XIII Revelando São Paulo - capital 2009

Diego Dionisio
Revelando
1
Diego Dionisio · Guarulhos, SP
20/8/2009 · 41 · 7
 

Desvendando as raízes culturais paulistas
Revelando São Paulo traz cerca de 200 municípios do Estado ao Parque da Água Branca reunindo 600 artesões, culinaristas e mais de 300 grupos de manifestações artísticas do interior paulista.

O Governo do Estado de São Paulo apresenta a 13° edição do Revelando São Paulo - Festival da Cultura Paulista Tradicional no período de 11 a 20 de setembro no Parque da Água Branca. Uma amostragem de diversas manifestações culturais oriundas de 200 municípios do Estado. O espaço dispõe de 80 estandes de culinária, 155 de artesanato e na programação cerca de 300 grupos de manifestações artística que se apresentarão durante os nove dias do evento.
Com mais de 30 eventos em sua programação, o festival oferece ao público a oportunidade de apreciar as Folias de Reis e do Divino, Cortejo de Bonecões, Orquestras de Viola, Violeiros e Sanfoneiros, grupos de Catira, Fandangos e Cururus, Congos e Moçambiques, Serestas e as Noites dos Tambores, Cigana, de Quadrilhas e das Manifestações Cosmopolitas. Além dos grupos étnicos para o Festival da Amizade, espetáculos no palco da grande arena, reunindo danças folclóricas e características das culturas dos paises imigrantes no Brasil como a dança alemã, japonesa, italiana, portuguesa, árabe e brasileira, entre outras. Entre as atrações também estão as Cavalgadas, Cavalhadas, Tropas de Mulas e Carros de Bois, trazendo mais de 200 animais, entre cavalos, bois, búfalos e mulas.
O compromisso com a construção da Cultura de Paz e o respeito à diversidade se mantém no Revelando São Paulo com a Cerimônia da Paz, este ano com o mote "O Sagrado na Metrópole". Como todos os anos, cerca de 30 segmentos religiosos se encontram na Esplanada do Memorial da América Latina para a cerimônia inter-religiosa ( ecumênica? Eucumênica abrange as religiões monoteísta, e o evento abrange todas). Entre eles estarão Hare Krishnas, Budistas, Católicos, Presbiterianos, Umbandistas, espiritualistas, além de representantes de comunidades indígenas, que receberão a imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, trazida da Basílica de Aparecida.
Um diferencial nesta edição será a Sagração das Águas, momento em que os diversos segmentos farão benção das águas vindas dos Portais de Parelheiros, da Cantareira e rios do interior e seguirão na Caminhada Pela Vida aspergindo as ruas da cidade até o Parque da Água Branca como forma de celebrar a riqueza das águas de São Paulo.
O evento é gratuito e fica aberto todos os dias das 9h às 22h. Mais informações pelo site www.revelandosaopaulo.com.br
Sobre o Revelando São Paulo
Desde seu lançamento em 1997, o Revelando São Paulo é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Ganhou forma, repetindo e ampliando os encontros característicos das várias manifestações artísticas vivas em todas as regiões do Estado, e trazendo outras, que se solidificam na programação do evento. Foi assim com os Festivais da Amizade e de Bonecos de Rua e Cabeções, a Reiada (esse é o nome mesmo? Sim, é a definição para encontro dos Reis das folias, conceito usado para cultura tradicional), festa de Cosme e Damião, os encontros de Violeiros, Sanfoneiros, Catira, São Gonçalo, Adoradores de Santa Cruz, Caminheiros, Irmandades Religiosas, Romeiros, Manifestações Cosmopolitas, as noites de São João e dos Tambores, o Congado paulista. A construção da Cultura de Paz, disseminada com a cerimônia da paz, e o foco no respeito à diversidade para o envolvimento de todos: produção, expositores, grupos participantes, parceiros e o público visitante.
A ideia é difundir a cultura do interior paulista, reflexo também das tradições de todo o País e ainda daquelas herdadas de outros povos trazidas ao cotidiano de São Paulo pela imigração, surgiu da pesquisa realizada por Toninho Macedo há mais de três décadas. Desde 1973, ele se dedica ao estudo da cultura brasileira e às andanças pelo interior, garimpando hábitos e tradições arraigados à vida das comunidades ribeirinhas, das áreas rurais, das cidades, vilas e vilarejos, e também do litoral. O resultado desse trabalho começou a se espalhar com atividades artísticas desenvolvidas pela Abaçaí Cultura e Arte, grupo que hoje se transformou na Organização Social de Cultura responsável pelo Revelando São Paulo e por diversos outros programas culturais.
Os números do Revelando São Paulo impressionam quando analisados a partir dos registros das primeiras edições. Hoje a programação contempla 32 diferentes atrações, para as quais são esperadas cerca de 1 milhão de pessoas. No lançamento, em 1997, o Revelando São Paulo reuniu durante todo o evento 50 mil pessoas, e teve a participação de 70 municípios. Foi realizado no Parque do Ibirapuera e teve uma parte das atrações desenvolvidas no Sesc Interlagos. Já no ano seguinte, 1998, passou a ocupar o Parque da Água Branca como sede e foi crescendo até os números atuais.
Na última edição, foram 180 municípios, 150 estandes de artesanato, 70 estandes de culinária, 170 animais (entre tropas de mulas, cavalos, touros e búfalos), 12 carros de bois, 30 grupos no Festival da Amizade, 18 orquestras de violas, 40 congadas e moçambiques, 50 duplas de violeiros, 15 grupos de catira, 15 grupos de dança de São Gonçalo e Santa Cruz, 12 grupos de bonecões e cabeções, 40 folias de reis.
Programação Revelando São Paulo - 2009
Programação Permanente
Carros de bois, charolas e charretes
155 espaços de artesanato
80 espaços de culinária
Rancho tropeiro
11 de Setembro - Sexta
VIII Em Torno da Mesa Paulista Tradicional
IX Rancho tropeiro - Abertura
12 de Setembro - Sábado
II Encontro de Orquestras de Viola
IX Festival da Amizade - Previsão de 30 grupos das comunidades étnicas de São Paulo
13 de Setembro - Domingo
Cerimônia da Paz - Por uma Década de Cultura de Paz - Memorial da América Latina
Início da Cerimônia Transreligiosa - O Sagrado na Metrópole
IX Festival da Amizade - Continuação
Chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida
14 de Setembro - Segunda
Tarde das Serestas
XI Encontro das manifestações cosmopolitas
15 de Setembro - Terça
I Encontro de Bandas e Fanfarras
XI Encontro das manifestações cosmopolitas - Continuação
16 de Setembro - Quarta
X Encontro de Violeiros
XI Encontro de Sanfoneiros
17 de Setembro - Quinta
XI Encontro de Catira
XII Encontro de São Gonçalo
VIII Encontro de Adoradores da Santa Cruz
IV Encontro de Fandango
II Cururu
18 de Setembro - Sexta
II Encontro de Trança-fitas
Encontro de Quadrilhas
IX Noite de São João
19 de Setembro - Sábado
XVII Festival de Bonecos de Rua e Cabeções
XI Reiada (Encontro de Folias de Reis)
XI Festa de Cosme e Damião
Corrida de Cavalhadas
IX Noite dos Tambores
20 de Setembro - Domingo
Corrida de Cavalhada
XI Encontro de caminheiros
XIII Encontro de Romeiros
XII Congado Paulista
Despedida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida

Diego Dionísio – Assessor de Imprensa
11 – 74501799 imprensa@abacai.org.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Hermano Vianna
 

que programação bacana! oportunidade rara para encontrar centenas de mestres em curto período de tempo, para um "raio x" da cultura popular paulista - uma idéia: fazer entrevistas com todos esses mestres e publicar no Overmundo e na internet afora

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 20/8/2009 22:34
sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Opa, Diego,
Sensacional esse evento!!! O nome tem alguma inspiração no Revelando os Brasis? :)
Seria tão bacana se tivéssemos um Revelando o Rio, Revelando o Pará, Revelando Goiás... ... ...
Esperamos por notícias dos desdobramentos... por favor!

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 20/8/2009 22:37
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Esperamos muito, muito mesmo desses encontros....... estas raizes de como o Brasil foi feito, precisa continuar para delas, de sua beleza irmos consertando socialmente o Brasil.

Andre Pessego · São Paulo, SP 21/8/2009 07:11
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Andre Luiz Mazzaropi
 

Diego;
Parabens a Secretaria de Estado da Cultura por mais esta realização; só assim a Cultura Caipira se manterá viva; estaremos la; ue seja mais um grande sucesso.

André Luiz Mazzaropi
O Filho do Jeca
www.andreluizmazzaropi.com.br

Andre Luiz Mazzaropi · Taubaté, SP 21/8/2009 17:08
sua opinião: subir
Diego Dionisio
 

Boa noite amigos,
Fico feliz por este feedback,
conto com apresença de vocês, no evento, realmente é impressionate o que este Estado revela.
Quanto aos meus amigos do Rio, venha para cá.... tentamos arrumar acomodações.
Um grande abraço

Diego Dionisio · Guarulhos, SP 21/8/2009 19:47
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

São Paulo tem cara e panca de mega, mas não é...
Sampa, em seus bairros, ainda tem cheiro de provincia, de café coado no saco, de bolo quente, de charrete e bosta de cavalo...
A capital é um Interior bem grandão, só isso !...rs
Legal que vão mostrar de onde viemos todos, apesar de ter pique de "big apple", não passamos de uma macieira ( com muito orgulho !!!)...

Beleza, DD !

Joe

joe_brazuca · São Paulo, SP 22/8/2009 13:40
sua opinião: subir
Selma Dealdina
 

Nossa se pudesse estaria em São Paulo, curtindo essa festa maravilhosa!

Boa Festa!

Selma Dealdina · Vitória, ES 22/8/2009 15:32
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados