IMPRENSA LIVRE E A LIBERDADE DO PENSAR

1
Vilorblue · Colombo, PR
14/10/2008 · 44 · 3
 

Sobre a imprensa livre Marx escreveu:
``A imprensa livre é o olhar onipotente do povo, a confiança
personalizada do povo nele mesmo, o vínculo articulado que une o
indivíduo ao Estado e ao mundo, a cultura incorporada que
transforma lutas materiais em lutas intelectuais, e idealiza suas
formas brutas.´´ Ler , Liberdade de Imprensa de Karl Marx.
Todos nós sabemos qual o valor de uma imprensa livre, atuando como farol incansável das liberdades, o que deveríamos analisar e discutirmos também é sobre a liberdade do pensar, como poderemos livremente nos expressar se não aprendemos a pensar livremente, desde a mais tenra idade, somos obrigados a receber informações enlatadas, produzidas, este processo começa em casa, depois na escola e continua pela vida afora, a democracia representativa é na realidade uma farsa. O capital (seja ele quem for, - ou estiver, nos EUA, no Japão, na �frica, na Europa, em qualquer pais da America Latina-Onde esta o capital ? Qual sua raiz? ), na realidade, orquestra um grande teatro para apaziguar as massas, fingindo que elas têm poder. Para garantir que os resultados sejam sempre os que ele deseja, o capital usa de propaganda e manipulação dos fatos, filtragem de informações e instituições político-culturais sutilmente enviesadas para beneficiá-lo(ao capital). As massas, manipuladas pela mídia e alienadas pelo fetichismo da mercadoria (que pode ser traduzido como a falta de compreensão pelo trabalhador, do seu papel no processo produtivo, que leva os indivíduos a enxergarem o mercado como mera troca de bens), acabam acreditando num mundo de irreal interesse e acaba transmitindo toda esta carga informativa aos dependentes deste tipo de formação de opinião, (crianças, pessoas com um menor poder de consciência e discernimento, reacionários por natureza, etc.), assim é formado um pensamento nada livre e sim escravo de toda esta carga de informação gerada pelo sistema. Como podemos nos expressar livremente se nosso pensamento está atrelado a toda esta informação que recebemos a vida inteira?
Cabe a nós um pouco mais conscientes, sempre que possível, estimular nas crianças e nos menos desprovidos de informação, o livre pensamento, se quisermos assim, ter um mundo livre, onde poderemos (todos) nos expressar livremente. De que forma isso pode ocorrer? Sendo que este estímulo é um exercício? Conversando, ensinando, estimulando a franca conversa, o debate e o franco pensamento, sem preconceitos e traumas.
Um bom exercício da LIBERDADE à todos...
Por VillorBlue

Sobre a obra

A importância do livre pensar....

compartilhe



informações

Autoria
Orlando Rocha
Downloads
255 downloads

comentários feed

+ comentar
herculano alencar
 

"Cabe a nós um pouco mais conscientes, sempre que possível, estimular nas crianças e nos menos desprovidos de informação, o livre pensamento, se quisermos assim, ter um mundo livre, onde poderemos (todos) nos expressar livremente".

Preciso urgentemente acreditar nessa sentença!

Abraço fraterno,

Herculano

herculano alencar · São Paulo, SP 15/10/2008 09:33
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Paloma Naziazeno
 

Mas a imprensa nasceu livre mesmo? Ou tudo era (é) mercadoria?
Repito o abraço fraterno do Herculano.

Paloma Naziazeno · Aracaju, SE 15/10/2008 10:03
sua opinião: subir
Vilorblue
 

É isso mesmo, na atual forma é livre mercadoria...

Vilorblue · Colombo, PR 16/10/2008 14:39
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados