"Um Outro Pastoreio" em turnê no RS e em São Paulo

Indio San & Rodrigo dMart (2005/2010)
Um Outro Pastoreio: HQ, literatura e artes visuais em uma jornada de imaginação
1
dMart · Porto Alegre, RS
30/9/2010 · 2 · 1
 

A novela gráfica "Um Outro Pastoreio" é a primeira parceria entre o ilustrador Indio San e do jornalista e músico Rodrigo dMart. Eles vão promover o livro em Pelotas, Santa Maria e Porto Alegre (RS) e em São Paulo. A graphic novel foi publicada em agosto de 2010, através de uma ação coletiva de micro financiamento.

Uma história brasileira e universal

"Um Outro Pastoreio" trata das jornadas de Iansã, a Deusa dos Ventos e das Tempestades, e de Simão, um velho peregrino. É um tempo desolador e uma horda de guerreiros invasores espalha terror e destruição. Assim, a deusa e o ancião precisam agir para garantir o futuro do Mundo dos Homens e dos Orixás. Para isso, Iansã e Simão recriam a lenda do Negrinho do Pastoreio, um escravo que tinha o dom de encontrar coisas perdidas.

A novela gráfica é uma fábula sobre a procura da esperança e da fé. Ela trata de preconceitos, intolerâncias e de questões ambientais e, sobretudo, do poder da imaginação. É uma história original, livremente inspirada na lenda "O Negrinho do Pastoreio" – conhecida pela versão do escritor regionalista João Simões Lopes Neto (1865-1916), publicada no início do século XX.

A trama agrega também elementos da religiosidade afro-brasileira e da mitologia dos orixás. Deste modo, o projeto procura criar pontes entre a literatura, o folclore e as histórias em quadrinhos, valorizando a diversidade da cultura brasileira com uma visão contemporânea e universal.

“Um Outro Pastoreio”: quadrinhos, literatura e artes visuais

Indio San e dMart se debruçaram durante cinco anos na narrativa, que mescla fotografia, desenho, teatro de bonecos e ilustração digital. “Um Outro Pastoreio” é um trabalho no qual texto e imagem transitam entre a literatura e a arte sequencial: um diálogo que apresenta elementos tanto de um livro ilustrado quanto de uma graphic novel. A publicação é colorida, numa edição de luxo, impressa em papel pólen, capa dura e 208 páginas.

Tirando da gaveta: um projeto de micro financiamento

A primeira tiragem de “Um Outro Pastoreio” foi custeada de maneira independente através de uma Ação entre Amigos, realizada entre maio e junho deste ano, e que reuniu mais de 160 cotistas interessados em apoiar o projeto. Cada colaborador recebeu dois exemplares do livro e teve o nome publicado na graphic novel como editor da primeira edição.

Os autores,

O ilustrador Indio San, é formado em design gráfico pela UFSM e trabalha no seu estúdio DsLab Laboratório de Desenhos. O roteirista Rodrigo dMart, é músico e jornalista (TVErs), integra as bandas Doidivanas e The Dancing Demons.

Programação de lançamento

07/10 – Quinta-feira – 19h
Instituto João Simões Lopes Neto
Rua Dom Pedro II, 810 – Pelotas – RS

09/10 – Sábado – 10h às 13h
Livraria da CESMA - Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria
R. Professor Braga, 55 – Santa Maria – RS

13/10 – Quarta-feira – 19h
Palavraria Livraria e Café
Rua Vasco Gama, 165 – Porto Alegre – RS

15/10 – Sexta-feira – 19h às 22h
Livraria da Vila - Lorena
Alameda Lorena, 1731 – Jardim Paulista - São Paulo – SP

17/10 – Domingo – 13h15
Pixel Show Internacional
Fecomércio - R. Doutor Plínio Barreto, 285 - Bela Vista - São Paulo – SP

É possível ler uma prévia do livro no site da graphic novelwww.pastoreio.org

compartilhe

comentários feed

+ comentar
dMart
 

ops!

o endereço da graphic é www.pastoreio.org

lá tem prévia do livro, um pouco do processo, personagens etc.

mais informações em www.indiosan.com e www.imaginaconteudo.wordpress.com

baita abraço!

dMart · Porto Alegre, RS 30/9/2010 16:34
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados