Uma Babel de ritmos

Montagem por Sol Kalderash
O DJ búlgaro Kosta Kostov e o DJ sergipano Patricktor4
1
Marija Almeida · Rio de Janeiro, RJ
25/2/2007 · 113 · 2
 

Nos últimos anos, a musica Global é uma das tendências mais em alta da Dance Music na Europa e Estados Unidos. De Nova Iorque à Berlim e de Tóquio à Londres, as noites mais badaladas do hemisfério norte foram inundadas por festas de música “orgânica” de referências africana, latina, afro-brasileira e gypsy-balcânica, mixadas com beats irresistíveis, que fazem qualquer um dançar.

Acompanhando essa tendência de música global que tem conquistado o 1º mundo recentemente, o DJ e produtor Patricktor4, numa iniciativa junto à rádio Aperipê FM, de Aracaju (Sergipe), bolou o projeto Babeleska, que pretende levar ao público brasileiro a música dançante do Brasil e de outras partes do mundo, criando uma cena sem fronteiras. Patricktor4 tem mais do que autoridade para encabeçar esse movimento: além de ser baiano de nascimento, sergipano por opção e diretor da rádio Aperipê FM, é um nome emergente no cenário musical brasileiro na divulgação da música dançante não-eletrônica.

Para juntar-se a Patricktor4 nessa ‘cruzada’ por uma cena musical sem fronteiras, chega ao Brasil no mês de março ninguém menos que Kosta Kostov - produtor e DJ residente da balkanXpress, festa realizada em Colônia com edições em diversos países da Europa. De origem búlgara e atualmente residente na Alemanha, Kostov, carta-chave da cena gypsy/balkan que, assim como o DJ e produtor alemão Shantel tem sacudido a Europa nos últimos anos, chega em terras tupiniquins para uma turnê de norte à sul do país, dando sua contribuição balcânica à cena Global Beats brasileira.

Para iniciar sua turnê pelo Brasil, nada melhor do que a cidade de Belém do Pará, que vem fervilhando com o estabelecimento de uma forte cena local independente da grande mídia nacional. No dia 02 de março, o DJ búlgaro irá tocar seus beats do leste ao lado do La Pupunã.

De Belém, Kosta Kostov segue para Sergipe, que promete ser um dos pontos altos de sua turnê. No dia 03 de março a cidade de Aracajú vai servir de palco para a 3ª edição da Babeleska (antiga Global Mix), onde se poderá ouvir músicas dos mais variados estilos e etnias. Comandada por Patricktor4, além de Kosta Kostov, a Babeleska contará com outros grandes convidados, como o DJ Dolores e a violinista romena Ana Dumitrescu.

Seguindo para Brasília, no dia 05 de março Kostov irá apresentar-se na Criolina, uma das mais importantes festas da capital do país, ao lado dos DJs Pezão e Barata. A Criolina é uma festa voltada para música negra nacional e internacional, que também recebe DJs da cena eletrônica e instrumentistas de diversas partes do Brasil.

Indo para sul do país, a 4ª parada de Kostov será em Florianópolis. A capital catarinense recebe o DJ búlgaro no dia 07 de março (quarta feira), na festa do projeto Nação Balanço, ao lado dos DJs locais Pimenta e Zé Pereira e da banda de funk 70’ “Gubas e os Possíveis Budas”.

Seguindo então para Porto Alegre no dia 09 de março, a cidade – que é reconhecida em todo o Brasil por sua forte cena musical independente - verá o DJ Kosta Kostov tocar com Bustus Beethoven no Bar Ocidente, referência na noite alternativa da cidade e palco de diversos tipos de eventos ao longo de mais de duas décadas de existência.

Como não poderia deixar de ser, o encerramento da turnê brasileira de Kostov acontece no Rio de Janeiro. Na Cidade Maravilhosa, no dia 14 de março, Kosta é convidado especial da festa DigitalDubs, que rola quinzenalmente na Casa da Matriz. A DigitalDubs Sound System é a primeira equipe de som no Rio de Janeiro especializada em dub, reggae e dancehall, e há cinco anos vem promovendo festas em diversos espaços culturais da cidade, bem como em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.

Não há desculpas para o público brasileiro deixar de conferir o som de Kosta Kostov: são 6 oportunidades (pelo menos uma em cada região do país) para se deixar envolver por essa “música tradicional aditivada”, que rompe fronteiras políticas e culturais, globalizando o mundo de uma forma diferente e deliciosamente dançante.

www.myspace.com/djpatricktor4
www.myspace.com/balkanxpress
www.nacaobalanco.com.br
www.myspace.com/digitaldubssound

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Tiago Araujo Melo
 

Aracajú na fita! Oo
hehehehehe

Tiago Araujo Melo · Aracaju, SE 27/2/2007 15:19
sua opinião: subir
colorir
 

eu vo aqui em floripa...pena que patrick não vem, fi.

colorir · Florianópolis, SC 4/3/2007 15:04
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados