abraço!

Thiago Camelo · Rio de Janeiro, RJ 3/12/2007 16:15
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
João Cumarú
 

Muito bom seu texto Fabricio. Realmente temos que estar atentos ao que realmente será essa TV digital.
Parabéns!

João Cumarú · Recife, PE 3/12/2007 16:59
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Mestre Jeronimo - JC
 

Axe'

Ehhh... se nao ficar atento, isso de TV Digital eh so mais um '171' pra alienar e es$cravisar mais o povo, quem paga o politico que vai dirigir o jogo em funcao.

Vamos ficar atentos!

Mestre Jeronimo - JC · Austrália , WW 5/12/2007 13:49
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Fabricio Kc
 

Pô Thiago..excelente a discussão que você indicou. João Verde e Mestre Jerônimo, ambos daqui do Nordeste, como eu. Acho que demora um tantinho mais pra gente ter TVD por aqui (em Natal a previsão é 2009).

Mas, enfim, quanto a TV Brasil - esperamos que dê certo - para o país claro!

Fabricio Kc · Salvador, BA 5/12/2007 15:37
sua opinião: subir
Spírito Santo
 

Fabrício,

Grande e importante toque, este seu. Eu, de minha parte, não tenho a menor ilusão quanto ao atrelamento desta TV ao groverno. Com a TVE já era assim, agora então...
Não nos esqueçamos que tudo que é público no Brasil, fica privado.
Abs

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 6/12/2007 21:10
sua opinião: subir
Zezito de Oliveira
 

Fabricio,

Importante frisar que o discurso inicial do governo é bem diferente daquilo que acabou por prevalecer.

Abrs

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 8/12/2007 12:27
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados