<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<?xml-stylesheet type="text/xsl" href="style.xsl"?>
<!-- Generated by: http://www.phpclasses.org/rsswriter $Revision: 1.7 $ -->
<rdf:RDF xmlns:rdf="http://www.w3.org/1999/02/22-rdf-syntax-ns#" xmlns="http://purl.org/rss/1.0/" xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/">
 <channel rdf:about="http://www.overmundo.com.br/rss/rss_noticia.php?titulo=a-nova-cara-de-um-velho-conhecido">
  <title>.: A nova cara de um velho conhecido :.</title>
  <link>http://www.overmundo.com.br/overblog/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido</link>
  <description>Cultura de todo o Brasil na internet</description>
  <dc:date>2026-6-29T04:42:08Z</dc:date>
  <image rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/images/overmundo_06.gif"/>
  <items>
   <rdf:Seq>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3568"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3635"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3638"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3647"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3688"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3694"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3772"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3783"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3800"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3801"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3808"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3809"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3823"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3828"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3835"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3843"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3846"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3851"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3853"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3902"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3903"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3904"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3907"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c12117"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c12122"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c12916"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c13163"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c17578"/>
   </rdf:Seq>
  </items>
  <textinput rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/home/busca.php"/>
 </channel>
 <image rdf:about="http://www.overmundo.com.br/images/overmundo_06.gif">
  <url>http://www.overmundo.com.br/images/overmundo_06.gif</url>
  <link>http://www.overmundo.com.br/</link>
  <title>.: Overblog :.</title>
  <description>Cultura de todo o Brasil na internet</description>
 </image>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3568">
  <description>ConheÃ§o de perto o trabalho do Marcelo Evelin e posso dizer que esse nÃ£o Ã© o seu melhor espetÃ¡culo. Por outro lado, Ã© o mais abertamente polÃ­tico, crÃ­tico e com uma denÃºncia clara. O bumba-meu-boi Ã© uma metÃ¡fora para falar sobre violÃªncia urbana, suas razÃµes (como a pobreza, a bebida como fuga), agressÃ£o contra a mulher e outros temas que podem ser captados - e que se fazem presentes pela intenÃ§Ã£o ou ausÃªncia dela por parte do diretor. &lt;br /&gt;&#13;&#10;Como toda a obra de Evelin, este nÃ£o Ã© um espetÃ¡culo fÃ¡cil de de ser entendido. Isso Ã© uma marca sua: o coreÃ³grafo sempre disse que a arte nÃ£o pode ser vista como algo para &quot;digerir o jantar&quot;. Por isso, suas montagens sÃ£o acusadas de hermÃ©ticas, vanguardistas demais, atÃ© beirando o surrealismo. JÃ¡ houve quem dissesse que ele nem sabia o que estava fazendo ou nÃ£o conhecia, de fato, a danÃ§a. &lt;br /&gt;&#13;&#10;Para entendÃª-lo a fundo, se Ã© que isso Ã© possÃ­vel, participei da montagem da  sua versÃ£o da SagraÃ§Ã£o da Primavera, batizada de Sacre. Pude compreender que nada na sua danÃ§a + teatro + mÃºsica Ã© estÃ¡tico, pronto, embalado e despachado para o consumo do pÃºblico. Ao contrÃ¡rio: Ã© um desafio primeiro para o artista encontrar-se dentro da obra e sÃ³ depois tentar - e essa Ã© palavra - conduzir o espectador ao que ele encontrou.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Bull Dancing nÃ£o Ã© fÃ¡cil de ser digerido, mas, pelo menos, tem uma proposta bem mais clara que os demais espetÃ¡culos de Marcelo Evelin. &lt;br /&gt;&#13;&#10;A reaÃ§Ã£o ensimesmada mostrando atÃ© um certo desconforto da platÃ©ia continua a refletir que o modelo de criaÃ§Ã£o do coreÃ³grafo ainda nÃ£o Ã© entendido em sua totalidade. Para nÃ³s danÃ§a ainda Ã© danÃ§a, teatro Ã© teatro, a mÃºsica tem papel secundÃ¡rio em espetÃ¡culos contemporÃ¢neos em alguns casos e pronto. Se sair desse modelo, fica difÃ­cil entender. &lt;br /&gt;&#13;&#10;Sem querer levantar bandeiras, o que o Marcelo Evelin propÃµe Ã© uma leitura um pouco mais sofisticada nas artes cÃªnicas. Ã preciso usar de um bom repertÃ³rio para conectar-se a Bull Dancing. NÃ£o Ã© difÃ­cil. &lt;br /&gt;&#13;&#10;O que o espetÃ¡culo mostra faz parte de nossa realidade, seja artista ou pessoa comum. Basta apenas abrir o canais e usar um pouco de sensibilidade para entender a criaÃ§Ã£o que tem sotaque estrangeiro mas fala a nossa lÃ­ngua de forma muito, muito interessante. </description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3568</link>
  <title>Comentário postado por EugÃªnio Rego</title>
  <dc:date>2006-8-29T10:45:59Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3635">
  <description>EugÃªnio, isso Ã© o que eu chamo de &quot;auxÃ­lio luxuoso&quot;.&lt;br /&gt;&#13;&#10;bjos e obrigada!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3635</link>
  <title>Comentário postado por Natacha MaranhÃ£o</title>
  <dc:date>2006-8-30T09:18:37Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3638">
  <description>Querida Natacha:&lt;br /&gt;&#13;&#10;Tem quem jure, gente sÃ©ria, que o Bumba meu Boi nasceu mesmo foi no PiauÃ­ que Ã©, afinal, um espaÃ§o cultural que surgiu a partir da pecuaria extensiva que adentrou o Estado, a partir  da Bahia, seguindo o curso dos rios PiauÃ­ e CanindÃ© principalmente. Em palestra proferida na CÃ¢mara Municipal da ParnaÃ­ba, para uma platÃ©ia que incluia os integrantes de cerca de 20 conjuntos folclÃ³ricos de bois da ParnaÃ­ba,  o premiado dramaturgo Benjamim Santos reclamou, de forma veemente. para o PiauÃ­, a paternidade do Bumba-meu-boi. &lt;br /&gt;&#13;&#10;Sem patriotada,  a gente deve, no entanto, anotar as diversas versÃµes a respeito da bela e empolgante tradiÃ§Ã£o. &lt;br /&gt;&#13;&#10;Achei tambÃ©m muito interessantes as opiniÃµes emitidas pelo Eugenio Rego.&lt;br /&gt;&#13;&#10;beijos e abraÃ§os&lt;br /&gt;&#13;&#10;do Joca Oeiras, o anjo andarilho</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3638</link>
  <title>Comentário postado por Joca Oeiras, o anjo andarilho</title>
  <dc:date>2006-8-30T10:03:12Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3647">
  <description>SÃ³ mais uma coisinha, tem outro &quot;maranhense&quot; participando do Bull Dancing, o iluminador Wagner Heineck, paulista que se encantou com a Ilha do Amor e hoje trabalha no Teatro Alcione NazarÃ©.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3647</link>
  <title>Comentário postado por Natacha MaranhÃ£o</title>
  <dc:date>2006-8-30T12:11:18Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3688">
  <description>Acho que Marcelo Evelin Ã© sempre ousado e adota uma linguagem para poucos. TorÃ§o para que o seu espetÃ¡culo percorra o paÃ­s e apresente a sua postura interpretativa diante da manifestaÃ§Ã£o cultural. PorÃ©m, o bumba-meu-boi emana do povo e cheira a cultura sertaneja. Prefiro a leitura simples que sai das entranhas do sertÃ£o Ã  linguagem de pequenos grupos que nÃ£o identificam a cultura popular. Entre a leitura inteligente de Marcelo Evelin e a interpretaÃ§Ã£o ingÃªnua dos legÃ­timos representantes de nossa cultura, fico com a segunda. NÃ£o quero refletir sobre a encenaÃ§Ã£o popular repetida hÃ¡ tantos anos sem pretensÃµes, muito menos traÃ§ar paralelos com realidades suburbanas. ReconheÃ§o o bumba-meu-boi e desprezo o Bull Dancing</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3688</link>
  <title>Comentário postado por Giordani</title>
  <dc:date>2006-8-30T18:15:42Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3694">
  <description>Querido Giordano:&lt;br /&gt;&#13;&#10;Sem querer polemizar, e reconhecendo o seu pleno direito de expressÃ£o, nÃ£o posso concordar com o termo &quot;desprezo&quot; que vocÃª reservou para Bull Dancing. Porque, meu amigo, hÃ¡ tantas aÃ§Ãµes abolutamente desprezÃ­veis (embora tambÃ©m abominÃ¡veis) como a a guerra do LÃ­bano, sÃ³ para ficar num Ãºnico exemplo, que nÃ£o acho justo &quot;desprezar&quot; um espetÃ¡culo artÃ­stico, mormente em se tratando de uma criaÃ§Ã£o do Marcelo Evelin. &lt;br /&gt;&#13;&#10;Por outro lado, nÃ£o vejo qualquer destrato Ã  tradiÃ§Ã£o popular refletir sobre ela de forma criativa, isto Ã©, o espetÃ¡culo Bull Dancing, ao referenciar-se ao &quot;Bumba meu Boi&quot; presta sim uma homenagem a esta manifestaÃ§Ã£o folclÃ³rica, fazendo, como diria o meu amigo parnaibano ZÃ© de Maria, uma releitura.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Resumindo, entre o bumba-meu-boi e Bull Dancing nÃ£o vejo nenhuma contrafacÃ§Ã£o e creio, sinceramente, meu caro Giordano, que vocÃª se movimenta sobre um falso problema.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Explicando melhor, proponho que vocÃª goste ou desgoste de Bull Dancing pelos seus prÃ³prios mÃ©ritos ou demÃ©ritos e nÃ£o por que &quot;prefere&quot; o Bumba meu boi.&lt;br /&gt;&#13;&#10;beijos e abraÃ§os&lt;br /&gt;&#13;&#10;do Joca Oeiras,o anjo andarilho</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3694</link>
  <title>Comentário postado por Joca Oeiras, o anjo andarilho</title>
  <dc:date>2006-8-30T18:51:21Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3772">
  <description>Gostei do texto. Na verdade, jÃ¡ tinha visto apresentaÃ§Ãµes de Boi, inclusive no MaranhÃ£o, que Ã© a coisa mais linda, mas a histÃ³ria contadinha assim nos detalhes vocÃª que me contou no seu primeiro parÃ¡grafo, obrigado.&lt;br /&gt;&#13;&#10;E agora fiquei curioso, serÃ¡ que foi no PiauÃ­, ou no MaranhÃ£o, que apareceu o Boi? &lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3772</link>
  <title>Comentário postado por Marcelo Cabral</title>
  <dc:date>2006-8-31T18:47:49Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3783">
  <description>...as vezes me pergunto porque Ã© mesmo que (eu/nÃ³s) temos que fazer escolhas claras e precisas que determinem e definam com exatidÃ£o o meu discurso sobre O QUE QUER QUE SEJA. Entender? NÃ£o enteder? Gostar nÃ£o gostar? Prefirir? (o cÃ¡rater  espontÃ¢neo  e &quot;legÃ­timo&quot; da manifestaÃ§Ã£o folclÃ³rica &quot;DO&quot; (?) MaranhÃ£o) Desprezar?. Se pro artista nÃ£o existe o pronto o acabado o definitivo o inalterado...porque pra mim enquanto individuo  que assisto e que penso com todas( ou grande parte) das estruturas cognitivas de quem estÃ¡ no palco, sobra apenas, dizer SIM ou NÃO? Me pergunto muito, e quando acontece de dizer algo sobre um espetÃ¡culo ou acontecimento, tenho na maioria das vezes mais perguntas do que respostas. Por que pra  mim o start da fruiÃ§Ã£o ou o &quot;como aquilo me altera&quot;  nÃ£o cabe num comentÃ¡rio...&lt;br /&gt;&#13;&#10;E veja bem Ã importante pensar sobre O QUE DIABOS Ã MESMO AQUILO. SEja diante de um boi ou da banda Calcinha Preta. Mas penso (e isso Ã© pessoal pra caralho) que Â´&quot;abrir os canais&quot;, como diz o EugÃªnio no primeiro comentÃ¡rio,  nÃ£o pode ter como consequÃªncia uma apreciaÃ§Ã£o/julgamento que se encerre em: o espetÃ¡culo Ã© dificil! Mas eu gostei!&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;... Bacana mesmo Ã© ver uma coisa que parece o quarto da minha casa,  Ã© sentir vontade de comer lÃ­ngua de boi e pensar (fodendo-se as metafÃ³ras) fisiologicamente como Ã© ter fome (de tudo), Ã© pensar no corpo (meu, e de um bocado de gente do curral metrÃ³pole) cru e nÃº a caminho do abate porque viver Ã¡s vezes tem tamanha inutilidade....Bacana mesmo Ã© ver o sÃ­mbÃ³lico e o lÃºdico que se conecta com minhas entranhas (saiba eu ou nÃ£o o que Ã© do boi do piaÃ­ ou do maranhÃ£o)....viche Ã© tanta coisa mas aÃ­ teria de ser um outro comentÃ¡rio.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3783</link>
  <title>Comentário postado por layane_holanda</title>
  <dc:date>2006-9-01T08:42:49Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3800">
  <description>Marcelo, essa Ã© uma discussÃ£o eterna, rsrsrs. Os maranhenses juram de pÃ©s juntos que sÃ£o os donos do boi, e essa Ã© a histÃ³ria mais aceita oficialmente, atÃ© mesmo pelo pessoal de Parintins (que faz outro boi, diferentÃ£o e talz). Mas os piauienses tambÃ©m querem afirmam que sÃ£o os donos...e entre os dois estados existe essa rivalidadezinha hÃ¡ muuuuuuito tempo.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3800</link>
  <title>Comentário postado por Natacha MaranhÃ£o</title>
  <dc:date>2006-9-01T13:14:09Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3801">
  <description>Layane, sua participaÃ§Ã£o aqui Ã© sempre muito interessante! Venha mais vezes!&lt;br /&gt;&#13;&#10;beijo pra vc</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3801</link>
  <title>Comentário postado por Natacha MaranhÃ£o</title>
  <dc:date>2006-9-01T13:15:09Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3808">
  <description>Nat, convite aceito. Espero vir mais vezes por aqui. Vou tentar conhecer um pouco mais a fundo o universo cultural. Assisti Bul-dancing e confesso... Ao sair, nenhuma mensagem comigo... NÃ£o gostei do que vi. Embora, nÃ£o seja um especialista em danÃ§a, lhe digo com todas as letra NÃO RECOMENDO NEM PARA OS INIMIGOS. Para mim, outra coisa tÃ£o chocante quanto o &quot;espetÃ¡culo&quot; foi a manifestaÃ§Ã£o das pessoas na platÃ©ia... AtÃ´nitas diante do que viam. E, ao final, de pÃ©... Aplaudindo, como se tivessem compreendido tudo. Algo, que rende uma boa crÃ´nica. AtÃ© a prÃ³xima!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3808</link>
  <title>Comentário postado por Alisson Dias Gomes</title>
  <dc:date>2006-9-01T16:55:20Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3809">
  <description>Nat, convite aceito. Espero vir mais vezes por aqui. Vou tentar conhecer um pouco mais a fundo o universo cultural. Assisti Bul-dancing e confesso... Ao sair, nenhuma mensagem comigo... NÃ£o gostei do que vi. Embora, nÃ£o seja um especialista em danÃ§a, lhe digo com todas as letras: NÃO RECOMENDO NEM AOS INIMIGOS. Para mim, outra coisa tÃ£o chocante quanto o &quot;espetÃ¡culo&quot; foi a manifestaÃ§Ã£o das pessoas na platÃ©ia... AtÃ´nitas diante do que viam. E, ao final, de pÃ©... Aplaudindo, como se tivessem compreendido realmente a mensagem. Algo, que rende uma boa crÃ´nica. AtÃ© a prÃ³xima!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3809</link>
  <title>Comentário postado por Alisson Dias Gomes</title>
  <dc:date>2006-9-01T16:57:15Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3823">
  <description>Afff...que discussÃ£o boa que deu essa postagem!&lt;br /&gt;&#13;&#10;Adorei seu texto Natacha! Fiquei com vontade de ver o espetÃ¡culo...curiosa e intrigada...&lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3823</link>
  <title>Comentário postado por Ana Cullen</title>
  <dc:date>2006-9-01T20:04:11Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3828">
  <description>Na Ã©poca dos estertores da UniÃ£o SoviÃ©tica presenciei, no SalÃ£o  Nobre da Faculdade de Direito do Largo SÃ£o Francisco uma cena realmente patÃ©tica quando um &quot;Camarada&quot; soviÃ©tico discursou  em russo, sem traduÃ§Ã£o simultÃ¢nea, para  uma platÃ©ia razoavelmente repleta que, ao final, aplaudiu de pÃ© o palestrante, antes de ouvir a traduÃ§Ã£o da sua fala. Uma coisa triste!&lt;br /&gt;&#13;&#10;Agora nÃ£o entender uma obra de arte e, mesmo assim, aplaudÃ­-la, atÃ© extasiado, nÃ£o me parece um despropÃ³sito. As manifestaÃ§Ãµes artÃ­sticas mexem com outras partes do cÃ©rebro, e do prÃ³prio corpo do que a pura ordem das razÃµes. VocÃª jÃ¡ ouviu falar de &quot;obra aberta&quot;, multiplicidade de interpretaÃ§Ãµes de uma obra de arte, que Ã©, inclusive,aquilo que mais a enriquece, hein Allison?&lt;br /&gt;&#13;&#10;beijos e abraÃ§os&lt;br /&gt;&#13;&#10;do Joca Oeiras,o anjo andarilho</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3828</link>
  <title>Comentário postado por Joca Oeiras, o anjo andarilho</title>
  <dc:date>2006-9-01T20:57:59Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3835">
  <description>Natye, &lt;br /&gt;&#13;&#10;Teu texto deu uma vontade bonita danada de ver o espetÃ¡culo. &lt;br /&gt;&#13;&#10;Mas tu escreve tÃ£o preciso que deu tambÃ©m uma dor, e um sentimento assim, de se sentir &quot;vaca&quot;, sabe ? &lt;br /&gt;&#13;&#10;(e nÃ£o somo todos gados com seus nÃºmeros de identidade e marcas digitais, e cadastros e fichas  e etc ?)</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3835</link>
  <title>Comentário postado por Ana Murta</title>
  <dc:date>2006-9-01T23:12:10Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3843">
  <description>concordo com voce joca!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3843</link>
  <title>Comentário postado por Marcelo Cabral</title>
  <dc:date>2006-9-02T12:10:09Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3846">
  <description>Puxa, que legal que estÃ¡ sendo esta discussÃ£o, nÃ£o sÃ³ em si mesma como para mim. Obrigado, Marcelo, nÃ£o por concordar comigo , mas por fazÃª-lo publicamente, comigo: Ã© muito raro acontecer e Ã© muito bom quando me acontece. TambÃ©m, atravÃ©s dela, eu descobri (mais) uma amiga daquelas que, tenho a certeza, serÃ£o especiais para o resto da minha vida, uma pessoa linda! Isto Sem desdouro algum para a discussÃ£o em curso.&lt;br /&gt;&#13;&#10;AgradeÃ§o por isto a todos, em especial Ã  Natacha, amiga tÃ£o querida e jornalista cuja competÃªncia chega a me comover, ao Marcelo Evelin amigo que, quanto mais conheÃ§o, mais admiro, e ao EugÃªnio, a quem nÃ£o conheÃ§o pessoalmente mas que me foi muito bem recomendado pela sua madrinha,  a minha comovente amiga Oda Mae.&lt;br /&gt;&#13;&#10;beijos e abraÃ§os&lt;br /&gt;&#13;&#10;do Joca Oeiras, o anjo andarilho&lt;br /&gt;&#13;&#10;PS Sem embargo de tudo o que disse, esperto que a discussÃ£o contunue!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3846</link>
  <title>Comentário postado por Joca Oeiras, o anjo andarilho</title>
  <dc:date>2006-9-02T12:37:35Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3851">
  <description>Para mim o Bull Dancing trata-se de um espetÃ¡culo folclÃ³rico, pois nÃ£o sÃ³ Ã© sobre uma danÃ§a dramÃ¡tica, mas sobre os q fazem essa danÃ§a, q pode ser eu ou qualquer um, atÃ© os q lÃ¡ nÃ£o estavam e nÃ£o participaram do ato violento de matar ou mesmo de morrer. VocÃª jÃ¡ deve ter visto isso em casa? &lt;br /&gt;&#13;&#10;Sempre tive medo dessa violÃªncia de âchico-homemâ, nunca quis saber o q tem por baixo do boi ou por dentro. Percebo q meu medo de menino nÃ£o era do boi ou da morte dele e sim q eu morresse com ou sem ele, vejo nisso a minha ignorÃ¢ncia em temer o boi quando crianÃ§a sem saber q coisa mais perigosa existe em baixo.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Eu, o homem a bumbar.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3851</link>
  <title>Comentário postado por Luciano BrandÃ£o1</title>
  <dc:date>2006-9-02T16:12:16Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3853">
  <description>O mais bacana da obra Ã© quando ela reverbera e de alguma forma  provoca o debate trazendo a tona  posiÃ§Ãµes, opiniÃµes, reaÃ§Ãµes tÃ£o distintas....muita gente apaludiu de pÃ©, muita gente quer ver novamente e muita gente diante do &quot;outro&quot; boi e de uma espÃ©cie de estranhamento prefere em letras garrafais &quot;NÃO RECOMENDO NEM PROS INIMIGOS&quot;!. (rsrsrsrss desculpa mas Ã© cÃ´mico)&lt;br /&gt;&#13;&#10;E o que dizer? VIVA! VIVA!... e vamos mais ao teatro seja espetÃ¡culo do marcelo, seja boi, seja danÃ§a ou nÃ£o,  seja lÃ¡ o que for...&lt;br /&gt;&#13;&#10;Natascha, obrigada!beijo retribuido.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Ao Joca: multiplicidade, obra aberta,corpo...hum..hum...hum....coisa boa hein discutir? Penso parecido.ParabÃ©ns!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3853</link>
  <title>Comentário postado por layane_holanda</title>
  <dc:date>2006-9-02T17:27:21Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3902">
  <description>Gente, mas isso tÃ¡ Ã© rendendo, hein? E eu to a-do-ran-do!&lt;br /&gt;&#13;&#10;Joca, meu amor, vocÃª Ã© que Ã© um doce...e concordo sobre a arte mexer com partes nao-lÃ³gicas da gente. Por isso reconheÃ§o o aplauso mesmo quando nÃ£o estÃ¡ tudo absolutamente claro.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Alisson, venha sempre. E traga seus textos!!&lt;br /&gt;&#13;&#10;Aninha, o Bull Dancing vai viajar pelo Brasil ano que vem.Quem sabe nÃ£o passa por aÃ­? beijos, minha amore!&lt;br /&gt;&#13;&#10;Luciano, bom te ver aqui! Temos um banco de cultura esperando contribuiÃ§Ãµes suas!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3902</link>
  <title>Comentário postado por Natacha MaranhÃ£o</title>
  <dc:date>2006-9-04T08:33:24Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3903">
  <description>Querida Natacha:&lt;br /&gt;&#13;&#10;Tem uma amiga minha que reclamou, com razÃ£o, que vocÃª nÃ£o informou o local nem o horÃ¡rio do espetÃ¡culo em SÃ£o LuÃ­s. Tem jeito de suprir esta falha? AlguÃ©m tem notÃ­cias de como foi a estrÃ©ia na capital maranhense?&lt;br /&gt;&#13;&#10;beijos e abraÃ§os&lt;br /&gt;&#13;&#10;do Joca Oeiras, o anjo andarilho</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3903</link>
  <title>Comentário postado por Joca Oeiras, o anjo andarilho</title>
  <dc:date>2006-9-04T08:48:05Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3904">
  <description>Natacha,&lt;br /&gt;&#13;&#10;Eu realmente gostaria de saber local e horÃ¡rio das apresentaÃ§Ãµes em SÃ£o LuÃ­s (obrigada pela forcinha, Joca!) AtÃ© quando o espetÃ¡culo fica por lÃ¡? &lt;br /&gt;&#13;&#10;AbraÃ§os,&lt;br /&gt;&#13;&#10;Rosa MagalhÃ£es&lt;br /&gt;&#13;&#10;www.odamae.zip.net&lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3904</link>
  <title>Comentário postado por Rosa MagalhÃ£es</title>
  <dc:date>2006-9-04T09:00:06Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3907">
  <description>Joca e Rosa, nÃ£o coloquei data e horÃ¡rio da apresentaÃ§Ã£o em SÃ£o LuÃ­s porque essa informaÃ§Ã£o foi colocada pelo overmano maranhense, em uma nota na Agenda do MaranhÃ£o. TÃ¡ &lt;a href=&quot;http://www.overmundo.com.br/agenda/bull-dancing&quot;&gt;aqui&lt;/a&gt;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Passei a nota pro Zema Ribeiro, porque ele que Ã© responsÃ¡vel pela agenda do MaranhÃ£o.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Sobre a apresentaÃ§Ã£o na Ilha do Amor, ainda nÃ£o tive nenhuma informaÃ§Ã£o.&lt;br /&gt;&#13;&#10;beijos</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c3907</link>
  <title>Comentário postado por Natacha MaranhÃ£o</title>
  <dc:date>2006-9-04T12:20:50Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c12117">
  <description>Acabo de voltar do Bull Dancing. Estou com a alma lavada: o espetÃ¡culo resume tudo o que quis dizer no texto sobre a &lt;a href=&quot;http://www.overmundo.com.br/overblog/a-missao-de-hoje&quot;&gt;MissÃ£o de Pesquisas FolclÃ³ricas&lt;/a&gt;: transforma as palavras em aÃ§Ã£o. Sabia que era coisa boa: afinal o &lt;a href=&quot;http://www.overmundo.com.br/perfis/lado-2-estereo&quot;&gt;Josh&lt;/a&gt; nÃ£o se mete em besteira, a &lt;a href=&quot;http://www.overmundo.com.br/perfis/natacha-maranhao&quot;&gt;Natacha&lt;/a&gt; jÃ¡ tinha falado bem aqui, e sempre escuto os melhores elogios para o trabalho do &lt;a href=&quot;http://idanca.typepad.com/idancanet/2006/12/apca_premia_mar.html&quot;&gt;Marcelo Evelin&lt;/a&gt;. Mas gostei muito mais do que poderia imaginar. Marcelo tira o &quot;folclore&quot; daquele lugar fofinho e bonitinho no qual muita gente boa teima em o aprisionar. &quot;Cultura popular&quot;, nessa prisÃ£o, vira aquele negÃ³cio intocÃ¡vel, naÃ¯f, desconectado, passado, flÃ¡cido. Quando nÃ£o vira lojas de artesanato no aeroporto (das quais gosto mais) ou grupo coitadinho pedindo o dinheirinho das fantasias para o secretÃ¡rio da cultura que aprendeu que deve fingir que gosta do &quot;autÃªntico&quot; (ou gosta do &quot;autÃªntico&quot; pelas razÃµes furadas). Todas as vezes que fui numa festa &quot;folclÃ³rica&quot;, quando a brincadeira ficava boa mesmo era porque nÃ£o era nada disso, era porque nÃ£o era nada fofa. Brincadeira boa estÃ¡ ligada com o mundo de hoje, reflete sobre as grandes questÃµes que toda grande arte tem que refletir: o lado sublime e o lado terrÃ­vel da experiÃªncia humana. Pense no boi: Catirina Ã© a marca da maldade, e tambÃ©m da beleza produzida pelo excesso de vontade. Ela quer comer a lÃ­ngua do boi de qualquer maneira: e aÃ­ comeÃ§a a pancadaria sanguinÃ¡ria, nada ecologicamente correta, que produz a morte e a ressurreiÃ§Ã£o do boi. Festa que Ã© boa pode sair de controle a qualquer momento. Festa boa fica testando limites o tempo todo (como tentei mostrar na &lt;a href=&quot;http://www.overmundo.com.br/banco/o-baile-funk-carioca-hermano-vianna&quot;&gt;minha dissertaÃ§Ã£o sobre o baile funk&lt;/a&gt; - ver principalmente o CapÃ­tulo I), testa a possibilidade de que os limites sejam ultrapassados e que nÃ£o sobre ninguÃ©m para dizer como era do &quot;outro lado&quot;. Em festa bem popular, entÃ£o (como algumas que vi, onde a cachaÃ§a era servida em baldes), muitas vezes o outro lado Ã© o lado de dentro. Bull Dancing sabe que o &quot;folclore&quot;, como a vida, Ã© tambÃ©m trash metal, punk, peixeira amolada, porrada - tudo ao lado de momentos de beleza e alegria fulminantes. Bull Dancing Ã© um grande acontecimento. NÃ£o perca esse boi, quando ele passar por sua cidade. Nesta semana agora, ele vai estar danÃ§ando em SÃ£o Paulo (Dias 02/02 e 03/02, sexta-feira e sÃ¡bado, 21h, SESC Ipiranga). Depois em Curitiba. Tomara que dance muito mais. Ã uma liÃ§Ã£o de bom uso - cosmopolita, contemporÃ¢neo, experimental - da cultura &quot;nacional&quot;.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;PS: Josh: nÃ£o quer colocar trecho da trilha sonora aqui no Overmundo, pro povo sentir o peso?</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c12117</link>
  <title>Comentário postado por Hermano Vianna</title>
  <dc:date>2007-1-29T07:32:08Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c12122">
  <description>Eu passei lÃ¡ na porta mas nÃ£o entrei. Mas enquanto seguia direto para casa, cansado e meio tostado de sol, em um taxi, senti uma pontada de arrependimento por nÃ£o ter ficado.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Por tudo que a apresentaÃ§Ã£o jÃ¡ parecia ser, e por tudo que o Hermano falou, o espetÃ¡culo deve mesmo ter sido um portal para &quot;o outro lado&quot; sublime e selvagem. Portais como sÃ³ a arte, arte de verdade, sanguÃ­nea, consegue abrir/rasgar no cotidiano.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;AbraÃ§os do Verde.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c12122</link>
  <title>Comentário postado por Daniel Duende</title>
  <dc:date>2007-1-29T11:05:35Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c12916">
  <description>SerÃ¡ que danÃ§a aqui em BrasÃ­lia? Agora mais vontade ainda...&lt;br /&gt;&#13;&#10;NÃ£o deu para ir quando estive no rio, muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo...&lt;br /&gt;&#13;&#10;AbraÃ§os!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c12916</link>
  <title>Comentário postado por Ana Cullen</title>
  <dc:date>2007-2-09T14:13:19Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c13163">
  <description>Assistir o Bull Dancing trouxe-me uma sÃ©rie de inquietaÃ§Ãµes, nÃ£o foi muito fÃ¡cil digerir a mistura de emoÃ§Ãµes e sentimentos presentes no conteÃºdo do todo... os atores e a atriz sÃ£o fantÃ¡sticos, a obra de Marcelo, obra-prima. Se voltarem para Curitiba, quero revÃª-la, me emocionar mesmo que me traga incÃ´modo. Ã deste incÃ´modo que algo se produz e Ã© desta arte que precisamos. Um abraÃ§o caloroso a todos.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c13163</link>
  <title>Comentário postado por Adriana Tie</title>
  <dc:date>2007-2-12T13:02:22Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c17578">
  <description>A cabeÃ§a de boi dentro de um balde ficou super interessante! NÃ³s aqui no Acre temos o jabuti-BumbÃ¡ ,Ã© uma iniciativa inovadora que tem como referÃªncia os folguedos dos Brasis. Estamos trabalhando para  irmos ao Festival de Folguedos no PiauÃ­, em junho.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/a-nova-cara-de-um-velho-conhecido#c17578</link>
  <title>Comentário postado por Silene Farais</title>
  <dc:date>2007-4-02T23:57:40Z</dc:date>
 </item>
 <textinput rdf:about="http://www.overmundo.com.br/home/busca.php">
  <name>txtBusca</name>
  <link>http://www.overmundo.com.br/home/busca.php</link>
  <title>Buscar:</title>
  <description>Busque notícias no Overmundo</description>
 </textinput>
</rdf:RDF>