<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<?xml-stylesheet type="text/xsl" href="style.xsl"?>
<!-- Generated by: http://www.phpclasses.org/rsswriter $Revision: 1.7 $ -->
<rdf:RDF xmlns:rdf="http://www.w3.org/1999/02/22-rdf-syntax-ns#" xmlns="http://purl.org/rss/1.0/" xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/">
 <channel rdf:about="http://www.overmundo.com.br/rss/rss_noticia.php?titulo=respeitavel-publico">
  <title>.: RespeitÃ¡vel pÃºblico :.</title>
  <link>http://www.overmundo.com.br/overblog/respeitavel-publico</link>
  <description>Cultura de todo o Brasil na internet</description>
  <dc:date>2026-4-14T22:50:38Z</dc:date>
  <image rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/images/overmundo_06.gif"/>
  <items>
   <rdf:Seq>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6685"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6686"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6687"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6693"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6712"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6715"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6725"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6736"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6737"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6742"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6752"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6765"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6776"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6777"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6778"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6785"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6794"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6797"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6802"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6803"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6805"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6819"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6829"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6844"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6845"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6847"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6943"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6954"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6964"/>
   </rdf:Seq>
  </items>
  <textinput rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/home/busca.php"/>
 </channel>
 <image rdf:about="http://www.overmundo.com.br/images/overmundo_06.gif">
  <url>http://www.overmundo.com.br/images/overmundo_06.gif</url>
  <link>http://www.overmundo.com.br/</link>
  <title>.: Overblog :.</title>
  <description>Cultura de todo o Brasil na internet</description>
 </image>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6685">
  <description>Marcelo, &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Animais em circo?! Vou chamar o Preto Velho para vocÃª...</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6685</link>
  <title>Comentário postado por apple</title>
  <dc:date>2006-10-27T23:27:38Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6686">
  <description>OlÃ¡ Cris, pessoalmente sou contra utilizar animais em circo, lembro de uma campanha bem legal que vi um tempo atrÃ¡s, âcirco legal Ã© circo sem animalâ, concordo totalmente. &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Bom comentÃ¡rio, mas nÃ£o entendi porque foi direcionado a mim (jÃ¡ que nÃ£o sou dono de circo), de qualquer forma Ã© uma observaÃ§Ã£o pertinente, e como coloquei no texto, acho que Catarina anda meio cansada. &lt;br /&gt;&#13;&#10;Mais um tema pra formaÃ§Ã£o desses profissionais circenses: EducaÃ§Ã£o ambiental. Bem lembrado. &lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6686</link>
  <title>Comentário postado por Marcelo Cabral</title>
  <dc:date>2006-10-27T23:56:44Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6687">
  <description>Acho que o texto nem quis focar essa de animais em circo e Catarina anda meio cansada, rs.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Infelizmente nem todos sÃ£o contra animais, mas acredito que a maioria Ã©.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Quanto ao circo do Marcos Frota nem adianta indignaÃ§Ã£o,  sempre vai ter um privÃ©ligeo em cima dos outros circos, a globo estÃ¡ por trÃ¡s, jÃ¡ em relaÃ§Ã£o ao Cirque du Soleil, acredito que fizeram sua prÃ³ria fama, e nÃ£o apenas por nÃ£o usar animais em seus espetÃ¡culos.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6687</link>
  <title>Comentário postado por LetÃ­cia Lins</title>
  <dc:date>2006-10-28T00:22:30Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6693">
  <description>Marcelo, &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Gostei muito do seu texto. O foco, logicamente, que nÃ£o foi animal no animal no circo. SÃ³ dei uma &quot;pincelada&quot; nesse item...&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Ocorre um desprestÃ­gio do circo junto aos intelectuais e &apos;a classe mÃ©dia e alta, diria...&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Particularmente, gostava quando crianÃ§a. Agora acho meio pastelÃ£o... Entretanto levaria uma crianÃ§a para assistir desde que nÃ£o houvesse uso de animais.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Tenho a impressÃ£o de que os trabalhadores de circo sÃ£o meio sofridos, tristes, ... tÃªm uma relaÃ§Ã£o forte de sobrevivÃªncia com o circo. NÃ£o Ã© tanto gostar, Ã© mais precisar do trabalho. O quÃª vocÃª acha?&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Lembro da histÃ³ria que um professor meu contou. Passou-se na FranÃ§a com anÃµes. Faziam &quot;lanÃ§amento&quot; de anÃ£o para ganhar dinheiro. Acho deprimente! O mercado de trabalho Ã© muito desfavorÃ¡vel para um anÃ£o e esse foi  um meio que  anÃµes encontraram para sobreviver. Todavia, nÃ£o gostaria de ver... E vocÃª?&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6693</link>
  <title>Comentário postado por apple</title>
  <dc:date>2006-10-28T07:50:40Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6712">
  <description>LetÃ­cia, o Circo Marcos Frota nÃ£o me deixa indignado, veja bem, a Prefeitura de MaceiÃ³/ÃrgÃ£o de Cultura que nÃ£o disponibiliza um espaÃ§o igualitÃ¡rio pras atraÃ§Ãµes locais e pras atraÃ§Ãµes de fora me deixa indignado, nada contra o circo do cara. &lt;br /&gt;&#13;&#10;Essa cultura de desprezar as produÃ§Ãµes locais em detrimento do que vem de fora (e parece ser automaticamente melhor sÃ³ por isso, ser de fora), esse Ã© o foco.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Porque as pessoas nÃ£o conhecem nem consomem seus prÃ³prios produtos culturais locais? Circo e mÃºsica vocal foram exemplos, poderia ser o cara que pegou um aviÃ£o pra ver o show dos Stones no Rio, mas nunca fez questÃ£o de conhecer a cena rock da sua cidade, e ainda reclama que lÃ¡ nÃ£o tem nada. Esse Ã© o mote.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Cris, de fato, historicamente, e na literatura, os circos sempre abrigaram pessoas com condiÃ§Ãµes especiais para exibir isso ao pÃºblico, transformando-os em atraÃ§Ãµes, Ã© uma pena, mas tem sido alternativa de emprego pra anÃµes, pessoas que sofrem de &lt;a href=&quot;http://www.fenomeno.matrix.com.br/fenomeno_cripto_1_hominideos-lobi.htm&quot;&gt;hipertricose crÃ´nica &lt;/a&gt;(lembram da famÃ­lia lobisomem em um circo no MÃ©xico?), e isso Ã© mais triste pelo fato desse pessoal nÃ£o conseguir emprego em outros lugares. Podemos ver sob dois pontos de vista, o circo que explora a condiÃ§Ã£o dessas pessoas ou o circo que abriga quem nÃ£o teria acolhida em nenhum outro local? Ou os dois? NÃ£o sei. Que acham?&lt;br /&gt;&#13;&#10;...E nÃ£o Cris, nÃ£o gostaria de assistir a um arremesso de anÃµes.  &lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6712</link>
  <title>Comentário postado por Marcelo Cabral</title>
  <dc:date>2006-10-28T14:50:43Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6715">
  <description>Sobre o Cirque du Soleil, eles desenvolvem o &lt;a href=&quot;http://www.dfait-maeci.gc.ca/brazil/wn-06-cirque-soleil-pt.asp&quot;&gt;Programa Circo do Mundo no Brasil,&lt;/a&gt; um projeto social com jovens em situaÃ§Ã£o de risco que envolve 22 instituiÃ§Ãµes do paÃ­s. </description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6715</link>
  <title>Comentário postado por Marcelo Cabral</title>
  <dc:date>2006-10-28T16:23:31Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6725">
  <description>Caro Marcelo Cabral,&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;O seu texto Ã© um documento. Com toda a certeza vocÃª estÃ¡ prestando um serviÃ§o fundamental a cultura do seu estado. Alagoano que sou vejo daqui de SÃ£o Paulo que vocÃª estÃ¡ fazendo um excelente trabalho como divulgar cultural. Neste texto  sobre o circo vc deixa claro que o seu comprometimento Ã© com a cultura. Talvez falte mais isso no estado. SerÃ¡ que as secretarias de cultura estÃ£o acompanhando este belo trabalho? &lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6725</link>
  <title>Comentário postado por Gus Acioli</title>
  <dc:date>2006-10-28T19:04:37Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6736">
  <description>indignado Ã© jeito de falar...entendi seu texto e gostei dele.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6736</link>
  <title>Comentário postado por LetÃ­cia Lins</title>
  <dc:date>2006-10-29T00:27:23Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6737">
  <description>Grande texto! Obrigada, Marcelo! Acho mais que justo usar o espaÃ§o do Overmundo para levantar a discussÃ£o sobre a visibilidade/ invisibilidade de grupos culturais populares que nÃ£o dispÃµem da grande mÃ­dia como meio de divulgaÃ§Ã£o e criam suas prÃ³prias estratÃ©gias de sobrevivÃªncia dentro/fora do mercado. Quem pode, consome Phanton of the Opera e Cirque du Soleil. Sou mais o Circo Pirulito.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6737</link>
  <title>Comentário postado por Luisa Pitanga</title>
  <dc:date>2006-10-29T01:31:22Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6742">
  <description>Eu fiquei morrendo de vontade de ir ver o Cirque du Soleil, mas tambÃ©m fiquei morrendo de vontade de ir ver um circo que tÃ¡ aqui na cidade, nada famoso... Eu acho que se perdeu muito do hÃ¡bito de se ir ao circo, quando eu era crianÃ§a fui uma vez sÃ³! Como se perdeu o hÃ¡bito de ver e valorizar inÃºmeros espetÃ¡culos! Adorei o texto! Que o Overmundo cresÃ§a muito e esse grupo gigantesco de qualidade que estÃ¡ aqui se mobilize pela cultura e troque indignaÃ§Ãµes, informaÃ§Ãµes, inquietaÃ§Ãµes, para que fiquemos todos atentos! &lt;br /&gt;&#13;&#10;Todo mundo perde com esses abismos...&lt;br /&gt;&#13;&#10;AbraÃ§os!&lt;br /&gt;&#13;&#10;Acho que me empolguei, mas esse texto mexeu comigo.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6742</link>
  <title>Comentário postado por Ana Cullen</title>
  <dc:date>2006-10-29T11:04:31Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6752">
  <description>Texto bom Ã© texto que mexe com a gente - apesar de Ã s vezes tambÃ©m gerar um certo ruÃ­do que incomoda alÃ©m do necessÃ¡rio.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Mexeu comigo tambÃ©m esse texto, Marcelo. Nunca gostei muito de circo, pra ser franco. Quando o Cirque du Soleil veio pra SP, a mÃ­dia falou tanto que me peguei com vontade de ir. Mas aÃ­ pensei: pomba, mas eu nÃ£o curto circo, por que Ã© que eu vou? E aÃ­ nÃ£o fui (e nÃ£o me arrependi). &lt;br /&gt;&#13;&#10;Concordo com a Ana: acho da maior importÃ¢ncia comunicar indignidades e indignaÃ§Ãµes, para que fiquemos atentos e, com o tempo, possamos mudar alguma coisa na polÃ­tica e na mentalidade culturais do Brasil. A polÃ­tica levarÃ¡ mais tempo, mas o Overmundo jÃ¡ estÃ¡ mostrando que a mentalidade do brasileiro vem mudando (e para melhor).</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6752</link>
  <title>Comentário postado por FÃ¡bio Fernandes</title>
  <dc:date>2006-10-29T12:43:29Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6765">
  <description>Opa, Marcelo! muito legal o texto!&lt;br /&gt;&#13;&#10;Realmente, acho que teu texto dÃ¡ pano pra manga porque coloca diversas questÃµes em jogo. Me pegou por exemplo uma coisa que percebia hÃ¡ um tempo: a aÃ§Ã£o pode ser a mesma, mas a visÃ£o sobre um fato muda de acordo nÃ£o somente com a imagem que construÃ­mos dele, mas com a identificaÃ§Ã£o-negaÃ§Ã£o do outro. Deixa eu me explicar melhor dando uns exemplos:&lt;br /&gt;&#13;&#10;Tem um senhor que trabalhava comigo numa assessoria de comunicaÃ§Ã£o e era fissurado por aqueles programas policiais de porta de cadeia. Cada vez que aparecia um &quot;bandido&quot; (incriminado pela TV antes que pela justiÃ§a) ele falava:&lt;br /&gt;&#13;&#10;- olha, o maloqueiro, delinquente, safado, todo cheio de tatuagem!&lt;br /&gt;&#13;&#10;e eu:&lt;br /&gt;&#13;&#10;- Seu fulano, eu tenho duas tatuagens...&lt;br /&gt;&#13;&#10;- mas com vocÃª Ã© diferente, minha filha...&lt;br /&gt;&#13;&#10;Ou entÃ£o quando a turma do colÃ©gio ia pedir alimentos pra doaÃ§Ã£o (tarefa clÃ¡ssica de gincana) e pensava que somente o fato de usarmos uniforme de escola particular nos credenciava a conseguir uma quantidade de comida que um pedinte nunca conseguiria, apesar de sua necessidade ser muito &quot;na cara&quot;.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Ou quando as meninas se apresentam com seus fogos e fitas, e chamam a atenÃ§Ã£o, e se saÃ­ssem com um chapÃ©u muita gente ajudaria, mas quando Ã© a crianÃ§a no sinal Ã© maloqueragem (usando uma gÃ­ria bem local). NÃ£o que ache maravilhoso crianÃ§as no sinal fazendo malabarismos, o que quero Ã© mesmo chamar a atenÃ§Ã£o para quanto esta questÃ£o de visibilidade/invisibilidade me parece ter a ver com a questÃ£o que vc coloca, de castas sociais: ignorar Ã© negar a existÃªncia de que essas diferenÃ§as sÃ£o profundas, nÃ£o pelo espetÃ¡culo que se apresenta, mas na desigualdade social que estÃ¡ mais embaixo...&lt;br /&gt;&#13;&#10;Bom, Ã© uma opiniÃ£o, e claro que precisava ser bem mais aprofundada, atÃ© porque existe o movimento contrÃ¡rio, de pessoas que mesmo sendo de classe mÃ©dia, classe alta que buscam as diversÃµes, digamos, antes restritas Ã  periferia. Mas isso Ã© outra histÃ³ria, e deu, e dÃ¡, pano pra muita reflexÃ£o, artigo, texto, tese...&lt;br /&gt;&#13;&#10;AbraÃ§os!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6765</link>
  <title>Comentário postado por Tati MagalhÃ£es</title>
  <dc:date>2006-10-29T19:04:47Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6776">
  <description>Adorei o texto, muito boa a discussÃ£o e concordo com a crÃ­tica Ã  alienaÃ§Ã£o local!&lt;br /&gt;&#13;&#10;Ps: Ah, eu jÃ¡ fui no Circo pirulito. Devia ter meus 9 anos, o circo passava pela jatiÃºca e estava no terreno baldio ao lado do meu antigo condomÃ­nio... Recordo de ter me divertido um monte, morrido de rir com as palhaÃ§adas programadas e as nem tÃ£o programadas assim - as limitaÃ§Ãµes do espetÃ¡culo faziam parte do lado cÃ´mico da noite - e atÃ© lamentava o preÃ§o, muito barato, na Ã©poca em torno de R$0,50 centavos, que ao invÃ©s de servir como incentivo era tomado como motivo de zombaÃ§Ã£o e depreciaÃ§Ã£o do circo... Ã &apos;ser humanozinho&apos; ... complicada essa essÃªncia nossa!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6776</link>
  <title>Comentário postado por Lu*Si*Ha*Na</title>
  <dc:date>2006-10-29T23:53:05Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6777">
  <description>Ih! Fui demais ao circo quando era crianÃ§a... Meu pai adorava ver e me levar quando chegava circo em BH.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;TambÃ©m ia demais a teatro, cinema, ... &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Contavam-me sobre histÃ³ria nacional e mundial. Escutava discos de Chico Buarque, por exemplo, com uma tia que explicava sobre a ditadura.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Via filmes de guerra com essa tia que ia falando sobre a Segunda Guerra Mundial...&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Passeava, viajava um pouco... Tive um mÃ­nimo de oportunidades culturais, acho...</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6777</link>
  <title>Comentário postado por apple</title>
  <dc:date>2006-10-30T00:24:39Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6778">
  <description>Eu qdo pqna fui ao circo do SÃ©rgio Malandro, pois Ã©...&lt;br /&gt;&#13;&#10;Mas eu queria mesmo era ver o Jaspion... Era a Ãºltima apresentaÃ§Ã£o que por sinal nÃ£o vi, cansei de esperar e dormir no colo do meu pai, acordei no carro, com um algodÃ£o doce na mÃ£o(tdo amassetado) e na outra, uma espÃ©cie de boneco de palhaÃ§o, tem a foto, Ã© hilÃ¡ria. </description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6778</link>
  <title>Comentário postado por LetÃ­cia Lins</title>
  <dc:date>2006-10-30T01:29:07Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6785">
  <description>eu odeio circo.. PalhaÃ§o entÃ£o nÃ£o sei pq. Acho que deveria procurar uma terapia com urgÃªncia, deve ser algum trauma de infÃ¢ncia...Mas sem dÃºvida nenhuma esse lado que vc mostra Ã© fantÃ¡stico...Como o Gus falou acima, seu texto Ã© um documento mesmo!A partir dele as discussÃµes sÃ£o inÃºmeras, o social, as aÃ§Ãµes a serem pensadas agora, ao fim deste perÃ­odo de eleiÃ§Ãµes...</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6785</link>
  <title>Comentário postado por Polica</title>
  <dc:date>2006-10-30T10:29:20Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6794">
  <description>Marcelo...&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Muito legal o teu texto e, a discussÃ£o que ele levanta. Pra contar um exemplo local. Aqui em Palmas, no distrito de TaquaruÃ§Ãº tem um pequeno circo, talvez atÃ© mais simples do que o do palhaÃ§o pirulito, mas quase sem apoio local nenhum. No entanto no mÃª spassado um dos anexos do &quot;Beto Carrero&quot; estve por aqui, e o que vem de fora, apesar de possuir um espetÃ¡culo pouco superior ao local, Ã© agraciado pelos moradores. &lt;br /&gt;&#13;&#10;Assim como acontece em diversas outras Ã¡reas nesta cidade. O &quot;de fora&quot; sempre Ã© visto como melhor que &quot;o local&quot;. Isso entristece e desmotiva, as vezes, quem Ã© daqui. Ã como se o fato de ser tocantinense, desqualificasse o produto. E isso Ã© triste. Por isso admiro tanto a cultura nordestina.. pela forÃ§a e o valor que tem, inclusive, em seu prÃ³prio territÃ³rio.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Talvez aqui, as coisas sejam um pouco mais complicadas porque o Estado Ã© novo.. estÃ¡ se descobrindo. JÃ¡ apoio a arte e cultura local, mas o cidadÃ£o tocantinense ainda precisa conhece-lo.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Um exemplo, Ã© o cantor GenÃ©sio Tocantins... &quot;se farinha fosse&quot; sempre foi cantada por aqui.. mas sÃ³ ganhou as &quot;bocas &quot;, depois de aparecer no FaustÃ£o.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Talvez essa seja uma mudanÃ§a lenta mesmo.. ou nÃ£o. </description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6794</link>
  <title>Comentário postado por Daianne Fernandes</title>
  <dc:date>2006-10-30T12:32:18Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6797">
  <description>Obrigado a todos pelos comentÃ¡rios, uma prosa rica mesmo.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Muito bons os seus exemplos Daianne, Ã© bem isso que vocÃª falou. AlguÃ©m teria outros exemplos parecidos na sua prÃ³pria cidade pra relatar?&lt;br /&gt;&#13;&#10;AbraÃ§os.  &lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6797</link>
  <title>Comentário postado por Marcelo Cabral</title>
  <dc:date>2006-10-30T13:18:08Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6802">
  <description>e se houvesse espaÃ§o pra toda e qualquer manifestaÃ§Ã£o artÃ­stica, haveria quem apreciasse?&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;creio que seja muita estrela pra pouca constelaÃ§Ã£o&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;penso que Ã© do interior que ainda hÃ¡ de surgir gÃªnios. lÃ¡ a globalizaÃ§Ã£o, esta que Ã© um mau pra toda e qualquer inovaÃ§Ã£o, chegou, mas nÃ£o com muita forÃ§a.&lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6802</link>
  <title>Comentário postado por Rafa oliva</title>
  <dc:date>2006-10-30T14:57:13Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6803">
  <description>circo nÃ£o Ã© lugar de animal e ponto. mas o foco do texto nem Ã© esse... achei bem legal o texto e esse Ã© o quadro de tantos outros circos &quot;marginalizados&quot; paÃ­s afora... nÃ£o Ã© uma exclusividade alagoana.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6803</link>
  <title>Comentário postado por Guilherme Mattoso</title>
  <dc:date>2006-10-30T15:16:47Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6805">
  <description>Oi Marcelo, muito legal! Queria destacar um trecho do seu texto: &quot;a primeira Ã© que eles nÃ£o precisam muito mesmo da classe mÃ©dia&quot;. Eu me pergunto sempre: quem perde com o fato de a classe mÃ©dia ignorar a cultura popular? O povo, a classe mÃ©dia, ambos ou toda a sociedade? NÃ£o quero naturalizar o processo de elitizaÃ§Ã£o de determinados espetÃ¡culos nem a produÃ§Ã£o, investimento e lobby por trÃ¡s deles. Mas quero problematizar por que consideramos que uma arte, ou cultura, sÃ³ Ã© valorizada quando a classe mÃ©dia lhe dedica atenÃ§Ã£o. &lt;br /&gt;&#13;&#10;O que me parece mais complicado Ã© o investimento pesado do Estado e da iniciativa privada em poucos espetÃ¡culos, por vezes estrangeiros (nada contra os gringos, a questÃ£o Ã© o dinheiro pÃºblico e a cultura nacional) que ainda cobram os tubos pelo ingresso. Ã como se fosse um pagamento duplo: incentivo com o dinheiro pÃºblico e a cobranÃ§a pela entrada, com recorte para a elite com alto poder aquisitivo. Enquanto isso, a cultura popular nÃ£o recebe investimentos, porque ninguÃ©m as considera importantes, ou acham que o &quot;retorno&quot; nÃ£o vai ser bom. E aÃ­? Como incentivar a cultura popular para o povo (e nÃ£o pra classe mÃ©dia)?</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6805</link>
  <title>Comentário postado por Oona Castro</title>
  <dc:date>2006-10-30T17:05:23Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6819">
  <description>OlÃ¡ Oona, tudo certo? Pertinente seu comentÃ¡rio, mas nÃ£o sÃ³ de investimentos os espetÃ¡culos e artistas vivem, a questÃ£o Ã© que a classe media tem grana pra gastar e gasta (bem caro) pra assistir espetÃ¡culos que jÃ¡ receberam patrocÃ­nio pÃºblico, complicado nÃ©? Nesse aspecto concordo com vocÃª. beijo</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6819</link>
  <title>Comentário postado por Marcelo Cabral</title>
  <dc:date>2006-10-30T21:14:12Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6829">
  <description>Ah! O foco nÃ£o foi animal, mas foi bom falar para que o pessoal ficasse discutindo... falando que o foco foi aquele outro e acham isso ou aquilo... Hahaha... Boa &quot;tacada&quot; minha, acho...</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6829</link>
  <title>Comentário postado por apple</title>
  <dc:date>2006-10-31T07:07:03Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6844">
  <description>Ã fato que os incentivos aos pequenos circos sÃ£o praticamente inexistentes. O movimento de circo-escolas cresce a cada dia e realiza trabalhos maravilhosos, principalmente com crianÃ§as das periferias, como o que a querida Nandinha Fassanaro participa, porÃ©m, dificilmente se relacionam com os pequenos circos. HÃ¡ pouca reciclagem para os pequenos, o que existe Ã© a transmissÃ£o do conhecimento familiar circense, mas quÃ£o rica nÃ£o seria esta troca?&lt;br /&gt;&#13;&#10;A estrutura dos circos pequenos Ã© pÃ©ssima, como sempre morei em bairros perifÃ©ricos em MaceiÃ³, sempre tinha um âcirco de lona furadaâ, como tambÃ©m sÃ£o chamados, perto de casa. As condiÃ§Ãµes de higiene tambÃ©m sÃ£o precÃ¡rias, tornando mais que uma preocupaÃ§Ã£o cultural, uma questÃ£o ambiental e de saÃºde pÃºblica.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Beijos.&lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6844</link>
  <title>Comentário postado por Erika Morais</title>
  <dc:date>2006-10-31T13:59:07Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6845">
  <description>Oi Erika, o Circo Pirulito tava bem limpinho, beijo. </description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6845</link>
  <title>Comentário postado por Marcelo Cabral</title>
  <dc:date>2006-10-31T14:12:34Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6847">
  <description>Que bom Marcelo, porque meu Ãºltimo circo &quot;vizinho&quot; tinha problemas com saneamento bÃ¡sico, jÃ¡ que as lonas sÃ£o armadas em terrenos baldios.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Aproveitando: preciso falar com vocÃª, vou te mandar um e-mail agora.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6847</link>
  <title>Comentário postado por Erika Morais</title>
  <dc:date>2006-10-31T15:54:37Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6943">
  <description>Sem querer ser polÃªmico, pessoal...&lt;br /&gt;&#13;&#10;Eu sou contra maus tratos aos animais, mas vocÃªs percebem que esse papo de &quot;circo nÃ£o Ã© lugar de animal&quot; Ã© coisa do sÃ©culo XXI, nÃ£o Ã© nÃ£o? Nem todo circo do sÃ©culo XX maltratava animais (mas esta Ã© outra histÃ³ria, na qual nÃ£o vou entrar agora pra nÃ£o provocar a ira de ninguÃ©m).</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6943</link>
  <title>Comentário postado por FÃ¡bio Fernandes</title>
  <dc:date>2006-11-02T15:50:19Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6954">
  <description>FÃ¡bio,&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Vou polemizar sÃ³ um pouquinho. Hahaha...&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Animal deve, em princÃ­pio, estar na natureza. Todavia, existem diferenÃ§as no trato com os animais, com certeza...&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;VocÃª acha que o Parque do Beto Carrero, por exemplo, tem as mesmas condiÃ§Ãµes financeiras para tratar animais que um circo mambembe? E as condiÃ§Ãµes de seguranÃ§a? SÃ£o iguais?&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Alimentar grandes animais Ã© oneroso. DaÃ­, as notÃ­cias sobre feras famintas, desnutridas, ...&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Agora cachorro... Vai devolver para a natureza? NÃ£o tem condiÃ§Ã£o...nÃ£o vai sobreviver.&lt;br /&gt;&#13;&#10; </description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6954</link>
  <title>Comentário postado por apple</title>
  <dc:date>2006-11-02T20:48:30Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6964">
  <description>nem cachorro nem canÃ¡rio-belga.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Melros Ã s vezes se encaixam nessa catiguria. &amp;#059;-)</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/revista/respeitavel-publico#c6964</link>
  <title>Comentário postado por FÃ¡bio Fernandes</title>
  <dc:date>2006-11-02T23:45:09Z</dc:date>
 </item>
 <textinput rdf:about="http://www.overmundo.com.br/home/busca.php">
  <name>txtBusca</name>
  <link>http://www.overmundo.com.br/home/busca.php</link>
  <title>Buscar:</title>
  <description>Busque notícias no Overmundo</description>
 </textinput>
</rdf:RDF>