Um ano sem Josué Montello

[Handson Chagas - divulgação]
Detalhe da fachada da CCJM
1
Zema Ribeiro · São Luís, MA
16/3/2007 · 140 · 6
 

Semana na casa de cultura homônima com exposição de obras, fotografias, documentos e objetos pessoais de um dos maiores escritores maranhenses, além de lançamento de Concurso Literário sobre sua obra, marcam semana que celebra um ano de seu falecimento.

Josué Montello é, sem dúvidas, um dos mais importantes intelectuais maranhenses. Sua vasta obra inclui mais de uma centena e meia de títulos, entre romance, conto, novela, crônica, obras infanto-juvenis, ensaio, teatro etc. Em 2007, quando se celebra “Um ano sem Josué Montello” – com exposição homônima na Casa de Cultura idem (Rua das Hortas, 327, Centro) –, o escritor completaria 90, se estivesse vivo, em 21 de agosto.

A programação da semana ora em cartaz inclui exposições de obras, fotos, documentos, objetos pessoais – como o fardão e o colar usados pelo escritor na Academia Brasileira de Letras – e visita guiada ao apartamento ocupado pelo autor de “Noite sobre Alcântara” quando de suas vindas à Ilha natal, por quem se revelou um eterno apaixonado, mesmo tendo ido morar no Rio de Janeiro ainda aos 19 anos.

A exposição está aberta à visitação pública entre 13h30min e 17h30min, até o dia 16 de março – a Casa de Cultura Josué Montello funciona das 13h às 19h, de segunda à sexta-feira. “Nossa idéia é abrir a casa em dois turnos, é um plano que em breve será posto em prática, superando algumas dificuldades”, afirma Joseane Souza, Diretora da CCJM.

O espaço – um misto de museu, arquivo e biblioteca – é dotado de vasto acervo literário, ainda subtilizado, se comparadas as visitas diárias à CCJM e da Biblioteca Pública Benedito Leite, para citar uma casa próxima, embora a segunda seja bem maior. Entre as obras disponíveis para consulta na primeira estão, além das escritas por Josué Montello, livros de autores maranhenses e um sem-número de obras estrangeiras, principalmente francesas, trazidas pelo autor de suas viagens e sempre doadas a casa, que completa 25 anos em 2008.

A Casa de Cultura Josué Montello dispõe de alguns títulos da bibliografia montelliana para venda. “Os tambores de São Luís”, seu mais famoso romance, adotado em vestibulares por aqui e em disciplinas de Literatura Brasileira em faculdades estrangeiras, está esgotado (lá), mas é encontrado sem maiores dificuldades em livrarias e sebos locais.

Concurso literário – No dia 15 de março, data em que Josué completa um ano de falecido, será celebrada uma missa na CCJM. Logo após, será lançado o Concurso Literário “Análise de Romances de Josué Montello”. As inscrições vão até o dia 30 de junho e o resultado será conhecido na Semana Montelliana, que se realizará em agosto por ocasião dos 90 anos do ocupante da cadeira nº. 29 da Academia Brasileira de Letras (fundada pelo também maranhense Arthur Azevedo e cujo patrono é Martins Pena).

Sobre o concurso e sobre a exposição “Um ano sem Josué Montello”, maiores informações podem ser obtidos pelo e-mail ccjm@cultura.ma.gov.br, pelo telefone (98) 3218-9945 e/ou aqui no Overmundo.

Para mais: http://www.cultura.ma.gov.br/site_ccjm/index.jsp

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Natacha Maranhão
 

Zema, a revista Presença, do Conselho de Cultura do Piauí, prestou uma homenagem bonita ao Josué Montello na edição passada. Você viu algum exemplar por aí?
beijo.

Natacha Maranhão · Teresina, PI 16/3/2007 17:53
sua opinião: subir
Joseane
 

Zema, a matéria está excelente. parabéns. Se você souber como adquirir a Revista Presença, me fala para comprarmos um exemplar para a Casa de Cultura ok.

Joseane · São Luís, MA 16/3/2007 22:23
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
André Gonçalves
 

boa matéria.

André Gonçalves · Teresina, PI 17/3/2007 09:45
sua opinião: subir
Zema Ribeiro
 

natacha: obrigado pela dica. não vi a revista. vou fazer contato contigo, para ver se tem como tu me mandar uma.
joseane: vou ver isso com a natacha, nossa overmina do piauí.
andré: obrigado!
abraços!

Zema Ribeiro · São Luís, MA 17/3/2007 17:42
sua opinião: subir
Natacha Maranhão
 

Zema, eu ajudo a fazer a Presença, me manda teu endereço e o da Casa de Cultura que eu mando exemplares, a revista não é vendida, é distribuída. Vou colocar o nome da Casa de Cultura no mailing, para as próximas edições.
beijos

Natacha Maranhão · Teresina, PI 18/3/2007 10:09
sua opinião: subir
Zema Ribeiro
 

que beleza, natacha! vou te mandar por e-mail. muito obrigado! abração!

Zema Ribeiro · São Luís, MA 18/3/2007 12:57
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Acervo da CCJM é visitado zoom
Acervo da CCJM é visitado
Fardão usado por Montello na ABL exposto junto às suas obras zoom
Fardão usado por Montello na ABL exposto junto às suas obras
Detalhe do apartamento usado por Montello quando de suas visitas à São Luís zoom
Detalhe do apartamento usado por Montello quando de suas visitas à São Luís

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados