Dona Maria sempre me disse para não comer carne vermelha na Sexta-feira Santa. Mas não me lembro do dia em que fiz isso por espontânea vontade. Essa semana, dona Maria me perguntou se eu sabia qual era o perÃodo que estávamos vivendo. Respondi que sabia: a Quaresma. Até ai, tudo bem. Depois, me perguntou o que significava a Páscoa. Agora, ela me pegou. Mesmo assim, respondi: depende. A face materna ficou um tanto confusa. Continuei: só sei que é Domingo de Ramos, segunda, terça, quarta-feira do Consumo, quinta-feira da Paixão, Sexta-feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa. Ela rosnou. Mas eu menti?
Nas ruas da cidade, vejo cores do comércio, ovos de chocolate nas vitrines, vinhos em destaque (mas não em promoção), peixes com pesos irregulares, mesmo depois da visita dos fiscais, além dos papos nas esquinas: - "Já comprou os garrafões de vinho? – E o meu ovo de chocolate? - Onde você vai passar o feriado da Páscoa?" Viajar ou não viajar, eis a questão. O problema é enfrentar os aeroportos. Imagina o cheiro de bacalhau no chão dos salões de embarque! É a via sacra moderna. Todos sendo chamados a Cristo, diz-se.
Para a tradição cristã, a Páscoa é o momento mais importante, depois do nascimento de Jesus. Ou será o mais importante? Afinal, Jesus sofre 40 dias no deserto tentado pelo demônio; é perseguido pelos sacerdotes romanos; é traÃdo, com um beijo, por um de seus seguidores (Que ironia); Morre, ressuscita, mas, desta vez, ao lado de Deus, pesquisei. Tentação, carregar cruz, coroa de espinhos, traição, perseguição, tudo, faz sentido.
Reunião de famÃlia para a Páscoa. Não sei por que, mas sempre é na minha casa. Tio Ezequiel chega, ainda sem as cadeiras organizadas na sala. Vai faltar cadeira, pensei. Ele é sempre o primeiro a chegar e, como de costume, trouxe vinho para beber à vontade. O vinho não é dos melhores, mas, entre beber e não beber, fico com a taça sempre cheia. A circunstância me deixa imaginando com que roupa a Janaina vai chegar. Ela sempre compra roupas novas e me faz sair da linha. É uma tentação. A prima mais desejada. Aliás, a única. Antes dela, infelizmente, chega o tio Jordão. Ele bem que poderia ser o Pôncio Pilatos. Já chega lavando os pés de todo mundo e julgando os inocentes. Pilatos reclamava do cheiro forte do bacalhau. Ainda bem que já havia me acostumado. Desde ontem, dona Maria preparava o rango, a bóia.
A festa só começa de verdade, quando a vovó Madalena chega. Ela não teve uma vida tão regrada, mas soube criar os filhos e muitos dos netos. Por isso, era respeitada. Também por que estava com um tumor no estômago. As pessoas morrem pela boca. Ela já caiu três vezes e foi para a UTI. Foi difÃcil, mas conseguimos uma vaga. Maria, minha mãe, me chama na cozinha pra levar refrigerante aos convidados. Como assim? Só tem gente da famÃlia! A geladeira estava aberta e me espantei com a quantidade de comida e bebida. O que não me assustou foram as marcas de chocolate das pequenas mãos. Eram dos pivetes da tia Verônica, os verdadeiros soldados romanos. Levava a bandeja lotada de refrigerante e comida, escoltado por eles. Estava pesada, mas o primo Simão se ofereceu para me ajudar. Após servir a todos, só me lembro de ter tomado umas taças de vinho e, depois de quatorze passos, cai quase crucificado na cama.
Acordei ao lado de meu pai Josué. A vida havia voltado ao normal. Agora, tudo em promoção. Ovo de chocolate, vinho, bacalhau, etc, etc. Ah! A prima JanaÃna foi ao encontro familiar, deu-me um beijo, e foi embora com o namorado, traindo-me. O verdadeiro Judas. Voltando à pergunta de dona Maria, continuo sem entender o sentido da Páscoa pós-moderna. Mas, uma coisa é certa: a economia está aquecida e a cidade também.
mto bem humorado! a propósito: a páscoa É a data mais importante para os cristãos.
Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 9/4/2007 09:03
Obrigado pelo comentário.
Poisé, Guilherme.
A questão é: Qual é o verdadeiro sentido da Páscoa hoje?
Gostei Andreh humor com pitada de sátira. Essa sociedade louca de consumo enche nossos olhos do supérfulo que esquecemos o sentido real de tudo. Passou bem a mensagem!
Georgea Veras · Fortaleza, CE 9/4/2007 20:46
Muito obraigado pela compreensão, Geórgea Veras...rss
Estamos sim arrodeados por rótulos e tentações...
abraço pessoal
Repetindo os comentários: muito bem humorado!
Eu como não tenho religião e como não acredito na história contada pela Igreja de jesus existiu e teve esse podser todo com dizem, não me encano com datas como a páscoa. É um dia como outro qualquer.
Acredito sim que Jesus existiu, mas um Jesus como outro qualquer e que teve a sua importância pra época. O resto é invenção da história contada há séculos.
Na minha concepção existe um poder superior e é pra esse que eu me dedico.
Parabéns, ótimo texto!!
Abração
Muito bom o texto. O toque de picardia é genial...
FILIPE MAMEDE · Natal, RN 10/4/2007 11:34Ah, as fotos estão muito bacanas... quanto ao feriado, infelizmete é só mais uma data deturpada e "consagrada" pelos lojistas em geral...
FILIPE MAMEDE · Natal, RN 10/4/2007 11:36
Agradecimentos pelos comentários.
Marcelo, q bom q gostou do texto, mesmo sendo descrente dos ditos bÃblicos....fui criado na aba da igreja católica, mas desenvolvi minha idéia própria de viver e, hj, acredito muito no relacionamento humano, acima do sobrenatuaral....até onde é verdadeiro na história q contam sobre Jesus, eu não sei. Mas q existem muitas mensagens proveitosas e respeitosas, existem sim.
Valeu pela idéia
Felipe, somente a foto do Cristo é minha, as outas fiz umas montagens com outras fotos....mas também achei legais...RSS
abraço pessoal
Andreh
Páscoa agora é apenas, como muitos outros feriados "religiosos" mais um pretexto para aquecer o comércio. O pior mesmo é a nossa obrigação de presentear todo mundo... não, não, não... não me rendo.
Jan Moura · Cuiabá, MT 10/4/2007 15:26Poiseh, como já disse: o texto está, simplesmente, inspirado. Muito bem inspirado. Bem, é isso: parabéns!
Sérgio de Sousa · Fortaleza, CE 10/4/2007 17:43
O texto tá, simplesmente, show!
Retrata, verdadeiramente, que já não há mais significados nesses feriados "religiosos", como no passado... agora é só mais uma data em que podemos viajar sem que faltemos com nossos compromissos...
"Se garantiu"!!!
abraço!
Ôpa!
Pessoal, valeu pelos comentários.
Jan, os feriados são a salvação para o comércio, pelos menos, atualmente.
Serjão, sua opinão é importante para os meus textos...
ClÃvia, é verdade, sem tirar, nem por.... o importante é levantar essas questões tabus para não sermos apenas fantoches.
abraço pessoal
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!