http://vozesdafavela.blogspot.com
Favela! isso mesmo!
Aquele nome de planta que virou sinonimo de agregamento social, tem voz! A favela produz conteúdo e faz acontecer, grande parte da cultura brasileira vem dela, como Machado de Assis e grandes outros nomes.
A nova geração também tem vez, o Funk é um exemplo que o jovem quer criticar e mostrar a cara, o rap, o samba, o rock... Muita coisa acontecendo fervendo dos "guetos", periferias , becos e vielas. Não so na música, mas em diversas expressões de artes espalhas por ai, sendo até exportada para outros paises. Um grande exemplo disso é o Grupo Cultural AfroReggae possibilitando que essa galera tenha um canal para explodir suas ideias e fazer acontecer eu cresci lá aprendi informatica lá e hoje faço faculdade de design gráfico e estagiando em uma das maiores empresas de publicidade F/NAZCA.
Alguém ainda dúvida do poder da nossa voz...
Falando isso tudo, lembro que sou um filho AfroReggae , hoje escrevendo este texto ponho minha voz , ou melhor minhas palavras para o mundo inteiro ler, comentar e opinar sobre meu modo de escrever, expressar, meu português ruim e coisas assim, mas não quero academia, quero que a voz da favela seja divulgada por todos os cantos todos os lados.
veja aqui o texto do meu brother Marcos Vinicius sobre a origem da favela
Herbenson,
Abrindo a votação...
O processo de renovação das expressões artÃsticas depende disso.
Abs,
Sou admiradora antiga do AfroReggae. Brilhante a imagem da folha de fabveleira e a idéia da favela ser lugar de agregação e não esfacelamento social.
Parabéns!
Herbeson,
Com todo o respeito que qualquer cidadão merece, nascido em território brasileiro, mas esse rótulo de "favela" a muito caiu aqui na cidade do Rio de Janeiro, transformaram-se em "comunidades", que utopia né?
Comunidades dominadas pelo tráfico ou recentemente por milÃcias que substituem o tráfico. Essa é a nossa realidade aqui no Rio de Janeiro. Não misture alhos com bugalhos, Machado de Assis e outros, não são farinha do mesmo saco.
Funk, pagode ou outras manifestações, e não diria que são artÃsticas, pois não tem conteúdo ideológico que leve uma sociedade a se desenvolver plenamente. O funk e outras pretensas manifestações advindas destas comunidades tem como fundo a lavagem de dinheiro de tráfico de drogas, de armas e de aparelhos eletrônicos. A manipulação reina e se prolifera como um câncer social no Rio de Janeiro e outras capitais no Brasil, com esta porcaria que se chama FUNK.
Afoice.
Do morro escorre gente... é 99.9% de correrias. O morro produz cultura e ajuda o asfalto a compreender a própria cidade como contexto. Do morro escorre gente... 99.9% de ousadia.
É nóis, irmão.
O preconceito é um câncer... a intolerância, uma des-graça...
Sérgio Franck · Belo Horizonte, MG 13/7/2008 12:47
então agora a arte precisa ter um "conteúdo ideológico que leve uma sociedade a se desenvolver plenamente"?
bom saber, acho que vou largar o rap e voltar a estudar...
falando sério agora, tem tanta coisa bacana acontecendo. já passou da hora de deixar esses preconceitos de lado, né não?
vamos tentar enxergar um poquinho além do óbvio.
Enxergar além do óbvio é coisa rara hoje em dia..
Afoice.
Não estamos vivendo num paÃs ideológico, mas sim, na ideologia de uma sociedade que há muito tempo vem procurando sobrevivência, daà as manifestações: sócio-econômicas, artÃsticas, culturais. São movimentos que brotam da necessidade de se fazer algo para melhorar. Não rotulo “favelaâ€, a sociedade é um todo, e todos vivemos numa busca constante, cabe a cada um descobrir e desbravar o teu espaço.
Reginx · Vitória, ES 13/7/2008 17:52Gostei muito do seu trabalho, acho gramática uma coisa super chata! O sol nasce pra todos, e a vrdade tem voz!
Denise A Souza · Guaratinguetá, SP 13/7/2008 20:09Muito bom trabalho. Parabéns. Votado
su angelote · Jaboatão dos Guararapes, PE 13/7/2008 21:07
Mano, em poucas palavras está tudo dito, ótimo texto
estamos juntos ou tamojunto e misturado a segunda é "melhor"
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!