Os jovens integrantes da Rede de Hip Hop Enraizados estão dando o que falar novamente. Depois de criarem seu próprio jornal (VOZ PERIFÉRICA), seu portal na internet (www.enraizados.com.br), sua Radio Web e no Dial... ou melhor... sua própria maneira de se fazer ouvir sem depender das mÃdias convencionais, agora atacam no Cinema, isso mesmo, no CINEMA.
Primeiro vamos por parte para você entender melhor o que é MOVIMENTO ENRAIZADOS.
O Enraizados foi criado em 1999, com o intuito de unir os jovens praticantes da cultura hip hop de todo o Brasil, começou com humildes cartas enviadas por Dudu de Morro Agudo.
Passaram-se sete anos, apenas sete anos, e os meninos estão no olho do furacão, produzindo de tudo, com o lema de trazer "tudo" o que tem de melhor nos grandes centros para as periferias onde estão inseridos, por isso são ENRAIZADOS, alguns chamam de bairristas, mas milhares de bairristas em 16 estados brasileiros e 10 paÃses, onde contam com um ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO, EQUIPAMENTO PROFISSIONAL DE AUDIOVISUAL E CINEMA PARA EXIBIÇÃO DAS PRODUÇÕES, EQUIPE DE PRODUÇÃO DE EVENTOS, PRODUTORES MUSICAIS, PORTAL COM 600.000 ACESSOS MENSAIS, JORNAL IMPRESSO DE 10.000 TIRAGENS MENSAIS, UM PONTO DE CULTURA, PROJETOS DE OPENBUSINNES e agora se preparam para um projeto ainda mais ousado O ESPAÇO CULTURAL ENRAIZADOS, no centro da comunidade, onde implantarão uma biblioteca comunitária, telecentro, loja, lanchonete, estúdio e oficinas de teatro, rap, break, graffiti, capoeira, imprensa alternativa.
Os Enraizados têm hoje um humilde escritório em Morro Agudo (Comunidade da Baixada Fluminense) onde a rede é administrada, os projetos são elaborados, o vÃdeos são editados, as músicas são produzidas e gravadas, etc... aos sábados têm uma reunião aberta, onde qualquer pessoa pode participar, inclusive muita gente têm aparecido nas reuniões, pessoas de outras cidades, universitários, jovens a procura de ocupação... e muito mais...
Nestas reuniões abertas rolam dinâmicas, oficinas, música, etc, e em uma dessas dinâmicas surgiu mais um filme batizado de "Simplesmente Joana".
AGORA COMEÇA A HISTÓRIA QUE COMECEI A CONTAR ACIMA
Um jeito ENRAIZADO de fazer cinema
"Simplesmente Joana" é um filme que nasceu da integração de duas oficinas do Movimento Enraizados, que são as de teatro e Audio Visual, os jovens criaram a história de Joana através de uma dinâmica e a interpretação foi toda em cima do improviso, que é aprendido nas aulas de teatro. O mais maneiro é que tudo foi feito em apenas um dia, ou melhor no dia 29 de setembro, das 09 às 12 horas.
Assim como o filme Bem que Te Avisei (também do Movimento Enraizados), o Movimento Enraizados vem trazendo a tona uma nova maneira de fazer cinema, onde o dia a dia é mostrado através de fatos vivenciados pela juventude periférica brasileira, onde cada um expõe aquilo que pensa e sente, e compartilha com outros jovens e depois compartilham com o bairro, a cidade, o estado... o mundo, através de canais próprios.
Os jovens do Enraizados sabem que tudo é possÃvel, basta querer fazer e eles fazem tudo DE UM JEITINHO ENRAIZADO!!!
Assita ao filme: http://www.youtube.com/watch?v=p4TzpTSqLTY
Grandes Enraizados! Sempre bom saber o que vocês estão aprontando e ver que cada vez tem uma novidade. Vi o vÃdeo, achei bem interessante saber de todo esse contexto da oficina - uma oficina que já saiu com um produto, que por sua vez já está disponÃvel na internet - uau! A narração é ótima! Tomara que vocês se animem a postar aqui no Banco de Cultura, pro pessoal poder fazer o download e guardar no micro.
Abraços
Que iniciativa maneira! Me passou uma sensação de liberdade, no sentido de que é possÃvel colocar de pé uma idéia quando se junta uma galera cheia de vontade.
Sobre a edição: foi feita com o Cinelerra, né? Nunca usei o programa, mas tenho bastante curiosidade nele...
Então Helena, estamos fazendo muitas coisas aqui, depois que vc veio aqui ainda mais coisas aconteceram. Agora estamos nos preparando para inaugurar um novo espaço, bem maior do que nosso escritório atual (que vc já conhece). E vamos pôr o vÃdeo aqui sim.
Movimento Enraizados · Nova Iguaçu, RJ 24/10/2007 14:22
Saulo, Usamos o Cinelerra, é Software livre, usamos com o sistema operacional Ubunto.
No inÃncio é cruel, mas depois é maneiro.
Se precisar de alguma força pra adquirir o programa é só falar conosco.
enraizados movimentando nova iguaçu!
dudu e luis carlos, é o bonde!
Um grande salve aos parceiros!! Estamos juntos e misturados,
Liga Urbana de Basquete - LUB
Valeu galera, João Xavi e a galera da LUB, tâmo Junto!!!!!
Aê Xavi, baixamos teu disco, tá muito maneiro hein mano!
Aê, em Morro Agudo a chapa tá quente, muita gente aderindo ao estilo de vida dos Enraizados. LIBERDADE!!
Ah, o vÃdeo foi todo editado em software livre: CINELERRA MANÉ!!!
é isso, galera! enraizados é uma das principais forças transformadoras da baixada.
vamo tentar esse ano fazer alguma coisa junta - o mate com angu 2008 tá fervendo também. é noise.
sucesso e vida longa pro enraizados!
parabéns, iniciativa e tudo,
manos vocês aà nós daÃ, juntos e misturados
um abraços
Bender Arruda
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!