Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Viva Elino Julião!

SITE // Jackson do Pandeiro, Genival Lacerda (...) e Elino Julião em penúltimo
1
Yuno Silva · Natal, RN
26/5/2006 · 95 · 8
 

A semana do potiguar começou triste nesta última segunda-feira, 22 de maio. Uma das figuras mais cativantes da música nordestina, o forrozeiro de primeira grandeza Elino Julião, 69 anos, resolveu nos deixar órfãos de seu contagiante bom humor e de suas letras não menos divertidas. Foram mais de 50 anos de carreira, dezenas de discos lançados, sucessos nacionais e grandes parcerias. Elino passou mal em sua casa e faleceu na noite do sábado dia 20/5.

Difícil escrever sobre alguém que esbanjava vitalidade e entusiasmo, o cantor e compositor estava com exames médicos todos em dia e nenhum problema havia sido identificado. O melhor mesmo é pensar que – nada a ver com religião, OK – Elino Julião está em algum lugar acompanhado de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, seus parceiros mais famosos.

Autor de sucessos como “Xodó do Motorista” (gravado por Jackson), "Puxando fogo" (também registrado pelo Trio Elétrico de Dodô e Osmar) e "Meu saudoso Ceará" (gravado pelo rei do baião Luiz Gonzaga), Elino fechou muitos anos na década de 70 como um dos principais artistas contratados e entre os mais populares (inclusive em termos de venda de discos) da gravadora CBS.

Seria redundante descrever como um humilde nordestino que saiu das brenhas da cidade de Timbaúba dos Batistas (RN) para alcançar seu sonho de ser artista, com certeza Julião gostaria que lembrássemos das melhores partes de sua história.

Parceria de peso

Depois de tomar gosto pela música, influenciado por seu pai que tocava cavaquinho, o jovem Elino resolveu cair no mundo quando, aos 18 anos, foi convidado por Jackson do Pandeiro para se integrar ao grupo que o acompanhava. Não pensou duas vezes e zarpou para o 'sul maravilha' (Rio de Janeiro) – Elino conheceu do Pandeiro na Rádio Poti, na capital potiguar, onde cantava versões do próprio Jackson e do mestre Gonzagão.

Compositor e instrumentista, logo seguiria carreira solo – primeiro na Philips/Polygram e depois na CBS (hoje Sony Music). Seu ciclo na CBS encerrou em 1986, com a chegada de Michael Jackson e Julio Iglesias no mercado brasileiro.

A redescoberta

Após alguns anos no ostracismo, uma nova geração de artistas 'redescobriu' a música do forrozeiro através do Projeto Nação Potiguar (que lançou coletâneas com os principais sucessos de Elino), e o sorridente potiguar de Timbaúba dos Batistas voltou a ser pop: gravou discos e a agenda de shows voltou a ficar lotada. Sempre ativo, passou a lançar praticamente um disco por ano – incluindo compilações de músicas inéditas e hits do passado. Os últimos dois CDs lançados foram “A mulher é quem manda” (2005) e “Dentro do Movimento” (2006), ambos independentes.

Cheguei a entrevistá-lo na época do lançamento de “A mulher é quem manda”, uma clara alusão ao seu amor 'submisso' (no melhor sentido da palavra) pela esposa e produtora Veneranda Araújo, e lembro que tirou de letra a pergunta sobre o título do CD: “Mas não é mesmo?!”. Esse é o Elino Julião que ficou e deve ficar guardado em nossas lembranças: sempre bem humorado e atencioso.

E viva Elino Julião!!

>>> leia mais

:: site oficial Elino Julião
:: blog Alma do Beco, de Eduardo Alexandre
:: matéria no DN Online assinada por Raquel Souza
:: matéria no jornal Tribuna do Norte
:: verbete no Dicionário Cravo Albin de música
:: artigo do poeta e compositor Bráulio Tavares no Jornal da Paraíba

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Edson Wander
 

HACKED by @KoubackTr

Edson Wander · Goiânia, GO 24/5/2006 10:13
sua opinião: subir
Esso A.
 

HACKED by @KoubackTr

Esso A. · Natal, RN 26/5/2006 06:28
sua opinião: subir
Esso A.
 

HACKED by @KoubackTr

Esso A. · Natal, RN 26/5/2006 06:34
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

HACKED by @KoubackTr

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 26/5/2006 13:43
sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

HACKED by @KoubackTr

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 26/5/2006 18:21
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

HACKED by @KoubackTr

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 26/5/2006 19:09
sua opinião: subir
Yuno Silva
 

HACKED by @KoubackTr

Yuno Silva · Natal, RN 11/8/2006 01:37
sua opinião: subir
Yuno Silva
 

HACKED by @KoubackTr

Yuno Silva · Natal, RN 11/8/2006 01:39
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados