Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

UFOPA começa a ser instalada no Oeste do Pará

1
Rita Belém · Belém, PA
26/8/2008 · 100 · 1
 

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), começou a ser instalada em Santarém, a ação se deu depois de visita da comissão chefiada pelo professor José Seixas Lourenço, ex-reitor da Universidade Federal do Pará, que poderá integrar o pólo de universidades européias que está se formando em Caiena, capital da Guiana Francesa. A proposta foi apresentada ao presidente do Conselho Regional da Guiana Francesa, Antoine Karam, durante a reunião do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça (P.O. Amazônia), que se realizou em Alter-de-Chão, com a participação de representantes dos governos do Pará, Amapá e Amazonas, além de representantes da Guiana Francesa no mês de julho. A proposta de Karam veio como adesão à idéia do vice-governador Odair Corrêa, manifestada durante a instalação da comissão de implantação da Ufopa, dia 4 de julho, em Brasília. Naquela ocasião, ele sugeriu que a Ufopa tivesse um caráter pan-amazônico, com vistas a ampliar e melhorar as condições do ensino, da extensão e da pesquisa na região. "Por longos anos, os nossos países ficaram dando-se as costas um para o outro, mas agora é o momento de modificarmos esta postura, intensificando o relacionamento entre nossos povos, assim como a cooperação tecnológica e científica", disse Karam. O presidente da Região da Guiana Francesa acrescentou que deseja ver a Ufopa com um núcleo instalado em Caiena, ao lado de universidades famosas como a Paris e a de Nice, especialmente, por se localizar numa posição estratégica para o programa de cooperação fronteiriça que está sendo iniciada entre a Guiana Francesa, o Suriname e os Estados brasileiros de Pará, Amazonas e Amapá. A idéia visa distribuir conhecimento, ampliar a excelência e melhorar a qualidade de vida na região. "Por muitos anos, nossos povos se deram às costas, mas chegou à hora de mudar essa postura e iniciar um processo de grande sucesso para todos. A História nos afastou por longos anos, mas a geografia nos une. Tenho certeza de que estamos condenados ao desenvolvimento e à felicidade duradoura", comentou Karam.


Em reunião Técnica, em 06 de agosto no auditório do Centro Integrado de Governo – CIG. Com o tema, Pela comissão de instalação da UFOPA, representantes de várias organizações reuniram-se para debater sobre o processo de aceleração de implantação da Universidade Federal do Oeste do Pará, onde estiveram presentes o coordenador da comissão de instalação da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, José Seixas Lourenço, pelo Governo do Pará, o Secretário de Estado de desenvolvimento, Ciência e Tecnologia – SEDECT, Maurílio de Abreu Monteiro, Iracy Gallo Ritzmann Secretária de Estado de Educação – SEDUC, e o Professor e Dr. Alex Fiúza de Mello, Reitor da Universidade Federal do Pará – UFPA. A pauta da reunião versou a respeito da implantação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em Santarém, que já está entrando em sua reta final dos trâmites de aprovação. No último dia 04 de julho foi instalada a Comissão de implantação da mesma, presidida por José Seixas Lourenço e composta por profissionais do campus da UFPA e da UFRA em Santarém, da CAPS e da SEDUC. Com apoio do Governo Federal, através de recursos do PAC e do Governo Estadual.

A UFOPA irá atender a uma demanda considerável em uma região onde 15 mil jovens terminam o ensino médio sem muitas perspectivas de ingresso no ensino superior pela pequena quantidade de cursos ofertados na área, mesmo com a presença da UFPA e da UFRA e de outras instituições particulares. Com a criação da universidade a necessidade de formação de professores para o ensino fundamental e médio será suprida. A principal expectativa é que no primeiro semestre de 2009, o congresso sancione a lei para que a Universidade seja criada formalmente, o que significará a abertura de 432 vagas para novos professores e cerca de 300 vagas pata técnico-administrativo, tanto a nível médio como superior.
Rita Martins

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Rita Belém
 

Oi pessoal votem na minha matéria, estou fazendo um tcc, voltado para o jornalismo colaborativo por essa razão preciso da ajuda de tds

Rita Belém · Belém, PA 25/8/2008 15:35
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados