Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

'Voodoo!' exorciza o falso belo

Divulgação
1
Edson Wander · Goiânia, GO
5/7/2006 · 130 · 7
 

Mentor da Monstro Discos, Márcio Jr. lança com parceiros revista voltada aos quadrinhos e às artes gráficas marginais

O vocalista e líder da banda roqueira Mechanics, Marcio Jr. navega por outras praias que nem todos os freqüentadores da cena roqueira goiana conhecem. É o mentor por trás do festival de cinema trash, que entrará na terceira edição este ano. Em novembro passado, em parceria com os irmãos designers Thiago e Elizeu Xavier, Marcio Jr. lançou a revista hq-experimental Voodoo!, com segunda edição prevista para segundo semestre deste ano. O primeiro número inaugurou a editora Livros Voodoo numa festa que teve muita discotecagem e, claro, rock´n roll. Uma das bandas que agitaram a noite de lançamento da revista no Imagine Lan House, casa de shows de Goiânia, foi a Mechanics, do próprio Márcio Jr.

A Voodoo! nasceu ganhando reconhecimento em publicações e eventos do gênero no país. A publicação aposta numa linguagem própria para os quadrinhos, mas também fotografia, cinema e artes gráficas e visuais em geral. Tudo devotado ao abandonado, marginal, como é a música que Marcio Jr. cultiva há dez anos na produtora e selo Monstro Discos. "É a ode ao ódio", brinca ele sobre o perfil editorial da revista. A matéria de capa do primeiro número faz uma homenagem a Fábio Zimbres, um dos melhores quadrinistas alternativos do país. São dele a capa, contra-capa e a entrevista principal.

A estréia de Voodoo! conta ainda com material "caliente" do experiente quadrinista francês Moebius. Sob o mote “A fêmea ideal é aquela que desenvolve sua masculinidade”, a revista reproduz uma seqüência esfuziante de quatro das 22 serigrafias do “velho hippie” publicadas no início da década de 90 no exterior (e nunca lançadas no Brasil). Em Moebius, a mulher toma pé da relação sexual sobre um manto de deusa convictamente pervertida. Completam a pauta de Voodoo! nº 1 um ensaio sobre a "fotógrafa que não é fotógrafa" norte-americana Cyndy Sherman (escrito pela mulher de Márcio Jr., a psicóloga Marcela França) e um texto do cineasta trash brasileiro, o catarinense Petter Baiestorf, sobre os "métodos para fazer filmes sem dinheiro". Baiestorf será colunista fixo da revista, que terá periodicidade trimestral.

Mas aqui não há música e, se entrar, não terá destaque, frisa Marcio Jr. "Minha carga de música na Monstro é muito grande, eu quero me expressar por outros meios também. Sempre gostei de quadrinhos e a Voodoo! é uma possibilidade para mim e para novos artistas das artes visuais de Goiás se encontrarem", diz o editor, delineando o que cabe e o que não cabe na revista. "Estamos interessados na experimentação, mas isso não significa destinar a revista para públicos específicos do underground, da música ou das artes visuais. Queremos gente com senso crítico de todo tipo", reforça. Para a empreitada, que sai com mil exemplares (e preço de capa a R$ 7), Márcio e os parceiros Thiago e Elizeu Xavier criaram a editora Livros Voodoo que terá na revista o principal produto, mas pretende se transformar numa distribuidora de publicações que se interessem em aventurar pelo gênero.

Para a próxima edição, adianta Márcio Jr, haverá uma matéria especial com Gary Panter, artista precursor da estética punk, autor de capas de discos de Frank Zappa e de estréia do grupo Red Hot Chilli Peppers, entre outras peripécias visuais (dá para ver de quem se trata em www.garypanter.com). Panter deve ser a capa da nº 2, que prevê ainda novos desenhos de Fábio Zimbres (outro colaborador que deve se tornar freqüente) e outros assuntos das artes marginais. A partir do segundo número, prometem os editores, a Voodoo! poderá ser vista em parte também em www.livrosvoodoo.com.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Nick - Ironia
 

Iniciativas como essa é que estão faltando por aí.
Dica mais do que essencial.

Nick - ironia

Nick - Ironia · Nova Friburgo, RJ 5/7/2006 16:47
sua opinião: subir
Rodrigo Teixeira
 

Parabéns para o Márcio Jr.

Criar produtos culturais que são certeza de sucesso, que correm por caminhos já pavimentados é mais fácil. Ter coragem para investir no duvidoso que é o ponto e o que faz a pedra rolar. Mas por favor, vamos investir principalmente nos artistas brasileiros e parece q este é o caso. valeu edsonnnn

Rodrigo Teixeira · Campo Grande, MS 5/7/2006 17:20
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

Parabéns para o Márcio Jr. Isso é que é "gente que faz" e acontece. Totalmente empreendedor da pesada!

Lendo o texto fiquei curioso sobre o Imagine Lan House. É uma Lan House dublê de casa de espetáculos. Fui procurar no Guia de Goiânia daqui do Overmundo e não encontrei nada sobre o lugar... Quem se habilita a falar sobre o lugar lá no Guia?

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 6/7/2006 01:36
sua opinião: subir
Edson Wander
 

Hermano,
O Imagine Lan House era um pub instalado num pequeno shopping aqui da capital, servia de espaço para a música pop e também aos alternativos, mas foi vendido para o grupo do Café Cancun.
Abraço,
EW

Edson Wander · Goiânia, GO 6/7/2006 09:18
sua opinião: subir
gustavogawry
 

gustavogawry · Rio de Janeiro, RJ 6/7/2006 11:26
sua opinião: subir
sandra camurça
 

Muito bacana e lembrar do grande Moebius foi maravilhoso!!!

sandra camurça · Recife, PE 6/7/2006 21:22
sua opinião: subir
thais aragao
 

RockThock!! (Fortaleza)
Tarja Preta!! (Rio de Janeiro)
Voodoo!! (Goiânia)

As minhas prediletas hoje nos quadrinhos independentes brasileiros.

Quem em Fortaleza quiser a Voodoo, me dá um toque. Recuso-me a prestar contas com o Márcio enquanto tiver alguma no estoque. Vamos nessa!

thais aragao · Porto Alegre, RS 8/7/2006 18:53
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Instituto Overmundo pesquisa a cadeia produtiva da música no Rio de Janeiro

Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados