Zabumba City na Bienal Letras Latinas 2006

Damião Santana
1
[ds] · Recife, PE
14/5/2006 · 123 · 6
 

Zabumba City, tipografia de Fátima Finizola, designer da Corisco Design, escritório sediado em Recife, foi selecionada para a Bienal Letras Latinas 2006. A fonte é um dingbat (tipografia na qual ilustrações, vinhetas, palavras inteiras ou sinais tomam o lugar das letras - Priscila Farias, 2001) desdobramento da Zabumba, que anteriomente foi selecionada para o Salão de Design PE e para a mostra Tipografia Brasilis3. Zabumba City foi desenvolvida retratando elementos de destaque na paisagem urbana das cidades de Recife e Olinda (Pernambuco | Brasil). Foram abordados patrimônios históricos, pontos turísticos e elementos culturais representativos de alguns bairros destas cidades. A linguagem gráfica utilizada nos desenhos foi inspirada nas xilogravuras da literatura de cordel, folhetim típico desta região. As gravuras foram geradas a partir da técnica de recorte manual e digital.

Em sua segunda edição, a Bienal Letras Latinas selecionou 70 trabalhos, dentre 427 inscritos, que serão expostos simultaneamente em Bogotá, Buenos Aires, Caracas, Lima, Montevideo, Santiago, São Paulo e Vera Cruz. O corpo de jurados foi composto por Luciano Cardinali, Juan Carlos Darias, Priscila Farias, Rubén Fontana, Vicente Lamónaca, Candelaria Moreno, César Puertas, Rodrigo Ramírez. Quem quiser conferir a mostra no Brasil poderá ir ao SENAC Santo Amaro, em São Paulo no período de 15 de maio a 10 de junho de 2006. Além do trabalho de Fátima outros 8 tipógrafos brasileiros também tiveram suas fontes selecionadas.

Mais info: http://www.letraslatinas.com
Veja prancha completa da Zabumba City, aqui.

:: Três palavrinhas com Fátima Finizola

1. Os "caracteres" do dingbat Zabumba City são referências diretas à cidade do Recife. Isso é uma declaração de amor pela cidade?
Na verdade é reflexo de uma vivência diária na cidade em que nasci, a qual admiro e defendo seus elementos e manifestações culturais, tomando partido desse universo vernacular sempre que posso na minha prática projetual de design.

2. Há quanto tempo você se dedica à tarefa de tipógrafa e quais os resultados desta empreitada?
Sempre gostei de rabiscar letras... fui apresentada à caligrafia e à tipografia ainda no curso de design, onde comecei meus primeiros experimentos. No entanto posso dizer que quem impulsionou a minha curiosidade pelos tipos digitais, foi a tipógrafa Priscila Farias, quando esteve de passagem aqui pelo Recife em 2000 ministrando uma disciplina no curso de Pós-Graduação em Design da Informação da UFPE. De repente descobri que poderia transformar minhas letrinhas em fontes de verdade!!! A partir de então me integrei ao grupo experimental Crimes Tipográficos. Hoje, temos trabalhos publicados no livro Fontes Digitais Brasileiras e selecionados para a Mostra Tipografia Brasilis 3, Salão Pernambuco Design e agora recentemente para a Bienal Letras Latinas 2006. Estamos de portas abertas para agregar trabalhos de outros aspirantes à tipógrafos que desejem divulgar seus projetos.

3. Qual ferramenta você utiliza para finalizar seus trabalhos tipográficos?
Ainda estou utilizando o Fontographer, pois apesar de já existirem softwares mais recentes no mercado, me acostumei com a ferramenta. Ainda não me aventurei em novos programas por absoluta falta de tempo, afinal de contas, a fonthouse Crimes Tipográficos é um projeto paralelo ao nosso estúdio ao qual dedicamos nossas poucas horas de "lazer"!

4. Qual atividade é mais prazerosa, o design ou a tipografia? (Abandonaria algum deles em função do outro?)
Acredito que tudo que fazemos sem compromisso, sem necessariamente ter que agradar o gosto de um cliente, mas na verdade fazendo do trabalho uma expressão gráfica particular, mais experimental é mais gostoso, seja no design ou na tipografia. Hoje temos mais oportunidade de fazer experimentos no campo da tipografia, mas infelizmente não dá para abandonar o design e viver de tipos, pois ainda não temos retorno financeiro suficiente... e quem sabe se no momento em que a tipografia virar uma obrigação perderá um pouco do seu fascínio!! =)

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Hermano Vianna
 

valeu ds! outra boa idéia para o overmundo: fazer um mapa nacional da invenção tipográfica (há vários projetos excelentes) pelo Brasil afora - quem topa?

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 11/5/2006 03:16
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
dimitre
 

Muito bom
Acho que uma das referências mais completas do trabalho tipográfico brasileiro é este site:
http://cg.scs.carleton.ca/-luc/brasilfonts.html
Inclusive podemos ver o projeto da Fátima lá.
Estarei participando também do Letras Latinas 2006 com a tipografia experimental "Cláve de Fá" que pode ser vista neste endereço
http://dmtr.org/?392

pronto, tá feita a propaganda

dimitre · São Paulo, SP 14/5/2006 22:09
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Moisés Ribeiro
 

E aí galera.

Hermano, tentei publicar uma entrevista que fiz no fanzine que edito na minha faculdade aqui em Porto Alegre, mas acho que a galera não curtiu. heheh

Vou relançar lá pra fila de edição e votação. Acho que o Overmundo é um lugar excelente pra tratarmos de tipografia.

Abraços!

Moisés Ribeiro · Rio de Janeiro, RJ 26/5/2006 15:36
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
[ds]
 

Tem um pequeno deslize de digitação no link q o Dimitre passou ali em cima. O correto é:
http://cg.scs.carleton.ca/-luc/brasilfonts.html

[ds] · Recife, PE 23/9/2006 10:56
sua opinião: subir
[ds]
 

Ops... tem um mistério neste link. O site overmundo corrige o "til" antes do "luc" transformando num "hífen". Daí o link não funciona. O segredo é esse para quem quiser entrar nele. Troque o "hífen" pelo "tio"!

[ds] · Recife, PE 23/9/2006 11:04
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

oi [ds]: obrigado pelo aviso: vamos corrigir!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 23/9/2006 20:00
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados