Ir para o conteúdo


Overmundo | CCMixter



Search

usuários overmixter

New Uploads

Recent Reviewers

Discussão

Apoio

  • FGV - CTS
  • Creative Commons Brasil
  • Ford Foundation
  • P&DM

Sobre o Overmixter

O Overmixter é um site colaborativo. Um espaço que congrega músicas, samples e remixes e permite a você ouvir, criar e recriar novas músicas, samples e remixes. Uma ferramenta para o DJ, o produtor musical ou o amante da música manter-se em contato com outros DJs, produtores musicais e amantes da música de todo o Brasil e do mundo, trocando idéias, fazendo contatos ou simplesmente fazendo música.

Concebido a partir de uma parceria entre o Overmundo e o ccMixter (daí o nome), o Overmixter conta com o apoio do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas e com patrocínio da Fundação Ford e da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural e dos mecanismos de incentivo fiscal do Programa Nacional de Apoio à Cultura, via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

Aqui, a idéia é permitir que pessoas que manipulam música – seja por trabalho, seja por diversão – compartilhem seus arquivos e criem coletivamente. Cada música, sample ou remix disponibilizado no Overmixter pode servir de matéria-prima para um outro colaborador. Isso porque os arquivos postados ficam sob uma licença Creative Commons, que resguarda os direitos do autor ao mesmo tempo em que permite uso e cópia, de acordo com as condições determinadas pelo titular desses direitos. No momento da postagem, o músico pode decidir quais são os termos em que pretende disponibilizar sua colaboração – se permite o uso comercial de sua obra ou não, se quer que as obras derivadas fiquem disponíveis sob a sua mesma licença, e assim por diante – e a autorização fica valendo legalmente. Com todo o conteúdo disponível no Overmixter é assim: quanto mais músicas, samples ou remixes forem disponibilizados, mais idéias vão surgindo. Uma rede de usuários que cria e disponibiliza suas músicas na rede. E, para crescer e se expandir ainda mais, ela vai depender da sua colaboração.

Funciona assim: você pega um sample que esteja disponível em um dos bancos de samples indicados no site, mistura com outros samples (e/ou vocais), e cria um remix. Então, você envia o seu remix para o Overmixter indicando quais samples (e/ou vocais) utilizou, e outras pessoas vão poder usá-lo em seus próprios remixes. Quando alguém cria um remix a partir de uma música sua, seu nome aparece junto à ficha técnica da música e todo mundo pode conhecer o seu trabalho. Compartilhando influências, dá para fazer um bom barulho!

E, além do sistema de licenças e do caráter colaborativo do site, a interação entre os usuários é outro ponto forte. No Overmixter, é possível votar e escrever críticas para os sons que você mais curte. As músicas mais cotadas ganham destaque na aba das “Melhores”.

As colaborações que vão chegando são anunciadas no menu à direita. O mesmo acontece com as últimas críticas escritas. É um panorama geral do que tem rolado já a partir da página inicial. Mas se você busca um gênero ou um ritmo específico, basta procurar por palavras-chave (as tags).

Baseado no sistema do ccHost, o Overmixter é também parte integrante do Overmundo. E a vantagem de ter uma ferramenta como esta em português não é apenas a facilidade da língua, são as ações específicas que podem surgir a partir desta grande comunidade virtual de músicos. De tempos em tempos, por exemplo, o Overmixter vai organizar concursos de remixes pelo país, com o objetivo de estimular o uso colaborativo e a troca de experiências na música brasileira.

Crie, remixe, compartilhe... esse é o lema. Agora, é só pôr as mãos na massa, nos fones, nas picapes.