.: O CD agoniza, viva a música! :.
http://www.overmundo.com.br/overblog/o-cd-agoniza-viva-a-musica
Cultura de todo o Brasil na internet
2024-3-28T18:34:12Z
http://www.overmundo.com.br/images/overmundo_06.gif
http://www.overmundo.com.br/
.: Overblog :.
Cultura de todo o Brasil na internet
-
Bela análise, Inagaki. Interessante notar que não só o CD agoniza, mas o conceito de álbum também dá seus últimos suspiros. E não tenho dúvidas de que os artistas independem da indústria. Agora é a vez das distribuidoras. Aliás, distribuidores, como eu, você e qualquer um com banda larga.<br />
O site www.goear.com , uma espécie de youtube dos áudios que promete sacudir ainda mais esse balaio, nos deixa um post-it sintomático em sua home; "The transformation has started".
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c9652
Comentário postado por G. Tomé
2006-12-14T18:22:53Z
-
Eu sempre fui a favor de comprar álbuns originais. Sempre tão cheios de cuidados, cheios de preocupação por parte do músico e de toda a equipe. Só que o preço aumentou e o cuidado para com os álbuns também. Eles pararam de nos deixar mais próximos dos artistas e nos deixaram mais perto da sensação de roubo por parte das gravadoras. Não lembro qual foi o último álbum que comprei! Entretanto, não podemos esquecer de todos os artistas que antes não tinham possibilidade nenhuma de ter um espaço na indústria fonográfica e hoje nos transmitem facilmente seu trabalho. Ainda não sei o que pensar à respeito, para ser bem sincera... (mas meu bolso agradece) :*
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c9713
Comentário postado por marieporto
2006-12-16T00:28:44Z
-
o interessante é que existem os casos na mão inversa: Jingles que viram músicas comerciais. A música daquele anúncio simpático do Mercado Livre ("Eu vim entregar o pedido") causou furor no Google, com muita gente boa botando pedaços da letra para ver se descobria o que era. Só fiquei sabendo disso porque fiz o mesmo, e achei blogs falando da música com um número impressionante de comentários de gente querendo a origem, a ltera completa, o download.<br />
<br />
A música é um jingle criado por uma agência gringa especialmente para a propaganda, só existem 45 segundos dela, e pode-se encontrá-la no eMule. à só procurar por "bandabeso" (pois é) ou "mercadolibre". A banda que a gravou poderia facilmente fazer carreira por aÃ, pelo menos nos paÃses da américa latina onde o anúncio roda.
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c9738
Comentário postado por Fábio Costello
2006-12-16T17:05:10Z
-
lendo sobre essas revoluções cotidianas culturais e cibernéticas, me lembrei do manoel de barros:<br />
<br />
"Havia um muro alto entre nossas casas.<br />
DifÃcil de mandar recado para ela. <br />
Não havia e-mail.<br />
O pai era uma onça.<br />
A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por<br />
um cordão<br />
E pinchava a pedra no quintal da casa dela.<br />
Se a namorada respondesse pela mesma pedra<br />
Era uma glória!<br />
Mas por vezes o bilhete enganchava nos galhos da goiabeira<br />
E então era agonia. <br />
No tempo do onça era assim."<br />
<br />
no tempo do onça a gente comprava cd rsrsrs
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c9808
Comentário postado por Debora Prado
2006-12-18T10:29:26Z
-
Impossével discordar que foi a própria indústria fonográfica que selou seu destino, impondo um modelo de relacionamento, tanto com artistas como com varejistas, que foi crucial para o surgimento de alternativas para a ditadura das gravadoras.<br />
Quanto à indagação de se os músicos dependem das gravadoras, exemplos contrários não faltam, felizmente.
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c9809
Comentário postado por Renourusso
2006-12-18T10:34:00Z
-
Todo dia que eu entro no Overmundo encontro um texto igual a este. Teve o mérito de contar um pouco a história do MP3, mas acho que a única solução pra esse assunto da música nos dias de hoje é mesmo não fazer nenhuma análise. Todo dia tem uma mudança nova, não dá tempo nem de ruminar a anterior. Em todo caso, parabéns pelo texto!
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c9819
Comentário postado por DiogoFC
2006-12-18T12:22:30Z
-
Não deixa de ser um reflexo de como as gravadoras muitas vezes tratam a música, como algo descartável e de rápido consumo. Posto assim, ninguém vai querer pagar 30 reais por um CD "perecÃvel". Por mais que eles combatam, precisarão se adaptar a essa nova realidade. Mas devo admitir que sinto falta de ler o encarte do CD, principalmente aqueles bem "recheados" com letras, fotos e informações diversas...
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c9822
Comentário postado por Moziel T.Monk
2006-12-18T12:27:24Z
-
Oi Inagaki, excelente ler sua colaboração para o Overmundo. O que é preciso fazer nesse momento é experimentar com novos modelos de negócio. Nesse sentido, já tem bandas lançando álbums utilizando um pen-drive carregado de arquivos MP3 (e vasta informação eletrônica sobre a banda, com fotos, textos etc). O exemplo do momento é o <a href="http://www.werkshop.com/store/item.action?artist_id=10&cat_id=2&item_id=32151">Barenaked Ladies</a> do Canadá. E o melhor é que ainda dá para usar o pen-drive para outras coisas...
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c9828
Comentário postado por ronaldo lemos
2006-12-18T13:44:45Z
-
à importante que todo mundo comece a refletir que está mudando esta história de que a principal fonte de renda das bandas são os shows. Este é um assunto que ninguém fala, mas muitos músicos já são detentores de seus direitos e em muitos perÃodos do ano, em que não ocorrem shows, existe a renda do recolhimento de direitos autorais. Acho que a renda dos criadores culturais pode vir através de diferentes modelos de negócios, inclusive uma parte de direitos autorais. Tudo de forma equilibrada e sem precisar criar cartel ou monopólio para que as coisas funcionem.
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c9838
Comentário postado por Alê Barreto
2006-12-18T16:30:35Z
-
Galera, valeu pelos ótimos comentários. E, Ronaldo, eu desconhecia essa iniciativa dos Barenaked Ladies, ótima sacada dos caras! Aproveito para deixar o link de um texto sensacional sobre o tema: "<a href="http://www.gardenal.org/trabalhosujo/2006/12/digital.html">Ok Computer - O dia em que a música saiu do disco</a>", matéria de capa da revista Bizz de novembro escrita pela dupla Alexandre Matias e Marcelo Ferla.
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c9860
Comentário postado por Alexandre Inagaki
2006-12-19T06:57:53Z
-
Inagaki, aonde vai dar toda essa revolução eu não consigo imaginar, pois ainda não se descobriu um meio justo de distribuição autoral em face dessas novas meios que permitem ao usuário baixar músicas na internet. Mas que é uma revolução, não temos dúvidas. E que ela é irreversÃvel. Ninguém duvida.<br />
Foi um prazer encontrá-lo aqui tb<br />
grande abraço
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c9902
Comentário postado por Julio Cesar Corrêa
2006-12-19T16:04:05Z
-
Não sabemos aonde vai parar todo esse ba-fa-fá gerado pela mudança de sistema, mudança para a web, mudança de disgestão de gostos e formatos. Sabemos que o artista é mais que livre para se expressar, para vender suas idéias e ideiais sonoros.<br />
<br />
Belo texto, sensÃvel e com visão.<br />
<br />
Abs.<br />
<br />
Joachim
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c9909
Comentário postado por Atair
2006-12-19T18:08:01Z
-
Muito bom o texto!
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c9931
Comentário postado por Tranquera
2006-12-19T22:04:29Z
-
Muito bom o texto e MUITO bom o muro!
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c9945
Comentário postado por LetÃcia Lins
2006-12-20T08:14:32Z
-
Acho que deixamos as gravadoras de lado mesmo. Com a facilidade que os artisitas têm hoje para produzir os seus própios albuns e iniciar uma distribuição online, as gravadoras deveriam se reformular no que diz respeito à venda de cds. <br />
Definitivamente o cd já deveria estar preparando o seu funeral. Nele vão estar presentes Mp3 e Midia players, celulares e notebooks.<br />
A mobilidade e a capacidade de armazenamento estão comecando a tornar limitadas a força dos pobres CDs. Além disso, com a morte do CD, limpei uns 2 m2 de espaço em casa. Tudo pq tenho uma caixinha pequena que armazena 80gb e posso levar pra cima e pra baixo;
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c9948
Comentário postado por Patrico
2006-12-20T09:43:01Z
-
Vou dar minha opinião sincera. Primeiro, não acredito que o MP3 seja a "salvação da lavoura", ele ganha pontos quando o assunto é facilidade de distribuição, mas perde outros tantos se atentarmos para a qualidade do áudio. Não acredito na idéia de extinção do suporte fÃsico de música (no máximo na substituição do CD pelo DVD áudio ou algo equi valente), mas sim na confluência e convivência de suportes. Além do mais, adoro comprar um CD, colocar o fone de ouvido, deitar no chão e entrar na viagem musical que inclui ler todo o encarte, apreciar o projeto gráfico, etc. O problema básico do CD é o preço, ainda mais quando é possÃvel calcular a exorbitante margem de lucro das gravadoras. Outro assunto importante e imprescindÃvel é a questão dos direitos autorais. Muitos compositores vivem desse dinheiro e, consequentemente, perdem muito com a "gratuidade" via P2P. O problema é a baixa taxa de royalites pagos pelas gravadoras (cerca de 8 a 12%, distribuidos entre compositores, intérpretes, músicos, técnicos, etc) e a imensa restrição de uso, modalidades da atual lei de direitos autorais no Brasil e no mundo. Bom, há que se pensar e, acima de tudo, propor soluções.
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c9954
Comentário postado por Ju Polimeno
2006-12-20T11:16:36Z
-
Muito bom o artigo. E a(s) grande(s) culpada(s) desta história toda são as gravadoras, que nunca aceitaram ceder em nada de seus lucros. Batem em cima de balela de direitos autorais, e o músico, cantor ou compositor pouco é levado a sério. Por exemplo: qual seria o preço justo para um CD? Pois eu fui comprar um, do Lenine, que não era nem lançamento, e a loja me cobrou 45 reais, ou seja, quase 13% do salário mÃnimo. Isto é elitizar a cultura por completo. Pergunte ao músico se ele concorda com isto. Até o Jô Soares em seu programa já abordou o assunto com a cantora Elba Ramalho. Elas, as gravadoras, são as maiores incentivadoras do desenvolvimento de programas de compartilhamento de arquivos, que crescem em número de adeptos em proporções geométricas. Ou será que milhões de internautas estão errados ao mesmo tempo? Mudem seus conceitos, gravadoras, ou serão engolidas pela própria gana. A pirataria não existe por acaso. Ela existe porque tem muitos clientes que não podem comprar os produtos que vcs escravizaram. E essas pessoas também têm direito à cultura como qualquer cidadão neste paÃs.
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c9971
Comentário postado por Amauri Garcia
2006-12-20T16:27:12Z
-
Fico na mesma praia do Ju Polimeno, mas não sem me sentir cada vez mais pré-histórico cada vez que pego um CD pra ouvir lendo o encarte que, na maioria das vezes, não me emociona tanto como as capas e encartes dos velhos vinis. Também, mais do que o som do MP3 e similares não ser tão bom quanto o CD (que também não acho o máximo), o que me chateia são as variações de volume quando escuto arquivos baixados pelos e-mule, kazaa+, etc., que são de diferentes fontes. Bom, mas como se diz aqui no sul: cavalo dado não se olha os dentes... O que me indaga particularmente é se os músicos vão conseguir produzir grandes gravações tendo que viver na estrada. Acho que quase todo mundo aqui sabe porque os Beatles (por ex.) abandonaram os palcos para sempre em 1966. Talvez a gente ainda vá comprar música pra ouvir. Quem sabe escolhendo faixas preferidas como no i-store, sei lá...
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c9977
Comentário postado por CB
2006-12-20T18:19:57Z
-
Acho que o mp3 pode sim ajudar ..tenho uma banda e, muito do que conseguims em termos de contato se deve ao envio de mp3, além de fãs, claro. Acho que o mp3 pode servir como ferramenta de aproximação. Nos shows, o artista leva os Cds, prensados por conta própria, e vende. E, com certeza, vai ganhar mais com a venda dos mesmos do que ganharia sendo contratado de gravadora.<br />
Não sou contra as gravadoras. Acho que, apesar de elas terem culpa no que diz respeito ao "abandono" dos CDs (cobrando muito caro), elas ainda contribuem, colocando o artista de maneira mais rápida na mÃdia em geral. Mas acho que deveria ocorrer uma grande convergência dos dois lados, e NO WAR!!!
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c9989
Comentário postado por Bleffe
2006-12-20T19:51:29Z
-
Mas será que o público vai querer comprar o Cd independente de um artista ou banda depois de ter baixado o som de graça?
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c9990
Comentário postado por CB
2006-12-20T19:58:31Z
-
Alexandre, para mim o formato CD está morto desde 2000, quando parei de comprar essa midia em definitivo e adotei MP3 que me possibilitou ter acesso aos discos que eu sempre sonhei, e que por motivos diversos eram impossÃveis. Acredito que esta nossa nova realidade permita um número maiores de apresentações ao vivo das bandas, ou pelo menos novas formas de divulgaçao. <br />
<br />
Engraçado que há alguns meses recebi pelo correio alguns CDs de uma amiga e a primeira coisa que eu pensei quando os tive em mãos foi "o que eu vou fazer com isso?"
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c10027
Comentário postado por Enloucrescendo
2006-12-21T06:57:44Z
-
O caso é que a tecnologia não pára de avançar. Sobre o lance da qualidade de áudio apontado pela Ju, por exemplo: novos formatos como o MP4 proporcionam qualidade praticamente similar à oferecida pelos CDs. Ok, eu gosto de apreciar encartes, mas desde que os vinis foram substituÃdos pelos CDs, já não é a mesma coisa. E novos formatos, como o exemplo apontado pelo Ronaldo Lemos (venda de músicas em pen drives), permitem o uso de recursos multimÃdia, disponibilização de fotos, vÃdeos, letras, partituras e o que mais a imaginação e a tecnologia permitirem. Talvez a tendência seja fazer como nos EUA, onde edições luxuosas de CDs fetichizam o objeto (tenho, por exemplo, um CD triplo de "Grace" do Jeff Buckley magistral, com bootlegs, takes alternativos e um encarte repleto de informações sobre as gravações). Só assim pra justificar os preços extorsivos cobrados pelas gravadoras...
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c10030
Comentário postado por Alexandre Inagaki
2006-12-21T09:47:21Z
-
Já que foi citado nesse ótimo e importantÃssimo texto o clássico do Bob Dylan (the times...) o que cês acham da recente declaração do cara acerca dos downloads gratuitos de suas (antológicas) canções: "tudo bem, elas não valem nada mesmo". Sempre enigmático o velho Bob, né? Por isso fiquei com uns ???? na cabeça me fazendo pensar. Na verdade foi sempre isso o que Ele quis compondo canções, afinal, segundo Ele Próprio: "...inspirar as pessoas, o que mais se pode fazer por elas? " à interessante notar que estamos entre dois extremos: num lado o alto custo dos velhos CDs e, no outro, a absoluta gratuidade das cyber trocas. Se alguém aqui é também músico e já produziu mesmo um único " tape" de alguma composição sabe como dá trabalho criar aquela embalagem sônica da canção, e que pode conquistar corações e mentes por aÃ. Se conquistou, a banda vai pra estrada e aproveita os holofotes do momento. Mas acho difÃcil dar continuidade a um trabalho, num sentido que a coisa vá crescendo em tamanho e qualidade e você apenas ouvinte possa escutar verdadeiras obras, tudo gratuitamente. Como quase ninguém aguenta ouvir só os velhos clássicos (graças a Deus), o que poderá restar de novo pra se ouvir gratuitamente serão centenas de canções perdidas e fugazes, porém (apenas) bacanas, feitas por cada vez mais fugazes nomes; canções que "pegam" na rede e acabam no rádio, exatamente como as gravadoras já fazem há tempos com artistas de obras "descartáveis". Existe um antigo ditado que diz: o que é dado não é (geralmente) valorizado". Mas, quem se importaria com isso hoje em dia? Acho que o Alexandre têm razão e a guerra com as gravadoras vai continuar, na medida que elas dominam a tecnologia quando ela ainda é de ponta. Os novos e poderosos formatos de mÃdia digital prometem mandar os CDs e DVDs pro museu, pra se juntar ao vinil, K7, VHS, etc. Mas se o custo continuar alto, por mim que a guerra continue. PS.: Desculpas A Ju Polimeno pelo equÃvoco de gênero feito anteriormente. Prestei mais atenção no sobrenome que no apelido. Pardón mademoiselle!
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c10114
Comentário postado por CB
2006-12-22T20:07:56Z
-
<strong> Estamos vivendo um processo de terceira onda, e uma das caracterÃsticas desse movimento é o compartilhamento de informações, não há mais como querer aprisionar as músicas dentro dos cd's isso é inevitável, é como tapar sol com a peneira, e muitas bandas que antes não tinha espaço nas rádios e outros veÃculos de comunicação estão conseguindo público através do boca a boca e da internet, e isso tem deixado aflorar muitas bandas boas que antes estavam no anonimato.</strong>
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c44573
Comentário postado por Mc Haggar
2008-4-22T10:02:31Z
-
Caro Alexandre, concordo quando comenta sobre a possibilidade que as bandas encontram na internet de divulgarem seu trabalho. No entanto, a grande maioria das bandas não têm tanta sorte em simplesmente disponibilizar um vÃdeo no youtube e rezar para que obtenha um milhão de acessos. Os próprios exemplos que você citou, como Fresno e Artic Monkeys, se valeram muito mais de um simples boca-a-boca. Por trás da romanticidade revelada existem fortes e caros esquemas de divulgação, ainda somados a um bom acúmulo de capital social. Da mesma forma que as novas tecnologias permitem produção a baixos custos e maior divulgação, é cada vez maior a quantidade de grupos emergindo. E grande parte ainda muito aquém do que até pouco tempo atrás era esperado ou considerado como "música de qualidade" - atenção, não faço aqui diferenciação entre gêneros melhores ou piores, e sim entre grupos e gravações que, mesmo na mÃdia, deixam muito a desejar.<br />
<br />
Concordo em muito com tudo o que você disse, mas é preciso menos romantismo e oba-oba quando o assunto é relacionado às mudanças na produção, distribuição e consumo musical.<br />
<br />
Grande abraço
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c47686
Comentário postado por Thiago Nogueira Martins
2008-7-01T00:55:45Z
-
Reflexão mais do que válida. parabéns<br />
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c55149
Comentário postado por Djalma Nery
2008-11-27T13:44:24Z
-
Deu no meio Tiago!!! Ouvi falar sobre as gravadoras ganharem um % sobre os shows dos artistas do seu Casting. Que apelação!!!
http://www.overmundo.com.br/revista/o-cd-agoniza-viva-a-musica#c64031
Comentário postado por DJ Zonattão
2010-1-06T15:19:18Z
txtBusca
http://www.overmundo.com.br/home/busca.php
Buscar:
Busque notícias no Overmundo