Um sapateio percussivo

1
Mônica Mourão · Fortaleza, CE
24/10/2007 · 38 · 0
 

Uma chapa de ferro pendurada, sapatos e instrumentos de percussão espalhados pelo chão. É esse o cenário do início do espetáculo Combo, em cartaz no Teatro do Jockey, no Rio de Janeiro. Resultado da união dos trabalhos anteriores Sincopizante (2002) e Sensorial (2004), o espetáculo da Companhia Steven Harper brinca com o sapateado americano, inserindo-o no contexto de um gingado percussivo.

Cinco bailarinos da Companhia entram no palco descalços, ao som do chacoalhar da chapa de ferro, em busca de seus sapatos, que parecem querer fugir. A partir daí, o espetáculo se desenvolve num misto de tensão/distensão, momentos graves e de alegria que lembram brincadeiras infantis. Por vezes, forma-se uma roda onde os bailarinos parecem se desafiar. Por outras, essa roda se transforma numa grande diversão. Em alguns momentos, as pernas dos bailarinos ganham vida própria, mexendo-se, abrindo, fechando, sapateando independente da vontade do resto do corpo. É nesses momentos e naqueles que parecem uma brincadeira que o espetáculo apresenta um toque de humor.

Uma tábua de madeira também entra na dança: uma bailarina sapateia em cima dela, segurada pelos quatro demais integrantes. Ela dança, pula e quase voa, tirando o fôlego do público. Em outros momentos, a tábua serve para que dois bailarinos sapateiem em cima de outros dois e corram pela madeira em forma de rampa. Os instrumentos percussivos entram na roda, tocados e jogados pelos bailarinos de um para o outro. Até as palmas do público fazem parte da batida do espetáculo, no solo do diretor Steven Harper.

Ao fim do Combo, os bailarinos voltam ao ponto de partida, desfazendo-se de seus sapatos. Eles estão sendo calçados e descalçados de sexta a domingo, às 21h, no Teatro do Jockey, por R$ 25 (inteira) / R$ 12,50 (meia). Até 4 de novembro.

Mais informações:
Burburinho Cultural (3186-3364 / 2233-6879).

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados