Wado garante comemoração da virada com Pixinguinha

Maíra Villela
1
Sumaia Villela · Maceió, AL
15/12/2008 · 154 · 6
 

O artista iniciará o ano com balanço positivo e projetos garantidos para 2009



O cantor e compositor Wado tem motivos de sobra para comemorar a passagem de ano: aprovado no projeto Pixinguinha, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), o artista terá um ritmo intenso de trabalho e shows inéditos programados para o primeiro semestre de 2009, depois de um ano presente no circuito nacional de música.

O contrato deverá ser firmado ainda em dezembro, e dará início às atividades, que consistem na gravação de um novo cd, com participação de produtores do eixo Rio-São Paulo, e uma turnê pelo interior de Alagoas. Os municípios escolhidos foram Maragogi, pelo público diferenciado devido à potencialidade turística da região; Viçosa, pela tradição cultural que carrega; e Arapiraca, por ser um pólo de desenvolvimento e o segundo maior município alagoano, atrás apenas de Maceió, que também entra no roteiro. O projeto será realizado em 6 meses, a partir da assinatura do documento.

O Projeto Pixinguinha ganhou um novo foco este ano. Desde que nasceu, em 1977, o prêmio incentivava a troca de referências culturais a partir de um circuito nacional, com shows produzidos pela fundação. Desta vez, a Funarte optou por promover a regionalização do mercado cultural, através da escolha de dois grupos musicais de cada estado, que produziriam seus próprios espetáculos e gravariam um CD. Para tal, os recursos têm o valor bruto de R$90mil. Em Alagoas, além de Wado, Vitor Pirralho também foi agraciado.

Além da boa nova, 2008 foi marcado por conquistas positivas para sua carreira. Antes do Pixinguinha, Wado emplacou prêmios importantes: ficou entre os quatro vencedores do 1º Festival HTTPSOM, uma realização do Instituto Sergio Motta e da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em parceria com o Itaú Cultural, voltado para músicos que utilizavam a Internet como plataforma de trabalho. Na ocasião, foram inscritas mais de 500 músicas.

Participou ainda da II Mostra BNB da Canção Brasileira Independente, junto com Daúde e Lucas Santanna, no Ceará; do projeto Música em Todos os Ouvidos, na Bahia, junto com Cidadão instigado e Orquestra Contemporânea de Olinda; e vai participar de um CD e DVD coletânea que será lançado no mercado nacional e internacional, resultado do projeto Rumos Itaú Cultural, uma premiação que incluiu também um show, realizado no início do ano na capital paulista.

Também compôs, com Zeca Baleiro, a música de abertura do segundo volume do novo CD do artista maranhense, O Coração do Homem Bomba. A música, Era, tem uma poesia que incomoda, ao falar de datas e acontecimentos importantes para a nação que dita os rumos do mundo: “era 11 de setembro/ nem me lembro/ foi quando ela me deu/ um beijo que era o fim de um sono/ caindo/ foi quando aconteceu/...Para quem espera/ o mundo era e erra/ a ainda está de pé”.

Wado ainda teve uma agenda cheia de shows independentes, tocando em cidades brasileiras, como Brasília, Salvador, São Paulo, Belém, Recife, Fortaleza e Campina Grande.

Para quem não quer esperar o ano que vem para conferir seu trabalho, Wado tocará no dia 13 de dezembro, no Bar Maravilha, localizado na Praia da Sereia, às 23h, e contará com a participação do grupo Chamaluz e do Coelho DJ. O ingresso custa R$15 e estará à venda somente no local.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Sandrah Sagrado
 

Olha Sumaia, fiquei estupefata com esta matéria, pois eu ainda não conhecia o artista Wado e agora aguçou minha curiosidade para quando ele vier a São Paulo. Muito interessane!

Sandrah Sagrado · São Paulo, SP 14/12/2008 22:37
sua opinião: subir
Sumaia Villela
 

Que bom que gostou, Sandrah. Ele de vez em quando toca aí, fica ligada na agenda cultural.
Se quiser conferir as músicas, é só passar no www.uol.com.br/wado, tem todos os cds disponíveis para download.

Abraço

Sumaia Villela · Maceió, AL 15/12/2008 18:13
sua opinião: subir
Rafa Soriano
 

ficou massa, Su!

Rafa Soriano · Maceió, AL 15/12/2008 18:56
sua opinião: subir
Marcelo Cabral
 

Massa Sumaia! Ótima colaboração.
Parabéns ao Wado pelo trabalho.
Sucesso.
Abraços.

Marcelo Cabral · Maceió, AL 15/12/2008 19:43
sua opinião: subir
lili luz
 

Espero q esse som possa vim parar aqui em Fortaleza!!!!
Adoro o som dessew cara..........

Abraços
e muito sucesso ele mereçe

lili luz · Fortaleza, CE 15/12/2008 23:20
sua opinião: subir
Flávio Coelho
 

Muito bom som!

Flávio Coelho · Viçosa, AL 23/6/2010 11:36
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados