<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<?xml-stylesheet type="text/xsl" href="style.xsl"?>
<!-- Generated by: http://www.phpclasses.org/rsswriter $Revision: 1.7 $ -->
<rdf:RDF xmlns:rdf="http://www.w3.org/1999/02/22-rdf-syntax-ns#" xmlns="http://purl.org/rss/1.0/" xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/">
 <channel rdf:about="http://www.overmundo.com.br/rss/rss_produto.php?titulo=nativo-americano">
  <title>.: Nativo Americano :.</title>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano</link>
  <description>Cultura de todo o Brasil na internet</description>
  <dc:date>2026-6-17T16:06:53Z</dc:date>
  <image rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/images/overmundo_06.gif"/>
  <items>
   <rdf:Seq>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c385789"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c385796"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c385846"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c386383"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c386988"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387033"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387046"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387103"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387274"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387277"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387299"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387335"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387450"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387554"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387580"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387592"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387600"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387718"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387725"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387729"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c388097"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c388135"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c388227"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c388450"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c388473"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c390615"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c395942"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c396834"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c412707"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c432090"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c432098"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c434314"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c434322"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c505671"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c505672"/>
    <rdf:li rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c505725"/>
   </rdf:Seq>
  </items>
  <textinput rdf:resource="http://www.overmundo.com.br/home/busca.php"/>
 </channel>
 <image rdf:about="http://www.overmundo.com.br/images/overmundo_06.gif">
  <url>http://www.overmundo.com.br/images/overmundo_06.gif</url>
  <link>http://www.overmundo.com.br/</link>
  <title>.: Banco de Cultura :.</title>
  <description>Cultura de todo o Brasil na internet</description>
 </image>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c385789">
  <description>Querido Marcos,&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Naum havia ainda pensado dessa forma... que Ã­ndios na real sÃ£o os que vÃªm da Ãndia, e que nem eles mesmo se vÃªm assim... realmente... a ingÃªnuidade pura de tais nativos brasileiros se perdeu...&lt;br /&gt;&#13;&#10;JÃ¡ vi &quot;Ã­ndio&quot; que atÃ© ganha dinheiro dando palestra sobre sua cultura... vende cd, dvd e, pasme, mora num castelo...&lt;br /&gt;&#13;&#10;Hoje em dia, o capitalismo impera, mesmo em quem nasceu em tribos, de crenÃ§as, costumes e valores totalmente inversos a esta forma de viver... fazer o q? Eram vistos como menos evoluÃ­dos, menos desenvolvidos, sendo que tinham a pureza em seus rituais, a leveza dos ancestrais, a natureza, a paz! E agora nÃ£o tem mais..&lt;br /&gt;&#13;&#10;Depois te falo mais..&lt;br /&gt;&#13;&#10;Bj rapaz!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c385789</link>
  <title>Comentário postado por Clararipe</title>
  <dc:date>2009-3-24T01:16:17Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c385796">
  <description>Clara,&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Acho que o problema central tem a ver com identidade. Os nativos tinham sua prÃ³pria identidade, seus laÃ§os com a terra, com seus mortos, com sua ancestralidade. Cada ritual, cada cerÃ¢mica, cada danÃ§a falava um pouco sobre eles mesmos, sobre o que pra eles fazia sentido, sobre o que tinha a ver com sua prÃ³pria existÃªncia e evoluÃ§Ã£o.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Hoje em dia tanto para nÃ³s ditos civilizados quanto para grande parte dos remanescentes das antigas etnias nativo-americanas (a quem chamamos simplesmente Ã­ndios) falta identidade...&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Pior do que nÃ£o saber quem somos Ã© nÃ£o saber onde estamos, o que comemos, quem nos rodeia, de onde vem nosso remÃ©dio, enfim, nÃ£o sabemos nada sobre nada. Em meio a tanta informaÃ§Ã£o no mundo, estamos cada vez mais distantes de saber alguma coisa que realmente nos toque, nos importe, nos faÃ§a perceber algo sobre nÃ³s mesmos...&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Somos tantos e tÃ£o sozinhos...&lt;br /&gt;&#13;&#10;Todos nÃ³s &quot;Ã­ndios&quot; sem tribo...&lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c385796</link>
  <title>Comentário postado por Marcos Paulo Carlito</title>
  <dc:date>2009-3-24T01:30:22Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c385846">
  <description>Poeta, obstaculos e distancias sao superados&lt;br /&gt;&#13;&#10;ao longo das decadas..&lt;br /&gt;&#13;&#10;na perseveranÃ§a  e no bom  senso, entende? &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;A arte e a cultura indigina, assim  coma a dos africanos, jÃ¡ foram bem assimiladas.. e isso nao se apaga. Assim como a dos &quot;brancos&quot; a eles... tudo se funde...e tudo volta ao seu eixo e explode em  bem e mal.....&lt;br /&gt;&#13;&#10;O que todos querem  Ã© IGUALDADE DE DIREITOS ou seja RESPEITO.&lt;br /&gt;&#13;&#10;e o que atravanca (eita nome feio!) Ã© essa poli=titica ai...&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;o que eu tento dizer Ã©: SOMOS TODOS IGUAIS. Uns com menos outros com mais... mesmas neuras... mesma fÃ©.&lt;br /&gt;&#13;&#10;E como todos  querem  recursos pra promover mudanÃ§as,  vamos sÃ³ pedir aos ceus que cada escalada seja um degrau ao conhecmento e a sabedoria.&lt;br /&gt;&#13;&#10; &lt;br /&gt;&#13;&#10;E se nÃ£oooooooo sabemos Ã© pq naoooo perguntamos. pensa !&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;bjsssssss&amp;#059;)&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c385846</link>
  <title>Comentário postado por ClÃ¡udia Campello</title>
  <dc:date>2009-3-24T06:46:01Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c386383">
  <description>&lt;strong&gt;JÃ¡ vi &quot;Ã­ndio&quot; que atÃ© ganha dinheiro dando palestra sobre sua cultura... vende cd, dvd e, pasme, mora num castelo... (Claripe)&lt;/strong&gt;&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;...Ã© engraÃ§ado, o branco vai nas aldeias e explora tudo que acha que tem direito&amp;#059; usa e abusa dos recursos dos nativos, vende, tagarela sobre uma cultura que desconhecem e nÃ£o dÃ¡ nada em troca, a nÃ£o ser mais e mais misÃ©ia.&lt;br /&gt;&#13;&#10;E o nativo - seja qual for a etnia - quando dÃ¡ uma palestra e &quot;ganha&quot; dinheiro dessa palestra ele repassa para o seu povo. Outra coisa - o nativo tanto qualquer outro ser humano desses tempos moderno tambÃ©m tem fome de tecnologia.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Acho que precisamos repensar melhor alguns conceitos.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Paz em Ãanderu, GraÃ§a Grauna </description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c386383</link>
  <title>Comentário postado por graÃ§a grauna</title>
  <dc:date>2009-3-25T09:39:50Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c386988">
  <description>Interessante texto.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Aqui em Manaus no Flifloresta ( Festival LiterÃ¡rio) tivemos encontros indigenas, os quais apressentaram trabalhos, livros, danÃ§as e canÃ§Ãµes divinas) mas nÃ£o sÃ£o mais chamados de Indios e sim &quot;Povos da Amazonia&quot; . JÃ¡ tive uma ajudante que era descendentes de indios, mas nÃ£os se reconhecia como tal.  &lt;br /&gt;&#13;&#10;bjs  e votos</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c386988</link>
  <title>Comentário postado por Doroni Hilgenberg</title>
  <dc:date>2009-3-26T01:09:45Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387033">
  <description>Quando Ã© que toooodossssss vÃ£o entender que essa ideologia furada toda  ja acabou....... que exploraÃ§Ã£o existe em qualquer lugar.....e que nao existe mais &quot;aldeia&quot; na concepÃ§Ã£o da palavra.....acaaaaaaabouuuuuuuu, A GENTE SOMOS IGUAIS...&lt;br /&gt;&#13;&#10;Ã© cada um lutando pelos seus ideais......danÃ§ando conforme a musica.....mudando o ritmo......fusao perfeita de todas as raÃ§as.&lt;br /&gt;&#13;&#10;vamos em defesa de todas as miserias e mazelas......independente de cor e raÃ§a........acaaaaaaabou.&lt;br /&gt;&#13;&#10;ninguem quer sÃ³ apito ........Clararipe substima.quer tudo como era dantes, pra que ???? pq Ã© bunitinho ???  e Grauninha defende o que ? ambas precisam conviver uma semana no minimo em alguma terra de comunidade indigena brasileira..... sÃ³ folclore agora. entendem ?&lt;br /&gt;&#13;&#10;aff !!!&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;bjssssssss&amp;#059;)&lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387033</link>
  <title>Comentário postado por ClÃ¡udia Campello</title>
  <dc:date>2009-3-26T02:09:38Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387046">
  <description>Querida ClÃ¡udia,&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Primeiro quero agradecer sua visita e seus comentÃ¡rios. Mas hÃ¡ muito mais do que a simplicidade do pensamento de que todos somos iguais. Quero deixar a conversa rolar um pouco mais para falar de minha experi~encia com os remanescentes de algumas etnias com quem convive algumas semanas. Ok?&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;BeijÃ£o e abraÃ§o Guaicuru!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387046</link>
  <title>Comentário postado por Marcos Paulo Carlito</title>
  <dc:date>2009-3-26T02:26:11Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387103">
  <description>Pois, amigo.&lt;br /&gt;&#13;&#10;E eu aqui esperando meu livro prometido pra poder conversar de todo ele contigo...</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387103</link>
  <title>Comentário postado por ZÃ©duardo Calegari Paulino</title>
  <dc:date>2009-3-26T04:34:20Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387274">
  <description>Oi querido...&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Estou mesmo um tratante nÃ£o Ã©?&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Perdoe-me... Mas vocÃª o terÃ¡, garanto!&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;AbraÃ§os Guaicuru!!!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387274</link>
  <title>Comentário postado por Marcos Paulo Carlito</title>
  <dc:date>2009-3-26T12:23:23Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387277">
  <description>Querida GraÃ§a, Claudinha e Marcos,&lt;br /&gt;&#13;&#10;Continuando as reflexÃµes ... &lt;br /&gt;&#13;&#10;Vejo que por mais missigenado que os povos sejam, por mais globalizado que o mundo esteja, por mais defazado que esteja o sistema e as aldeias, que estÃ£o sumindo cada vez mais do planeta, por mais iguais que os seres possam agora parecer, tÃªm suas raÃ­zes, que devem, por eles mesmos, serem preservadas! Digo todos! Mas, Ã© vero, todos tem direito de ganhar a vida como quiserem, neste ponto eu talvez tenha atÃ© me precipitado, mas vejo que todos, sejam de origem indÃ­gena, portuguesa, africana, japonesa, enfim, deve resgatar em si sua cultura, sua identidade! Isso fortalece  ser humano, a humanidade!&lt;br /&gt;&#13;&#10;Resgatar suas origens, e nÃ£o deixar pra lÃ¡, pra sermos todos iguais...&lt;br /&gt;&#13;&#10;NÃ£os acho que sejamos iguais... podemos ter direitos iguais, que Ã© bonito, apesar de utÃ³pico nas atuais condiÃ§Ãµes mundias, mas sermos iguais, jamais! E vejo que Ã© muito vÃ¡lido e significativo cada gueto, cada tribo, cada etnia, cada povo, resgatar sua cultura!&lt;br /&gt;&#13;&#10;NÃ£o porque Ã© mais &quot;bonitinho&quot; mas por que a raiz de um povo, assim como nas Ã¡rvores, deve ser bem nutrida, preservada, pra que o tronco, caule e frutos ocorram em sua forma mais vigorosa!&lt;br /&gt;&#13;&#10;Acho muito saudÃ¡vel oque estamos fazendo aqui! Expor nossos diferentes pontos de vista, e isso Ã© a prova de que nÃ£o somos iguais! Pois cada um, mesmo em seus guetos, tem uma experiÃªncia de vida Ãºnica! E esta Ã© sua riqueza, seu tesouro! Que naum deve ser banalizado!&lt;br /&gt;&#13;&#10;Bjs queridos!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387277</link>
  <title>Comentário postado por Clararipe</title>
  <dc:date>2009-3-26T12:28:47Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387299">
  <description>Ei ei ei&lt;br /&gt;&#13;&#10;indios nÃ£o querem mais ser caras pintadas.......sacaram ?!&lt;br /&gt;&#13;&#10;NÃ£o querem mais danÃ§ar a danÃ§a da chuva... vc danÃ§aria ?&lt;br /&gt;&#13;&#10;mas a cultura esta resguardada .o melhor foi assimilado....&lt;br /&gt;&#13;&#10;aprendemos e aprenderam.&lt;br /&gt;&#13;&#10;somos um sÃ³ povo agoaaaaaara.......acorrrrrrrrrrrrda. &lt;br /&gt;&#13;&#10;Â´uma minoria sofrida dentro de uma massa enorrrrrme de uma&lt;br /&gt;&#13;&#10;sociedade quase falida... que sÃ³ querem ser I Ã igual.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Abram seus planos e, caramba, cante !&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;bjsssssssssss&amp;#059;) de quem sabe indio....viveu  dias indio.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387299</link>
  <title>Comentário postado por ClÃ¡udia Campello</title>
  <dc:date>2009-3-26T13:01:59Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387335">
  <description>Querida ClÃ¡udia,&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Escrevi um livro que fala rasamente sobre 6 etnias do baixo, mÃ©dio e alto paraguai, divisa do Brasil com o Paraguai na regiÃ£o entre Corumba atÃ© AssunÃ§Ã£o.&lt;br /&gt;&#13;&#10;AlÃ©m destas etnias pesquisei com enfÃ¢se a etnia MbayÃ¡-Guaicuru, cujos remanescentes hoje sÃ£o os KadiwÃ©us das Aldeias localizadas no municÃ­pio de Poerto Murtinho, regiÃ£o sudoeste de MS. InformaÃ§Ãµes sobre este trabalho podem ser achadas aqui, no livro virtual que disponibilizei aos internautas: http://www.guaicurumurtinho.com/frameset.html&lt;br /&gt;&#13;&#10;quem quiser pode baixar, Ã© uma versÃ£o gratuita.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Neste meu trabalho de pesquisa, orientado pelo saudoso Historiador Henrique Spengler, especialista em HistÃ³ria Regional, tive o prazer de pesquizar in-loco, dentro das aldeias (sim, ainda existem aldeias embora a configuraÃ§Ã£o nÃ£o seja a mesma de 500 anos atrÃ¡s), o modo de vida, a cultura e a forma com que eles mesmos se enxergam e se assumem perante sÃ­ mesmo e perante a sociedade, que continua a engoli-los pouco a pouco (terras principalmente).&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Pelos depoismentos que colhi, transcrevidos em meu livro, o Ã­ndio nÃ£o quer ser chamado de Ã­ndio, porque Ã­ndio Ã© um adjetivo pejorativo que nÃ£o tem propriedade alguma. Ã a mesma coisa de vocÃª se referir a um turista como &quot;gringo&quot;. Pra muita gente gringo pode parecer apenas um turista desengonÃ§ado gastando dÃ³lar no Brasil, mas o chame de gringo pra ver se ele gosta. NÃ£o, nem um pouquinho, ele vai exigir, no mÃ­nimo, que vocÃª se dirija a ele por sua nacionalidade: portuguÃªs, alemÃ£o, italianos, etc.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Sabe porque? Porque ele tem identidade com sua terra, com sua cultura. Experimenta confundir um siciliano com um calabrÃªs pra vocÃª ver se nÃ£o vais escutar um bons palavrÃµes comensurados.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Esta histÃ³ria de globalizaÃ§Ã£o Ã© linda, mas ninguÃ©m quer perder seu referencial, sua ligaÃ§Ã£o, sua identidade com lÃ­ngua, constumes e nacionalidade por uma sÃ©rie de motivos que vÃ£o desde o status atÃ© o sentimento de nascido e enterrado alguÃ©m nesta ou naquela terra.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Ãndio Ã© nada, Ã© uma forma de coisificar a nacionalidade de um povo, Ã© a coisificaÃ§Ã£o da identidade de uma povo. Muito embora o Ã­ndio queira tambÃ©m co conforto e a tecnologia do processo civilizatÃ³rio le nÃ£o quer ser chamado de Ã­ndio (porque como jÃ¡ disse, isso o coloca num lugar abstrato e indefinido). Ele quer ser identificado por sua etnia: kinikinawa, terena, xavante, etc, porque aasim somos obrigados a enxergÃ¡-los como um povo que tem (pelo menos parte) de uma cultura, de um jeito de ser e de uma terra na qual viveram seus ancestrais, terra sobre a qual ele tem direitos.&lt;br /&gt;&#13;&#10;VocÃª quer tornÃ¡-los todos brasileiros? EntÃ£o (creio que sem saber) vocÃª quer que eles percam de uma vez por todas as minguadas chances de ter direito a alguma coisa neste paÃ­s, porque como brasileiros eles serÃ£o engolidos pela imensa massa pobre e sem identidade cultural que sobeja neste projeto de naÃ§Ã£o chamado Brasil, um liquidufucaor de gente que transforma etnias e culturas numa massa sem identidade cultural.&lt;br /&gt;&#13;&#10;A igualdade que eles querem Ã© o direito a terra, o direito de serem livres e se autodenominarem como quiserem e, principalmente, o direito de recriar a identidade que jÃ¡ perderam, num processo que os antropÃ³logos chamam de a reinvenÃ§Ã£o da cultura.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Eles nÃ£o sÃ£o bobos para cair nesta cilada de globalizaÃ§Ã£o e igualdade, eles querem ser o que a consnguineidade lhes assegura: kinikinawas, terenas, hadiwÃ©us, porque Ã© assim que se reconhecem...&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;VocÃª entende que a questÃ£o Ã© um pouco mais complexa?&lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387335</link>
  <title>Comentário postado por Marcos Paulo Carlito</title>
  <dc:date>2009-3-26T14:01:41Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387450">
  <description>&quot;VocÃª quer tornÃ¡-los todos brasileiros? &quot;&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;mas bah! q pergunta. Eu nÃ£o quero. eles sÃ£oooo !&lt;br /&gt;&#13;&#10;E eles (?))  lutam pelos mesmos direitos da maioria do povo brasileiro.&lt;br /&gt;&#13;&#10;... iNDIO NÃO QUER SER CARA PINTADA NEM USAR SUAS TIPICAS ROUPAS.....SÃ EM DIAS DE FESTAS...ALIAS, JÃ ESTAO FORMANDO ASSOCIAÃÃES PRA TANTO.&lt;br /&gt;&#13;&#10;TA CERTOS.....COMO OS NORDESTINOS...O JAPAS....OS SULISTAS...&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;ahhhhhh meu caro chega de fantasia. ta ?&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;bjssssssss e anaue !&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387450</link>
  <title>Comentário postado por ClÃ¡udia Campello</title>
  <dc:date>2009-3-26T17:12:04Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387554">
  <description>Calma ClÃ¡udio, menos, afinal estamos colocando nossos pontos de vista em questÃ£o, nada mais, ninguÃ©m aqui vai mudar o curso da histÃ³ria... rsrsrsrs&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;A questÃ£o envolve nuances que vocÃª nÃ£o estÃ¡ considerando. VocÃª afirma que eles sÃ£o brasileiros, mas porque na carteira de identidade deles estÃ¡ escrito, por exemplo,  &quot;NaÃ§Ã£o Kunikinawa&quot;? A carteira Ã© expedida pelo ministÃ©rio da JustiÃ§a e tem legitimidade total, outorgando-lhes uma nacionalidade que nÃ£o brasileira. Quer conferir? Entra aqui nesta colaboraÃ§Ã£o chamada &quot;Entrevista com os Kinikinawa parte I&quot; :http://www.overmundo.com.br/overblog/entrevista-com-os-ex-extintos-kinikinawa-parte-1&lt;br /&gt;&#13;&#10;, lei atentamente e depois vamos conversar mais um pouco, Ã© sempre bom falar com conhecimento de causa...&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Quanto a eles se vestirem de uma maneira ou de outra, de se pintarem como antes ou com pinturas reinventadas isso Ã© irrelevante. Em suas escolas dentro das aldeias eles aprendem sua prÃ³pria lÃ­ngua, resgatam antigos costumes, inventam novas danÃ§as e tentam impingir um novo significado a sua nova existÃªncia, jÃ¡ que pelo avanÃ§o do processo civilizatÃ³rio estÃ£o impedidos de praticar as velhas tradiÃ§Ãµes ao mesmo tempo que nÃ£o encontram lugar no futuro dentro da proposta apresentada pela sociedade brasileira).&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Se estou entendendo bem, sua filosofia Ã© a da integraÃ§Ã£o total a todo custo. Saiba que ela Ã© bem antiga, comeÃ§ou com o SPI, passou pela FUNAI chegando aos dias de hoje atravÃ©s dos fazendeiros latifundiÃ¡rios que tomam as terras deles em contratos de arrendamento expÃºrios.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Afinal, o que vocÃª propÃµe?&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;AbraÃ§os Guaicuru...&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387554</link>
  <title>Comentário postado por Marcos Paulo Carlito</title>
  <dc:date>2009-3-26T20:07:32Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387580">
  <description>Marcos, bela reflexÃ£o. Na brevidade do termo uma boa, e forte colocaÃ§Ã£o. O Brasil, o brasileiro, (povo, naÃ§Ã£o, incluindo Estado), jÃ¡ reconhece e por isto defende a IDENTIDADE DA COBRA, da onÃ§a (embora jÃ¡ quase nÃ£o mais tenha onÃ§a), jÃ¡ ha algum tempo, mas realmente nÃ£o se pode dizer que o Brasil reconhece, defende a identidade do indÃ­gena. &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Vejamos o caso, festejado, (com razÃ£o), do raposa terra do sol:&lt;br /&gt;&#13;&#10;a) De quem sÃ£o as terras do Raposa Terra do Sol? - do Ã­ndigena?&lt;br /&gt;&#13;&#10;    - NÃ£o, absolutamente nÃ£o. As terras sÃ£o da UniÃ£o.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Triste: O indÃ­gena ainda nÃ£o pode &quot;ter&quot; terra no Brasil. O indÃ­gena nÃ£o pode ter escritura, somente &quot;imigrantes&quot; europeus e japoneses&quot;.&lt;br /&gt;&#13;&#10;        EntÃ£o que igualdade de Direito quando negro e Ã­ndios nÃ£o podem ter terra, mesmo que ganhe na loteria.&lt;br /&gt;&#13;&#10;       Segundo o MÃ©dico e Historiador Luiz Mir, a identidade brasileira Ã© a posse da Terra.&lt;br /&gt;&#13;&#10;       Como traduzir esta igualdade de todos? Como?&lt;br /&gt;&#13;&#10;abraÃ§o,&lt;br /&gt;&#13;&#10;andrÃ©&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387580</link>
  <title>Comentário postado por Andre Pessego</title>
  <dc:date>2009-3-26T21:01:42Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387592">
  <description>Muito bem colocdas suas observaÃ§Ãµes AndrÃ©,&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Realmente nÃ£o dÃ¡ para (embora todos nÃ³s queremos) resumir o quadro numa simples bandeira fraternista de &quot;igualdade para todos&quot;.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;AbraÃ§os meu irmÃ£o guerreiro!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387592</link>
  <title>Comentário postado por Marcos Paulo Carlito</title>
  <dc:date>2009-3-26T21:28:20Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387600">
  <description>Marcos, concordo com vocÃª. &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Embora o indio tenha evoluido bastante, ele nÃ£o deixa de ser indio porque quer, mas sim como vc disse pela conotaÃ§Ã£o pejorativa que a palavra indio transmite. NÃ£o adianta dizer que somos iguais porque nÃ£o somos, a cultura Ã© outra e as origens tambÃ©m, mas nÃ³s nÃ£o estamos preparados para aceitar o indio e suas diferenÃ§as, porque ele Ã© diferente e sabe que Ã©, mas o branco quer se impor desde sempre. &lt;br /&gt;&#13;&#10;Descobri que minha ajudante era descendente de indios quando fui assinar sua carteira de trabalho ( assino, pago decimo, ferias e tudo) &lt;br /&gt;&#13;&#10;e vi que ela era da Tribo dos &quot;TANANTAS&quot;. Conversando com ela, ela  me contou que nÃ£o queria ser reconhecida como india  por causa da discriminaÃ§Ã£o e ela precisava trabalhar. Tai, a DISCRIMINAÃÃO, &lt;br /&gt;&#13;&#10;Ã© que faz o indio deixar de lado este nome pejorativo mas nÃ£o suas origens, sua cultura,  sua tribo e sua terra. &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Em Abril, perto do dia do Indio vou editar um poema que fiz em homenagem ao JURUNA  classificado como uma pÃ©rola bruta &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;B js &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Bjs </description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387600</link>
  <title>Comentário postado por Doroni Hilgenberg</title>
  <dc:date>2009-3-26T22:09:32Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387718">
  <description>Carlito, baixei a versÃ£o digital do livro que vocÃª disponibilizou.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Juntei tudo num sÃ³ pdf e jÃ¡ distribui entre os amigos interessados.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Muchas Gracias!&lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387718</link>
  <title>Comentário postado por ZÃ©duardo Calegari Paulino</title>
  <dc:date>2009-3-27T03:09:13Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387725">
  <description>Marcos, fiquei com gostinho de quero mais. Esse assunto das identidades Ã© muito instigante. Principalmente em se tratando de identidades indÃ­genas, que aqui sÃ£o tantas. Acho atÃ© que por serem tantas sofrem com o fato de nÃ£o haver reconhecimento para elas. Como os colonizadores, ainda estamos procurando nos Ã­ndios brasileiros uma essÃªncia una, um algo que os defina como povo - os Ã­ndios - esquecendo que sÃ£o vÃ¡rios povos, vÃ¡rias identidades. </description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387725</link>
  <title>Comentário postado por Ilhandarilha</title>
  <dc:date>2009-3-27T08:26:22Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387729">
  <description>A histÃ³ria de identidade de nativos virou uma miselÃ¢nia tupiniquim! Tem malandragem mais do que tudo!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c387729</link>
  <title>Comentário postado por raphaelreys</title>
  <dc:date>2009-3-27T08:57:47Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c388097">
  <description>Convivo com Ã­ndios desde que 2001, quando conheci os Xukuru, em Pesqueira-PE. A cultura deles Ã© viva e crescente. A cosmovisÃ£o Ã© passada de pai para filho. Ã claro que concordo que existem os que &quot;inventam&quot; de ser Ã­ndios devido aos tantos benefÃ­cios do Governo. Mas devemos fazer a diferenÃ§a e reconhecer como Ã­ndios aqueles que realmente sÃ£o.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c388097</link>
  <title>Comentário postado por Adriana Leal</title>
  <dc:date>2009-3-27T18:42:51Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c388135">
  <description>Pessoal,&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Estou muito feliz com um acontecimento inusitado. Hoje recebi um e-mail de uma Charrua do uruguai, etnia a qual estudei parcialmente antes de chegar nos MbayÃ¡ Guaicuru. Fiquei emocionado com este encontro casual que a internet proporciounou: &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;&quot;&lt;em&gt;mh wama h hermano&lt;br /&gt;&#13;&#10;soy naygu gotaygoaz ,charrua do uruguai ,y eu te escribo pues vi tu comentario en varios documentos sobre os guaycuru.eu sou decendente charrua,mi gloriosa y orgullosa nacion que se dice de boca dos no indigena como extinta...mentira nos istamos aca de pie mantenindo niestras costumbres.pertenesco a la cominidad bascuade inchalÃ  y los guaycuru por tradicion y memoria oral son nostros hermanos,vose e guaycuru???eu queru facer contacto,si voce ista a fin con estanostra causa indigena,dos filios de terra  y gustaria de hacer contactos con nosotro os charrua ,bienvenido sea hermano carlo,lei qie vose e di un movimiento cultural gueycuru,ddos kadiweu????si te interesa sumar mas en esto escribime .&lt;/em&gt;&quot;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c388135</link>
  <title>Comentário postado por Marcos Paulo Carlito</title>
  <dc:date>2009-3-27T19:50:31Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c388227">
  <description>ClÃ¡udia,&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Tudo o que eu disse atÃ© o momento foi com base em minhas experiÃªncias pessoais. E elas sÃ£o muito pequenas comparadas ao universo nativo americano que ainda resta no planeta. VocÃª por acaso se deu ao trabalho de ir no link ( &lt;a href=&quot;http://:http://www.overmundo.com.br/overblog/entrevista-com-os-ex-extintos-kinikinawa-parte-1&quot;&gt;:http://www.overmundo.com.br/overblog/entrevista-com-os-ex-extintos-kinikinawa-parte-1&lt;/a&gt;)&lt;br /&gt;&#13;&#10;que lhe indiquei logo acima na resposta a um de seus comentÃ¡rios?&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Porque atÃ© o momento me parece que vocÃª estÃ¡ falando com base apenas em suas impressÃµes sem conseguir uma base para apoiar seu ponto de vista. Afinal, o que vocÃª propÃµe? Porque atÃ© agora sÃ³ vejo vocÃª criticar e fazer pilhÃ©ria com a opiniÃ£o dos outros.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;NÃ£o tenho muita paciÃªncia para conversas empÃ­ricas, entÃ£o lhe peÃ§o, diga a que veio mas por favor, nÃ£o faÃ§a isso como uma garotinha que &quot;acha&quot; isso ou aquilo do que nÃ£o conhece. Conte-nos com mais propriedade qual Ã© sua experiÃªncia de vida com o universo nativo-americano. O que vocÃª viveu com eles para saber tÃ£o bem assim o que pensam?&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;AbraÃ§os Guaicuru.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c388227</link>
  <title>Comentário postado por Marcos Paulo Carlito</title>
  <dc:date>2009-3-27T22:19:18Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c388450">
  <description>Marcos, &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Grande e pertinente constataÃ§Ã£o. Ã mais ou menos o que acontece com o negro no Brasil, obrigado a ser uma espÃ©cie de reduÃ§Ã£o, ou sÃ­ntese de si mesmo quando Ã© chamado de &apos;Afro-descendente&apos; (as vezes, por seu prÃ³prio pessoal). Ora, a Ãfrica Ã© um continente. A ascendÃªncia do negro brasileiro, a sua identidade estÃ¡ muito aquÃ©m desta coisa rasa de &apos;axÃ©&apos;, xangÃ´ e candomblÃ©. &lt;br /&gt;&#13;&#10;Noutro sentido, refletindo acerca das diversas identidades &apos;indÃ­genas&apos; (outra palavra que reflete o ponto de vista do &apos;branco&apos;), sempre me chama a atenÃ§Ã£o os milhÃµes de descendentes de ...&apos;indÃ­genas&apos; no Brasil que, entre o ser &apos;negro&apos; e o ser &apos;quase branco&apos;, optam por se afastar, totalmente de sua ascendÃªncia (que, em muitos casos Ã© atÃ© direta, de uma naÃ§Ã£o destas aÃ­) e ocupa a categoria nÃ£o menos vaga do &apos;nordestino&apos; ou do &apos;nortista&apos;.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Assumir-se Terena, Tukano, AparaÃ­, KrixanÃ¡, TxucaramÃ£e talvez seja uma opÃ§Ã£o urgente para milhÃµes e milhÃµes de brasileiros ainda apartados de si mesmos. &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Abs</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c388450</link>
  <title>Comentário postado por SpÃ­rito Santo</title>
  <dc:date>2009-3-28T11:37:47Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c388473">
  <description>SpÃ­rito,&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Seu ollhar Ã© um sentir, de quem realmente conhece a complexidade do tema identidade e a necessidade de se encontrar em vÃ¡rios nÃ­veis de ser, cultural, nacional, existencial.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Meu amigo e mestre, muito obrigado pela presenÃ§a inteligente e contribuitiva.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;AbraÃ§os Guaicuru!!!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c388473</link>
  <title>Comentário postado por Marcos Paulo Carlito</title>
  <dc:date>2009-3-28T12:18:10Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c390615">
  <description>Pessoal, a todos os que participam com seu ponto de vista uma forte abraÃ§o Guaicuru rumo a preservaÃ§Ã£o, a invenÃ§Ã£o e a continuidade das identidades que lutam por ainda existir!!!&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;AbraÃ§os Guaicuru!!!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c390615</link>
  <title>Comentário postado por Marcos Paulo Carlito</title>
  <dc:date>2009-3-31T20:34:33Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c395942">
  <description>Marcos,&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Achei muito interessante, nÃ£o sÃ³ o texto, mas principalmente os enriquecedores comentÃ¡rios sobre a cultura indÃ­gena.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Abs</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c395942</link>
  <title>Comentário postado por FalcÃ£o S.R</title>
  <dc:date>2009-4-09T14:47:28Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c396834">
  <description>Caro FalcÃ£o.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Bondade sua me visistar, pelo que muito agradeÃ§o.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Mas, veja, Ã© apenas a ponta de um icerberg de um conhecimento, realmente, interessante.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;AbraÃ§os Guaicuru!!!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c396834</link>
  <title>Comentário postado por Marcos Paulo Carlito</title>
  <dc:date>2009-4-10T21:54:03Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c412707">
  <description>Marcos Paulo Carlito Â· Coxim (MS&lt;br /&gt;&#13;&#10;Nativo Americano&lt;br /&gt;&#13;&#10;Amigo Poeta SaudaÃ§Ã£o Amiga.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Um Trabalho admirÃ¡vel que nos trÃ¡s a luz o Ãndio e a sua situaÃ§Ã£o em processo de evoluir para melhor.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Esta VitÃ³ria na questÃ£o das Terras da raposa da Terra do Sol deve de ter sido a grande VitÃ³ria nos Ãºltimos 500anos.&lt;br /&gt;&#13;&#10;EstÃ£o crescendo em organizaÃ§Ã£o e nÃ£o nos admiremos de conseguirem as vitÃ³rias merecidas que temos visto.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Legal o Seu tema que nos instrui alguma coisa.Todos precisamos nos instruir sobre tudo, para haver melhoras em tudo e o mundo ser melhor.&lt;br /&gt;&#13;&#10;ParabÃ©ns.&lt;br /&gt;&#13;&#10;AbraÃ§Ã£o Amigo.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c412707</link>
  <title>Comentário postado por azuirfilho</title>
  <dc:date>2009-5-03T22:04:27Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c432090">
  <description>Cara, que discussÃ£o acalorada com a ClÃ¡udia, nÃ£o? Pois Ã©...&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Muito interessante poder ver em outra pessoa um ponto-de-vista que eu tambÃ©m defendo. O pior Ã© que nunca tive ninguÃ©m por perto que entendesse porque Ã© que eu fazia cara feia quando alguÃ©m da Funai aparecia na Globo com o discurso &quot;Os Ã­ndios isso, os Ã­ndios aquilo, os indÃ­genas...&quot; Quanta ignorÃ¢ncia!&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Acho triste que as tribos nativas nÃ£o encontrem ONG&apos;s que lhes ajudem a preservar suas culturas. JÃ¡ viu? Quanto gringo que vem pra cÃ¡ pra &quot;evangelizar&quot;, quantas missÃµes catÃ³licas que se infiltram em suas ocas... AÃ­ depois ainda vem a mÃ­dia com toda a cara de pau cobrir o &quot;furo&quot; mostrando pro Brasil inteiro que os &quot;Ã­ndios&quot; estÃ£o adquirindo vÃ­cios das pessoas da cidade, que eles nÃ£o gostam de usar camisinha... tenho vontade de quebrar a TV numa hora dessas. SÃ³ nÃ£o quebro porque sei que um aparelho televisor destruÃ­do pelo dono nÃ£o vai ajudar em nada a questÃ£o dos nativos. &lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;ParabÃ©ns. Ãtimo texto.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c432090</link>
  <title>Comentário postado por Rudny M. C. dos Anjos</title>
  <dc:date>2009-7-08T11:39:35Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c432098">
  <description>Obrigado pela presenÃ§a e pelo comentÃ¡rio caro Rudny.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;O processo de integraÃ§Ã£o das sociedade nativas, ou melhor dizendo, de seus remanescentes, Ã© um ato irreversÃ­vel, porÃ©m, eles Ã© que devem escolher como querem se integrar.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Grande abraÃ§o Guaicuru e meu manifesto de apoio Ã  sua indignaÃ§Ã£o.</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c432098</link>
  <title>Comentário postado por Marcos Paulo Carlito</title>
  <dc:date>2009-7-08T12:29:13Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c434314">
  <description>Marcos, tentei votar no texto da Ã©tica e nÃ£o deu certo, mas deixei meu voto aqui! AbraÃ§os! Poeta Malume!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c434314</link>
  <title>Comentário postado por Poeta Malume do Brasil</title>
  <dc:date>2009-7-21T19:49:57Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c434322">
  <description>Caro poeta Malume,&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Muito obrigado pela presenÃ§a. Na verdade o que importa realmente importa sÃ£o as trocas e as impressÃµes.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;Grande abraÃ§o Guaicuru!</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c434322</link>
  <title>Comentário postado por Marcos Paulo Carlito</title>
  <dc:date>2009-7-21T20:37:27Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c505671">
  <description>Sou cuiabano, nasci num bairro no Porto de CuiabÃ¡. Quando menino vi os padres salesianos ir ao rio com grupos de Ã­ndios Bororo das Aldeias GarÃ§a e Merure onde Ãªles Salesianos se instalaram para &quot;educar&quot; os Bororo. Na minha casa havia, a mÃ£e branca, oriunda de Mimoso, formada por descendentes de Ã­ndios Bororo e Guana e por caucasÃ³ide &quot;galegos&quot;, brancos de olhos azulados. O meu pai de  mÃ£e negra, remanescentes das sociedades escravizadas nos canaviais de Livramento/MT e de Ã­ndio Bororo. Pois, nessa Ã©poca de poucos elementos brancos disponÃ­veis, estes casavam com as Ã­ndias, e os Ã­ndios se juntavam com as negras. Esses tipos humanos, em CuiabÃ¡ era denominado de Cabo-Verde, acho que devido as semelhanÃ§as com o pessoal da ilha de Cabo-Verde. Assim, essa miscigenaÃ§Ã£o cunhou  o autÃªntico povo cuiabano. Acredito que essa carga multipla genÃ©tica propÃ­ciou nossa resistÃªncia aos 43Âº draus que comumente maltrata nossa epiderme-derme e tudo mais. Mas poucos sucumbem ao cancer de pele. EntÃ£o, Cuiabanizar Ã© esse ser,  do sol, e do CENTRO DA AMÃRICA DO SUL. Meio Ã­ndio, meio negro e meio branco, e totalmente cuiabano...</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c505671</link>
  <title>Comentário postado por MERIREU</title>
  <dc:date>2013-3-02T10:41:47Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c505672">
  <description>Merireu, obrigado pela presenÃ§a e pela participaÃ§Ã£o.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Penso que a maior contribuiÃ§Ã£o dos nativos desta terra e seus descendentes ainda estÃ¡ por vir.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Por enquanto eles foram perseguidos, desterrados, assassinados e todo esse sofrimento. Depois, quando conseguem se estabelecer dentro da sociedade, passando grandes apuros para tentarem nÃ£o perder completamente sua essÃªncia sÃ£o desprezados, quanse ninguÃ©m quer ouvir suas histÃ³rias, conhecer seus valores e seu elo de ligaÃ§Ã£o com um conhecimento ancestral importante para o desenvolvimento humano no planeta, enquanto sociedade inclusive, que precisa aprender a conviver com a natureza sem agredi-la.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Enfim, desprezam os nativos.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Sabe quando eles vÃ£o desejar ardentemente ser descendentes de Ã­ndios?&lt;br /&gt;&#13;&#10;Quando uma doenÃ§a, dessas que sÃ³ dÃ¡ em cachorrinho de raÃ§a, gentinha branca e fresca, playboizinho que nÃ£o aguenta picada de pernilongo, quando uma doenÃ§a varrer a terra e somente os misturados, os que tem sangue de indio e negro na veia, irÃ£o sobreviver.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Penso que isso possa acontecer realmente porque a natureza nÃ£o tolera puritanismo, eugenismo nem branco fresco, ela gosta mesmo Ã© de misturanÃ§a, ela vai cobrar o sangue indigena derramado em vÃ£o.&lt;br /&gt;&#13;&#10;Nessa hora, quem sabe, a &quot;civiliÃ§Ã£o&quot; cocozenta nÃ£o presta mais atenÃ§Ã£o nos seres importantes deste planeta?&lt;br /&gt;&#13;&#10;Eu dou graÃ§as aos cÃ©us por ter tido uma avÃ³ pernambucana mestiÃ§a de negro com nativo.&lt;br /&gt;&#13;&#10;&lt;br /&gt;&#13;&#10;AbraÃ§os&lt;br /&gt;&#13;&#10;</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c505672</link>
  <title>Comentário postado por Marcos Paulo Carlito</title>
  <dc:date>2013-3-02T20:05:11Z</dc:date>
 </item>
 <item rdf:about="http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c505725">
  <description>Obrigado Carlito, Somos &quot;brasileiros&quot;, apesar dessa heranÃ§a, pois, nunca vendemos o&quot;pau-brasil&quot;, como jÃ¡ diz o sufixo &quot;eiro&quot;  qualifa uma aÃ§Ã£o ou atividade. Mas sempre acompanho suas publicaÃ§Ãµes, pois sÃ£o coerentes e tÃªm tudo Ã  ver com o BRASIL dos atuais brasileiros. Parabens e vamos continuar publicando, pois acredito que este espaÃ§o do OVERMUNDO Ã© muito previligiado. AbraÃ§Ã£o e parabens pelos seus artigos...</description>
  <link>http://www.overmundo.com.br/banco/nativo-americano#c505725</link>
  <title>Comentário postado por MERIREU</title>
  <dc:date>2013-3-10T07:41:25Z</dc:date>
 </item>
 <textinput rdf:about="http://www.overmundo.com.br/home/busca.php">
  <name>txtBusca</name>
  <link>http://www.overmundo.com.br/home/busca.php</link>
  <title>Buscar:</title>
  <description>Busque notícias no Overmundo</description>
 </textinput>
</rdf:RDF>