tags randômicas

premio  sertao-alagoano  corumba  revista  pessoa  zumbi  folk  mao 

> nuvem de tags


Observatório

A história do Overmundo na memória de seus colaboradores
O Overmundo foi pensado para trazer à luz a cena cultural brasileira, independente da grande indústria cultural e que, justamente por ser independente, não costumava figurar com destaque nos grandes meios de comunicação. Algum tempo passado, constatamos que ainda há muito o que fazer e que, a cada dia – sobretudo com o advento da internet colaborativa e de ferramentas de autopublicação... leia

 
TV Muro, a menor Tv do Mundo
João Henrique Almeida · Belo Horizonte (MG) · 12/11/2007 14:27 · 92 votos · 5 comentários ·  
 
1
overponto
Você que está acostumado com grandes emissoras, milhões de pessoas recebendo o mesmo sinal, já imaginou algum outro modo de fazer televisão? Com dez anos de existência a menor TV do mundo nasceu do sonho do mineiro, Francisco Dário, de se tornar apresentador de televisão. A TV Muro foi criada em 1997 quando Francisco, popularmente conhecido como Chiquinho, achou no ferro velho um Link de tv. Com uma televisão em preto e branco, uma câmera VHS e outros equipamentos improvisados, Chiquinho começou a gravar seus próprios programas inspirado na programação das grandes emissoras.
Chegando à cidade de Sabará, onde está situada a TV muro, nos deparamos com pessoas sentadas na calçada em frente um pequeno muro branco. Chegando mais perto percebemos um buraco no muro com uma TV de 14 polegadas, era a “famosa” TV Muro. Naquele dia por volta das 19 horas estava passando seu programa de maior audiência, o Big Muro Brasil. O programa foi inspirado no Reality show Big Brother Brasil e foi produzido para comemorar os dez anos da TV Muro. Seus participantes eram pessoas da comunidade, familiares de Chiquinho e o seu cachorro.
Como você acha que se mede o IBOPE de uma mini TV? Para medir o IBOPE da transmissão, Francisco usa de um artifício no mínimo curioso: Através de um buraco feito no portão da casa, algum membro da família, normalmente sua mãe, observa quantas pessoas estão assistindo a programação. Fazendo assim a contabilidade do IBOPE.
A programação é voltada para questões sócio-educativas, envolvendo saúde, educação e utilidade pública. Há também denúncias do descaso do poder público e programas de humor, como a série de contos que relatava casos de assombração na cidade de Sabará. .
Chiquinho, um homem simples, sem grandes conhecimentos técnicos, que com sua grande criatividade é um bom exemplo de pequenas iniciativas que contribuem para o desenvolvimento da comunidade. Sua iniciativa já está colhendo frutos, a Petrobrás lançou este ano um documentário sobre a TV Muro, além de grandes participações nos programas da TV Globo.

tags: Belo Horizonte MG cultura-e-sociedade tvmuro tv sabara


 
canto_esquerdo comentários rss postar novo comentário canto_direito
 
Sensacional! Preciso me incluir nesse Ibope!
Paulo Fehlauer · São Paulo (SP) · 12/11/2007 15:29 
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião: Útil   

Aliás, achei o curta-documentário nesse link: http://www.agenciacartamaior.com.br/templates/tvMostrar.cfm?evento_tv_id=1&video_atual_id=10
Paulo Fehlauer · São Paulo (SP) · 12/11/2007 15:42 
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião: Útil   

Muito bacana mesmo. Li teu relato e lembrei que já tinha visto algo sobre isso por aqui no Overmundo. É esta matéria. Ótimo, tragam sempre novidades da TV Muro!
Helena Aragão · Rio de Janeiro (RJ) · 12/11/2007 18:03 
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião: Útil   

Juliana Tamietti Muito interessante! Parabéns pela matéria, João Henrique!
Juliana Tamietti · Belo Horizonte (MG) · 14/11/2007 18:26 
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião: Útil   

josias paulito ESTOU ADIMIRADO COM TANTA CRIATIVIDADE. OFEREÇO A TODOS MEUS SINCEROS PARABÉNS PELO TRABALHO GERADO POR TODOS AI.. TALVEZ NEN LEIAM O MEU RECADO. MAS QUE FIQUE REGISTRADO O MEU ENTERESSE DE AJUDA-LOS NO QUE ME FOR POSSIVEL. JP SISTEMAS LTDA - SEU COMPUTADOR EM BOAS MÃOS. GOVERNADOR VALADARES/MG
josias paulito · Governador Valadares (MG) · 29/7/2008 17:49 
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião: Útil   
 



  Adicione seu comentário: para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

 
canto_esquerdo   canto_direito