Um passeio pelo mundo virtual da arte paranaense

2
Adriane · Curitiba, PR
17/4/2006 · 148 · 18
 

É cada vez mais evidente que são os sites e blogs que estão alimentando mentes que precisam de mais do que lhes é dado pelos circuitos formais de informação e conhecimento.

É notória a migração de jornalistas de renome para endereços virtuais. No Paraná também está acontecendo isso. Um jeito pessoal de ver o mundo e a liberdade de escrita são características de sites como Bacana,O Bule, Movimento Leite Quente, Cracatoa Simplesmente Sumiu, Tinidos, O Plano b.

O Movimento Leite Quente é resultado da postura ‘guerrilheira” em prol da música curitibana de Marielle Loyola, vocalista da banda Cores d Flores. Lá, o visitante vai encontrar um cadastro de bandas paranaenses, entrevistas e textos de alguns colaboradores, também sobre teatro. O Tinidos é feito por jornalistas que estão começando na carreira e músicos. Começou como um projeto de conclusão do curso e tem cacife para virar uma referência. Tem colunas como Na Estrada (resenhas de shows fora de Curitiba), Tinidos do Mês (um artista a cada edição) e o Fórmula Indie, que passa contados de selos, gravadoras e produtores para facilitar a vida de quem está começando. Entre os envolvidos nesse projeto estão a jornalista Fabiana Bubniak e o músico Rodrigo Lemos (da banda Polexia).

O Bule é mais antigo, está na ativa desde 2000, resultado também de um projeto de conclusão de curso. Entre seus 12 colunistas estão algumas pessoas conhecidas de longa data do circuito das artes locais. O projeto foi idealizado por Guto Gevaerd e André Scheinkmann, “numa época em que - parafraseando o Leminski - Curitiba ainda estava à procura de sua identidade cultural. (Hoje estamos quase achando.)”, diz a apresentação. Decidiram fazer um informativo sobre o melhor da cultura de Curitiba, do Brasil e do mundo - e José Vargas fez a produção visual. “A primeira fornada ficou uma beleza, e recebeu três notas 10 da banca de avaliação”, conta o site no link sobre sua história.

Já o Bacana abriga os textos de cultura e comportamento de Abonico Smith, jornalista conhecido nacionalmente por sua dedicação ao jornalismo musical. Desde que saiu das redações de jornais, há cerca de 5 anos, ele vem soltando suas opiniões nesse endereço eletrônico, onde também publica entrevistas e não se atém só à cena local.

Outro endereço interessante é o Cracatoa Simplesmente Sumiu, capitaneado por outro jornalista veterano, Alessandro Martins – junto de Alícia Ayala, Karla Juliane, Pedro Cunha. Começou como uma coluna dele em outro site, virou um blog e finalmente assumiu o formato atual. Aos poucos foram entrando novos aliados e hoje são cerca de 20 colaboradores entre colunistas, fotógrafos, ilustradores e designers. “A idéia é em linguagem simples contar histórias. Para isso usamos a fotografia, o texto, o som de diferentes maneiras, das mais tradicionais às mais diferenciadas. Não nos preocupamos em ser inovadores, no entanto temos nos dedicado à narrativa nas mais diferentes formas”, explica Martins. Uma seção onde se foge um pouco do enfoque narrativo é a coluna Garota Cracatoa. “Buscamos uma forma alternativa de mostrar a nudez e a beleza feminina, nunca em busca da perfeição, mas do belo que pode haver no real”, conta. Tem ainda o projeto Eu Estive em Cracatoa (no qual os leitores mandam suas fotos preferidas para que Martins conte histórias com elas), e Tarô de Cracatoa, em que textos do jornalista ilustram cartas criadas pelo artista plástico Thiago Gonçalves.

O Cracatoa não passa mais de dois dias sem atualização. Para o jornalista. a internet é hoje um meio de expressão artística mais forte até do que os meios físicos. “Tomo o meu caso como exemplo. Para publicar um livro teria que correr atrás de Lei de Incentivo. Editaria uns mil exemplares que ficariam encalhados em algum lugar e, dada a qualidade dos produtos que saem através dos instrumentos de mecenato, nem seriam levados a sério. O que escrevo não chegaria aos potenciais leitores”, argumenta. Na internet, ele tem pelo menos 150 leitores fiéis além de outros 150 esporádicos, muitos deles estão no exterior, até no Japão. A tendência é que isso cresça. “Dizem que a internet não é um meio que privilegia a peneridade de um trabalho. Na verdade, não estou preocupado com a peneridade. Estou preocupado com agora. Deixe que a posteridade cuide dela mesma com a sua habitual sabedoria”.

Endereços:
www.mleitequente.innnet.com.br
www.tinidos.com.br
www.obule.com.br
www.bacana.mus.br
www.cracatoa.com.br
www.oplanob.com.br



compartilhe

comentários feed

+ comentar
Bruno Maia (sobremusica.com.br)
 

Que preguicinha, hein colega... Ô. Até me animou a ir lá olhar... Um primeiro parágrafo 'cheio de novidade' e um segundo que só parece mais um jabázinho...

Caído.. abs!
BM

Bruno Maia (sobremusica.com.br) · Rio de Janeiro, RJ 14/4/2006 23:15
sua opinião: subir
Bruno Maia (sobremusica.com.br)
 

Isso sem falar que não tem nem os links do site. Ah! O Bacana era um site bacana... Pena que vc esqueceu de falar que ele tá há uns seis meses sem atualização...

Enfim, deslizes...

***********************
O endereço do BACANA era www.bacana.mus.br

Bruno Maia (sobremusica.com.br) · Rio de Janeiro, RJ 14/4/2006 23:17
sua opinião: subir
Thiago Camelo
 

Oi Bruno! Acho que o que deve ter acontecido foi um erro de postagem. O texto estava cortado mas agora está completo. Dê uma lida novamente e vê o que você acha agora, blz? Abração!

Thiago Camelo · Rio de Janeiro, RJ 15/4/2006 12:31
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Bruno Maia (sobremusica.com.br)
 

Nooossa! Que diferença!!
Agora sim, arrebentou!
Faltou ainda dizer que o Bacana tá há um tempão sem atualizações, mas fora isso, rebentô!

Bruno Maia (sobremusica.com.br) · Rio de Janeiro, RJ 15/4/2006 19:37
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bruno Maia (sobremusica.com.br)
 

Visitei os sites e são legais... O Bule também tá meio sem atualizações, mas tá valendo. Numa primeira olhada, o Cracatoa me parece o mais interessante...

abs
BM

Bruno Maia (sobremusica.com.br) · Rio de Janeiro, RJ 15/4/2006 20:19
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Nati
 

Cracatoa definitivamente é o mais interessante!

Nati · Curitiba, PR 17/4/2006 14:25
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Beline Cidral
 

Qualquer um que queria saber o que realmente acontece nas cenas locais tem de ir direto a fonte, e nada melhor que os blogs, onde as pessoas parecem ter mais o que falar e menos a esconder. Não é o caso do próprio Overmundo?

Beline Cidral · Curitiba, PR 17/4/2006 17:02
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Helê
 

cracatoa! cracatoa!

Helê · São Paulo, SP 17/4/2006 18:06
5 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
toru
 

tem o blog do proprio bedral que comentou aqui, que vale conferir: http://www.verboinviavel.blogspot.com/

toru · Rio de Janeiro, RJ 17/4/2006 18:40
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
javiersc
 

Definitivamente me quedo con
Cracatoa, Tinidos y O plano, estos tres me parecen los mejores, por el manejo de imagenes y su formato que sin ser el mismo, me resulta grato navegarlos.

javiersc · Curitiba, PR 17/4/2006 22:35
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Alicia Ayala
 

parabéns Adriana pela matéria!! :)

Alicia Ayala · Curitiba, PR 17/4/2006 22:52
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Beline Cidral
 

Se me permitem, tem outros blogs paranaenses muito interessantes:

www.leminiskata.blogspot.com
www.valentinaadventures.blogger.com

outros estados

www.autofagia.zip.net

Beline Cidral · Curitiba, PR 18/4/2006 10:57
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Alessandro Martins
 

Sem desmerecer a qualidade, a agilidade e a atualidade de muitos blogs e sem esquecer que muitos dos sites citados na matéria utilizam ferramentas de publicação para blogs - Movable Type, por exemplo - , a maioria deles não é blog. A exemplo do Cracatoa, com que colaboro. :-)

Alessandro Martins · Curitiba, PR 18/4/2006 12:27
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
janara
 

Cracatoa é lindo!

janara · Curitiba, PR 18/4/2006 14:22
5 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Pedro Rocha
 

ae! muito importante esses textos que dão um panorama de alguma produção. Principalmente quando se trata de algo que está disponível na rede e que basta um click. Tomara que a galera faça isso nos outros estados ou pelo menos disponibilizem os endereços aqui nos comentários.

Aqui vai um: www.grupotrema.blogspot.com

Pedro Rocha · Fortaleza, CE 18/4/2006 15:21
sua opinião: subir
Giorgi
 

cracatoa é delicioso!
adoro ver, ouvir, e sentir!

Giorgi · Curitiba, PR 21/4/2006 23:09
sua opinião: subir
índios eletrônicos
 

...e assim anda a vida artística da cidade...só falta o desapego elegante...:)

índios eletrônicos · Curitiba, PR 24/4/2006 23:32
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Living Brasil
 

Sábio o seu texto e adoramos as indicações! E se quiser informações sobre arquitetura, design de interiores! LIVING BRASIL ;-)

Um abraço!

Living Brasil · São Paulo, SP 21/3/2008 15:08
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados