<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<?xml-stylesheet type="text/xsl" href="style.xsl"?>
<!-- Generated by: http://www.phpclasses.org/rsswriter $Revision: 1.7 $ -->
<rdf:RDF xmlns:rdf="http://www.w3.org/1999/02/22-rdf-syntax-ns#" xmlns="http://purl.org/rss/1.0/" xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/">
 <channel rdf:about="http://www.overmundo.com.br/rss/rss_noticia.php?titulo=forro-moderno">
  <title>.: ForrÃ³ moderno :.</title>
  <link>http://www.overmundo.com.br/overblog/forro-moderno</link>
  <description>Cultura de todo o Brasil na internet</description>
  <dc:date>2026-6-11T13:43:56Z</dc:date>
  <image rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/images/overmundo_06.gif"/>
  <items>
   <rdf:Seq>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4590"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4627"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4630"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4632"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4642"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4658"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4661"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4694"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4696"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4703"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4704"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4711"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4712"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4715"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4717"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4719"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4722"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4725"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4728"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4729"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4730"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4732"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4735"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4741"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4748"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4749"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4758"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4761"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4773"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4821"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4824"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4877"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4898"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4982"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c5027"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c5038"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c5050"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c5095"/>
   </rdf:Seq>
  </items>
  <textinput rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/home/busca.php"/>
 </channel>
 <image rdf:about="http://www.overmundo.com.br/images/overmundo_06.gif">
  <url>http://www.overmundo.com.br/images/overmundo_06.gif</url>
  <link>http://www.overmundo.com.br/</link>
  <title>.: Overblog :.</title>
  <description>Cultura de todo o Brasil na internet</description>
 </image>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4590">
  <description>Muito legal isso! Lembro que, hÃ¡ alguns anos, inventaram um eufenismo preconceituoso: &apos;forrÃ³ universitÃ¡rio&apos;.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;O veradeiro significado, que muitos tentavam ignorar, era o de que naqueles estabelecimentos nÃ£o haveria pobres nem nordestinos.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4590</link>
  <title>Comentário postado por Gravatai Merengue</title>
  <dc:date>2006-9-18T18:24:13Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4627">
  <description>Fora esse Thiago aÃ­, a festa pareceu bem interessante!&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Forro Ã©, definitivamente, um ritmo muito bom de se danÃ§ar.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4627</link>
  <title>Comentário postado por Eduardo EGS</title>
  <dc:date>2006-9-19T13:59:01Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4630">
  <description>Por aqui Ã© chamado tambÃ©m de ForrÃ³ EletrÃ´nico, mas na verdade o que domina Ã© sÃ³ &quot;ForrÃ³&quot;, tudo que vem depois Ã© algum adjetivo de alguÃ©m que quer classificÃ¡-lo a parte da tradiÃ§Ã£o do ritmo. Inclusive eu, que me ponho nessa posiÃ§Ã£o.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Na verdade, o forrÃ³ Ã© algo muito complicado de eu compreender, seu sucesso, suas letras preconceituosas... Me pego vÃ¡rias vezes reproduzindo o que talvez seja o preconceito elitista por um ritmo realmente popular, ou seria massivo, ou os dois. Provavelmente essa Ãºltima opÃ§Ã£o... mas as dÃºvidas permanecem.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;O texto tÃ¡ muito bom JÃºlia, precisamos dessas abordagens cada vez mais. SÃ³ senti falta de vocÃª no texto, de como vocÃª chegou a conhecer a QuitÃ©ria e tal, os bastidores da reportagem no final das contas.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4630</link>
  <title>Comentário postado por Pedro Rocha</title>
  <dc:date>2006-9-19T14:14:30Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4632">
  <description>Obrigada, Pedro. Legal seu comentÃ¡rio tambÃ©m.. A QuitÃ©ria era faxineira onde trabalho, a vi danÃ§ando um dia e acabei me &quot;auto-convidando&quot; para acompanhÃ¡-la na festa... O mais legal foi descobrir este incrÃ­vel mundo nordestino por aqui.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Vou pensar em como &quot;me colocar&quot; mais nos prÃ³ximos textos! Mas quer dizer que aÃ­ em Fortaleza este tipo de forrÃ³ tambÃ©m sofre preconceito?&lt;br /&gt;&#13;&#10;Um abraÃ§o!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4632</link>
  <title>Comentário postado por JÃºlia Tavares</title>
  <dc:date>2006-9-19T14:24:17Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4642">
  <description>Ã bom lembrar que forrÃ³, na verdade, nÃ£o Ã© bem um &apos;ritmo&apos;. Ã uma festa. Nessa festa, toca-se vÃ¡rios ritmos, como baiÃ£o, coco, coquinho, embolada, xaxado etc.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Acontece a mesma coisa com o pagode. Ele Ã© considerado um &apos;ritmo&apos;, embora seja tÃ£o-somente uma festa - na qual toca-se variantes do samba.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4642</link>
  <title>Comentário postado por Gravatai Merengue</title>
  <dc:date>2006-9-19T15:22:44Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4658">
  <description>Dizem as lÃ­nguas que a palavra deriva do inglÃªs For All (para todos - igual aquele LP do Geraldo Azevedo). Mas a histÃ³ria mais aceita Ã© a origem nordetina mesmo: que forrÃ³ Ã© uma reduÃ§Ã£o de forrobodÃ³.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4658</link>
  <title>Comentário postado por Yuno Silva</title>
  <dc:date>2006-9-19T21:39:22Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4661">
  <description>Ã isso aÃ­, Yuno,  hÃ¡ as duas versÃµes. De &quot;For All&quot; ou de &quot;ForrobodÃ³&quot; (salvo melhor juÃ­zo, Ã© a explicaÃ§Ã£o de CÃ¢mara Cascudo). Nos dois casos, as palavra tem conotaÃ§Ã£o de uma &apos;festa&apos;.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4661</link>
  <title>Comentário postado por Gravatai Merengue</title>
  <dc:date>2006-9-19T22:09:30Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4694">
  <description>Esse forrÃ³ fake invadiu tudo, Julia. AtÃ© aqui no Nordeste...sÃ³ se ouve esse povo: Saia Rodada, Calypso, Baby Doll (siiiim, as moÃ§as cantam e danÃ§am usando baby dolls) e afins.&lt;br /&gt;&#13;&#10;As letras das mÃºsicas sÃ£o pobres, feias e geralmente de mau gosto! Algumas sÃ£o tÃ£o grosseiras que sinceramente me incomodam...coisas do tipo &quot;lapada na rachada&quot;! Deve ter tocado nessa festa que vc foi.&lt;br /&gt;&#13;&#10;beijo e parabÃ©ns pela materia</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4694</link>
  <title>Comentário postado por Natacha MaranhÃ£o</title>
  <dc:date>2006-9-20T13:55:11Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4696">
  <description>Oi, Natasha, obrigada!&lt;br /&gt;&#13;&#10;Mas vc nÃ£o acha que Ã© preciso reconhecer o valor deste tipo de mÃºsica? &quot;Mau gosto&quot; do ponto de vista de quem?? Acho que tomar cuidado com estes julgamentos Ã© um dos principais desafios do jornalismo cultural que se pretende nÃ£o-elitista. Um beijo!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4696</link>
  <title>Comentário postado por JÃºlia Tavares</title>
  <dc:date>2006-9-20T14:26:34Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4703">
  <description>bacana o texto! precisamos de mais textos sobre esse novo forrÃ³ por aqui: acho que Ã© a mÃºsica mais popular em todo o Brasil: qualquer lugar que eu vou tem show do Calcinha Preta! percebo vÃ¡rias qualidades propriamente musicais na onda: uma mistura muito interessante de ritmos (vaneirÃ£o, pagode, quebradeira etc.), uma metaleira caribenha, um baixo bem funkeado... e tambÃ©m uma indÃºstria audiovisual nascente e totalmente independente de patrocÃ­nios oficiais: toda banda iniciante tem que ter DVD...</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4703</link>
  <title>Comentário postado por Hermano Vianna</title>
  <dc:date>2006-9-20T15:49:13Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4704">
  <description>TambÃ©m achei muito bacana o texto. Aproveito para registrar que a Rui Barbosa, rua do Gold e de tantas outras casas de forrÃ³, tem uma longa histÃ³ria cultural. A rua jÃ¡ foi o epicentro do teatro paulistano (muitas dessas casas de show eram os teatro dos famosos musicais do Bixiga). Mais recentemente, foi tambÃ©m o point de bailes de Hip Hop, quando essa cultura bombou em SÃ£o Paulo. Era lÃ¡ que o DJ KLJay - DJ dos Racionais MCÂ´s fazia suas festas no histÃ³rico palco do Sambarylove, onde muitos grupos de rap comeÃ§aram a tocar. Pra quem quiser conhecer mais do novo forrÃ³ em SÃ£o Paulo, alÃ©m da Rui Barbosa, indico tambÃ©m o Largo da Batata em Pinheiros. </description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4704</link>
  <title>Comentário postado por Ale Youssef</title>
  <dc:date>2006-9-20T16:22:05Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4711">
  <description>Ã julia, Ã© dificil dizer que algo Ã© de mau gosto sem ser pessoal, mas realmente essas mÃºsicas tem defeitos que independem do ponto de vista, como letras mal feitas, gravaÃ§Ãµes de pÃ©ssimo nÃ­vel tÃ©cnico, entre outras coisas. Aracaju como &quot;mÃ£e&quot; da calcinha preta hÃ¡ muito tempo Ã© dominada por essa mÃºsica que chamam de forrÃ³, mas apesar de eu nÃ£o consguir ouvir acho muito melhor que as pessoas estejam ouvindo do que curtindo e imitando as britneys e demais enlatados americanos.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4711</link>
  <title>Comentário postado por Alex Sant&apos;Anna</title>
  <dc:date>2006-9-20T17:06:51Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4712">
  <description>Esse forrÃ³ aqui, nem tÃ£o moderno assim, se chama &quot;Papo DÂ´Skina&quot;. &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Olha o hit preferido da galera atualmente: &quot;de bar em bar, de mesa em mesa...bebendo cachaÃ§a, tomando cerveja&quot;.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Coisa de maluco! Ha-ha-ha!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4712</link>
  <title>Comentário postado por Marcos Paulo</title>
  <dc:date>2006-9-20T17:21:39Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4715">
  <description>Julia, mau gosto na minha opiniÃ£o, que fique claro. Mas como disse o Alex, tem &quot;defeitos&quot; que independem de opiniÃ£o. Essa mÃºsica que eu falei, &quot;lapada na rachada&quot;, Ã© muito ruim mesmo. NÃ£o to sendo elitista nÃ£o, juro!&lt;br /&gt;&#13;&#10;Alex, como vocÃª, eu nÃ£o consigo ouvir MESMO. Cara, dÃ¡ vontade de descer do Ã´nibus quando comeÃ§a a tocar - pior que o motorista deve adorar, porque sempre aumenta o volume. NÃ£o sei se vocÃª jÃ¡ ouviu por aÃ­, mas aqui no PiauÃ­ rolam inclusive versÃµes de mÃºsicas da Britney Spears, da Mariah Carey e do James Blunt (sim, YouÂ´re beautiful em ritmo de forrÃ³).&lt;br /&gt;&#13;&#10;Marcos Paulo, essa aÃ­ da cachaÃ§a Ã© do ForrozÃ£o Risca-Faca..febre por aqui tambÃ©m. E pelo menos cinco candidatos a deputado aqui usaram a melodia pra fazer seus jingles de campanha. &lt;br /&gt;&#13;&#10;:-)</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4715</link>
  <title>Comentário postado por Natacha MaranhÃ£o</title>
  <dc:date>2006-9-20T18:33:40Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4717">
  <description>Concordo com vocÃª Hermano, Ã© provavelmente a mÃºsica mais popular do Brasil, e esse pessoal da aula de como manter um mercado de mÃºsica independente, mesmo se utilizando de prÃ¡ticas ultrapassadas e questionÃ¡veis como o jabÃ¡. No entanto, nÃ£o consigo perceber absolutamente nenhuma qualidade musical ou poÃ©tica em nenhum desses grupos, claro que isso Ã© sempre pessoal, elitista ou nÃ£o, eu acho inaudÃ­vel.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;O que acontece Ã© que essas discussÃµes sobre o forrÃ³ sempre parecem cair numa coisa que congela o ritmo/festa no tempo, me deixem explicar...Se Ã© esse forrÃ³ eletrÃ´nico Ã© um lixo cultural enlatado fake pras massas isso e aquilo, se uma turma nova como a do forrÃ³ universitÃ¡rio tenta fazer uma coisa com uma cara mais contemporÃ¢nea e jovem pras tradiÃ§Ãµes da festa/ritmo/mÃºsica, aÃ­ Ã© coisa de burguÃªs menina-hippie-chique-de-sandÃ¡lia-da-Benedito-Calixto, entÃ£o a coisa fica naquele saudosismo de Luis Gonzaga e Jackson do Pandeiro, congelado no tempo, uma tradiÃ§Ã£o ancestral, sagrada e intocÃ¡vel. &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;MÃºsica Ã© uma coisa viva mesmo e muda com o tempo e os lugares.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;GravataÃ­, vocÃª tem razÃ£o, o forrÃ³ Ã© uma festa, mas tambÃ©m Ã© um dos tantos ritmos, no entanto, creio que a embolada nÃ£o Ã© um ritmo, o ritmo Ã© o coco, tem o coco de embolada, que Ã© a cantiga, e o coco de roda, que a danÃ§a, ambos seguem o ritmo coco.&lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4717</link>
  <title>Comentário postado por Marcelo Cabral</title>
  <dc:date>2006-9-20T19:23:17Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4719">
  <description>independente do &quot;tipo&quot; de forrÃ³ o texto estÃ¡ uma delÃ­cia. Foi um prazer conhecer um pouco da QuitÃ©ria e das Negas.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4719</link>
  <title>Comentário postado por Erika Morais</title>
  <dc:date>2006-9-20T19:41:51Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4722">
  <description>Bom, parece que temos uma divisÃ£o entre &quot;elitistas&quot; e &quot;deslumbrados&quot;. O fato Ã© que bandas como as citadas acima sÃ£o produto de um cruel coronelismo cultural vivido no Nordeste (principalmente Pernambuco e CearÃ¡), onde renovam-se os hits e as bandas, mas os empresÃ¡rios continuam os mesmos (e o jabÃ¡ tambÃ©m). Aqui, a letra das mÃºsicas fazem mais sentido ainda, pois integram um contexto de misÃ©ria material, sexual e afetiva de um povo sem grana, saÃºde ou educaÃ§Ã£o. Sem falar que esse &quot;fenÃ´meno&quot; tÃ¡ longe de ser forrÃ³. TÃ¡ mais pra lambada .</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4722</link>
  <title>Comentário postado por AndrÃ© Dib</title>
  <dc:date>2006-9-20T23:46:38Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4725">
  <description>PÃ´ pessoal, muito legal o texto da menina ai.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Quem quer escutar &quot;a mÃºsica&quot; deve ouvir mÃºsica clÃ¡ssica perfeita em sua construÃ§Ã£o. Todos os outros estilos e ritmos tem elementos diferentes e iguais, por isso temos a diversidade. Imagina sÃ³ se tudo tivesse um &quot;padrÃ£o&quot; de qualidade tÃ©cnica, acÃºstica e musical. Isso sim seria muito chato. A gurias queriam matar a saudade dÃ¡ terrinha delas...nada mais justo.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Viva a diversidade do Brasil!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4725</link>
  <title>Comentário postado por achr</title>
  <dc:date>2006-9-21T01:11:40Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4728">
  <description>gostei muito do texto!!&lt;br /&gt;&#13;&#10;Porem nao consigo danÃ§ar forrÃ³. ja tentei mais foi um desastre.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Mais e legal ver os outros danÃ§ando!!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4728</link>
  <title>Comentário postado por Thiago Rodrigues</title>
  <dc:date>2006-9-21T09:46:39Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4729">
  <description>Gravatai,&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Passo bem longe de ser uma autoridade nessa caso do forrÃ³, mas aqui no CearÃ¡ o forrÃ³ Ã© muito forte, inclusive Ã© um dos polos de &quot;exportaÃ§Ã£o&quot; dessas bandas... e aqui nÃ£o vejo de forma alguma sua idÃ©ia de forrÃ³ como um festa ou espaÃ§o em que se reunem vÃ¡rios ritmos... A palavra foi reapropriada (se preferir, desvirtuada ou coisa do tipo) e se refere claramente a um tipo de mÃºsica, no caso do &quot;moderno&quot;, com padrÃµes atÃ© bem fÃ¡ceis de identificar.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4729</link>
  <title>Comentário postado por Pedro Rocha</title>
  <dc:date>2006-9-21T10:28:43Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4730">
  <description>Acho que o rÃ³tulo forrÃ³-brega seria mais adequado para nomear o estilo citado no texto e nas discussÃµes. Dos comentÃ¡rios que li, achei o do AndrÃ© Dib aÃ­ em cima o mais lÃºcido. E nÃ£o vale essa coisa de transformar Luiz Gonzaga em peÃ§a de museu. Os caras do forrÃ³ universitÃ¡rio regravaram suas mÃºsicas e foram inspirados por elas, nÃ£o faz muito tempo que Gil as reviveu no &quot;SaÃµ JoÃ£o Vivo &quot; e no cd de &quot;Eu, tu, eles&quot;. Basta ouvir GonzagÃ£o pra saber que ele foi, Ã© e serÃ¡ muito importante na mÃºsica do Brasil. Agora, o NE anda tomado desse forrÃ³-brega, e o que chama a atenÃ§Ã£o Ã© a penetraÃ§Ã£o na classe de poder aquisitivo mais alto, que foi antes seduzida pelo sertanejo, &quot;pagode&quot; etc. DemocrÃ¡tico: &quot;pobres&quot; e &quot;ricos&quot; na mesma casa de shows pra consumir uma mÃºsica descartÃ¡vel, de bandas exploradas por empresÃ¡rios sem nenhum amor Ã  arte e muito apego Ã  grana. Geralmente um deles Ã© dono de vÃ¡rias bandas do mesmo formato. E o consumidor consome...&lt;br /&gt;&#13;&#10;NÃ£o podemos esquecer que &quot;o povo sabe o que quer, mas o povo tambÃ©m quer o que nÃ£o sabe&quot;...&lt;br /&gt;&#13;&#10;Vi a sinfÃ´nica de RibeirÃ£oPreto atrair multidÃµes, de todas as &quot;classes&quot;, ao Teatro de Arena, em concertos gratuitos e ao ar livre, quando eu morava lÃ¡. OfereÃ§a-se ao povo mÃºsica de qualidade e ele consumirÃ¡. E sairÃ¡ mais inteligente, mais emocionado, mais revigorado culturalmente. Agora, se se trata sÃ³ do roÃ§a-roÃ§a do baile, aÃ­ vale qualquer ritmo. &lt;br /&gt;&#13;&#10;Sou cantor de MPB e estou justamente ensaindo um show de forrÃ³, que pretendo mostrar aqui em Sampa e na ParaÃ­ba (de onde vim), mas acÃºstico: voz, violÃ£o e percussÃ£o - forrÃ³ para &quot;ouvir&quot;. E tome GonzagÃ£o, Dominguinhos, Genival Lacerda, BraÃºlio Tavares, Elino JuliÃ£o, FlÃ¡vio JosÃ©, Elba Ramalho, Jackson do Pandeiro, MarinÃªs, Trio Nordestino, Chico CÃ©sar e tantos outros. A idÃ©ia Ã© justamente dar Ãªnfase nas letrasde forrÃ³ (os mais antigos, principalmente), que sÃ£o de uma malÃ­cia, ironia, alegria, ingenuidade e refinamento poÃ©tico impressionantes.&lt;br /&gt;&#13;&#10;O texto de JÃºlia estÃ¡ fantÃ¡stico. Vide o bom debate que estÃ¡ rendendo.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4730</link>
  <title>Comentário postado por Renan Barbosa</title>
  <dc:date>2006-9-21T11:04:20Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4732">
  <description>O texto estÃ¡ muito bom, gostoso de ler. No entanto, tambÃ©m acho que texto Ã© forma e conteÃºdo (nÃ£o sÃ³ o explÃ­cito, mas tb o implÃ­cito e o silenciado). Portanto, nesse sentido, acho bem interessante a discussÃ£o em torno do tema. Eu ia antes escrever para dizer que concordo com a Natacha, e que a opiniÃ£o dela estÃ¡ longe de ser elitista. AtÃ© porque, e quem vive no Nordeste -ao menos em Alagoas - sabe, o chamado &quot;forrÃ³ eletrÃ´nico&quot; Ã© o ritmo oficial dos jovens mais abastados, junto com o axÃ©. E tambÃ©m acho que a maioria das letras sÃ£o pobres, sim, do ponto de vista de qualquer pessoa que reflita melhor sobre o que elas representam. Acho que elas reproduzem uma sÃ©rie de preconceitos, especialmente na relaÃ§Ã£o homem - mulher, como a mulher de &quot;pegar&quot; e a mulher &quot;de casar&quot;, o cara que sai de bar em bar para &quot;raparigar&quot; e beber cachaÃ§a com os amigos enquanto a mulher fica em casa com os filhos, preconceito contra homossexuais (aqui jÃ¡ teve caso de espancamento por conta de incitaÃ§Ã£o de um cantor de forrÃ³, que pediu &quot;vaia para as bichinhas&quot;)... claro que isso nÃ£o nasce &quot;do nada&quot;, Ã© reflexo de determinadas atitudes que fazem parte do nosso cotidiano, mas na medida em que sÃ£o reproduzidos mais e mais, contribuem para a perpetuaÃ§Ã£o de certas idÃ©ias. Sei que tem gente que acha que isso nÃ£o conta, que o que vale Ã© o ritmo e a diversÃ£o... eu, particularmente, discordo completamente.&lt;br /&gt;&#13;&#10;No entanto, deixo claro: respeito e entendo quem gosta, sÃ³ que acho que vai alÃ©m do &quot;gosto pessoal de cada um&quot;. &lt;br /&gt;&#13;&#10;Ah, nÃ£o vou entrar nem no mÃ©rito das qualidades vocais dos cantores... &lt;br /&gt;&#13;&#10;Quanto Ã  indÃºstria do forrÃ³, concordo completamente com o AndrÃ© Dib. Um amigo de infÃ¢ncia meu toca no Calcinha Preta. AliÃ¡s, ele nÃ£o Ã© &quot;parte&quot; do Calcinha Preta. Ele toca pro empresÃ¡rio e dono dessa banda, e de vÃ¡rias outras no mesmo estilo (jÃ¡ pulou de banda em banda atÃ© chegar nessa). Em MaceiÃ³, um apresentador de um programa policial (e candidato, claro, por um partido de extrema direita) tambÃ©m entrou no ramo. Enquanto anuncia desgraÃ§as envolvendo os pobres, bota a banda pra tocar na TV, tem uma casa de show, banca o jabÃ¡. Se lucra muito em cima de fÃ³rmulas prontas.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Mas enfim, acho que a gente tÃ¡ tratando de um conteÃºdo que vai alÃ©m do que a autora falou (um relato interessante de uma noite de forrÃ³ com nordestinas em SP), mas que se relaciona com ele. A questÃ£o Ã© que se o texto nÃ£o fosse bom, nem daria esse pano pra manga. </description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4732</link>
  <title>Comentário postado por Tati MagalhÃ£es</title>
  <dc:date>2006-9-21T12:00:22Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4735">
  <description>Nota-se a &quot;evoluÃ§Ã£o&quot; do ritmo forrÃ³, mas jÃ¡ referente ao baile, continua a mesma coisa, a mulher entrando de &quot;grÃ¡tis&quot; e esperando o homem que a chame para danÃ§ar.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Gostei do texto, fiquei imaginando eu num lugar desses.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4735</link>
  <title>Comentário postado por LetÃ­cia Lins</title>
  <dc:date>2006-9-21T13:52:18Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4741">
  <description>ForrÃ³ &quot;estilizado&quot; aqui no Nordeste Ã© a mesma coisa que a monocultura da cana. Manda quem pode, obedece quem tem juÃ­zo. Sei que extrapolamos o texto da JÃºlia, mas Ã© bom que isso seja dito pra quem Ã© de fora ter mais referÃªncia...</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4741</link>
  <title>Comentário postado por AndrÃ© Dib</title>
  <dc:date>2006-9-21T16:51:20Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4748">
  <description>Tenho que concordar totalmente com AndrÃ©, Tati e Natacha, coronelismo cultural mesmo. E o que a Tati falou, Ã© a elite econÃ´mica daqui que consome esse tipo de mÃºsica, todas as camadas consomem na verdade, Ã© bem popular mesmo.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4748</link>
  <title>Comentário postado por Marcelo Cabral</title>
  <dc:date>2006-9-21T18:50:13Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4749">
  <description>esta babel moderna q Ã© s paulo tem de tudo um pouco. julia, jÃ¡ q vc estÃ¡ com o pÃ© na estrada, vai atÃ© a estaÃ§Ã£o armenia do metrÃ´, e faz reportagem da festa boliviana.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4749</link>
  <title>Comentário postado por jaderdavila</title>
  <dc:date>2006-9-21T18:56:13Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4758">
  <description>No Ãºltimo comentÃ¡rio, nÃ£o especifiquei o tal &quot;Papo de DÂ´Skina&quot;. Mas se trata de um local (ou &quot;escolinha&quot;, como Ã© classificado por alguns) que recebe tanta gente, mas tanta gente mesmo - de todas as classes - que forma um coral sensacional de mÃºsica &quot;forrÃ³ brega brasileira&quot;. &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;E o sucesso, como bem sabe a Natacha, Ã© tal do &quot;Risca Faca&quot;.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Que filme de comÃ©dia!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4758</link>
  <title>Comentário postado por Marcos Paulo</title>
  <dc:date>2006-9-22T09:47:42Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4761">
  <description>Aqui em Roraima, as bandas mais solicitadas de forrÃ³ sÃ£o as que fazem cover dessas aÃ­ jÃ¡ citadas e que tambÃ©m tocam letras de triplo sentido. E nem sempre as danÃ§arinhas sÃ£o bonitas como as do Thiago...</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4761</link>
  <title>Comentário postado por Edgar Borges</title>
  <dc:date>2006-9-22T10:43:08Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4773">
  <description>um debate sobre mais ou menos o mesmo assunto jÃ¡ aconteceu &lt;a href=&quot;http://www.overmundo.com.br/overblog/dominguinhos&quot;&gt;aqui&lt;/a&gt;. E uma conversa paralela tambÃ©m foi iniciada &lt;a href=&quot;http://www.overmundo.com.br/overblog/lafayette-e-papo-firme&quot;&gt;aqui&lt;/a&gt;.Acho que eu nÃ£o tenho muito a acrescentar ao que eu disse por lÃ¡ sem ficar repetitivo... </description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4773</link>
  <title>Comentário postado por Hermano Vianna</title>
  <dc:date>2006-9-22T12:42:54Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4821">
  <description>NÃ£o resisto e vou acrescentar: se este Ã© o espaÃ§o para a cultura que nÃ£o encontra espaÃ§o na grande mÃ­dia, nÃ£o Ã© o caso de bandas como a Calcinha Preta. Como jÃ¡ disse o Alex, aqui em Aracaju ele dominam o mercado, o empresÃ¡rio Ã© poderoso, dono de palcos e estrutura, envolvido atÃ© com conchavos polÃ­ticos, pelo menos Ã© o que se comenta (atÃ© em inquÃ©rito policial o cara jÃ¡ foi parar, tipo OperaÃ§Ã£o Fox). Ã fato corrente que uma rÃ¡dio aqui foi arrendada por ele, um negÃ³cio alaranjado, digamos... Enfim, ele jÃ¡ tem a mÃ­dia na mÃ£o... Mas que essas bandas dÃ£o aula de mercado independente, ah, isso dÃ£o. SÃ³ que eu, confesso, acho ruim de doer os ouvidos... rsrs</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4821</link>
  <title>Comentário postado por Marcelo Rangel</title>
  <dc:date>2006-9-23T03:52:31Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4824">
  <description>mas na mÃ­dia de circulaÃ§Ã£o nacional nunca li/vi nenhuma matÃ©ria sobre o Calcinha - nao precisa ser uma materia para falar bem, pode ser falando mal tambem - hÃ¡ um silÃªncio enorme sobre todas as mÃºsicas mais populares do Brasil agora - essas bandas nÃ£o precisaram da mÃ­dia nacional para ser sucesso nacional, e aÃ­ estÃ¡ algo importante para ser analisado e debatido - tenho um certo receio de que o Overmundo acompanhe o silÃªncio reinante, e vire um guetinho do &quot;bom gosto&quot;, descolado da realidade cultural da maioria da populaÃ§Ã£o...</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4824</link>
  <title>Comentário postado por Hermano Vianna</title>
  <dc:date>2006-9-23T08:39:40Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4877">
  <description>Ã verdade, acho que esses grupos sÃ³ nÃ£o estÃ£o tanto na mÃ­dia nacional porque lÃ¡ o jabÃ¡ deve ser bem mais caro... Em alguns casos, os empresÃ¡rios das bandas tambÃ©m sÃ£o donos das mÃ­dias locais, aÃ­ jÃ¡ viu, nÃ©? Bom, resolvi escrever mais sobre o assunto num post especÃ­fico, que jÃ¡ tÃ¡ na lista de ediÃ§Ã£o. Espero vocÃªs lÃ¡...</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4877</link>
  <title>Comentário postado por AndrÃ© Dib</title>
  <dc:date>2006-9-25T00:45:03Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4898">
  <description>Bem, jÃ¡ vi anunciarem o Calcinha Preta como grande atraÃ§Ã£o no FaustÃ£o, Hermano. Seguindo sua indicaÃ§Ã£o, podemos escrever sobre a banda e tudo o que gira em torno dela, aprofundando o que escrevi no post acima. Que tal?</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4898</link>
  <title>Comentário postado por Marcelo Rangel</title>
  <dc:date>2006-9-25T16:04:11Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4982">
  <description>oi Marcelo: bandas como Calcinha e Calypso sÃ³ apareceram na grande mÃ­dia depois que eram sucesso enorme em todo o Brasil... quando o &quot;de cima para baixo&quot;: queria saber mais sobre a origem social dos donos das bandas: nÃ£o sei se vieram todos de &quot;cima&quot; ou inventaram um novo &quot;cima&quot;... Ã© Ã³tima a idÃ©ia de um texto aprofundando o &quot;modelo de negÃ³cios&quot; do forrÃ³ pop - mas seria bom tentar evitar preconceitos - por exemplo, o de que bandas nÃ£o podem ter donos e que os mÃºsicos nÃ£o podem ser funcionÃ¡rios da empresa, &quot;trocÃ¡veis&quot; - lembro que isso Ã© comum em outros tipos de situaÃ§Ãµes musicais, de orquestras sinfÃ´nicas Ã  Banda de Ipanema - ou bandas de baile em geral... vejo as bandas de forrÃ³ pop mais como bandas de baile, e o circuito de forrÃ³ essencialmente como um circuito festivo... a maioria das bandas nÃ£o toca apenas seu repertÃ³rio, toca o que faz o povo danÃ§ar, e o povo estÃ¡ ali para se divertir e nÃ£o para cultuar uma performance &quot;artÃ­stica&quot; - tudo faz ali um sentido diferente daquele que costumamos a valorizar em outros ambientes, sobretudo aqueles mais ligados a uma idÃ©ia romÃ¢ntica de &quot;artista genial&quot; etc. - nÃ£o estou aqui criticando a idÃ©ia de &quot;artista genial&quot; - mas os gÃªnios tambÃ©m produzem muita mÃºsica ruim, assim como os astros do forrÃ³ pop (que tambÃ©m produzem alguma jÃ³ias geniais -talvez por descuido, pois sua funÃ§Ã£o Ã© fazer o povo se divertir numa noite onde a genialidade atÃ© atrapalha... hehehe) - quanto ao outro texto do Dib (ainda na fila de ediÃ§Ã£o, mas facilmente encontrÃ¡vel via o &lt;a href=&quot;http://www.overmundo.com.br/usuarios/andre-dib&quot;&gt;seu perfil&lt;/a&gt;) : puxa, sexo e problemas romÃ¢nticos nÃ£o tÃªm &quot;conexÃ£o alguma com a realidade urbana (ou rural) vivida pelos nordestinos hoje?&quot;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c4982</link>
  <title>Comentário postado por Hermano Vianna</title>
  <dc:date>2006-9-26T12:48:25Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c5027">
  <description>Gostei da proposta, Hermano... vou tentar (mesmo) me livrar de todos os preconeceitos... rsrs... eu atÃ© jÃ¡ estive em bailÃµes assim aqui, nÃ£o serÃ¡ nada tÃ£o complicado... (afinal, apÃ³s alguns goles, o som jÃ¡ nem faz diferenÃ§a... rsrsrsrs) Mas, sÃ©rio, realmente acho o &quot;modelo de negÃ³cios&quot; dessa galera admirÃ¡vel. </description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c5027</link>
  <title>Comentário postado por Marcelo Rangel</title>
  <dc:date>2006-9-26T21:44:20Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c5038">
  <description>Oi, Hermano! Sexo e problemas romÃ¢nticos dizem respeito a qualquer ser humano sobre a terra... NegÃ³cios Ã  parte, no meu texto, demarquei onde penso estar a diferenÃ§a entre a nÃ£o tÃ£o nova indÃºstria do forrÃ³ e boa parte das expressÃµes das periferias (incluindo o prÃ³prio forrÃ³ antigo). Quando falo em falta de contexto nas mÃºsicas, quis dizer: onde, geograficamente, elas sÃ£o produzidas (bairro, cidade)?  Em que condiÃ§Ãµes sociais? NÃ£o existe territÃ³rio definido para o forrÃ³ eletrÃ´nico, principalmente se comparando com gÃªneros como o funk e o hip hop...</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c5038</link>
  <title>Comentário postado por AndrÃ© Dib</title>
  <dc:date>2006-9-27T00:34:15Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c5050">
  <description>mas por que a obrigatoriedade de toda mÃºsica falar do contexto local? por sÃ£o da periferia? schubert podia falar de amor universal sem falar das condiÃ§Ãµes sociais urbanas ou rurais do impÃ©rio austro-hÃºngaro... por que ele pode ficar com o &quot;universal&quot; e o forrÃ³ ou o hip hop nÃ£o? </description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c5050</link>
  <title>Comentário postado por Hermano Vianna</title>
  <dc:date>2006-9-27T11:31:27Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c5095">
  <description>Obrigatoriedade nenhuma. Ã uma questÃ£o de gosto meu mesmo... sabe como Ã©: quanto mais local, mais universal (ou serÃ¡ vice-versa?) :-)</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/forro-moderno#c5095</link>
  <title>Comentário postado por AndrÃ© Dib</title>
  <dc:date>2006-9-27T17:08:17Z</dc:date>
 </item>
 <textinput rdf:about="http://www.overmundo.com.br/home/busca.php">
  <name>txtBusca</name>
  <link>http://www.overmundo.com.br/home/busca.php</link>
  <title>Buscar:</title>
  <description>Busque notícias no Overmundo</description>
 </textinput>
</rdf:RDF>