<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<?xml-stylesheet type="text/xsl" href="style.xsl"?>
<!-- Generated by: http://www.phpclasses.org/rsswriter $Revision: 1.7 $ -->
<rdf:RDF xmlns:rdf="http://www.w3.org/1999/02/22-rdf-syntax-ns#" xmlns="http://purl.org/rss/1.0/" xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/">
 <channel rdf:about="http://www.overmundo.com.br/rss/rss_noticia.php?titulo=apenas-koellreutter">
  <title>.: apenas Koellreutter :.</title>
  <link>http://www.overmundo.com.br/overblog/apenas-koellreutter</link>
  <description>Cultura de todo o Brasil na internet</description>
  <dc:date>2026-6-13T22:43:04Z</dc:date>
  <image rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/images/overmundo_06.gif"/>
  <items>
   <rdf:Seq>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9043"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9085"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9096"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9134"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9155"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9183"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9235"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9252"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9260"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c26588"/>
   </rdf:Seq>
  </items>
  <textinput rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/home/busca.php"/>
 </channel>
 <image rdf:about="http://www.overmundo.com.br/images/overmundo_06.gif">
  <url>http://www.overmundo.com.br/images/overmundo_06.gif</url>
  <link>http://www.overmundo.com.br/</link>
  <title>.: Overblog :.</title>
  <description>Cultura de todo o Brasil na internet</description>
 </image>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9043">
  <description>Perfeito como estÃ¡. Adorei o modo como vocÃª concluiu o texto.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9043</link>
  <title>Comentário postado por Clara BÃ³ia</title>
  <dc:date>2006-12-04T12:29:58Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9085">
  <description>bom encontrar Koellreuter por aqui - tive a honra de assistir um curso que ele deu sobre a histÃ³ria da mÃºsica contemporÃ¢nea, nos anos 80 (se nÃ£o me engano) na Biblioteca Nacional aqui no Rio - meus ouvidos nunca mais foram os mesmos... ainda bem</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9085</link>
  <title>Comentário postado por Hermano Vianna</title>
  <dc:date>2006-12-04T23:09:47Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9096">
  <description>esta &lt;a href=&quot;http://almanaque.folha.uol.com.br/musica4.htm&quot;&gt;entrevista curtinha&lt;/a&gt; com Koellreutter Ã© bem esclarecedora</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9096</link>
  <title>Comentário postado por Hermano Vianna</title>
  <dc:date>2006-12-05T02:35:37Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9134">
  <description>Oi Hermano.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Obrigado pelo texto. JÃ¡ tinha passado os olhos nele. Talvez seja necessÃ¡rio realizar alguns reparos no texto introdutÃ³rio (nÃ£o assinado) para evitar mal-entendidos:&lt;br /&gt;&#13;&#10;1) JÃ¡ havia mÃºsica de vanguarda no Brasil antes de Koellreutter&lt;br /&gt;&#13;&#10;2) Segundo o prÃ³prio Koellreutter, Santoro jÃ¡ trabalhava com a tÃ©cnica dodecafÃ´nica antes dele chegar no Brasil em 37. O Grupo MÃºsica Viva, que veio em seguida, o cultivou como forma de libertar a mÃºsica de qualquer padrÃ£o estÃ©tico-ideolÃ³gico. Para tanto Ã© necessÃ¡rio enxegar o dodecafonismo como tÃ©cnica e nÃ£o como estÃ©tica.&lt;br /&gt;&#13;&#10;3) o dodecafonismo Ã© uma tÃ©cnica baseada numa sÃ©rie de doze notas (numa configuraÃ§Ã£o prÃ©-arranjada da escala cromÃ¡tica) e nÃ£o de doze &apos;semitons&apos; (que sÃ£o intervalos entre notas)&lt;br /&gt;&#13;&#10;4) Como falei antes, o dodecafonismo era apenas uma tÃ©cnica. Na carta a Camargo Guarnieri, Koellreutter nota que o compositor nacionalista nÃ£o tinha entendido isso ao referir-se a uma &quot;mÃºsica dodecafÃ´nica&quot;.&lt;br /&gt;&#13;&#10;5) NÃ£o entendi a frase &quot;Venceu Koellreutter&quot;. Me parece precipitado. Primeiro porque a mÃºsica brasileira jamais libertou-se de tutelas estÃ©tico-ideolÃ³gicas baseadas na noÃ§Ã£o de cultura regional ou nacional e o sistema de composiÃ§Ã£o preponderante no paÃ­s, seja &quot;popular&quot;, seja &quot;clÃ¡ssico&quot;, continua sendo o tonalismo. Alem do mais, essa noÃ§Ã£o de &apos;vencido e derrotado&apos; passa longe de como funcionava a cabeÃ§a do Koellreutter.&lt;br /&gt;&#13;&#10;6) Koellreutter dava aulas sobre mÃºsica de todo o mundo muito antes de viajar, contratado pelo Instituto Goethe, para a Ãndia e para o JapÃ£o. Ã claro que esta experiÃªncia o marcou e que suas idÃ©ias sobre superaÃ§Ã£o de paradigmas ditos &quot;ocidentais&quot; foram reforÃ§adas, mas o universalismo  sempre esteve presente em suas atividades: nÃ£o foi &quot;causado&quot; pela sua estadia no oriente.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Bela entrevista, porÃ©m.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Gostei especialmente da Ãºltima resposta do mestre sobre a necessidade de se garantir a criaÃ§Ã£o de ponta num mundo de demandas cada vez mais imediatistas. DÃ¡ uma idÃ©ia de como sÃ£o sutis suas opiniÃµes sobre o termo &quot;mÃºsica funcional&quot;.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Um abraÃ§o</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9134</link>
  <title>Comentário postado por ValÃ©rio Fiel da Costa</title>
  <dc:date>2006-12-05T12:59:26Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9155">
  <description>ops! nem tinha lido a introduÃ§Ã£o - gostei mesmo das respostas do Koellreutter - gosto muito da idÃ©ia de mÃºsica funcional - sem querer me comparar com o mestre: mas eu disse algo parecido &lt;a href=&quot;http://www.gardenal.org/trabalhosujo/2006/08/cinco_perguntas_simples_herman.html&quot;&gt;nesta entrevista&lt;/a&gt; (ficou sem acentos - escrevi totalmente afobadamente...)</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9155</link>
  <title>Comentário postado por Hermano Vianna</title>
  <dc:date>2006-12-05T16:55:57Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9183">
  <description>Oi Hermano.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Outra bela entrevista. Comungo com essa visÃ£o sobre o papel do compositor e de todos os agentes que atÃ© agora buscaram manter a mÃºsica em cativeiro para melhor extrair dela seus sumos. &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;A internet nos proporcionou dar uma bela banana Ã  tradiÃ§Ã£o musical vigente. Na academia e nos conservatÃ³rios afloram crÃ­ticas a essa &quot;generalizaÃ§Ã£o&quot; do fenÃ´meno musical. PorÃ©m, esta crÃ­tica reacionÃ¡ria vem sendo esvaziada, os espaÃ§os aristocrÃ¡ticos da mÃºsica vem decaindo e muito mais coisas circulam em grande velocidade sem que seja necessÃ¡rio pagar pedÃ¡gio algum. &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Antes haviam duas alternativas: derrotar ou ser derrotado. Para existir era necessÃ¡rio lutar diretamente pelo espaÃ§o. Na melhor das hipÃ³teses, forÃ§ando uma mudanÃ§a, tornando-o mais permeÃ¡vel. O problema Ã© que tais operaÃ§Ãµes &quot;revolucionÃ¡rias&quot; ao passo em que conseguiam tirar do trono um dÃ©spota, jamais tomaram a atitude de destruir o prÃ³prio trono. Ora, para o poder nada melhor do que oportunidades de aperfeiÃ§oamento pela via da forÃ§a. Obter o poder assim apenas fortalece a prÃ³pria idÃ©ia de poder.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;A possibilidade que a internet traz com sua estrutura aberta Ã© a de gerar na penumbra forÃ§as que passam ao largo dos poderes estabelecidos, que possuem velocidades insuspeitas, que ocupam espaÃ§os inimaginÃ¡veis, que operam em todos os nÃ­veis. O quadro Ã© similar ao da guerrilha. Nada incomoda mais o poder  que sentir que estÃ¡ em curso uma mudanÃ§a e nÃ£o conseguir mapeÃ¡-la. Ã como se o trono comeÃ§asse a ser devorado por cupins e ninguÃ©m soubesse mais onde puseram a creolina.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Ã por isso que eu acho, por outro lado, que nossa farra libertÃ¡ria nÃ£o vai durar para sempre. Espero que o suficiente...&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;O Cage falava que a funÃ§Ã£o do artista era a de &quot;engrossar o caldo&quot;. Com a internet, o potencial do artista em fazÃª-lo, nunca foi tÃ£o claro.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;AliÃ¡s, parabÃ©ns pelo Overmundo. Indelicadeza minha nÃ£o ter falado isso ainda.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;AbraÃ§o</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9183</link>
  <title>Comentário postado por ValÃ©rio Fiel da Costa</title>
  <dc:date>2006-12-05T22:14:09Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9235">
  <description>Oi, ValÃ©rio&lt;br /&gt;&#13;&#10;Gostei muito do seu texto e da iniciativa de introduzir, num espaÃ§o aberto e nÃ£o acadÃªmico como o Overmundo, a figura importantÃ­ssima de Koellreutter.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Muitas questÃµes surgem... muito mais do que respostas... &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Algumas questÃµes que vocÃª levanta, no entanto, me incomodam um pouco: Ã s vezes tenho a impressÃ£o de que hÃ¡ um certo &quot;Ã³dio&quot; a tudo que se refere Ã  tradiÃ§Ã£o, principalmente Ã  tradiÃ§Ã£o musical construÃ­da no Brasil. Por exemplo: &quot;dar uma bela banana Ã  tradiÃ§Ã£o musical vigente&quot;... ou &quot;Um compositor para conseguir cair nas graÃ§as da elite, basta escrever uma sinfonia com ritmos regionais&quot; (serÃ¡ possÃ­vel dizer o mesmo ainda hoje?????).&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Lembro do exemplo de Arnold Schoenberg que, a partir do conhecimento profundo e do amor Ã  tradiÃ§Ã£o musical da Europa Ocidental, imaginou e materializou a prÃ³pria tÃ©cnica dodecafÃ´nica disseminada no Brasil por Koellreuter, entre outros.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Uma outra questÃ£o: por que nÃ£o incluir a tradiÃ§Ã£o brasileira neste conhecimento musical universal (do qual Koellreuter Ã© representante), onde jÃ¡ cabem a mÃºsica ocidental e os conhecimentos milenares dos indianos e japoneses?&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Mais um ponto: serÃ¡ que &quot;o prazer de produzir a mÃºsica coletivamente, muito mais que o produto em si mesmo&quot; (palavras de Hermano), apontado como uma tendÃªncia libertadora para a mÃºsica do sÃ©culo XXI graÃ§as ao poder descentralizador da internet, jÃ¡ nÃ£o seria justamente o principal &quot;mÃ©todo&quot; criativo empregado em grande parte da tradiÃ§Ã£o musical transmitida oralmente no Brasil hÃ¡ sÃ©culos???&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;No mais, entendo e concordo com vocÃª quando aponta a tendÃªncia imobilizadora e reacionÃ¡ria de muitos defensores da tradiÃ§Ã£o, e acredito que a liberdade e a ausÃªncia de preconceitos ainda Ã© a melhor saÃ­da.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;ParabÃ©ns pelo texto! </description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9235</link>
  <title>Comentário postado por CaÃ§apa</title>
  <dc:date>2006-12-06T18:17:15Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9252">
  <description>Oi CaÃ§apa.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Koellreutter nÃ£o era contra o nacionalismo. PorÃ©m os nacionalistas eram contra Koellreutter e contra qualquer forma de alternativa ao remÃ©dio cÃ­vico populista que eles pretendiam administrar no paÃ­s.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;O curioso Ã© que nesse assunto, contra Koellreutter, tanto realistas-socialistas quanto nacional-socialistas brasileiros concordavam. Koellreutter argumentava em favor da liberdade criativa e nÃ£o contra qualquer estÃ©tica considerada &quot;mÃ¡&quot;. NÃ£o era um entrincheirado no Brasil, um &quot;defensor das idÃ©ias do estrangeiro&quot;. Era um defensor do livre pensar. Basta entender isso. &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;obrigado pelo comentÃ¡rio</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9252</link>
  <title>Comentário postado por ValÃ©rio Fiel da Costa</title>
  <dc:date>2006-12-07T00:36:59Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9260">
  <description>Concordo com vocÃª, ValÃ©rio.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Apenas toquei no ponto da &quot;disputa&quot; entre tradiÃ§Ã£o e liberdade para lembrar que, hoje em dia, talvez esteja muito banalizado o discurso que renega o conhecimento tradicional como forma de afirmar a superioridade da inovaÃ§Ã£o a qualquer custo...&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Sei que nÃ£o Ã© o seu caso e nem era o de Koellreuter, como fica claro no final do seu texto e aproveito para dizer que este Ã© um dos artigos mais lÃºcidos e interessantes que li aqui no Overmundo.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;(Onde escrevi &quot;ainda Ã© a melhor saÃ­da&quot;, no comentÃ¡rio acima, leia-se &quot;ainda sÃ£o a melhor saÃ­da&quot;.)</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c9260</link>
  <title>Comentário postado por CaÃ§apa</title>
  <dc:date>2006-12-07T09:59:25Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c26588">
  <description>Tive a sorte de nos anos 80 conviver com o mestre como um dos seus tantos discÃ­pulos. Tive aulas de harmonia, contra-ponto e estÃ©tica. A sua casa no Rio era linda, na Urca, com uma belÃ­ssima vista e o piano alocado bem de frente pra baÃ­a. Ali eu e alguns amigos mÃºsicos ficÃ¡vamos completamente desconcertados com seu jeito de ser. Lembro de alguns pensamentos soltos: &quot; Ãxito Ã© diferente de sucesso, quando vc fizer sucesso alguma coisa estÃ¡ errada, vocÃª tÃªm que ter Ãªxito no que faz&quot;, pra citar apenas um. No final dos anos 90 estive em sua casa para que ele me desse uma carta de recomendaÃ§Ã£o a constar em algum projeto que eu estava envolvido...Ele jÃ¡ estava com a memÃ³ria bem abalada, digamos assim, mas foi, como sempre, extremamente gentil e prontamente assinou a carta. Me perguntou oq eu tinha aprendido com ele, e eu respondi: estÃ©tica. Ele riu, me desejou boa sorte e em seguida perguntou ao motorista oq eles iam fazer naquele dia, o motorista respondeu: Temos um conserto hoje maestro. Ele fez um movimento com a cabeÃ§a resignado e se despediu, com aquelas sombrancelhas de fazer inveja a lÃ­ngua do Einstein...&lt;br /&gt;&#13;&#10;Tom Jobim, Paulo Moura e Tim Rescala tambÃ©m passaram por ali.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Existe uma mÃ¡xima Ã¡rabe que diz &quot;o segredo se protege a si mesmo&quot;. De qq forma lembrar e saudar Kollreutter pra quem o conheceu um pouco serÃ¡ sempre uma alegria.&lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/apenas-koellreutter#c26588</link>
  <title>Comentário postado por Mansur</title>
  <dc:date>2007-7-21T00:13:42Z</dc:date>
 </item>
 <textinput rdf:about="http://www.overmundo.com.br/home/busca.php">
  <name>txtBusca</name>
  <link>http://www.overmundo.com.br/home/busca.php</link>
  <title>Buscar:</title>
  <description>Busque notícias no Overmundo</description>
 </textinput>
</rdf:RDF>