<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<?xml-stylesheet type="text/xsl" href="style.xsl"?>
<!-- Generated by: http://www.phpclasses.org/rsswriter $Revision: 1.7 $ -->
<rdf:RDF xmlns:rdf="http://www.w3.org/1999/02/22-rdf-syntax-ns#" xmlns="http://purl.org/rss/1.0/" xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/">
 <channel rdf:about="http://www.overmundo.com.br/rss/rss_noticia.php?titulo=overdose-de-ostracismo">
  <title>.: Overdose de ostracismo :.</title>
  <link>http://www.overmundo.com.br/overblog/overdose-de-ostracismo</link>
  <description>Cultura de todo o Brasil na internet</description>
  <dc:date>2026-4-19T16:52:26Z</dc:date>
  <image rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/images/overmundo_06.gif"/>
  <items>
   <rdf:Seq>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61474"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61476"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61484"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61491"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61498"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61506"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61507"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61508"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61511"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61513"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61514"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61515"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61519"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61520"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61524"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61530"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61536"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61551"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61579"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61596"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61600"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61697"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61722"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61723"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61726"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61745"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61746"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c68104"/>
   </rdf:Seq>
  </items>
  <textinput rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/home/busca.php"/>
 </channel>
 <image rdf:about="http://www.overmundo.com.br/images/overmundo_06.gif">
  <url>http://www.overmundo.com.br/images/overmundo_06.gif</url>
  <link>http://www.overmundo.com.br/</link>
  <title>.: Overblog :.</title>
  <description>Cultura de todo o Brasil na internet</description>
 </image>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61474">
  <description>que relato legal, Helena! minha impressÃ£o foi muito prÃ³xima da sua.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;mas pra alÃ©m do que vocÃª assinala, teve um detalhe que me chamou a atenÃ§Ã£o: os cartuns do Henfil, que pra mim sempre foi um mÃ¡rtir intocÃ¡vel da liberdade, me causaram enorme desconforto. Que eu lembre sÃ£o o Ãºnico momento de escÃ¡rnio aberto contra o Simonal, e isso com ele jÃ¡ caindo em desgraÃ§a. Mas tambÃ©m me pareceram racistas, em sintonia com a visÃ£o, apresentada por alguns no filme, de que um negro nÃ£o poderia jamais fazer tanto sucesso em um paÃ­s racista, por isso tomou uma rasteira.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;eram tempos maniqueÃ­stas sem dÃºvida. Da mesma forma que somos obrigados a relativizar a visÃ£o sobre o Simonal, o resultado pra mim foi que a imagem do Henfil sofreu uns arranhÃµes.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61474</link>
  <title>Comentário postado por Felipe Vaz</title>
  <dc:date>2009-6-10T16:02:44Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61476">
  <description>Que coisa, Felipe... Aqueles cartoons pareceram fortes, Ã© verdade, e entendo vocÃª ter parado para relativizar a admiraÃ§Ã£o pelo Henfil. Mas justamente por serem tempos maniqueÃ­stas, acho que devemos dar um desconto... ou nÃ£o... O importante Ã© dar chance de admitir o erro, pedir desculpas, se retratar e compensar, nÃ©?</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61476</link>
  <title>Comentário postado por Helena AragÃ£o</title>
  <dc:date>2009-6-10T20:17:43Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61484">
  <description>Querida,&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Minha vontade de ver este filme Ã© imensa, mas as fraldas e funchicÃ³reas nÃ£o tÃªm deixado muito tempo livre... AÃ­, vou acompanhando a repercussÃ£o por textos como o seu.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;NÃ£o sei bem qual seria o meu veredito dessa histÃ³ria (atÃ© hoje estive + antenado com o universo pasquineiro do que com o Nelsomotta e Chico Anysio), e aÃ­ Ã© que mora minha curiosidade. Adoro a voz do Simonal, que timbre lindo!, mas nem todos os bebops descem macio.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;E, ao mesmo tempo em que surgem &quot;absolviÃ§Ãµes&quot; e &quot;mea-culpas&quot; (uma uma carta recente do MPB4 &lt;a href=&quot;http://meirebottura.blogspot.com/2009/05/confesso-que-errei.html&quot;&gt;Aquiles Rique Reis&lt;/a&gt;), hÃ¡ tambÃ©m os que se mantÃ©m firmes na opiniÃ£o que Ã© revista no filme - caso de &lt;a href=&quot;http://www.estadao.com.br/interatividade/Multimidia/ShowVideos.action?destaque.idGuidSelect=6CB65F30454C4C138DCB8BF&quot;&gt;Paulo Vanzolini&lt;/a&gt;.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;De qualquer maneira, trazer a discussÃ£o Ã  tona e propor que se ouÃ§a um artista calado a forÃ§a jÃ¡ Ã© uma proposta interessante.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Beijos com saudade.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61484</link>
  <title>Comentário postado por Pedro Paulo Malta</title>
  <dc:date>2009-6-10T21:33:32Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61491">
  <description>PepÃª, que bom te ver por aqui. Acho que a Ãºltima coisa que devemos fazer Ã© buscar &quot;nosso veredito da histÃ³ria&quot;. Pouco adianta olhar pra situaÃ§Ã£o com os olhos de hoje, o natural Ã© achar tudo um tanto absurdo... Minha intenÃ§Ã£o foi criticar nÃ£o as pessoas entrevistadas, mas o documentÃ¡rio em si, neste ponto. Achei que faltou fazer essa perguntinha incÃ´moda, questionar o que afinal foi feito ou poderia ter sido feito por ele. Acho que a discussÃ£o teria sido mais profunda. &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Adorei os links que deu, muito interessante o texto do Aquiles. Mas nÃ£o consegui ver o vÃ­deo do Paulo Vanzolini, que pena!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61491</link>
  <title>Comentário postado por Helena AragÃ£o</title>
  <dc:date>2009-6-11T12:57:12Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61498">
  <description>Salve ela!&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Pois Ã©, pois Ã©... Entendo o que vocÃª diz quando o veredito Ã© o que menos importa.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Mas nÃ£o se trata de um julgamento, pesando prÃ³s e contras e chegando-se a uma conclusÃ£o. O que tentei dizer foi &quot;o que meu coraÃ§Ã£o vai sentir ao se deparar com essa histÃ³ria&quot;, com mais fatos e argumentos do que sei atÃ© hoje... Mais ou menos isso.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;E segue minha curiosidade!&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;BeijÃ£o,&lt;br /&gt;&#13;&#10;PP&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;PS: O que houve com o vÃ­deo do Vanzolini? NÃ£o carregou aÃ­?</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61498</link>
  <title>Comentário postado por Pedro Paulo Malta</title>
  <dc:date>2009-6-11T21:05:27Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61506">
  <description>Helena, &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Bem bacana e supimpamente escrita esta tua resenha. Me lembro bem do fato na Ã©poca e mesmo ficando revoltado (&apos;alcaguete merece cacete&apos; se dizia na Ã©poca) com a suposta atitude do cara , nunca deixei de admirar o mÃºsico fantÃ¡stico que ele foi. &lt;br /&gt;&#13;&#10;A intelectualidade de esquerda na Ã©poca do incidente tinha bem este comportamento arrogante e inquisitorial - bem odioso aliÃ¡s - que alguÃ©m (nÃ£o sei se foi o CacÃ¡ Diegues) chamou a certa altura de &apos;&lt;em&gt;Patrulha IdeolÃ³gica&apos;&lt;/em&gt; (pimenta nos olhos dos outros...).  &lt;br /&gt;&#13;&#10;O tema chegou atÃ© a ser amplamente debatido mais adiante, servindo de base para o conceito &lt;em&gt;&apos;Assassinato Cultural&apos; &lt;/em&gt;(uma pressÃ£o pÃºblica de um certo grupo sobre um indivÃ­duo tido como praticante de atos polÃ­ticamente incorretos, leva o cara ao ostracismo e por fim Ã¡ morte aparentemente natural ou acidental) que Ã© de certo modo o que fizeram com o Simonal&apos;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Como nÃ£o vi o filme ainda (mesmo jÃ¡ tendo sido quase intimado a ver por alguns amigos) depois te ler vocÃª decido: Vou correndo assistir.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Abs&lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61506</link>
  <title>Comentário postado por SpÃ­rito Santo</title>
  <dc:date>2009-6-12T12:35:57Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61507">
  <description>Pois Ã©, PepÃª, Ã© por aÃ­ mesmo. O coraÃ§Ã£o diz algo quando se ouve essa histÃ³ria, difÃ­cil ficar indiferente. NÃ£o sei pq nÃ£o consigo ver o vÃ­deo, estranho... Fiquei curiosa para ver o Vanzolini falar disso. &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Legal, SpÃ­rito, vÃ¡ ver sim e depois conte o que achou. Sinto mesmo que nÃ£o faz sentido ficar culpando um ou outro por isso tudo ter acontecido, foi um resultado de um conjunto de fatores. Mas que dÃ¡ um nervoso em pensar que um monte de torturador foi anistiado e ele se ferrou totalmente, ah isso dÃ¡... Ã, mesmo, uma histÃ³ria que dÃ¡ um filme. &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61507</link>
  <title>Comentário postado por Helena AragÃ£o</title>
  <dc:date>2009-6-12T13:17:40Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61508">
  <description>O filme ainda nÃ£o chegou por aqui. Mas estou curiosÃ­ssima! A mÃºsica do Simonal tem muito a ver com minha infÃ¢ncia. Ele sumiu de tal maneira que fiquei muito surpresa quando soube de sua morte (eu achava que ele tinha morrido hÃ¡ anos!). Achei Ã³timo que o documentÃ¡rio trouxesse novamente Ã  tona a figura de Simonal, que eu gosto muito.  Assim que passar aqui vou correndo ver (se passar, nÃ©?).&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Como nÃ£o vi, nÃ£o dÃ¡ pra saber se concordo ou nÃ£o com o que vc apontou como falha do documentÃ¡rio. A princÃ­pio, acho que qualquer documentÃ¡rio Ã©, diferentemente do jornalismo, uma versÃ£o da histÃ³ria. O documentarista, por mais que assuma uma aparente posiÃ§Ã£o de isenÃ§Ã£o jornalÃ­stica, recorta da histÃ³ria o que lhe interessa. Se ocorreu ou nÃ£o essa falha (nÃ£o terem feito a perguntinha incÃ´moda), isso deve ser uma dica para o espectador interpretar a visÃ£o narrativa dos diretores. Nesse caso, me parece que, assim como os entrevistados no filme, os diretores tambÃ©m encontraram uma forma de fugir do incÃ´modo que foi a ausÃªncia de defensores do Simonal, que contribuiu para o ostracismo do cara. &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;ParabÃ©ns pela crÃ­tica.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61508</link>
  <title>Comentário postado por Ilhandarilha</title>
  <dc:date>2009-6-12T14:41:03Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61511">
  <description>Ilha,&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Convenhamos que, por mais isentos que sejamos, fica tambÃ©m o gosto amargo de saber que a omissÃ£o de uma maioria silenciosa de &apos;talvez meio covardes&apos; (como Paulo Moura ao que parece se declara), talvez tenha sido o fator determinante para a &apos;overdose de ostracismo&apos; que vitimou o Simonal.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Sei que Ã© difÃ­cil, mas devÃ­amos todos evitar este tipo de comportamento omisso e &apos;em cima do muro&apos; tÃ£o nocivo e tÃ£o...brasileiro.    &lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61511</link>
  <title>Comentário postado por SpÃ­rito Santo</title>
  <dc:date>2009-6-12T15:28:26Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61513">
  <description>TÃ£o bonzinho o Simonal, nÃ£o Ã©? TÃ£o simpÃ¡tico, humilde, nem um pouco arrogante. O Ãºnico &quot;deslize&quot; do moÃ§o - que atÃ© mesmo o documentÃ¡rio tendencioso reconhece - foi mandar uns mastrodontes da pÃ³lÃ­cia dar uma surra no seu contador, que quase morreu. Coisa pouca, imagine se um artista fizesse uma delicadeza dessas hoje em dia - conservaria a admiraÃ§Ã£o do seu pÃºblico, nÃ£o Ã© mesmo? A culpa pelo ostracismo do moÃ§o Ã©, evidentemente, da esquerda, desses jornalistas e cartunistas malvados que insistiam em combater a ditadura (mesmo sabendo que poderiam ser - como o foram - presos, correndo o risco  de serem torturados pelos afÃ¡veis torturadores amiguinhos do doce Simonal). &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Overdose de revisionismo conservador de um documentÃ¡rio preguiÃ§oso em documentar as facilmente encontrÃ¡veis fontes que provam sua colaboraÃ§Ã£o, na nobre condiÃ§Ã£o de dedo-duro, com um regime ditatorial sangrento, isso sim!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61513</link>
  <title>Comentário postado por Mauricio Caleiro</title>
  <dc:date>2009-6-12T15:50:36Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61514">
  <description>Oi Mauricio, tudo bem?&lt;br /&gt;&#13;&#10;EntÃ£o, como falei aÃ­ em cima, minha intenÃ§Ã£o ao escrever este texto nÃ£o Ã© tomar partido nessa discussÃ£o nÃ£o. Nem tenho como fazer isso, porque nÃ£o vivi aquela Ã©poca. Minha intenÃ§Ã£o foi discutir o documentÃ¡rio mesmo e, inevitavelmente, ver a histÃ³ria com os olhos de hoje. Concordo que o documentÃ¡rio nÃ£o Ã© perfeito, tanto que escrevi o texto para falar isso. Mas, como diz a Ilha aÃ­ em cima, documentÃ¡rio nÃ£o deixa de ser uma versÃ£o dos fatos. Quem sabe pinta outro contando a coisa de outra forma - e tomara mesmo que encontre provas, porque atÃ© agora essas provas nÃ£o apareceram, pelo que dizem... &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;De qualquer forma, nÃ£o vi ninguÃ©m sair do cinema achando o Simonal bonzinho nÃ£o. SÃ³ vi gente amarradona com a bela voz que ele tinha e debatendo fortemente a histÃ³ria toda. AbraÃ§o</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61514</link>
  <title>Comentário postado por Helena AragÃ£o</title>
  <dc:date>2009-6-12T16:01:55Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61515">
  <description>Relendo meu comentÃ¡rio, queria reescrever uma frase, que pode dar margem a interpretaÃ§Ã£o errada: quando disse &quot;tomara mesmo que encontre provas&quot;, quis dizer que as acusaÃ§Ãµes sejam feitas com base em provas, e nÃ£o apenas em suposiÃ§Ãµes. </description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61515</link>
  <title>Comentário postado por Helena AragÃ£o</title>
  <dc:date>2009-6-12T16:04:40Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61519">
  <description>Oi, Helena,&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Eu nÃ£o quis de modo algum criticar o seu Ã³timo e equilibrado texto, mas o documentÃ¡rio.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;O problema Ã© que, num cinema relativamente pobre em recursos econÃ´micos como o brasileiro - em que se contam nos dedos personagens que foram retratados em mais de um doc -, nÃ£o Ã© sempre que um documentÃ¡rio Ã© &quot;apenas uma versÃ£o dos fatos&quot; -  e este do Simonal particularmente nÃ£o tem sido. E nÃ£o tem sido porque a &quot;grande mÃ­dia&quot; - Rede Globo Ã  frente - o tem instrumentalizado para uma campanha revisionista do perÃ­odo ditatorial.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Dela resulta um discurso que tem encontrado campo fÃ©rtil junto Ã s novas geraÃ§Ãµes que desconhecem em detalhes o que ocorreu durante o perÃ­odo militar e que tem sido aÃ§ulado e reproduzido, em diversos formatos e produtos, por uma mÃ­dia marcadamente conservadora (entre os inÃºmeros exemplos dessa operaÃ§Ã£o incluem-se, por exemplo, o recente doc sobre Boilesen, a divulgaÃ§Ã£o de ficha policial falsa de Dilma Roussef e o ataque aos professores Konder Comparato e Maria VCictoria Benevides pela Folha de SÃ£o Paulo, etc.). NÃ£o se trata, evidentemente, de uma âcoincidÃªnciaâ â hÃ¡ um objetivo polÃ­tico Ã³bvio por trÃ¡s disso, que Ã© desconstruir a imagem herÃ³ica dos que lutaram contra a ditadura como forma de criar condiÃ§Ãµes para enfraquecer e tornar mais crÃ­veis os ataques Ã  candidatura das forÃ§as de esquerda na prÃ³xima eleiÃ§Ã£o presidencial. &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Veja bem, nÃ£o estou insinuando com isso que o doc sobre Simonal foi feito com essa intenÃ§Ã£o â embora, sem a informaÃ§Ã£o essencial sobre de onde vÃªm os recursos que o financiaram seja uma hipÃ³tese a considerar -&amp;#059; mas sim que ele estÃ¡ sendo &lt;em&gt;utilizado&lt;/em&gt;, &lt;em&gt;instrumentalizado &lt;/em&gt;para tais fins (Caso vocÃª tenha oportunidade e interesse, sugiro que leia a repercussÃ£o do doc sobre Simonal junto aos blogs e revistas associados Ã  mÃ­dia corporativa e assista, por exemplo, ao programa âSaia Justaâ que entrevistou o diretor para tomar contato com exemplos claros do que falo).&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Quanto Ã s provas, elas existem, sim - e podem ser colhidas em diversas fontes e em Ã³rgÃ£os pÃºblicos abertos ao pÃºblico, o diretor do doc Ã© que nÃ£o quis mostrÃ¡-las. Vou dar apenas um exemplo - na minha opiniÃ£o, o melhor disponÃ­vel sobre o assunto -, que contÃ©m em si vÃ¡rias referÃªncias sobre onde achar e quem entrevistar para obter as tais provas: trata-se de uma longa matÃ©ria investigativa, muito bem documentada, assinada pelo repÃ³rter Mario MagalhÃ£es (que tem em seu currÃ­culo a honra de ter sido defenestrado do cargo de ombudsman da Folha de SÃ£o Paulo por conta de sua independÃªncia crÃ­tica). Intitula-se &quot;&quot;Juiz apontou cantor como informante&quot; e foi publicada pela Folha de SÃ£o Paulo em 26/06/2000, na pÃ¡g. C7 (pode ser acessada por assinantes UOL ou Folha que se utilizem da ferramenta de busca de ediÃ§Ãµes anteriores).&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;De qualquer modo - e independentemente de ele ter sido delator ou nÃ£o, gostaria de registrar que, como cristÃ£o que sou e em nome dos filhos de Simonal - que sÃ£o mÃºsicos criativos e gente boa - acho sinceramente que todos tÃªm direito ao perdÃ£o, inclusive Simonal. Que os discos dele voltem a ser vendidos, que lancem filmes, livros e tudo o mais sobre ele, tudo bem.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;O que me parece inaceitÃ¡vel Ã© a instrumentalizaÃ§Ã£o (polÃ­tica, racial, historiogrÃ¡fica) que fazem do caso, a tentativa de utilizar a tragÃ©dia pessoal de Simonal para, de forma indisfarÃ§Ã¡vel, reescrever a histÃ³ria colando a pecha de patrulheiros na esquerda, no afÃ£ de transformÃ¡-la em vilÃ£ do perÃ­odo ditatorial - operaÃ§Ã£o esta que, como o demonstram alguns comentÃ¡rios ao seu texto, vem sendo parcialmente bem-sucedida.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Um abraÃ§o,&lt;br /&gt;&#13;&#10;MaurÃ­cio.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61519</link>
  <title>Comentário postado por Mauricio Caleiro</title>
  <dc:date>2009-6-12T19:19:08Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61520">
  <description>Oi MaurÃ­cio, &lt;br /&gt;&#13;&#10;Valeu pelo comentÃ¡rio e por compartilhar essa preocupaÃ§Ã£o. Acho que isso deve ser discutido sim. VÃ¡rias opiniÃµes bem relevantes tÃªm sido levantadas desde que o filme foi lanÃ§ado (&lt;a href=&quot;http://outras-bossas.blogspot.com/2009/05/nem-vem-que-nao-tem.html&quot;&gt;esta da Joyce&lt;/a&gt;, por exemplo). SÃ³ fico preocupada de acabarmos polarizando a conversa exatamente do jeito que era feito (me parece) dÃ©cadas atrÃ¡s... Tomara que isso nÃ£o aconteÃ§a. AbraÃ§o!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61520</link>
  <title>Comentário postado por Helena AragÃ£o</title>
  <dc:date>2009-6-12T19:39:59Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61524">
  <description>Helena bom dia! Fiquei curiosa para ver o filme... E  no final vc dÃ¡ uma bela filosafada:&lt;br /&gt;&#13;&#10;Tempos em que a sociedade brasileira parece mais preparada para separar o artista do homem, a obra das atitudes, e atÃ© mesmo para questionar ...&lt;br /&gt;&#13;&#10;parabens&lt;br /&gt;&#13;&#10;beijos&lt;br /&gt;&#13;&#10;sinva</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61524</link>
  <title>Comentário postado por Sinvaline</title>
  <dc:date>2009-6-13T10:03:48Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61530">
  <description>&lt;br /&gt;&#13;&#10;Cada cabeÃ§a uma sentenÃ§a, dois pesos, duas medidas, firmeza de opiniÃ£o porÃ©m com ponderaÃ§Ã£o, Ã© o que deve predominar sempre. Afirmar verdades absolutas dÃ¡ sempre em erro crasso e arrependimento.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Algumas verdades, mesmo sendo relativas, precisam ser ditas, claro. Afinal Ã© preciso contar com bons parÃ¢metros para se ter opiniÃ£o. OmissÃ£o e lei do silÃªncio sufoca e mata qualquer sociedade. O que nÃ£o vale Ã© tentar colocar panos quentes, nem  Ã  esquerda nem Ã  direita. &lt;br /&gt;&#13;&#10;Afinal, o que era a &lt;em&gt;esquerda &lt;/em&gt;de ontem bem pode ser &lt;em&gt;direita &lt;/em&gt;de hoje (embora eu desconfie que a direita de ontem continue a mesma de sempre, ocupando o mesmo lugar)&lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61530</link>
  <title>Comentário postado por SpÃ­rito Santo</title>
  <dc:date>2009-6-13T14:57:35Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61536">
  <description>Helena, nÃ£o vÃ­ o documentÃ¡rio, mas jÃ¡ lÃ­ e ouvi sobre ele, por isso nÃ£o posso comentÃ¡-lo. Eu, particularmente, gostava muito do Simonal cantor, de suas mÃºsicas, de seu suing, mas abominava o Simonal como pessoa arrogante e pedante e esta minha aversÃ£o nÃ£o tem nada a ver com ser negro ou quase negro ou lÃ¡ que colorido seja. Eu preferia ouvÃ­-lo, mas nÃ£o vÃª-lo cantar na TV ou em shows.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Sobre o caso com o contador, jÃ¡ lÃ­ e ouvi vÃ¡rias versÃµes, prÃ³s e contra e nÃ£o consegui formar uma opiniÃ£o a respeito, exatamente pelas dificuldades que aquele tempo nos impingia. Assim, nÃ£o acredito que esta pendÃªncia vÃ¡ se resolver nunca, mas, sinceramente, torÃ§o para que isso possa acontecer. Imagino como deve ser difÃ­cil para a famÃ­lia dele viver com este peso ou pesadelo. ParabÃ©ns pelo texto.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Ivette G M </description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61536</link>
  <title>Comentário postado por Ivette G.M.</title>
  <dc:date>2009-6-13T17:32:56Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61551">
  <description>Todos nÃ³s achamos errados taÃ­s atitudes porem na vida fazemos escolhas entre elas boas e ruins, nÃ£o importa, o que realmente relevante Ã© o final de tudo..&lt;br /&gt;&#13;&#10;Guilherme | &lt;/a&gt;&lt;a href=&quot;http://www.somudancasmg.com.br/frota.html&quot;&gt;MudanÃ§as&lt;/a&gt;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61551</link>
  <title>Comentário postado por Transportadora</title>
  <dc:date>2009-6-15T10:11:01Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61579">
  <description>Felipe Vaz, &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Tinha lido no embalo, mas, sÃ³ agora me dei conta daquela sua impressÃ£o (&lt;em&gt;&quot;...um negro nÃ£o poderia jamais fazer tanto sucesso em um paÃ­s racista..&quot;&lt;/em&gt;) sobre o conteÃºdo racista dos cartoons do Henfil sobre o cara.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Realmente a impressÃ£o de que a nossa &apos;&lt;em&gt;inteligentsia&lt;/em&gt;&apos; era (ou Ã© ainda?) racista  foi muito ventilada no meio do movimento negro na ocasiÃ£o. O papo estava no contexto do tal &lt;em&gt;&apos;assassinato cultural&apos;&lt;/em&gt; a que me referi lÃ¡ em cima e se embasava na realidade norte americana na qual - Ã© sÃ³ a gente se lembrar - atÃ© a bem pouco tempo (atÃ© Michael Jackson, mais precisamente), super stars negros eram enxovalhados pela mÃ­dia atÃ© pirarem e irem quase Ã  morte (em alguns casos Ã  tiros).&lt;br /&gt;&#13;&#10;Sim, eu acho que ocorreu tambÃ©m isto no caso do Simonal (embora isto nÃ£o justifique suas eventuais mÃ¡s atitudes). &lt;br /&gt;&#13;&#10;O epÃ­teto &apos;&lt;em&gt;arrogante&lt;/em&gt;&apos;, neste e noutros casos, muitas vezes vem com esta &lt;em&gt;antipatia racial&lt;/em&gt; embutida, (como naquela histÃ³ria que criminaliza o preto que &lt;em&gt;&apos;nÃ£o sabe onde Ã© o seu lugar&apos;&lt;/em&gt;). &lt;br /&gt;&#13;&#10;Tomara que tenha passado esta fase estÃºpida por aqui.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61579</link>
  <title>Comentário postado por SpÃ­rito Santo</title>
  <dc:date>2009-6-16T08:23:46Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61596">
  <description>Helena, o teu artigo sobre o Simonal Ã© muito bom, mas nÃ£o irei ver o filme. Acho que o melhor tÃ­tulo pra ele seria: &quot;NinguÃ©m sabe o dedo-duro que dei&quot;. NÃ£o estou sendo original. A turma do Pasquim afirmou isto.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Mas e o Vanzolini, colocaram-no pra falar tambÃ©m? Sim, porque andou dizendo que o Simonal realmente se gabava de ter &quot;entregue&quot; alguÃ©m. A verdade Ã© que o tÃ­tulo de um dos LP de Simonal me intrigava muito: &quot;Quem nÃ£o tem swing acaba com a boca cheia de formiga&quot;. Isso em 1968 dava pano pras mangas, nÃ£o? Esse swing nÃ£o seria a intimidade com o pessoal da repressÃ£o, jÃ¡ que se tratava de um ex-militar?&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Artisticamente, eu nÃ£o gostava do Simonal. Cantava pra aparecer e nÃ£o pra interpretar com sentimento uma mÃºsica. O EmÃ­lio Santiago, que tem o timbre de voz parecido, Ã© bem melhor do que ele!&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Como Ã© que eu vou cobrar uma dÃ­vida de um particular e chamo logo agentes da repressÃ£o pra me ajudar? Pra fazer isso tem que ser Ã­ntimo, nÃ£o?</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61596</link>
  <title>Comentário postado por ZÃ© PreÃ¡</title>
  <dc:date>2009-6-16T22:23:34Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61600">
  <description>pessoalmente, penso que ele nÃ£o servia Ã¡ ditadura&lt;br /&gt;&#13;&#10; uma vez que ele nÃ£o foi salvaguardado por ela quando houve&lt;br /&gt;&#13;&#10;a denÃºncia. ao contrÃ¡rio, o regime, que proibia qualquer divulgaÃ§Ã£o das prÃ¡ticas de tortura pela imprensa,&lt;br /&gt;&#13;&#10;mostrou-se deveras interessado em expor simonal como detrator&lt;br /&gt;&#13;&#10;e colaborddor da ditadura.&lt;br /&gt;&#13;&#10; parece-me bem plausÃ­vel que o fator preponderante qual motivara esta aÃ§Ã£o dos milicos contra o artista tenha sido &lt;br /&gt;&#13;&#10;o fato de que uma pessoa de origem humilde e negra&lt;br /&gt;&#13;&#10;haja se tornado o cantor mais rico e popular do brasil em sua Ã©poca, logo nÃ£o puderam suportar tal fato.  &lt;br /&gt;&#13;&#10; parabÃ©ns por sua matÃ©ria, helena. gostei muito de como vc abordou o assunto a bem da verdade. </description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61600</link>
  <title>Comentário postado por jessebarbosadeoliveira82</title>
  <dc:date>2009-6-17T09:44:57Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61697">
  <description>Salve, salve.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Completando uma postagem do MaurÃ­cio Caleiro, a esta altura alguns comentÃ¡rios acima, o jornalista MÃ¡rio MagalhÃ£es fez nova matÃ©ria sobre o tema e publicou na Folha de ontem (21/06/09), intitulada &quot;Simonal 3.540/72&quot;, linkado &lt;a href=&quot;http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs2106200904.htm&quot;&gt;aqui&lt;/a&gt;,  mas tem que ter senha (!!!).&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;O tÃ­tulo da matÃ©ria faz alusÃ£o ao nÃºmero do processo no qual hÃ¡ a transcriÃ§Ã£o de um depoimento de Simonal ao Dops, no qual ele diz &quot;cooperar com informaÃ§Ãµes que levaram esta seÃ§Ã£o a desbaratar por diversas vezes movimentos subterrÃ¢neos... subversivos no meio artÃ­stico&quot;.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Sigo curioso para assistir ao documentÃ¡rio.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;AbraÃ§os.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61697</link>
  <title>Comentário postado por Pedro Paulo Malta</title>
  <dc:date>2009-6-22T21:50:53Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61722">
  <description>Caraca! Panos para mangas esta histÃ³ria do Simonal. SÃ£o estes eventos que fazem a gente ficar com vontade de ser eterno, sÃ³ pra ver qual versÃ£o da histÃ³ria prevaleceu e se tornou oficial.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Me ocorreu a histÃ³ria do cabo Calabar que ficou com o filme queimado em nossa histÃ³ria (oficial) porque se aliou aos holandeses traindo os...brasilerios. Ora, grande balela. NÃ£o Ã©ramos brasileireiros ainda. Portugal era sim o invasor da nossa terra, de certo modo o inimigo colonizador. Calabar (como a Rainha Jinga em Angola (mal comparando)  teria feito uma opÃ§Ã£o estratÃ©gica, mas quem entende a coisa assim hoje em dia?</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61722</link>
  <title>Comentário postado por SpÃ­rito Santo</title>
  <dc:date>2009-6-24T14:45:48Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61723">
  <description>...Isto Ã©, certo de que ninguÃ©m estÃ¡ aqui, ingenuamente relacionando &quot;inimigo colonialista&apos; do seculo 17 com ditadura militar do sÃ©culo 20, certo?</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61723</link>
  <title>Comentário postado por SpÃ­rito Santo</title>
  <dc:date>2009-6-24T14:47:38Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61726">
  <description>Seguindo as trilhas dos links: &lt;a href=&quot;http://www.simonal.com/blog/?p=206&quot;&gt;Claudio Manoel comenta&lt;/a&gt; a reportagem da Folha. </description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61726</link>
  <title>Comentário postado por Helena AragÃ£o</title>
  <dc:date>2009-6-24T16:10:17Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61745">
  <description>Guardando as devidas proporÃ§Ãµes, Ã© irresistÃ­vel para mim a  associaÃ§Ã£o da morte de Michael Jackson com a histÃ³ria do Simonal. Vendo agora a cobertura na TV fico um pouco constrangido com a maneira como os feitos artÃ­sticos fantÃ¡sticos desta artista absolutamente genial e Ãºnico, vÃ£o sendo ofuscados, de forma bem mesquinha e sensacionalista, para os aspectos polÃªmicos de sua vida pessoal, a suposta pedofilia, as operaÃ§Ãµes plÃ¡sticas e, principalmente o seu desejo paranÃ³ico de se tornar branco. NinguÃ©m parece se dar conta da pressÃ£o enorme que ele suportou desde a infÃ¢ncia para, mesmo sendo negro - uma condiÃ§Ã£o pessoal irreparÃ¡vel a qual ele jamais negou na prÃ¡tica - para mesmo assim, mover a tÃ£o voraz mÃ¡quina da mÃºsica mundial com tanta qualidade e personalidade. Acho que sua morte tÃ£o jovem - suicÃ­dio ou assassinato cultural, posto que as razÃµes de todo o seu drama pessoal, direta ou indiretamente emergiram do racismo de nossa sociedade - Ã© com certeza fruto desta pressÃ£o.   &lt;br /&gt;&#13;&#10;Dia triste para a cultura do mundo o de hoje. </description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61745</link>
  <title>Comentário postado por SpÃ­rito Santo</title>
  <dc:date>2009-6-26T10:32:38Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61746">
  <description>SpÃ­rito, nÃ£o sei se vocÃª se deu conta (talvez sim) que eles morreram no mesmo dia. Que coisa...</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c61746</link>
  <title>Comentário postado por Helena AragÃ£o</title>
  <dc:date>2009-6-26T12:36:38Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c68104">
  <description>Oi pessoal, assisti ao filme apenas ontem e, ainda que extemporaneamente, venho deixar minha contribuiÃ§Ã£o.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Primeiro, parabÃ©ns a Helena pelo artigo e a todos pela discussÃ£o. Salvo um ou outro destempero que Ã© normal em paÃ­ses sem tradiÃ§Ã£o democrÃ¡tica, a discussÃ£o Ã© de alto nÃ­vel. Legal, :-)&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Deixo o link para ajudar a responder qual era a relaÃ§Ã£o  entre o Chico e o Simonal&lt;br /&gt;&#13;&#10;http://www.nossajovemguarda.com.br/2013/05/simonal-e-chico-anysio-uma-dupla-que.html.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;E observo que, nÃ£o sei exatamente em quais circunstÃ¢ncias, o cantor Belo amargou alguns anos na cadeia recentemente e continua bombado. Do que concluo que o Simonal pisou na bola e alguÃ©m (ou melhor, uma galera), pisou nele.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Hasta pronto!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/overdose-de-ostracismo#c68104</link>
  <title>Comentário postado por Arivaldo de Souza</title>
  <dc:date>2013-8-05T17:00:24Z</dc:date>
 </item>
 <textinput rdf:about="http://www.overmundo.com.br/home/busca.php">
  <name>txtBusca</name>
  <link>http://www.overmundo.com.br/home/busca.php</link>
  <title>Buscar:</title>
  <description>Busque notícias no Overmundo</description>
 </textinput>
</rdf:RDF>